O VW Pointer foi apresentado em dezembro de 1993, como parte da linha 1994. Fruto da parceira entre Volkswagen e Ford na Autolatina, o modelo era baseado na plataforma do Ford Escort.


VW Pointer GTI: esportivo dos anos 90 com plataforma Ford
O Pointer seria o primeiro hatchback com cinco portas do mercado, e trazia recursos como o grande vidro traseiro, faróis que incorporavam as luzes de longo alcance.


VW Pointer GTI: esportivo dos anos 90 com plataforma Ford

Disponível em quatro versões, o topo de gama era o GTi, que trazia o motor AP-2000 com injeção eletrônica de gasolina e 115,5 cv.

VW Pointer GTI: esportivo dos anos 90 com plataforma Ford

Também era equipada com freios a disco nas quatro rodas e suspensão com calibração esportiva, com amortecedores pressurizados e molas mais firmes.

VW Pointer GTI: esportivo dos anos 90 com plataforma Ford

O Pointer era equipado com o recém-lançado câmbio de cinco marchas “MQ”, que contava com engate por cabos. Seu porta-malas tinha 388 litros de capacidade. O hatchback foi produzido até dezembro de 1996 e teve aproximadamente 37 mil unidades vendidas. A unidade em exposição, na cor Verde Taiti e ano 1995, saiu da linha de produção para o Acervo da VW.

34 Comentários

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  1. De VW só tinha o motor, a logo e o design, todo o restante era Ford, inclusive sua produção que era feita na mesma linha de produção do Escort.

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    1. foi a vw q usou o motor ap da ford então... hum... tendi

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    1. Só pra não esquecer que o blog ama VW. Não tem mais o que falar de bom, aí eles ficam falando de modelos antigos e coisas que ninguém liga como o Gol ser o usado mais vendido.

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  3. Eu achava esse carro muito bonito na época.
    Só hoje em dia reconheço a jabiraca que foi.

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    1. manja bem hein amigão... motor ap 2.0... 116cv gasolina e 123 no alcool... p época nao andava?

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  5. Uma verdadeira bomba, era defeito pra todo lado, nem merece ser lembrado junto com o Logus. Vai pro hall dos fracassos como o Apollo, Polo Classic, Polo dos faróis redondos, Caddy, Eurovan, Caravelle, Eos, Golf, Golf Variant e agora Up, Jetta e Amarok.

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    1. Polo é um dos compactos mais vendidos do mundo,Golf Variant vai ter nova geração,a VW tem a Crafter lá fora que vende bem,Eos vendia bem na Europa,era um carro desejado lá saiu de cena pra cortar custos,Golf é o hatch médio mais vendido da história,Up elétrico é cogitada pro nosso mercado,Jetta gli é o esportivo mais desejado,Amarok v6 é a picape média mais rápida do país.
      O Eos nunca foi vendido aqui.
      Se eu for citar os fracassos de uma certa Italiana fico até amanhã escrevendo

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Coletânea de fracassos da Fiat nos últimos 30 anos.
      Europa
      -Tipo(Não fez o sucesso esperado e vendia menos que o antecessor)
      -Tempra(mesmos motivos do Tipo)
      -Panda elettra(era 3 x mais caro que um Panda básico,tinha motor de cerca de 25 cv que depois foi aumentada,autonomia medíocre devido a isso vendia a conta-gotas,apesar disso a Fiat manteve esse lixinho no mercado por 8 anos causando prejuízos a ela).
      -Barchetta(na época do lançamento fez estardalhaço pois era febre dos Roadsters,em poucos anos saiu de cena e foi pro esquecimento).
      -Marea(Aposentou Tempra e Croma,foi colocado também pra enfrentar Passat,Vectra e Mondeo,foi reprovado no crash-test do euroncap,humilhado pelos rivais e saiu de cena em 2001/2002).
      -Stilo(na época tinha tecnologia mas uma mecânica ultrapassada,vendia bem no começo das vendas depois as vendas do mesmo caíram
      -Sedici(Crossover que foi outro fracasso,era um Suzuki com emblemas da Fiat)
      -Croma SW(Tinha tecnologia,mas falta de um uma versão sedã e mecânica ultrapassada levaram o carro ao fracasso
      -Bravo mk2(chegou a vender bem na chegada porém nem com a mecânica atualizada e a aprovação no Euroncap com 5 estrelas impulsionaram suas vendas)
      -Tipo mk2(volta ao mercado com mecânica medíocre,a versão básica chegou a reprovar no Euroncap e outra versão com itens de segurança caros foi aprovada,diante do fracasso do primeiro Tipo e do Bravo a Fiat não o considerava médio mas o mercado sim)
      -Fullback(L200 com emblemas da Fiat que vendeu bem menos que o esperado)
      -500L(Trambolho horroroso que vendeu menos que o esperado)
      -Fiat 124 Spider(MX5 Miata com emblemas da Fiat)
      China
      -Viaggio e Ottimo(Mecânica medíocre apesar de bem equipados venderam muito menos que o esperado)
      Índia
      -Punto
      EUA
      -500E(Um dos maiores vexames da história dos carros elétricos,dava um prejuízo de 25 mil dólares a cada carro vendido até a Fiat pediu pra que não comprasse esse carro)
      -500(foi oferecido num país que carros pequenos são odiados)
      -500x(talvez o mesmo motivo do 500
      Brasil
      -Tipo nacional(já defasado vendia a conta-gotas)
      -Brava(nunca ameaçou Escort,Astra e Golf,fora que é um carro que perdia valor rápido,Boa parte dos que rodam é caindo aos pedaços)
      -Marea(fracasso na Europa e aqui também,a Fiat querendo humilhar Ford,GM e principalmente a VW trouxe da Itália o motor fivetech de 5 cilindros cuja manutenção é complexa,trouxe a versão turbo e ainda orientou os donos da versão turbinada a trocarem o óleo do carro a cada 20 mil kms,não é atoa que o carro dava tanto problema e muitos mecânicos não conseguiam trabalhar com esse motor,carro rejeitado pelo mercado mas os fiateiros o tratam como Deus Hindu)
      -Stilo(repetiu aqui o fracasso na Europa,além de receber o famigerado dualogic,tinha manutenção cara,peças raras e soltava roda no meio do trânsito)
      -Linea(sedã compacto que foi transformado em médio visando concorrer com Civic,Jetta,Corolla,408,C4 Palmas,Fluence e Sentra,graças ao conjunto mecânico com o famigerado e-pork e o dualixo foi um belo fracasso)
      -Bravo(segundo os fiateiros seria o melhor hatch médio do país,era beberrão,caro e manco com mecânica jurassica,apanhou feio dos rivais,é o Ivo Holanda dos carros médios)

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    4. Provavelmente vc nao teve um pra ficar dando opinião errada kkk
      Porem tenho um 1.8 cli nao tenho muito gasto a nao ser as balanças e manutenção preventiva

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  6. Mosca branca, todos os carros que a VW pegou da Ford na época da Autolatina fracassaram, sendo que os mesmos carros Ford eram sucesso.

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    1. Só no seu planeta e dos outros acefalos que comentaram acima, o Pointer vendeu muito e era o melhor e mais belo hatch da época desejado por qualquer pessoa de bom gosto. Eu não sei o que o ser humano a ser tão pífio! O Brasileiro em sua grande maioria é caso pra NASA. Principalmente esse tal de Ronald que comentou abaixo. Kkkkk Cada puta imbecil sem tamanho que só rindo mesmo.

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    2. Tão bom que só foi vendido por dois anos (94-96) e saiu de linha por baixas vendas e por ser canibalizado pelo Golf.

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  7. So para lembrar as bombas que a VW fez:
    1- Fusca
    3- Kombi
    3- Variant
    4- gol
    5- golf (maior bomba atômica)
    6- Jetta( caminhão de bomba)
    7- up
    8- polo
    9 - Amarok(bomba atômica)

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    1. vou nem ler tudo , isso já é muita inveja da melhor. tira o olho, olho gordo

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    2. Sem falar do Audi A3 (Golf Travestido) 1.8 Turbo que era uma tsar Bomb

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    3. Perto do Fivetech turbo era uma granada.

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    4. Esse Ronald é fanboy de GM,fala dos moedores de carne humana da GM como Celta,Agile e o primeiro Ônix

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  8. carro tem uma imagem marcante, bom carro ...o problema era qd ia pro lado ford
    tivermos dois logus na familia..pense na presença..mas o sonho era o gti pointão. quem sabe um dia restauro um.

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    1. O cara quer restaurar um Pointer...
      Bora rir dele galera!
      Vai precisar ganhar na mega sena 2x seguidas pra dar conta dos defeitos dessa bomba!

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    2. Mete um motor elétrico nele e uma bateria de pelo menos 200 km.

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  9. muito top esse pointer...gente acabou pegando um astra

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  10. Nao.sabem.nem limpar.as bundas e ficam falando do pointer!! Puta carro!!

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  11. E CADA COMENTARIO IMBECIL, GENTE QUERENDO COMPARAR UM CARRO DOS ANOS 90 COM CARROS ATUAIS, NÃO SE PREOCUPEM QUE OS CARROS QUE HJ VOCÊS ACHAM DAHORA VÃO VIRAR MOTJVO DE CHACOTA NO FUTURO, VÃO DIZER "AS PESSOAS GOSTAVAM DISSO"

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  12. Motor AP nao tem pra ninguem tive um 1.8 um dos melhores carro que ja tive. to em vista de pegar um gti 2.0 show de bola.. quem qr nao precisa nem mexer no motor pra turbinar, quem tem um pouco de noçao de mecanica entende, agora vai pegah um FIAT ou GM, verdadeiras bombas, não sai da oficina, motor GM vive queimando oleo , motor 1.0 nao aguenta 200 mil, motor fiat nem se fala verdadeira bomba vive dando pau e manutencao cara. Fica a dica.

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  13. na epoca era um carro bonito, bem mais moderno que os Astra Kadett etc

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  14. quem nao entede da historia fala asneira... kkkkk era carro pra quem tinha grana de verdade principalemnte GTI

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