O Audi 80 foi a primeira incursão da marca de carros premium alemã no segmento médio. O modelo, que é o precursor do Audi A4, chegou ao mercado em 1972 e foi decisivo no futuro de Ingolstadt.

Audi 80 de primeira geração - traseira

Mesmo antes do lançamento do "pequeno Audi", a especulação na imprensa automotiva era intensa: "que seria um Audi 50 esportivo, que custaria 7.000 Marcos, que seria vendido em formato cupê e station", etc.

Audi 80 de primeira geração - interior

O fato é que o fluxo de notícias sobre o novo modelo médio da Audi era muito forte, que e ele acabou sendo apresentado antes do esperado.

Audi 80 de primeira geração

Em função de muitas especulações, a Audi apresentou um modelo conceitual a jornalistas europeus na Áustria, que foram os primeiros a testar o carro em Salzburgring.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

O Audi 80 impressionou pela construção consistente e leve, novos e inovadores motores, e um design limpo e sóbrio, sem detalhes supérfluos, que criou a linha de sucesso de modelos médios da Audi.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

E, como resultado de um projeto avançado de carroceria, o Audi 80 tinha um peso em ordem de marcha abaixo de 800 Kg, que permitia a até mesmo os versões de entrada, com motor de 55 hp , apresentarem um desempenho confiável.

Audi 80 de segunda geração - anos 80

E. além disso, os modelos mais potentes do Audi 80 apresentavam comportamento efetivamente esportivo.

Audi 80 foi o predecessor do Audi A4

Os motores do Audi 80 estabeleceram os padrões para modelos de baixo peso: a série de motores quatro cilindros EA 827 foi considerada os "pai conceitual" de todos os propulsores de quatro cilindros refrigerados à água que vieram depois dele, e delineou o desenvolvimento dos principais motores do Grupo Volkswagen, os quais foram instalados em muitos modelos de várias marcas do grupo até a virada do milênio.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Outra inovação do Audi 80 foi o eixo dianteiro McPherson com cambagem negativa, que aumentou muito a estabilidade, especialmente em frenagens em diferentes superfícies. Esse tipo de construção passou a ser usado por todos os carros com suspensão McPherson posteriormente.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Assim, o Audi 80 entragava dirigibilidade esportiva com baixo consumo de combustível, e era o carro adequado para ser dirigido em uma época de crise do petróleo, nos anos 70 e 80 do século XX.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

Em termos de design, o Audi 80, com sua sobriedade sem adornos, caracterizou a tendência estética conhecida como "Nova Objetividade" nos anos 70. O primeiro Audi para classe média foi criado pelo designer Hartmut Warkuß, e era moderno, mas não modista.

Audi 80: última geração, fim dos anos 80, começo dos anos 90

O Audi 80 imediatamente se tornou um bestseller - até o fim da primeira geração, no verão de 1978, foram produzidas mais de um milhão de cópias. Um juri internacional de jornalistas o elegeu "Carro do Ano" várias vezes.

VW Passat - irmão do Audi 80

A Volkswagen pegou carona no sucesso, lançando, em 1973, o Audi 80 de Wolfsburg, o VW Passaat.

Novo Audi A4 2016

Em 2015, a Audi apresentou o novo A4, que já é a nona geração dessa história de sucesso da marca das quatro argolas.

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse também é muito bom: http://blogs.estadao.com.br/placa-amarela/o-fusca-que-o-brasileiro-nao-viu/

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe qual a previsão de chegada do A4 2016 no Brasil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem