A Volkswagen do Brasil anunciou que sua unidade de São Carlos (SP) atigiu a marca de 2 milhões de motores EA211 produzidos. São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes. Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).
VW registra 2 milhões de motores EA211 produzidos em São Carlos
Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Os motores turbo flex TSI se destacam ao associar desempenho a um baixo consumo de combustível.

Os motores dessa familia são utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos. O novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

Motor TSI

Os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio. A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Família EA211

A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance. O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio. Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis. Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

Sobre a fábrica da Volkswagen em São Carlos

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores de São Carlos é uma das principais plantas do Grupo Volkswagen. Localizada no interior do estado de São Paulo, a fábrica tem área total de 730 mil m² e 87 mil m² de área construída. Ao longo de seus mais de 20 anos, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Sua área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim , além linhas de montagem de cabeçotes e motores.

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW é pioneira nas tecnologias, e as outras depois de 6 anos chegam. O primeiro motor 1.0 tsi da VW veio em 2015. O da Fiat chega em 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Audi já tomava pau fabricando no Brasil, A3 seda + A4 juntos, só tomaram pau de Série 3 e Classe C, mesmo a Audi trabalhando numa faixa de preço inferior. Imagina agora se alguém vai dar importância paracesse novo modelos importado, vai continuar na irrelevancia

      Excluir
    2. Sera que contaram com aqueles 400 mil motores bixados do mega recall que teve? fiquei na duvida agora.

      Excluir
  2. Aquelas bombas 1.0 e 1.6 VHT saíram dai.

    ResponderExcluir
  3. Quando a Fiat vendia Tempra e Uno Turbo, a VW vendia Gol, Voyage e Logus com motor CHT da Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Santana já tinha ABS naquela época,coisa que o Tempra só foi ter ABS em 1993 ou 94,ele chegou ao mercado com carburador,é bem mais fácil ver um Santana inteiro que um Tempra inteiro,Uno turbo inteiro é quase impossível ver.

      Excluir
  4. Volks e Fiat as que mandam no Brasil

    ResponderExcluir
  5. Volks e Fiat as que mandam no Brasil

    ResponderExcluir
  6. Piores que os fivetech não são,fora o e-pork que tem problemas nas bielas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem