A Ford tem hoje em sua gama nos EUA a F-150, que é a picape mais vendida do mundo. Entretanto, a ligação da marca com as picapes é antiga. No Brasil a Pampa foi a primeira picape derivada de um carro médio, que liderou as vendas da categoria durante os 15 anos em que foi produzida, de 1982 a 1997, e conquistou muitos fãs.

Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Derivada do Corcel de segunda geração, a Pampa foi lançada para complementar uma das famílias de maior sucesso da Ford no Brasil, ao lado do sedã Corcel e da perua Belina. Desenvolvida localmente, ela foi apresentada no Salão do Automóvel de 1982 e logo conquistou o público pelo estilo e bom desempenho do motor CHT 1.6 litro, somados à capacidade de carga e acabamento caprichado da marca.


Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Na cabine, a Pampa tinha o mesmo conforto do sedã, com uma distância entre-eixos ampliada de 2,44 para 2,58 metros que contribuía para oferecer a maior caçamba da categoria. Sua frente era igual à do Corcel II e a caçamba, inspirada na F-100, com ripas de madeira para proteção do assoalho. A suspensão foi reforçada com molas semielípticas longitudinais no eixo rígido traseiro, em vez de molas helicoidais, com capacidade para suportar 600 kg.
Ford Pampa - Picape
Em 1984, a Pampa passou a contar com um motor CHT 1.6 mais potente e econômico, com câmaras de combustão retrabalhadas e transmissão de cinco marchas reescalonada. Com 63 cv na versão a gasolina, ele tinha um ganho maior na versão a álcool, a mais vendida na época, com potência aumentada para 72 cv.
Ford Pampa - Picape
Outra inovação foi a garantia de três anos contra corrosão, então a maior do mercado. A ferrugem era um problema sério dos carros nacionais da época, que foi progressivamente superado com o avanço nos processos de tratamento e pintura da carroceria.
Ford Pampa - interior
Em 1984 a Pampa tornou-se a primeira picape pequena a oferecer uma versão 4x4 – configuração que continua a ser única até hoje. Ela tinha tração 4x2 dianteira e uma alavanca junto ao câmbio para engate da tração 4x4, para uso temporário e com velocidade de até 60 km/h para superar terrenos com pouca aderência.
Ford Pampa - Picape
Lançada junto com a Belina 4x4, a Pampa 4x4 vinha com câmbio de quatro marchas, banco inteiriço e um tanque adicional de combustível com 40 litros na versão a álcool. Em 1986, a grade frontal usada na versão 4x4 passou a equipar toda a linha, composta pelos modelos de entrada L e GL e a versão de luxo Ghia, inspirada no Del Rey.

Em 1990, a Pampa recebeu o motor AP-1800 nas versões L, GL e Ghia, mantendo o CHT 1.6 nas versões L e GL 4x4. Em 1991, ela ganhou a versão S, mais esportiva e completa, equipada com motor 1.8 e itens como ganchos e borrachas protetoras da caçamba, direção hidráulica opcional, bancos individuais ajustáveis, rodas estilizadas, faixas personalizadas nas laterais, janela traseira corrediça, spoiler dianteiro com faróis de neblina e trio elétrico.

Em 1992 a Pampa ganhou uma nova grade frontal, idêntica à do Del Rey, e em 1994 introduziu carburador eletrônico no motor 1.8. Em 1995 deixou de oferecer a versão 4x4, ficando somente com os modelos L 1.6 e 1.8, GL 1.8 e S 1.8.

Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Em 1997, último ano de produção da Pampa, o motor 1.8 passou a ser equipado com injeção eletrônica EEC-IV. Com mais de 380.000 unidades vendidas, ela se manteve como a picape derivada de automóvel mais vendida do segmento, sendo reconhecida pela robustez e conforto até ser sucedida pela Courier.

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A melhor pick up pequena de sua época. A Ford ao lançar a Courier, poderia ter mantido o nome e ter se preocupado em associar à Courier como uma evolução da Pampa. Tive 2 pampas, uma 88 1.6 CHT, uma 94 1.8 AP e 2 Courier, uma 98 GLX com motor 1.4 depois voltei a ter outra Courier 0 KM, comprada em 2012, ficando com ela até 2016, quando acabei trocando por uma Ranger.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro tanque! Uma aula pra VW de como fazer uma pick up robusta, durável e confiável!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma 84 parece nova onde passa chama a atenção dos cinquentoes

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe fazer pickup s é a Ford, o resto é cópia.!

    ResponderExcluir
  6. uma pena a ford não ter nenhuma representante no segmento de pick ups pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ranchero aparece na tabela em ultimo lugar, parece que esse seria a pickup de entrada da Ford.

      Excluir
  7. Tenho uma Pampa 91 moto AP 1.8 uso pra trabalhar compro sucata e difícil encontrar lugar que ela não chega

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma há dezoito anos, onde passo ou paro para abastecer as pessoas querem ver, não lave apena vender, banco de treis lugares, motor só 1.8, linda.

    ResponderExcluir
  9. Carro ótimo,confortável e econômica.
    Que saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem