O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, realizado em 25 de maio de 2025, foi marcado por uma dinâmica incomum que agitou as tradicionais expectativas sobre a prova nas ruas do Principado.
A vitória coube a Lando Norris, da McLaren, que liderou a corrida do início ao fim após conquistar a pole position no sábado. Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren) completaram o pódio.
Ao contrário de anos anteriores, a corrida foi disputada com uma obrigatoriedade estratégica de duas paradas nos boxes, o que forçou equipes a reavaliarem completamente suas abordagens.
A mudança buscou mitigar a previsibilidade comum das provas no circuito de Monte Carlo, notoriamente conhecido pela dificuldade de ultrapassagem.
Norris manteve a liderança mesmo sob pressão constante de Leclerc nas voltas finais.
Demonstrou controle ao evitar erros mesmo com o adversário mantendo distância inferior a 0,3s por diversas voltas.
A McLaren também articulou bem o posicionamento de Piastri para protegê-lo de ataques mais agressivos da Ferrari.
Piastri, por sua vez, fez uma corrida de recuperação estratégica após dificuldades nos treinos. Conseguiu manter a terceira colocação mesmo sem apresentar ritmo dominante, sustentando a liderança do campeonato por apenas três pontos frente a Norris.
A introdução das duas paradas obrigatórias gerou reações mistas. Equipes como Racing Bulls e Williams se destacaram por estratégias coletivas, com pilotos abrindo caminho uns para os outros em trens controlados de DRS, gerando debate sobre o caráter esportivo da medida.
George Russell, da Mercedes, chegou a desrespeitar a ordem de devolver posição após manobra irregular e recebeu punição por isso.
Após a corrida, Toto Wolff, diretor da equipe, afirmou que a Mercedes “esqueceu” a obrigatoriedade da segunda parada, declaração que gerou forte repercussão negativa.
A corrida também teve incidentes pontuais. Gabriel Bortoleto e Kimi Antonelli colidiram na primeira volta, comprometendo o desempenho de ambos. Bortoleto, mesmo após três paradas, conseguiu terminar à frente de seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg.
Campeonato: com os resultados, Oscar Piastri segue líder do campeonato com 161 pontos, seguido de perto por Lando Norris (158 pontos).
Max Verstappen, após uma corrida apagada e com estratégia ineficaz, finalizou em quarto lugar e está 25 pontos atrás do líder.
Considerações Finais: O GP de Mônaco 2025 demonstrou que, mesmo em circuitos com limitações naturais à competitividade, ajustes estratégicos podem oferecer variáveis adicionais ao espetáculo.
Apesar de questionamentos sobre o artificialismo das duas paradas obrigatórias, a edição deste ano foi consideravelmente mais movimentada que suas antecessoras.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o GP da Espanha, em Barcelona, encerrando a primeira rodada tripla da temporada.
A disputa interna na McLaren, agora acirrada entre Norris e Piastri, tende a ser o principal foco nas próximas etapas.
Audi F1 vem ai
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibHl90WMaH2UULiETe_w2Y6_foP9KGZ4hDTXkF2vK8uaK4rBrV02UiCC8wur9EsN24TJlPO95pjSLpJHXY3fgACmfSR9Kjz2_Yzh26FoQfbS0HwbzFsQKyBDl_IHn0DPGiXqKP_JnQor0BH83qT7KKYasfISsJRhjCb7ZVa4AFWq7EbUB958mBxf6bYYQS/s2048/Audi-F1%20%282%29.jpg
McLaren atterrorizada?
Pra ver que você entende de F-1 tanto quanto sabe dirigir: a Audi não sabe porra nenhuma de F1, vai ter que usar do expertise da atual Sauber e/ou contratar gente competente e que entende de F-1!
ExcluirPra entender de F-1 (a nível de competição) você precisa ter EXPERIÊNCIA (coisa que o time Audi não tem), portanto muita gente da Sauber vai ficar...
Isto posto, significa que, se não evoluírem mais neste ano (e Bortoleto está sofrendo muito por causa do carro), vão passar vergonha ano que vem (de novo), só que daí com o nome Audi...
Audi passando vergonha em mais uma corrida.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.