A nova unidade de produção da Stellantis, localizada no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG), inicia a fabricação da família de motores GSE Turbo. A fábrica tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano.
Novo Compass 2022: motor 1.3 turbo flex já está em produção no Brasil
Esta é a primeira fase da planta, que começa a fabricar imediatamente o motor de quatro cilindros turbo que equipará o Novo Compass 2022, e também o Renegade, e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de três cilindros turbo - para equipar modelos como Argo, da Fiat.
Novo Compass 2022: motor 1.3 turbo flex já está em produção no Brasil
A nova família de motores GSE Turbo da Fiat promete mais economia de combustível, melhor desempenho e menos emissões de CO2. A família é composta de motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l), ambos disponíveis nas versões flex e gasolina. Na versão gasolina, o motor de 4 cilindros e trem de válvulas 4V MultiAir III 1.3 (cilindrada de 1.332 cm³) conta com uma potência de 180 cv, torque de 270Nm e taxa de compressão de 10.5:1.
Novo Compass 2022: motor 1.3 turbo flex já está em produção no Brasil
Os motores GSE trazem a tecnologia MultiAir da Stellantis, já presente em outros propulsores. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
Novo Compass 2022: motor 1.3 turbo flex já está em produção no Brasil
Os motores da família GSE possuem tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos). O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto.
Os motores da família GSE contam ainda com um sistema de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador.



Os dois propulsores, 1.0 e 1.3 GSE, utilizam injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.

16 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Depois de 7 anos que a VW produz um motor 1.0 turbo injetado no Brasil, e 6 anos que a VW produz um motor 1.4 tsi no Brasil, a fiat comemora o começo da produção do seu 1.3 turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa quem faz primeiro. Importa quem faz melhor. Com esses motores pra Compass e Renegade, o tal do Taos já nasce morto e Tiguan pode sair da fila. O resto da linha, esquece. Tchau JW. Nem a árvore de natal de LED na frente do Caos vai salvar, apesar do brasileiro adorar uma firula.

      Excluir
    2. Carlota sossega sua piriquita e deixa a Stellantis lançar o motor. Provavelmente é o motor mais moderno do Brasil. Jamais um 1.3 atingiu tamanha potência e torque.

      Excluir
    3. Esse motor tem tecnologia dos anos 2000,já ultrapassada há anos,se a VW quiser ela traz o Tsi 1.5 evo.

      Excluir
    4. e mesmo depois de 6 anos que a vw vende turbo no brasil, nunca foi líder....
      Sempre ficou atrás do Compass, e só passou o renegade no fim com os tcross PCD (IPI e ICMS), enquanto o renegade era PCD só com IPI......
      enfim...... chora mais!!!!!

      Excluir
    5. "se a VW quiser ela traz o Tsi 1.5 evo" nem se preocupe com isso. Ela não vai. O Caos que estreou no México e USA traz esse motor. Se ela quisesse tanto, teria colocado ele tbm na versão Argentina. Aq continuamos com o bom e velho 1.4.

      Excluir
  2. Cuidado !!! Não confiate nesse Fiat

    ResponderExcluir
  3. Agora sim posso começar a olhar pra um Compass. Amanhã é o lançamento do Corolla Cross e me ligaram ontem da Toyota Osaka BH pra eu ir conhecer no sábado o novo SUV. Para aqueles que me sugeriram alguns modelos de carro a alguns meses atrás, no domingo vou passar alguns pontos positivos e negativos de cada carro - incluindo do Cross - que eu tinha separado pra conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Como profetizei, o SHITaos já está em mais lençóis.

    Já ia apanhar do compass de qualquer jeito, agora será um kid bengala.

    Fatos e apenas fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também falaram a mesma coisa do T-Cross,Polo e Virtus,não se avalia um carro só pelo desempenho

      Excluir
    2. polo e virtus já amargam queda nas vendas pq o nivus é mais bonito e mais barato que o tcross....
      tcross logo vamos ver numeros sem as vendas do PCD e aí vai ver o que é real......

      Taos vai nascer morto aqui. Projeto Xing ling nao presta nao é mesmo?
      parafraseando o "entendido"!

      Excluir
    3. Fogo amigo não é raro,vai nessa que o Taos vai nascer morto,quanto ao Polo e Virtus colocar câmbio manual nas versões tsi 1.0 e gts alavancaria as vendas

      Excluir
  5. O tal concorrente todo emperiquitado vai tremer!! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para ver se apagam a fama de luzinhas da amarok, encheram o xing ling Tharu(TAOS) de luzinhas..... kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem