O Yangwang U9 Xtreme, supercarro elétrico da divisão de alto desempenho da BYD, alcançou um novo recorde de volta para veículos elétricos no circuito de Nürburgring Nordschleife. O modelo completou o traçado alemão de 20,832 km em 6 minutos e 59,157 segundos, tornando-se o primeiro elétrico a rodar abaixo dos sete minutos no “Inferno Verde”.
A conquista ocorreu em 22 de agosto de 2025, durante o programa de testes conduzido pela equipe de engenharia da Yangwang, que realiza ensaios de longa duração na pista desde julho de 2024. O resultado superou em mais de cinco segundos o recorde anterior da categoria de carros elétricos superesportivos.
Plataforma de 1.200V e quatro motores elétricos
O U9 Xtreme é construído sobre a primeira plataforma de 1.200 V produzida em escala mundial e conta com quatro motores elétricos de alto desempenho, cada um capaz de atingir 30.000 rpm. O conjunto gera mais de 3.000 cv de potência, com relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada.
Baseado na arquitetura e⁴ e no sistema inteligente de controle de carroceria DiSus-X, o modelo adota soluções voltadas a cenários de alto desempenho, combinando estabilidade, tração e velocidade máxima em um único veículo.
Preparação para o “Inferno Verde”
Para enfrentar o desafiador traçado de Nürburgring, o U9 Xtreme recebeu um sistema de arrefecimento redesenhado, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus semi-slick GitiSport e·GTR² PRO, desenvolvidos em parceria com a Giti.
Essas melhorias também contribuíram para o desempenho alcançado no circuito ATP Papenburg, onde o U9 Xtreme registrou a velocidade máxima mundial de 496,22 km/h, recorde obtido um mês antes do feito em Nürburgring.
Piloto e desenvolvimento
O tempo recorde foi obtido pelo piloto alemão Moritz Kranz, com experiência em competições de GT e mais de 10 mil voltas no Nordschleife. Kranz destacou que o resultado reflete o equilíbrio entre potência e configuração de chassi desenvolvidos pela equipe da Yangwang.
Produção limitada
O Yangwang U9 Xtreme será produzido em série limitada a 30 unidades. A primeira foi adquirida pelo brasileiro Leo Sanchez, piloto e empresário do setor farmacêutico.
O nome “Xtreme” deriva da palavra inglesa “Extreme”, com ênfase na letra “X”, que simboliza o desconhecido — conceito que representa a filosofia da marca de explorar novas fronteiras tecnológicas.
Com o novo recorde, a BYD amplia a presença da marca Yangwang no segmento de superesportivos elétricos e reforça sua estratégia de desenvolvimento e testes avançados na Europa.
Audi em total pânico!
ResponderExcluirSe tornou apenas o carro de linha de produção mais rapido do mundo com maxima de 496 km/h.
ResponderExcluirBatendo o Bugatti Chiron.
e autonomia de 50 km; Puro marketing.
Excluirinveja?
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.