A Mercedes-Benz apresentou a nova geração da Sprinter por meio da escultura THE BOuLDER, uma obra conceitual que antecipa o design e os princípios da futura van da marca. A peça combina arte e engenharia em uma estrutura de aparência pétrea, simbolizando a nova fase da marca no segmento de vans.
A apresentação fez parte das comemorações dos 130 anos da Mercedes-Benz no transporte comercial, ocasião em que a empresa exibiu também a nova eSprinter e o Benz Combination Delivery Vehicle de 1899, o furgão mais antigo ainda em circulação.
A história da marca no transporte começou em 1896, quando Carl Benz desenvolveu os primeiros veículos motorizados voltados para o uso comercial: o Benz Delivery Van e o Benz Combination Delivery Vehicle.
Equipados com motores monocilíndricos de 1,0 e 2,7 litros, alcançavam velocidades entre 15 e 20 km/h, oferecendo o triplo da capacidade de carga de uma carroça tradicional. A inovação deu origem ao conceito de veículo multiuso, um marco na evolução dos utilitários.
Cem anos depois, em 1995, a Mercedes-Benz lançou a Sprinter, que redefiniu o segmento de veículos comerciais leves. Ao longo de 30 anos e mais de cinco milhões de unidades produzidas, o modelo se consolidou como um utilitário versátil, com diferentes configurações para transporte urbano, serviços e lazer.
A nova geração da Sprinter introduzirá uma arquitetura modular que servirá de base para todas as vans médias e grandes da marca. A partir de 2026, a Mercedes-Benz lançará na Europa os primeiros modelos totalmente elétricos, baseados na plataforma Van Electric Architecture (VAN.EA), seguidos pelas versões comerciais.
Paralelamente, continuará oferecendo vans com motores a combustão sob a plataforma Van Combustion Architecture (VAN.CA).
O projeto, desenvolvido em parceria com clientes de diversos setores, permitirá ampla personalização para diferentes aplicações — de entregas rápidas a ambulâncias e motorhomes. Além da diversidade de configurações, a futura Sprinter terá como destaque a digitalização.
O modelo será baseado no novo Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), que integra funções do veículo, infotainment e sistemas de assistência.
Com conectividade completa e atualizações remotas (over-the-air), o MB.OS manterá o software e os sistemas da van atualizados por anos. O sistema também permitirá integração com aplicativos de terceiros, oferecendo soluções sob medida para gestão de frotas e serviços. Assim, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com a inovação e a liderança no setor de transporte comercial, unindo tradição e tecnologia em uma nova era para a Sprinter.









Carlos e eu gostamos mais da Kombi
ResponderExcluirFui feito numa Kombi.
ExcluirParabéns!
ExcluirDeve ter sido um vuco vuco bem gostoso na Kombi, que era bem espaçosa e estável.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.