Estrutura instável e falhas nos cintos de segurança
Nos testes de impacto frontal, o Basalt apresentou estrutura instável. Segundo o Latin NCAP, há um reforço assimétrico no limiar inferior próximo ao pilar A — presente apenas do lado do motorista e ausente no lado do passageiro. Além disso, o pretensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou corretamente, resultando em proteção considerada fraca para o peito. O modelo também não oferece airbags laterais para a cabeça, o que impediu a realização do teste de impacto lateral de poste, atribuindo zero pontos nessa categoria. No teste de impacto lateral, o dummy infantil de três anos sofreu contato da cabeça com o interior do veículo, o que levou à pontuação zero para esse critério. Recursos de segurança limitados
O Basalt não dispõe de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) — como frenagem autônoma de emergência ou alerta de permanência em faixa — nem mesmo como opcionais. Outras limitações incluem a ausência de interruptor para desativar o airbag do passageiro e um aviso de uso do cinto de segurança que cobre apenas o motorista, sem atender aos requisitos do Latin NCAP. Avaliação e recomendações
De acordo com o Latin NCAP, as áreas de proteção ao ocupante adulto e assistência à segurança foram determinantes para a classificação final de zero estrelas. Embora o modelo também seja fabricado na Índia, onde oferece seis airbags de série, o programa ressalta que os testes consideram sempre a versão mais básica disponível na região avaliada. O Latin NCAP recomenda que consumidores optem por versões equipadas com tecnologias de segurança ativa, como sistemas de frenagem autônoma de emergência, que comprovadamente reduzem o risco de acidentes e lesões. Com esse resultado, o Citroën Basalt reforça o desempenho abaixo da média dos modelos da Stellantis na América Latina: desde 2020, nenhum veículo do grupo superou a marca de duas estrelas nos protocolos mais recentes do programa.
Atualização: 14/10/2026 - 17h00
Posicionamento Citroën - Basalt
A Assessoria de Imprensa da Citroen estabeleceu o seguinte posicionamento sobre a matéria.
Posicionamento
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia. Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."
olhando a interna..a pessoa se lasca bem
ResponderExcluirna batida lateral , o carro quase capota ..ou seja , a absorção de impacto do carro é uma merda
Excluirconcordo que é bem ruim mesmo, mas todo carro tem seus defeitos né
ExcluirTem gente que diz que o golf é o ápice dos automóveis
Mas no crash test lateral do golf a porta simplesmente abriu
Então citroen capota, mas VW ejeta o passageiro né, cada um com seus problemas kkkk
https://motor1.uol.com.br/news/388650/novo-volkswagen-golf-teste-colisao/
Ele é um ZERO estrelas com alma de 3 estrelas. Parabéns a Citroen!
ResponderExcluirsim, que nem o pole e a ximbiCaveiro
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