O Passat foi o primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a água. Derivado do Audi 80 e do NSU Ro 80, o modelo chegou ao Brasil em 1974, com motor quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava 78 cv.

VW Passat GTS Pointer 1989

Com desenho assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, no início tinha carroceria 2-portas, recebendo a de 4 portas no fim daquele ano, no IX Salão do Automóvel. O modelo foi eleito o Carro do Ano em 1975, tornando-se o segundo Volkswagen a conquistar o prêmio.

VW Passat GTS Pointer 1989 - interior

O modelo trazia muitos avanços técnicos em relação ao portfólio da Volkswagen no Brasil. Sua carroceria era do tipo monobloco, o motor estava instalado na frente (em todos os outros modelos estava instalado na traseira) e tinha comando de válvulas no cabeçote (ante o comando no bloco dos demais “a ar”), sua suspensão dianteira tinha raio negativo de rolagem e os freios possuíam duplo circuito.

VW Passat Iraque

Em 1976, viria o motor de 1.600 cm³ e 96 cv, além da tampa traseira aumentada –a versão chamada “três-portas”, oferecida em complemento às de duas e quatro portas. O recurso melhorava o acesso e ampliava a capacidade do porta-malas.

VW Passsat Sport 1984

A versão abastecida com etanol viria em 1979. Para 1980 viria a reestilização, com a adoção de faróis retangulares – nesse ano o modelo foi eleito novamente o Carro do Ano pela revista Autoesporte.

VW Passat 1983

O Passat ao longo do tempo ganhou várias versões, mudanças mecânicas e novas opções de acabamento, sempre mantendo o estilo de carroceria: Passat Surf, TS, LSE (o famoso “Passat Iraque”, criado para exportação ao país do Oriente Médio e que passou a ser também vendido no Brasil), Village; também recebeu recursos como câmbio de cinco marchas e teto solar.

VW Passat GTS Pointer 1989

A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens. A partir de 1984 passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.

VW Passat GTS Pointer 1989

O Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.

VW Passat GTS Pointer 1989

O GTS Pointer mostrado nas imagens é uma das últimas unidades do Passat fabricadas na Anchieta, em 1988, e saiu da linha de produção diretamente para o Acervo VW.



Ficha Técnica -VW Passat GTS Pointer 1.8 1989
  • Motor: Longitudinal de 4 cilindros em linha, 1.8 L, 8V, comando simples no cabeçote, carburador de corpo duplo; 99 cv a 5.600 rpm e 14,9 mkgf a 3.600 rpm
  • Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões: Comprimento, 426 cm; largura, 160 cm; altura, 135,5 cm; entre-eixos, 247 cm; peso, 970 kg
  • Pneus: 185/60 R14
  • Desempenho: Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,91 segundos; velocidade máxima de 169,15 km/h; consumo: 6,35 km/l (urbano) e 9,91 km/h (rodoviário)

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Carros, para a época, muito bons: Passat, Opala, Corcel II, cada um com seu público. São quase 50 anos de Passat. Hoje o Passat é caro e para poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje no configurador ainda são oferecidas unidades 2018, acho que é fim de carreira no Brasil, vai junto com up e fox, que tiveram hoje o fim anunciado.

      Excluir
    2. Fim do passat? kkkkkkkkkkk os caras são malucos, postam coisas da própria cabeça, deixa de falar asneira seu animal...

      Excluir
    3. ao meu ver, passat sempre foi um carro com preço acima da média ...minha família comprou usado

      Excluir
    4. Acima da média pois ele oferece conforto que algumas BMW não oferecem, lógico o que tem qualidade será cobrado por isso, que viagem

      Excluir
  2. Fox continua forte.
    Vai vir com câmbio automático e motor TSI

    ResponderExcluir
  3. Projeto de 45 anos atrás e com o mesmo entreeixos de Gol e Voyage 2020.
    VW parou no tempo com esses modelos. Parou não, voltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus cara, vc não tem jeito, entre-eixos igual, qual problema? Quem parou foi a GM, Ford e Fiat, deixa de falar asneira.

      Plataforma do Gol e Voyage HOJE É A PQ24, nem é a mesma dessa época, DEIXA DE FALAR ASNEIRA COMO SEMPRE, VC É MALUCO FERA, INVENTANDO COISAS DA PRÓPRIA CABEÇA, PASSANDO O TEMPO TODO INFORMAÇÃO ERRADA, DEIXA DER OTÁRIO. São carros sim já um pouco defasados perante os modelos atuais como onix e polo mas pq vc não fala da GM usando ainda motor de corsa? Vendendo carros como onix antigo, agile, spin, corsa, celta, tudo carro tranqueira e lixo... sem contar novo onix pegando fogo, montana ultrapassada.

      Sério, vai se internar, quem viveu essa época sabe que o Passat foi e ainda é um ícone, a GM não tem carro para bater ele, nunca teve. Gm nunca teve carro para bater o gol, nunca teve carro para bater a saveiro, nunca teve carro para bater o golf, nunca teve carro para bater o jetta, nunca teve carro para bater o polo (quase 40 anos no mercado), nunca teve carro para bater uma Tiguan, nunca teve carro para bater Touareg, nunca teve carro para bater o up... Então senta e chora, pois vc tem problemas sérios... Vc deve ter alguma doença, deve ser daqueles funcionários baba ovo ou dever ser um lunático para GM, vc é DOIDO!!

      Excluir
    2. Hã? Pior é lançar no mercado um carro sem testa-lo nas pistas, pegar fogo 🔥, não é
      parar no tempo. É jogar a reputação no lixo

      Excluir
    3. A GM assim como a fiat e ford são muito ultrapassadas, é só ver a gama de carros e contar quantos tem nota máxima em segurança, só o onix, nem o cruze é nota máxima.

      Excluir
    4. Ou quem sabe lançar fox que mutivalava as pessoas decepando os dedos.

      Excluir
    5. Onde tem informação errada? Não falei que a plataforma do Gol é a mesma do antigo Passat, falei que entre-eixos é o mesmo... É complicado lidar com analfabetos que não compreendem o que está claramente escrito.

      Plataforma do Gol não é PQ24, é derivada dela. Ser derivado não é o mesmo que ser.

      Essa plataforma é pequena, estreita e com entre-eixos curto. Ainda por cima é insegura, tanto que a VW não ousa passar Gol/Voyage no crash test pois sabe que zeraria.

      "Gm nunca teve carro para bater o gol, nunca teve carro para bater a saveiro, nunca teve carro para bater o golf, nunca teve carro para bater o jetta, nunca teve carro para bater o polo (quase 40 anos no mercado),"

      Engraçado é que desde que foi lançado Onix vendeu mais que Gol, isso pra mim é bater...
      Golf morreu, Cruze Sport6 segue sendo bem vendido pro seu segmento e preço. Cruze vende o dobro do Jetta.

      Acorda fanboy retardado!!

      A plataforma usada no Onix antigo, Cobalt e Spin é bem melhor que essa usada pelo Gol, tanto que bastou pequenos reforços pra garantir 3 estrelas. Além de ser bem maior, fazendo carros com entre eixos grandes, tais como Cobalt e Spin.

      Excluir
    6. É Manolo, podia ter ido dormir sem essa.

      Excluir
    7. Esse mano nivela o debate para baixo do subsolo.

      Excluir
    8. https://www.flatout.com.br/as-plataformas-usadas-por-mais-tempo-no-mercado-brasileiro/

      João Guilherme é muito burro, só informação errada cara, vai se tratar

      Plataforma do Gol é p24, isso qualquer analfabeto funcional sabe

      Excluir
    9. Jão Gulherme, vc é muito comédia, então o onix nota zero em segurança vende bem pq é bom? O gol quando foi líder trocentos anos era ruim, te decide cara, eu já dirigi oninx 1.0 antigo bateu morreu (nao o novo fire) e o gol, gol mil vezes melhor, melhor ajuste do cambio, onx cambio de corsa, desempenho gol anda mais e tem mais estabilidade, onix antigo é igual a um celta, merda de carro, gol pode não ter a segurança invejável de um polo mas é melhor que onix bateu morreu.

      polo mesmo com 4 air bag é melhor e mais seguro que onix novo, é só ver as notas individuais de cada um no latin ncap, onix teve nota bem ruim em batida lateral, frontal, torax, polo e virtus humilharam mesmo com 4 air bag, devido a construção, aço utilizado nas barras e tipo de solda que novo onix nem sonha em ter, isso eu não invento, pode perguntar para qualquer engenheiro... GM é lixo, sempre foi!!

      Excluir
    10. Onix "bateu morreu" tem 3 estrelas no protocolo mais rígido, e o Gol? 3 no antigo, 0 no rígido.

      Esse retardado escreve um monte de asneiras sem sentido, opinião deturpada e retardada de fanboy. O que você diz não tem peso algúm.

      Já o que eu digo realmente te incomoda, fica toda desesperada... Kkkkkk

      Excluir
    11. O cara dizer que a plataforma do gol não é a P24 já mostra o grau de conhecimento de alguns aqui... o outro diz que fox nunca teve na europa, o outro diz que a plataforma do gol não é P24, fico abismando com tamanha falta de conhecimento de alguns aqui.

      Excluir
  4. Nada haver com a sua comparação .
    Fox é um carro na sua categoria que tem ótimo espaço interno e uma boa posição de condução.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus cara, vc não tem jeito, entre-eixos igual, qual problema? Quem parou foi a GM, Ford e Fiat, deixa de falar asneira.

    Plataforma do Gol e Voyage nem é a mesma dessa época, são carros sim já um pouco defasados perante os modelos atuais como onix e polo mas pq vc não fala da GM usando ainda motor de corsa? Vendendo carros como onix antigo, agile, spin, corsa, celta, tudo carro tranqueira e lixo... sem contar novo onix pegando fogo, montana ultrapassada.

    Sério, vai se internar, quem viveu essa época sabe que o Passat foi e ainda é um ícone, a GM não tem carro para bater ele, nunca teve. Gm nunca teve carro para bater o gol, nunca teve carro para bater a saveiro, nunca teve carro para bater o golf, nunca teve carro para bater o jetta, nunca teve carro para bater o polo (quase 40 anos no mercado), nunca teve carro para bater uma Tiguan, nunca teve carro para bater Touareg, nunca teve carro para bater o up... Então senta e chora, pois vc tem problemas sérios... Vc deve ter alguma doença, deve ser daqueles funcionários baba ovo ou dever ser um lunático para GM, vc é DOIDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é DOIDO, é ignorante automotivo, pois fala sem conhecimento. "Entreeixo igual..."😂😂😂😂😂

      Excluir
    2. Cara, é impressionante a quantidade de asneira que esse idiota escreve, fico abismado, o Blog posta algo da VW eu fico só esperando ele comentar, sei que vem asneira, desinformação, o cara não acerta uma, inventa coisas e dados da própria cabeça, nada bate nas informações, totalmente desencontradas, nada do que esse cara escreve deve ser levado a sério, é um cara frustrado demais... Impressionante ser tão ignorante.

      Excluir
    3. É impressionante a quantidade de palavras de baixo calão que voce profere, deixa esses comentários muito abaixo de um nível aceitavel, simplesmente desagradável sua conduta.

      Excluir
    4. kkkkkkk dialeto de advogado de porta de cadeia, deixa de ser idiota

      Excluir
    5. Pessoa de baixo nível moral e intelectual, só isso.

      Excluir
  6. A GM assim como a fiat e ford são muito ultrapassadas, é só ver a gama de carros e contar quantos tem nota máxima em segurança, só o onix, nem o cruze é nota máxima. Fiat idem, lixos de carros vendidos igual água, Brasileiro tem que ser estudado pela tamanha ignorância, mas o que esperar de uma país que está em 39ª em Educação, nao se pode esperar muito mesmo. Merecem andade onix xing ling ou antigo bateu morreu nota zero em segurança, isso que esses caras merecem.

    ResponderExcluir
  7. Meu segundo carro que tive foi um passat pointer, antes o primeiro amor foi um gol GTI, mas essa gurizada que frequenta aqui nem imagina o que era isso, nostalgia, bancos recaro, câmbio curtinho, hoje eles se contentam com onix xing ling, vai entender essa geração Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que te levou a trocar o gol gti por um passat pointer?

      Excluir
    2. Como assim? vc não troca de carro? Passat era um carro com porta malas maior na época, era um gol GT, nao GTI

      GTI tive em 1993 já da frente nova

      Excluir
    3. Ah então não era gti o primeiro, papudo.

      Excluir
  8. genti....esse passat era 1.8:>>>>>onix plus 1.0!!!1 afff!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior que polo porta-malas percussão e virtus piscininha highline também.

      Excluir
    2. observador que não observa nada, traduz filhote, vc só defecou...

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Algém sabe me dizer quantos carros da GM no Brasil tem nota máxima em segurança?

    Sabem me dizer pq o Onix Marea não é vendido na Europa e nos EUA?

    E o mico Malibu, segundo sedã na hierarquia da GM no Brasil abaixo apenas do Omega, chegou tarde demais ao mercado nacional já que seu sucessor já estava no forno. Fail!

    E o Cobalt, pq está morrendo tb?

    E a motana? Recém-saída da crise, a GM não quis gastar com um geração completamente nova e investiu na segunda geração, que usou a base do Celta (plataforma do Corsa dos anos 90 e da Corsa Pickup), lixo de carro. O motor 1.4 8V é fraco e com pouca força em baixas rotações. Problemas enfrentados, propulsor, alguns tiveram que trocar 6 vezes, vazamento da bomba d´água, luz da injeção que se acende com 5 mil km. Motor antigo e ultrapassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fox, o Voyage, o Gol e a Saveiro são vendidos na Europa e nos EUA?

      Excluir
    2. Montana? Nem a VW gastando milhões consegue incomodar a Strada e a surra será ainda maior em 2020 com a chegada da nova geração da Strada.

      Excluir
    3. Pedro, são carros lançados a muito tempo, não são vendidos pois a segurança deles não colabora, vendidos atualmente são golf, polo, passat, amarok e up. Mas pq o onix novo sendo tão bom como falam não vende na europa? Entendeu agora, ou quer que desenhe? Burro demais cara.

      Excluir
    4. É de ouro as Estradas na Europa e Estados Unidos? Onix Turbo com preço, potencia e segurança que tem chega nesses 2 Mercados pra ser Lider de Vendas.

      Excluir
    5. Nunca o onix tem mercado na europa e EUA kkkkkkkkkkkk

      não fala asneira cara, vc viaja demais.

      Euro Ncap é mais rigoroso os testes, qualquer analfabeto sabe disso, mas o Joel não sabe? kkkkk

      Nunca vai ver onix vendendo em países de primeiro mundo, só país emergente, já o up, golf, passat, amarok, polo, tiguan, touareg vc encontra. GM é lixo, não lidera nem nos EUA

      Excluir
    6. Pedro, vc é muito burro, nem sei pq comento, Fox nunca foi vendido na europa? kkkkkk vc é asno demais.

      https://www.tribunapr.com.br/noticias/automoveis/volks-exporta-fox-para-a-europa/

      O cara posta coisas da cabeça e acha que ta abafando, mais um coitado que não sabe nada mesmo...

      Excluir
    7. Pedro, vou te ajudar:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Fox

      Excluir
    8. Mano, em que Polo Nacional lembra o da Europa? La fora sao 6 Airbags, Polo com Park Assist e Motor GTI 2.0

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. A construção e plataforma do carro são a mesma Joel, ele não veio com motor do GTI e alguns mimos pois seria vendido a preço de 'suv'de 100 k, seria inviável no brasil, tiveram que cortar teto solar, park assist, entre outros, mas o carro e qualidade em construção e segurança é o mesmo.

      Excluir
    11. Poison, não adianta explicar para esses doentes sobre segurança dos carros da VW, eles não tem capacidade cognitiva para isso... perca de tempo.

      Excluir
    12. Se Onix com Park Assist, 6 Airbags, 5 Estrelas Latinncap mais Premio Advanced nao pode ser vendido na Europa, imagina entao o Polo Nacional com apenas 4 Airbags, motor 1.0 e sem Park assist entao.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Park assist não lhe dá mais segurança, o polo teve notas individuais melhores mesmo. Polo é mais seguro que o onix, polo também teve nota 5 no latin ncap e no Euro Ncap, notas individuais melhores, polo na europa também tem motores 1.0 TSI, e versões de entrada de 90 cv. Realmente ele está certo, air bag não te dá mais segurança e sim a plataforma, a MQB do polo é superior.

      Excluir
    15. Viu noticia na Quatro Rodas que se Polo fosse testado hoje seria 4 Estrelas? Onix é 5 Estrelas no teste mais atual.

      Excluir
  11. passat sempre chamou muita atenção, tenho o passat 2017 com 70l de tanque e 589l de porta malas, carro muito bom!!!

    vamos ver se em 2020 só haverá o passat gte !!!

    ResponderExcluir
  12. Porra Pedro Evandro, dizer que fox não existiu na Europa? kkkkkkkk

    Esses caras são doido e não sabem nada, vou parar de entrar aqui, já não basta o Jão Guilherme só passar vergonha e desinformação aqui, vc também cara?

    Pedro Evandro, vou lhe ajudar:


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Fox

    https://www.flatout.com.br/como-era-o-mundo-quando-o-volkswagen-fox-foi-lancado/

    https://blog.jocar.com.br/carros-inesqueciveis-volkswagen-fox/

    Ainda quer discutir projetos automotivos? Mais um analfabeto nesse ramo querendo cair de paraquedas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Headshot!!

      Esses haters não conhecem nem a história dos carros e querem discutir.

      Fox teve sim na europa e antiga versão nos Estados Unidos, eles nasceram agora, são criados a leite com pera, onix novo é referência para esses novatos. Nem de bola, maioria aqui não possui nem carro.

      Excluir
    2. Fox foi um bom carro, na europa ele fez muito sucesso, morei em Berlin e via muitos por lá. Mas eu sonho com um Polo mesmo todo dia é com um Polo highine, carro muito bom de guiar, fiz um test drive, anda bem e super econômico, hoje não tem concorrente a altura, novo onix parece que chegou perto, até pensei em trocar meu onix antigo mas com todos esses problemas eu fiquei com medo, carro com muitos defeitos em tão pouco tempo, ainda não ganha do polo que tem vendas global em mercados muito mais exigentes, na Europa é o terceiro carro mais vendido por lá.

      Excluir
  13. Até hoje esse carro é muito bonito,saudades do TS e depois do GTS...o tempo passa.

    ResponderExcluir
  14. Sou louco para ter um Passat pointer com bancos Recaro. Pena que os em bom estado pedem uma nota. Sem condições.

    ResponderExcluir
  15. Nego ainda abre a boca pra falar que hoje em dia os carros são tudo iguais. Que o Polo é um Golzão...

    Se estacionar esse Passat do lado de um Gol '85 e um Golf MK2 muita gente vai achar que são três Gol quadrado.

    Sem falar nos carros da Paugeot que agora tá começando a distinguir um modelo de outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identidade filhote, vc nunca verá a VW com design arrojado que enjoa, ou cheio de apliques cromados, design da VW sempre será linhas retas e sóbrias, design alemão. Vai estudar!!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem