A NSU foi uma montadora de
automóveis alemã fundada em 1873, sendo que sua sigla é a abreviação de sua cidade sede -
Neckarsulm. A NSU foi a criadora do motor rotativo Wankel, posteriormente licenciado para a Mazda japonesa, e outras empresas, em 1962, e também é a precursora dos carros da
Volkswagen e da
Audi com tração dianteira e motor refrigerado a água.
No final da década de 60 a NSU lançou na Europa o NSU Ro 80 - sedã médio tecnologicamente avançado e de linhas aerodinâmicas.
Moderno e ágil, foi agraciado com o título de "Carro Europeu do Ano" em 1967.
Seu desenho elegante, com frente baixa e ampla área envidraçada influenciou os modelos da Audi nas décadas de 70 e 80.
![NSU Ro 80 NSU Ro 80](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixmOMkUPHAw92I0d_LCg7GQ5BXeZrn5y_6SU0PMNLdbK4GgUZFO2AUOuOCHLcuwKl1vUiHVkibTDp9nxJQkYtqYP7Sw0TVElkkxyC-fUmQKEzKSOrHJuWhrSoxF01FsJ_w9j9OuRa6psUe/s640-rw/NSU-Ro-80-traseira.jpg) |
NSU Ro 80 - precursor dos modernos Volkswagen e Audi |
Em termos mecânicos, ele trazia a - avançada, para a época - tração dianteira, câmbio automático de três marchas e um motor dianteiro rotativo Wankel, com 115 cavalos @ 5.500 RPM - suficiente para acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 12,8 segundos para atingir uma velocidade máxima de 180 Km/h.
Entretanto, o motor Wankel mostrou-se problemático: bebia demais e demandava uma retífica completa a cada 50.000 KM.
Enquanto isso, os motores tradicionais a pistão rodavam tranquilamente 200.000 KM.
![NSU Volkswagen K70 NSU Volkswagen K70](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyQNArCozwdUA_eZ7MqpQUWgQsfGACZ5dC14AUDEi75vlHI2lvbub_EIY6ZputYqgkWnp__ES9WXz96ejjVdqwPUeBVpWkNAPyQTjfeTT4Ul-uwviPrOdEvE38DGac-RRzetSfbYRmC6g1/s640-rw/Volkswagen-K70+(4).jpg) |
NSU Volkswagen K70: motor dianteiro à pistão refrigerado a água |
Esses problemas de confiabilidade arruinaram sua reputação e deixou a NSU em situação financeira delicada.
![NSU Volkswagen K70 NSU Volkswagen K70](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6xbhVBCWgsVdJIwuz_K1_9BY6EZwF2JBM5_TNnhlqBvMCZS5WRbgUI8XIElGQh_czfvkR7LqqRexIMg1VUfkrUMXRYQK-DN_qHqCS9kXbm2X63_ll-47fKOG1oxWfmsR2OVrj3-F_6bTU/s640-rw/Volkswagen-K70+(1).jpg) |
NSU Volkswagen K70 - projeto NSU, se tornou o primeiro VW refrigerado a água |
Assim, em 1969 a empresa foi absorvida pela Volkswagen, que aproveitou o desenvolvimento do sucessor do NSU Ro 80, o NSU K70 (foto acima) - que já vinha com motor tradicional a pistão, e o lançou com emblema Volkswagen em 1970.
![Audi 80 / VW Passat Audi 80 / VW Passat](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3bbrGEwT6fI0OsLbPwbdQ94PsfVxVeGTSzax7HKRVNt0OQ3WzHEo18zKz_Ic3bAXh1k8yvzEi3PQnYJUAiX1DImoO_WoMM1Yoai2_2xGCoj8LN5CsuWBGGhYkwQyNTpKFLi5TXBq4rei8/s640-rw/Audi-80-5.jpg) |
Audi 80 / VW Passat - projeto baseado no NSU K70 (foto anterior) |
O NSU K70, por sua vez, foi a base sobre a qual a Audi criou o Audi 80, carro que, em
Ingolstadt, foi vendido em carrocerias de duas e quatro portas. Em termos mecânicos, tínhamos o motor dianteiro, quatro cilindros em linha e tração dianteira.
![Audi 80 / VW Passat Audi 80 / VW Passat](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht5SXUup0LVuwZVU7BHrXa9tP67m-zDxklAuil7g_6HKCg9v3iH8tL6PBwFOcd3RJzW_ojNgaFbcou9iLXULJdfggiYf8_eIsayB_bbct_TfWy6tAcPgvFbw3wQVn9PVYFR-gIn4K1fTVl/s640-rw/Audi-80-traseira.jpg) |
Audi 80 / VW Passat- modelo Audi adotava traseira três volumes |
O Audi 80 em sua versão com tração traseira
fastback, consubstanciou-se no que primeiro
Volkswagen Passat - carro que, no Brasil, marcou a mudança da VW para a arquitetura de carros com tração dianteira e motor refrigerado a água.
![Audi 80 - VW Passat Audi 80 - VW Passat](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_VVk2ylYKbFIvUF1oShZBND-n7mapL1hZtqWWMuY3kgN19T2eUKykGS-f3Av8E02AQItCQfxzNHBFWtmy6Y3DBV4wBaHKPftxDceV9BlaxTLkA2QLCgh8fwDRAYAn43qf-RDhjszsHnhd/s640-rw/Audi-80-interior.jpg) |
Audi 80 / VW Passat - interior |
O interior do Audi 80, acima, deixa claro o parentesco com o Volkswagen Passat.
![Audi A4 1994 Audi A4 1994](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9eSBrQPapxKbilcKhnaohyphenhyphene_QmPC7Ezyhcmn0PAsWUVD3fAlpiRjQ1lo8eeP3xbX_99i7MJ5x1L-4JRyOoME3jDsyB-pJEIGeg_HgVc0YPujO-1WZVz-g4PAV9IF4gljsuF9QKebhzd12/s640-rw/autowp.ru_audi_a4_sedan_uk-spec_3.jpg) |
Audi A4 1994 - sucessor do Audi 80 |
Na década de 90, precisamente em 1994, a Audi, no lançamento da nova geração do Audi 80, adotou a nova nomenclatura do carro usada até hoje:
Audi A4.
Caramba, tem coisa aí que eu não sabia. Show de bola essa matéria ! Parabéns Car Blog !
ResponderExcluirParabéns Car Blog pela matéria,agora só falta histórias de outras marcas que não seja do grupo VW.
ResponderExcluirPerfeito ótima reportagem, já sabia que a VW só fazia fusca mesmo com a ajuda da porsche... Ela adquiriu a Não, para aprender fazer carros olha hoje o Golf e um A3 simplificado... Essa tática de adquirir marcas para adquirir novas tecnologias não e de hoje, quem não se lembra de BMW adquirindo a Land Rover e logo após lançou o x5... umas fazem e outras recebem o milagre
ResponderExcluirPoxa legal anônimo 22:32 creio que essa tática também serve para a Tata que administra a jaguar e Land... certamente os chineses também absorven toda a tecnologia exigência esta para produzir por lá
ExcluirA Tata e indiana.
ExcluirEsse A4 de 1º geração é lindíssimo. Clássico! Apavorou a BMW Série 3 quando chegou. E a MB Classe C idem.
ResponderExcluirAssombrou o mundo esse primeiro A4. Chegou chegando mesmo...
Acho ele um dos mais lindos A4 até hoje..
Na realidade, o motor Wankel foi criado por Felix Wankel, alemão.
ResponderExcluirÉ muito mais eficiente do que um motor do ciclo Otto, tendo rendimento bem superior.
Basta ver o motor do Mazda RX-7. 1.3 com 2 rotores, biturbo e tem rendimento equivalente a um motor 2.5 V6.
E o bom e velho motor VW AP (EA-827) nasceu na época em que a Auto Union pertencia à Mercedes-Benz. No fundo, o projeto desse motor teve origem na Mercedes, visando robustez e facilidade de manutenção, com menor número de peças móveis.
E a evolução desse motor ainda vive no Jetta 2.0 (EA-113), e demais VWs que usam o 2.0 TSi (EA-888), o que demonstra como um bom projeto é duradouro...
Só podia. Agora, dizer que apavorou a BMW ? Só o Carlitos comédia mesmo !
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