O Citroën Basalt, produzido no Brasil, obteve zero estrelas na sexta rodada de testes de 2025 do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe). O resultado reflete deficiências estruturais e a ausência de tecnologias de assistência à condução no modelo.
Citroën Basalt recebe zero estrelas no Latin NCAP 2025
O Basalt, equipado de série com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), alcançou 39,37% em proteção do ocupante adulto, 58,35% para ocupante infantil, 53,38% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 34,88% em assistência à segurança.



Estrutura instável e falhas nos cintos de segurança
Nos testes de impacto frontal, o Basalt apresentou estrutura instável. Segundo o Latin NCAP, há um reforço assimétrico no limiar inferior próximo ao pilar A — presente apenas do lado do motorista e ausente no lado do passageiro. Além disso, o pretensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou corretamente, resultando em proteção considerada fraca para o peito.
Citroën Basalt  - Latin NCAP 2025
O modelo também não oferece airbags laterais para a cabeça, o que impediu a realização do teste de impacto lateral de poste, atribuindo zero pontos nessa categoria. No teste de impacto lateral, o dummy infantil de três anos sofreu contato da cabeça com o interior do veículo, o que levou à pontuação zero para esse critério.
Citroën Basalt  - Latin NCAP 2025
Recursos de segurança limitados
O Basalt não dispõe de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) — como frenagem autônoma de emergência ou alerta de permanência em faixa — nem mesmo como opcionais. Outras limitações incluem a ausência de interruptor para desativar o airbag do passageiro e um aviso de uso do cinto de segurança que cobre apenas o motorista, sem atender aos requisitos do Latin NCAP.
Citroën Basalt  - Latin NCAP 2025
Avaliação e recomendações
De acordo com o Latin NCAP, as áreas de proteção ao ocupante adulto e assistência à segurança foram determinantes para a classificação final de zero estrelas. Embora o modelo também seja fabricado na Índia, onde oferece seis airbags de série, o programa ressalta que os testes consideram sempre a versão mais básica disponível na região avaliada.
Citroën Basalt recebe zero estrelas no Latin NCAP 2025
O Latin NCAP recomenda que consumidores optem por versões equipadas com tecnologias de segurança ativa, como sistemas de frenagem autônoma de emergência, que comprovadamente reduzem o risco de acidentes e lesões.
Citroën Basalt recebe zero estrelas no Latin NCAP 2025
Com esse resultado, o Citroën Basalt reforça o desempenho abaixo da média dos modelos da Stellantis na América Latina: desde 2020, nenhum veículo do grupo superou a marca de duas estrelas nos protocolos mais recentes do programa.
Citroën Basalt recebe zero estrelas no Latin NCAP 2025

5 Comentários

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  1. olhando a interna..a pessoa se lasca bem

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    1. na batida lateral , o carro quase capota ..ou seja , a absorção de impacto do carro é uma merda

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    2. concordo que é bem ruim mesmo, mas todo carro tem seus defeitos né

      Tem gente que diz que o golf é o ápice dos automóveis

      Mas no crash test lateral do golf a porta simplesmente abriu

      Então citroen capota, mas VW ejeta o passageiro né, cada um com seus problemas kkkk

      https://motor1.uol.com.br/news/388650/novo-volkswagen-golf-teste-colisao/

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  2. Ele é um ZERO estrelas com alma de 3 estrelas. Parabéns a Citroen!

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