A Volkswagen Saveiro é uma picape compacta fabricada pela Volkswagen desde 1982. Ela foi baseada no hatchback da Volkswagen, o Gol, e foi projetada para oferecer uma opção de veículo utilitário para os consumidores que precisavam de espaço de carga em um carro compacto e econômico. Seu nome é uma referência à palavra espanhola "saveiro", que significa barco de carga.
VW Saveiro de 1983 a 1987 - fotos, consumo e especificações
O modelo foi lançado em 1982 e continua em produção até hoje, com diversas atualizações e melhorias ao longo dos anos. A Saveiro foi produzida originalmente com o objetivo de ser um carro de trabalho versátil e eficiente. Ela foi projetada para atender às necessidades de pequenos empresários, trabalhadores autônomos e agricultores, que precisavam de um veículo compacto e robusto para transportar cargas e enfrentar terrenos difíceis.
VW Saveiro de 1983 a 1987 - fotos, consumo e especificações
Os primeiros anos da Saveiro foram marcados pelo seu design simples e funcional, que enfatizava a praticidade e a economia. Durante sua produção, que se estendeu por décadas, a Saveiro passou por diversas mudanças e atualizações, mas os modelos produzidos entre 1983 e 1987 se destacam por sua popularidade e características marcantes.
VW Saveiro de 1983 a 1987 - fotos, consumo e especificações
Os modelos da Saveiro produzidos entre 1983 e 1987 são conhecidos por sua durabilidade e confiabilidade. Esses modelos apresentam um design clássico, com uma cabine compacta e uma caçamba de carga espaçosa, capaz de transportar até 750 kg de carga. O modelo tinha uma carroceria muito resistente, fabricada em chapa de aço, e um motor Volkswagen a ar de 1.6 litros, capaz de produzir até 56 cv de potência.
VW Saveiro de 1983 a 1987 - fotos, consumo e especificações
A primeira geração da Saveiro, produzida de 1982 a 1997, foi baseada no modelo do Gol BX, e foi comercializada em três versões: Standard, S e SuperSimples. A versão Standard era a mais básica, com poucos recursos, enquanto a versão SuperSimples era mais sofisticada, com opções como vidros elétricos e ar-condicionado.
VW Saveiro de 1983 a 1987 - fotos, consumo e especificações
O modelo de 1983 era equipado com um motor 1.6 litros a gasolina, com potência de 72 cv e torque de 12,5 kgfm. Ele era capaz de atingir uma velocidade máxima de 144 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 18 segundos. Em termos de consumo, o modelo de 1983 tinha um consumo médio de cerca de 9,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Em 1984, a Volkswagen lançou uma versão diesel da Saveiro, com motor 1.6 litros e potência de 50 cv. Essa versão era mais econômica, mas também mais lenta, com uma velocidade máxima de cerca de 120 km/h. Em 1985, a Saveiro recebeu uma atualização de design, com novos faróis e grade dianteira, além de uma nova cabine com mais espaço para os passageiros.

Entre as características que se destacam na Saveiro dessa época estão a direção mecânica, o câmbio de 4 marchas, o acabamento interno simples e funcional, e a suspensão traseira reforçada, projetada para enfrentar terrenos acidentados. A capacidade da caçamba de carga e a resistência do veículo tornaram a Saveiro um carro popular entre trabalhadores rurais, pescadores, pequenos empresários e entregadores.

Além disso, a Saveiro também se destacou por seu baixo consumo de combustível, o que a tornou uma opção econômica e eficiente para quem precisava de um carro para o trabalho diário. O modelo também tinha um preço acessível em relação a outros modelos de utilitários disponíveis no mercado na época, o que ajudou a popularizá-la em todo o país.

Em resumo, a Volkswagen Saveiro produzida entre 1983 e 1987 se destaca por sua robustez, eficiência e baixo custo. O modelo foi um sucesso entre trabalhadores e pequenos empresários que precisavam de um carro resistente e econômico para transportar cargas e enfrentar terrenos difíceis. Mesmo após tantos anos, a Saveiro continua a ser um modelo admirado e valorizado por muitos, em especial os entusiastas de carros antigos e colecionadores.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem