A Revista Car and Driver deste mês trouxe uma comparação entre as versões automáticas de VW Gol Rallye 1.6 e Hyundai HB20X - carros que mostram cada vez mais aceitação no mercado por duas características fundamentais: maior disposição de enfrentar pisos de menor qualidade, e o fato de contarem com transmissões automáticas.

VW Gol Rallye i-Motion x Hyundai HB20X Automático

Hyundai HB20X Automático - apelo visual - R$ 54.545 (Premium)

O modelo aventureiro do HB20X vem apresentando um bom desempenho de mercado, com 1.089 unidades vendidas em março/2013 e 1.033 em abril/2013 - fruto de seu visual bem resolvido e esportivo, suspensão 4cm mais elevada em relação ao modelo convencional e um bagageiro de teto com visual inusitado.

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata - espaço traseiro

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata - painel

Hyundai HB20 X 1.6 Automático - Prata - interior

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion - maior robustez - R$ 50.664 (completo)

O VW Gol Rallye acabou de chegar ao mercado e, segundo estimativas da VW, responderá por 13% das vendas da versão 1.6 do Gol (números estes que não são revelados, mas como o Gol é líder do mercado, certamente não são valores baixos).

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático - painel

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático - espaço traseiro

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático - bancos em couro vem na versão completa

VW Gol Rallye 1.6 i-Motion Automático - câmbio i-Motion

Gol Rallye x HB20X

O teste da Car and Drivers apontou pontos em que cada um dos carros se destaca, os quais relacionamos abaixo.

Considerações sobre o Gol Rallye 1.6 i-Motion:

  • Suspensão mais robusta: o VW tem suspensão 2,3 cm mais elevada em relação à versão convencional, e que conta com molas e amortecedores maiores e trabalhados para suportar carga extra, resultando em um carro mais preparado para enfrentar pisos ruins;
  • Melhor estabilidade: o Gol Rallye mostrou-se surpreendentemente mais estável inclusive que o modelo convencional (que tem suspensão mais baixa), em parte decorrente das rodas de 16", mas também pelo fato de os novos amortecedores conterem o rolamento lateral da carroceria;
  • Melhor absorção de irregularidades: o Gol Rallye se mostra como um carro que "aguenta o tranco" não reclamando de abusos do motorista, sofrendo bem pouco em valetas, buracos, pedras e demais obstáculos;
  • Câmbio i-Motion do Gol Rallye conta com 5 marchas contra 4 marchas do automático do HB20X. Além disso, o Gol Rallye permite trocas sequenciais por meio de seletores atrás do volante - item indisponível no HB20X;
  • Apesar de o motor do Gol Rallye ter 24 cv a menos que o do HB20X, a existência de uma marcha a mais e a possibilidade de trocas manuais conta a favor do VW;
  • Maior torque em baixas rotações: o motor do Gol Rallye 1.6 tem 0,9 kgfm de torque a menos que o do HB20X, mas ele está disponível a 2.500 RPM, enquanto o do HB20X só aparece aos 4.500 RPM.
Considerações sobre o Hyundai HB20X Automático:
  • O HB20X é claramente um carro mais afeito ao asfalto, situação em que se destaca seu extremo silêncio interno;
  • O câmbio automático do HB20X não conta com possibilidade de trocas sequenciais como a do Gol Rallye, e, ainda como conta com uma marcha a menos, ele se perde um pouco em frenagens e acelerações repentinas, prejudicando a performance do motor 1.6 16V.
  • Suspensão não é adequada ao uso fora do asfalto. Quando usado em pisos ruins, o HB20X transmite a sensação de que está sendo "judiado" (enquanto o Gol Rallye absorve com competência as irregularidades). A suspensão traseira do HB20X é a parte mais problemática e menos disposta aos pisos ruins.
Consumo e desempenho (dados da Revista Quatro Rodas)



Conclusão

Não é possível dizer que há uma clara vitória do Gol Rallye 1.6 i-Motion pois os proprietários desses carros raramente os usam fora do ambiente urbano, mas o fato é que o carro da VW é mais bem preparado para enfrentar um off-road leve que o modelo da Hyundai. 




Fica claro que o Gol Rallye, em condição de piso ruim, transmite maior sensação de robustez e de solidez, transmitindo maior segurança ao motorista, que sente que pode exigir do carro sem dó, ao passo que o H20X é mais indicado para uso em cidade, ou para andar de mansinho em pisos ruins, pois ele sente muito as irregularidades do piso.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O que é um off road LEVE? Estrada de sem asfalto? Isso qualquer carro aguenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse painel do gol e o mesmo da variante e so da um close nos dois paineis e aq na minha cidade o e mais caro rrrrrssss to feliz com meu hyundai e nao vou mentir so perdemos na suspencao o resto e insuperavel e 10 contra 1

      Excluir
  2. Dar R$ 50000 mil em um gol tá é louco e como sempre os carros alemães são o top e o resto ruim e mediano pessoas obcecadas por franceses se denomina francófilos e por alemães dever ser chucrutófilos, volkswagtófilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então presumo que deva achar que o HB20X "vale" R$ 54.000,00...

      Como se a Hyundai fosse a última palavra em automóveis, né?

      Excluir
    2. Nenhum dos dois presumo que são bons carros, mas, superfaturados para o país da banana e do café!!!

      Excluir
    3. Nao ha dinheiro q pague o prazer rrrrrsssss hb20 e top eo gol tambem agora comparare foda

      Excluir
  3. Pior de tudo comparar a porcaria de motor 8v da VW de 104cv com o da Huindai de 128cv depois dessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porcaria é esse da Hyundai, que tem 128 cv que rendem a mesma coisa que a "porcaria" de 104 cv da VW...

      Excluir
    2. Sempre, desde que o motor da VW tem uma curva de torque e potência melhor distribuída.

      Excluir
    3. 128 cv SAE é fácil .. Assim o da VW tem lá seus 115-117 .. Na ABNT ele nao chega a 110 cavalos.

      Excluir
  4. O Hyundai Hb20 tem um curso de suspensao muito curto para as condicoes de vias brasileiras. e esse prioblema fica agravado pelo acerto excessivamente macio da suspensao. no caso do X a coisa fica ainda pior, mesmo com os 4cm a mais. nao temho a meni duvida que o gol rallye e superior nesse ponto, ate mesmo pq a ve reformulou toda a suspensao do rallye. e nao apenas levantou, como fazem fiat e hyundai. para andar na terra, e em voad esburacadas, o gol e bem melhor que o hb20x.

    ResponderExcluir
  5. só ganha nisso e mais nada tbm!

    design do HB20 simplesmente humilha o golzinho, da pena até!

    O acabamento interno do HB20 é muito superior ao do golzinho!

    O HB20 tem cambio automatico de verdade, enquanto o do golzinho é semi automatico!

    Já dirigi os 2 e não troco o HB20 pelo gol nunca!

    O HB20 tem 128 cavalos enquanto o Gol possui apenas 104 cavalos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs.. incrivel como a Hyundai consiguiu iludir muitos consumidores Brasileiros. Gosto e gosto, e deve ser respeitado, mas, falar que o acabamento do HB20 e muito superior ao do gol é brincadeira ne?
      o que dizer de um motor ter apenas 0,9 kgfm de torque a mais que um motor de no minimo 10 anos mais "jovem" que o da VW.
      sem contar das mentiras relacionada aos numeros divugados pela a marca em cv's do motor. Ai me pergunto. Uma marca dessa realmente merece ter minha confiança? Pois não faria um investimento de 54 mil k num popular de entrada, na qual a marca tenta enganar DESCARADAMENTE os brasileiros,(que por sinal aparenta aceitar o veículo por ser "bonitinho", o que eu não acho!) tendo opções superior e de marcas que ja são consideradas brasileiras.


      ah.. sem contar as taxas cobradas para adquirir essa raridade automotiva mode ironic on

      Excluir
  6. quem diz que os cavalos a mais do HB20 não faz diferença é pq nunca dirigiu um, fatooo!!!

    ResponderExcluir
  7. O que vale ae é o prazer ao dirigir, e nisso o HB20 humilha o gol!

    se eu quizer um carro pra judiar eu compro logo uma caminhonete!


    Fora que esse blog só aponto os pontos que o Gol leva vantagem, se esquecendo dos varios outros quisitos que o HB20 é superior!

    ResponderExcluir
  8. E esse painel ridiculo do gol??? cre em Deus pais!!!

    ResponderExcluir
  9. sou mais o palio sporting, mais barato e melhor

    ResponderExcluir
  10. eu to ficando maluco ou no texto estão falando com todas as letras que o i tranco da vw e muito melhor que o AUTOMATICO da hyundai , e isso mesmo ?!?!?! porra matéria paga e triste viu.ou isso ou o cara e VW fanboy fundamentalista chiíta só pode .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou que o i-motion tem 5 marchas e o AT do HB20X tem 4 marchas, e que 5 marchas é melhor que 4 marchas. Fato.
      Falou que o i-motion tem opção de trocas sequenciais (manuais), com seletor no volante, e que isso é melhor em situações de off-road leve. Fato também.
      E outra coisa que é fato, é que o i-motion da VW está anos luz à frente do trancologic da fiat. Eu já dirigi vários i-motion, e, andando em condições normais, ele não dá tranco nenhum. O DL Plus melhorou um pouco, mas ainda não chegou aos pés o i-motion,

      Excluir
    2. "situações off road leve". Hã? Andar em estrada de chão? Me poupe.

      Excluir
    3. esse e fundamentalista mesmo pqp tá igual marido traido e o ultimo a saber . Hello tem alguem ai ?!?!?!? a vw ta te traindo mano o gol de 50 mil conto e uma mer...... acorda bicho

      Excluir
  11. Dois lixos com sobrepreço violento pelos plásticos vagabundos colados na carroceria, o gol sendo o pior de todos

    Uno Mille agüenta mais tranco que esses dois e custa menos da metade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, amigo 08hs59. Fiorino e Uno com suas suspensões de feixe de mola aguentam infinitamente mais....qualquer frotista e pequeno produtor rural sabe disso.

      Excluir
  12. Hb20 pode ser melhor...
    Mas o blog esta falando do hb20x, que é off como o gol rally que nao é o gol... nao hb20 vs gol...

    ResponderExcluir
  13. Prefiro comprar o Hyundai Santa Fé 2007, por R$51 mil

    ResponderExcluir
  14. Tambem! Nao falo nunca, mas,espero que nunca......never more VW

    ResponderExcluir
  15. Acho que o blog poderia abrir uma diacussao sobre seguranca dos nossos carros! A falta de uma legislacao mais honesta com os precos dos veiculos e talvez um orgao privado ala o americano para testar a seguranca dos nossos carroa. Acho que e assim que comecamos a mudar as coisas. Melhor do que apenas ficar sempre destacando carros de empresa A ou B.
    Acho todas as reportagens bacanas mesmo nao concordando com o pessso dado a VW.
    Nao estou dizendo que as reportagens sao ruins, mas acho que o blog deveria levantar uma bandeira pela seguranca e organizacao.

    ResponderExcluir
  16. Tem que ser muito "mané" pra dar 54.ooo em um koreanozinho e 50 em um Gol chulezento off Road?? um Uno Way pé de boi ganha dos 2 juntos se tratando de buraco, barro, cascalho com pedras sobressalentes como tem aqui em Goiás.

    ResponderExcluir
  17. Nem um dos 2 tem atributos para off road, na verdade são um monte de plástico a mais para vender para as menininhas do bairro, mas dizer que um cambio automático é pior que um automatizado mostra que o site é tendencioso e a matéria da revista é paga mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Quanta bobagem! nem carro têm e ficam fazendo críticas alopradas. Pelo visto voces devem andar de Combi 72, DKV, carroça, carro-de-boi.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde HB20X!! o novo GOL RALLYE 2015 acabou com você! O HB20 é um carro de moça que não é robusto e não aguenta os buracos das estradas, ele só aguenta passear pela cidade com asfalto bom e mais, depois de 12 anos de GOL, deixo somente um recado, GOL não quebra! manutenção tem peças em todo lugar! Até mais pessoal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem