A Volkswagen do Brasil anunciou que sua unidade de São Carlos (SP) atigiu a marca de 2 milhões de motores EA211 produzidos. São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes. Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).
VW registra 2 milhões de motores EA211 produzidos em São Carlos
Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Os motores turbo flex TSI se destacam ao associar desempenho a um baixo consumo de combustível.

Os motores dessa familia são utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos. O novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

Motor TSI

Os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio. A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Família EA211

A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance. O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio. Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis. Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

Sobre a fábrica da Volkswagen em São Carlos

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores de São Carlos é uma das principais plantas do Grupo Volkswagen. Localizada no interior do estado de São Paulo, a fábrica tem área total de 730 mil m² e 87 mil m² de área construída. Ao longo de seus mais de 20 anos, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Sua área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim , além linhas de montagem de cabeçotes e motores.

12 Comentários

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  1. VW é pioneira nas tecnologias, e as outras depois de 6 anos chegam. O primeiro motor 1.0 tsi da VW veio em 2015. O da Fiat chega em 2022.

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    1. A Audi já tomava pau fabricando no Brasil, A3 seda + A4 juntos, só tomaram pau de Série 3 e Classe C, mesmo a Audi trabalhando numa faixa de preço inferior. Imagina agora se alguém vai dar importância paracesse novo modelos importado, vai continuar na irrelevancia

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    2. Sera que contaram com aqueles 400 mil motores bixados do mega recall que teve? fiquei na duvida agora.

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  2. Aquelas bombas 1.0 e 1.6 VHT saíram dai.

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    1. Nas mãos de motorista irresponsável vira bomba

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  3. Quando a Fiat vendia Tempra e Uno Turbo, a VW vendia Gol, Voyage e Logus com motor CHT da Ford.

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    1. O Santana já tinha ABS naquela época,coisa que o Tempra só foi ter ABS em 1993 ou 94,ele chegou ao mercado com carburador,é bem mais fácil ver um Santana inteiro que um Tempra inteiro,Uno turbo inteiro é quase impossível ver.

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  4. Volks e Fiat as que mandam no Brasil

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  5. Volks e Fiat as que mandam no Brasil

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  6. As famosas bombas do mercado, duvido alguma revenda pegar um TSI com mais se 100k rodado para revenda...furada certa.

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    1. Piores que os fivetech não são,fora o e-pork que tem problemas nas bielas

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  7. os piores motores ja fabricados.

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