Apresentado oficialmente à imprensa em 15 de maio de 1980, o Volkswagen Gol é o carro nacional com mais história para contar.
Ele foi protagonista, líder de vendas e referência para os concorrentes: o carro mais produzido, vendido e exportado na história do setor automotivo brasileiro.
Lançado nas versões básica e L, ambas com motor 1.3l de 42 cv arrefecido a ar - derivado do Fusca -, o Gol se posicionava entre o Brasília e o Passat.
Mal havia chegado ao mercado e, já em 1981, as versões S e LS embalavam um novo motor 1.6, também a ar, mas com dupla carburação e 51 cv.
No ano seguinte, 1982, o Gol pegou carona na Copa do Mundo de Futebol e, uma nova versão, baseada na luxuosa LS, nascia para se tornar um dos modelos mais raros da família. A sofisticada configuração Copa, em homenagem à edição que foi sediada na Espanha, hoje é um dos modelos mais disputados pelos colecionadores.
Mas o modelo que ainda “vira o pescoço” quando passa é o Gol GT.
A primeira versão esportiva do Gol nasce em 1984, concorrente do Ford Escort XR-3, estreando a era de motores de refrigeração líquida – no caso, um 1.8l de 99 cv que, mais tarde, equiparia o Santana. Era o começo de uma dinastia de esportivos nacionais.
O Gol já tinha uma carreira agitada quando, em 1985, tomou emprestada a frente (com faróis maiores e agora acompanhados da luz de direção) do Voyage e da Parati nas versões equipadas com motor arrefecido a água. Em 1986, os motores foram evoluídos e modernizados, nascendo a lenda AP 600 (Alta Performance).
O ano de 1987 foi um marco na história do Gol, que recebia sua segunda e mais profunda reestilização ao receber novos faróis, grade e lanternas, além de para-choques mais envolventes e rodas redesenhadas.
Um novo esquema de nomenclatura - C, CL e GL - definia os níveis de acabamento e equipamentos, enquanto o GT era sucedido pelo mais apimentado GTS. Com sete anos de vida, o Gol assume a liderança no ranking de vendas.
Em outubro de 1988, o Salão do Automóvel revelou o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica. Essa tecnologia estava debaixo do capô do já icônico Volkswagen Gol, nascendo assim a mítica versão esportiva GTi, já como modelo 1989. Dotado de motor 2.0l, dispunha de 120 cv de potência máxima e aceleração de zero a 100 km/h abaixo dos nove segundos, números inigualáveis na categoria.
O Gol atravessa a década de 1990 evoluindo em acabamento interno e design, ao mesmo tempo em que protagoniza o surgimento de uma nova categoria de automóveis: os 1.0l – quem não lembra do Gol 1000? Em 1993, o modelo chega à marca de 1.000.000 de unidades vendidas.
O Gol Copa, - olha ele aí outra vez -, reaparece em 1994 homenageando o maior torneio de futebol do mundo, agora sediado pelos EUA.
Com um tom de azul similar ao do primeiro Copa e emprestando elementos do GTi, como as lanternas fumê, os faróis de longo alcance e o volante "quatro bolas", o modelo marca também o adeus da primeira geração – a segunda estreia em setembro e logo ganha o apelido “bolinha”.
O esportivo GTI (sim, agora com "i" maiúsculo) mantém sua aura agora com um 2.0l de 16V e 145 cv, importado da Alemanha. Em 1996, o último Gol 1000 “quadrado” deixa a linha de produção e, na virada para os anos 2000, surge o Gol “G3”.
Um novo século se abre e o Gol reafirma seu pioneirismo com uma versão 1.0l turbo, de 112 cv e 15,8 kgfm. Logo depois, mais especificamente em 2001, o hatch alcança 3,2 milhões de unidades comercializadas e assim ultrapassa o Fusca.
Foi a década do pioneirismo para a linha Gol. Depois do turbo, o pioneiro do total flex, em 2003, o Gol G5 e sua moderna plataforma PQ24 (2008) e o câmbio automatizado i-Motion (2009).
Em 2014, após um recorde de 27 anos seguidos no topo do ranking de emplacamentos, o Gol deixa liderança do mercado. Dois anos depois, passa por sua última cirurgia estética e recebe um moderno e econômico motor 1.0l, três-cilindros de 12V (82 cv).















Vamos aos fatos. Gol GTI 1992 superior em tudo a maior parte dos hatchs hoje.
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Gol GTI 1992 supera Argo.
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Supera Onix RS.
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VW Muito à frente do seu tempo!
Um verdadeira carroça. Um dois piores carros que meu pai possuiu em vida.
ResponderExcluirO painel do G3 era e é lindo?aquela iluminação azul que depois voltou ma G5 é muito bonita.
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