Stellantis e Renault anunciaram a descontinuação de seus programas ligados ao hidrogênio, enquanto BMW, Hyundai e Toyota reafirmaram seus investimentos na área. Assim, a tecnologia de células de combustível de hidrogênio perdeu dois apoiadores de peso na Europa.
Fiat Fastback 2025
A Stellantis confirmou o fim de seu programa de células de combustível, incluindo a linha de vans Pro One movidas a hidrogênio, redirecionando esforços para veículos elétricos a bateria e híbridos. Em comunicado, a empresa informou ter registrado um prejuízo de € 733 milhões relacionado a esse investimento.
Citroen e-c4 2025
Segundo Jean-Philippe Imparato, COO da Stellantis na Europa, o mercado de hidrogênio permanece um nicho sem viabilidade econômica a médio prazo. A decisão também impacta a Symbio, joint venture da Stellantis com Michelin e Forvia, da qual a Stellantis era responsável por 80% dos negócios.
Fiat Grande Panda Elétrico - Europa
A Renault encerrou a operação da Hyvia, sua parceria com a americana Plug Power, criada em 2021 para produzir vans a hidrogênio. O tribunal francês declarou a empresa insolvente em fevereiro, após dificuldades atribuídas à lenta evolução da infraestrutura de hidrogênio na Europa e aos altos custos de desenvolvimento.
Renault Boreal 2026
Apesar das baixas, a Toyota, BMW e Hyundai seguem firmes no segmento. A Toyota mantém o sedã Mirai, lançado em sua segunda geração em 2021, com autonomia de cerca de 650 km. A empresa também desenvolve uma célula de combustível de terceira geração e, em parceria com a Isuzu, planeja lançar caminhões leves a hidrogênio.
Toyota Mirai
A BMW apresentou o protótipo iX5 movido a hidrogênio e anunciou para 2028 seu primeiro veículo de produção com essa tecnologia, em colaboração com a Toyota. Já a Hyundai prevê aplicar células de combustível a todos os seus veículos comerciais e caminhões pesados até 2028.
Bmw ix5 Hydrogen
De acordo com a Knowledge Sourcing Intelligence, o mercado global de veículos a hidrogênio deve crescer 20% ao ano entre 2025 e 2030, atingindo US$ 20,5 bilhões. Em 2024, havia cerca de 60 mil veículos a hidrogênio em circulação, com previsão de 100 mil até 2026, segundo o Market Growth Reports. Japão, Coreia do Sul e Alemanha contam com mais de 500 estações de reabastecimento, e a China projeta ultrapassar mil pontos até 2030.
Toyota Corolla Cross Hydrogen Concept
Apesar das previsões de crescimento, especialistas apontam que os BEVs continuam dominando em volume de vendas. Segundo Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, a falta de redes próprias de abastecimento e a baixa atratividade para empresas de energia dificultam a expansão do hidrogênio. “O domínio dos BEVs mostra claramente que são eles que devem ser priorizados”, afirmou Pacheco em entrevista ao Automotive News Europe.



Fonte: AutoNews

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