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Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

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A Ford tem hoje em sua gama nos EUA a F-150, que é a picape mais vendida do mundo. Entretanto, a ligação da marca com as picapes é antiga. No Brasil a Pampa foi a primeira picape derivada de um carro médio, que liderou as vendas da categoria durante os 15 anos em que foi produzida, de 1982 a 1997, e conquistou muitos fãs.

Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Derivada do Corcel de segunda geração, a Pampa foi lançada para complementar uma das famílias de maior sucesso da Ford no Brasil, ao lado do sedã Corcel e da perua Belina. Desenvolvida localmente, ela foi apresentada no Salão do Automóvel de 1982 e logo conquistou o público pelo estilo e bom desempenho do motor CHT 1.6 litro, somados à capacidade de carga e acabamento caprichado da marca.


Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Na cabine, a Pampa tinha o mesmo conforto do sedã, com uma distância entre-eixos ampliada de 2,44 para 2,58 metros que contribuía para oferecer a maior caçamba da categoria. Sua frente era igual à do Corcel II e a caçamba, inspirada na F-100, com ripas de madeira para proteção do assoalho. A suspensão foi reforçada com molas semielípticas longitudinais no eixo rígido traseiro, em vez de molas helicoidais, com capacidade para suportar 600 kg.

Em 1984, a Pampa passou a contar com um motor CHT 1.6 mais potente e econômico, com câmaras de combustão retrabalhadas e transmissão de cinco marchas reescalonada. Com 63 cv na versão a gasolina, ele tinha um ganho maior na versão a álcool, a mais vendida na época, com potência aumentada para 72 cv.

Outra inovação foi a garantia de três anos contra corrosão, então a maior do mercado. A ferrugem era um problema sério dos carros nacionais da época, que foi progressivamente superado com o avanço nos processos de tratamento e pintura da carroceria.

Em 1984 a Pampa tornou-se a primeira picape pequena a oferecer uma versão 4x4 – configuração que continua a ser única até hoje. Ela tinha tração 4x2 dianteira e uma alavanca junto ao câmbio para engate da tração 4x4, para uso temporário e com velocidade de até 60 km/h para superar terrenos com pouca aderência.

Lançada junto com a Belina 4x4, a Pampa 4x4 vinha com câmbio de quatro marchas, banco inteiriço e um tanque adicional de combustível com 40 litros na versão a álcool. Em 1986, a grade frontal usada na versão 4x4 passou a equipar toda a linha, composta pelos modelos de entrada L e GL e a versão de luxo Ghia, inspirada no Del Rey.

Em 1990, a Pampa recebeu o motor AP-1800 nas versões L, GL e Ghia, mantendo o CHT 1.6 nas versões L e GL 4x4. Em 1991, ela ganhou a versão S, mais esportiva e completa, equipada com motor 1.8 e itens como ganchos e borrachas protetoras da caçamba, direção hidráulica opcional, bancos individuais ajustáveis, rodas estilizadas, faixas personalizadas nas laterais, janela traseira corrediça, spoiler dianteiro com faróis de neblina e trio elétrico.

Em 1992 a Pampa ganhou uma nova grade frontal, idêntica à do Del Rey, e em 1994 introduziu carburador eletrônico no motor 1.8. Em 1995 deixou de oferecer a versão 4x4, ficando somente com os modelos L 1.6 e 1.8, GL 1.8 e S 1.8.

Ford Pampa: a pioneira entre as picapes leves no Brasil

Em 1997, último ano de produção da Pampa, o motor 1.8 passou a ser equipado com injeção eletrônica EEC-IV. Com mais de 380.000 unidades vendidas, ela se manteve como a picape derivada de automóvel mais vendida do segmento, sendo reconhecida pela robustez e conforto até ser sucedida pela Courier.

15 comentários:

  1. A melhor pick up pequena de sua época. A Ford ao lançar a Courier, poderia ter mantido o nome e ter se preocupado em associar à Courier como uma evolução da Pampa. Tive 2 pampas, uma 88 1.6 CHT, uma 94 1.8 AP e 2 Courier, uma 98 GLX com motor 1.4 depois voltei a ter outra Courier 0 KM, comprada em 2012, ficando com ela até 2016, quando acabei trocando por uma Ranger.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Um verdadeiro tanque! Uma aula pra VW de como fazer uma pick up robusta, durável e confiável!

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  4. Tenho uma 84 parece nova onde passa chama a atenção dos cinquentoes

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  5. Quem sabe fazer pickup s é a Ford, o resto é cópia.!

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  6. uma pena a ford não ter nenhuma representante no segmento de pick ups pequenas.

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    1. Ranchero aparece na tabela em ultimo lugar, parece que esse seria a pickup de entrada da Ford.

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  7. Tenho uma Pampa 91 moto AP 1.8 uso pra trabalhar compro sucata e difícil encontrar lugar que ela não chega

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  8. Se fosse fabricada do jeito que tá já foto ainda seria melhor que a Saveiro.

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  9. Tenho uma há dezoito anos, onde passo ou paro para abastecer as pessoas querem ver, não lave apena vender, banco de treis lugares, motor só 1.8, linda.

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  10. Carro ótimo,confortável e econômica.
    Que saudades.

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