O Honda Civic está no mercado brasileiro desde 1997, e sempre sinônimo de esportividade em sedãs médios. Na teoria o comprador do Civic é um jovem com família pequena, e quando esta cresce ou ele ganha um pouco mais dinheiro, migra para o CR-V. Mas esta nova geração, no Brasil desde 2017, ele tentando crescer com seus proprietários.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O Honda Civic EXL 2.0 CVT é mais do que apenas um sedã médio. A Honda enfrenta uma concorrência pesada nesse segmento - como o Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta - por um número cada vez menor consumidores, à medida que os compradores continuam migrando para SUV e crossovers. Para o sedã médio da Honda, os dias despreocupados da juventude terminaram.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Como é típico em um sedã médio moderno, o Civic ganhou tamanho e equipamentos. O preço base R$ 112.600 reais do modelo EXL traz inclui recursos como bancos em couro, rodas de 17 polegadas e um sistema multimídia com navegação integrado.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Assim, o Civic EXL 2.0 2020 está bem equipado para chamar a atenção dos compradores que desejam atualizar de um modelo mais antigo e bem usado para algo mais sofisticado. Mas mais coisas  e equipamentos não melhoram automaticamente um carro.

Elegante e (principalmente) prático

Como um recém-formado em uma entrevista de emprego, o Civic tenta causar uma forte primeira impressão. As gerações anteriores tinham um estilo bastante conservador. A Honda seguiu um caminho diferente ao introduzir o Civic da geração atual em 2016 (nos EUA, 2017 no Brasil).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O Civic tem uma linha de teto baixa e elegante, uma grade imponente que parece ter sido projetada para um combate pós-apocalíptico e luzes traseiras que se envolvem nas bordas traseiras da carroceria. Dada a necessidade de se destacar de uma grande multidão de carros e de atrair compradores para longe dos crossovers, o visual mais extrovertido do Civic da atual geração faz sentido.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O Toyota Corolla também depende muito do estilo externo como diferencial. A Honda fez algumas pequenas mudanças de estilo na linha 2020, incluindo um painel frontal retrabalhado e mais detalhes cromados, mas o "novo" Civic 2020 não parece dramaticamente diferente - e este não é o objetivo deste ligeiro facelift de meio de ciclo de vida.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Um design elegante geralmente vem às custas de espaço interior, mas o Civic 2020 não sofre muito nesse aspecto. As dimensões internas são comparáveis a outros sedãs médios, embora a linha de teto baixa do Civic pareça ter tido um impacto no espaço livre, que está abaixo da média para o segmento. O Civic oferece 95 cm de espaço para as pernas traseiras é tão bom quanto o Volkswagen Jetta, com mais espaço para passageiros mais altos. O Civic tem mais espaço no porta-malas (519 litros) do que o Jetta (510 litros) e Corolla (470 litros).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O interior é muito mais conservador do que o exterior, o que não é uma coisa ruim. Tudo está onde precisa estar e a qualidade do material é bastante boa para um carro nessa faixa de preço. Na linha 2020, a Honda redesenhou os porta-copos para incluir opções de tamanhos diferentes.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O layout geral do interior não mudou muito em 2020. Uma nova tela sensível ao toque de 7 polegadas (compatível com Apple CarPlay e Android Auto ) vem com botões sensíveis ao toque. Não há mais botões físicos, nem para aumentar volume, mas as montadoras ainda precisam inventar uma maneira melhor de ajustar o volume do áudio enquanto se dirige.

Dinâmica de condução mais madura

A dinâmica de condução tradicionalmente diferencia o Civic de outros carros médios. A Honda nem sempre acertou na fórmula, mas, na maioria das vezes, os motores elásticos da montadora japonesa e a experiência em ajuste de suspensão elevaram o Civic acima de um mero sedã médio familiar. Então, como o Civic 2020 se situa?

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Este carro emprestado pela Honda do Brasil vem com o motor 2.0 de 150cv (Gasolina) / 6300rpm - 155cv / 6300rpm (Etanol) e 19.3kgfm / 4700rpm (gasolina) - 19.5kgfm / 4800rpm (etanol) de torque, associado com uma transmissão automática do tipo CVT com Paddle Shifts (7 velocidades).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O que mais impressiona neste Civic 2020 EXL é o refinamento. É um bom lugar para se estar, com uma cabine bastante silenciosa e quieta - sem vibrações. Um passeio confortável e que transmite uma sensação de solidez estrutura - mesmo em ruas de pavimentação ruim. Entre os sedãs médios concorrentes, o único que chega perto é o Jetta.


Isso não significa que o Civic perdeu seus encantos antigos. Não se engane, este ainda é um ótimo carro para dirigir. A direção é precisa, e o chassi faz sem esforço um conjunto nos curvas. O motor 2.0 aspirado é suave, progressivo e fornece impulso mais do que suficiente - 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 195 km/h de velocidade máxima. Achamos que a Honda atingiu um bom equilíbrio com o Civic. A dinâmica de condução é uma combinação perfeita para as maneiras refinadas do Civic. Este carro é divertido quando você quer que seja, e civilizado quando você precisa. Se você quiser um pouco mais de esportividade, compre o Civic Si.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O Civic EXL 2.0 CVT tem consumo aferido pelo INMETRO em 7,2 km/l (etanol - cidade) e 8,9 km/l (etanol - estrada). Com gasolina melhora para 10,5 km/l em cidade e 13 km/l em estrada. No nosso teste em Brasília (DF), com o ar-condicionado funcionando 100% do tempo, e sempre com 2 pessoas a bordo, obtivemos, em cidade, 11,5 km/l de gasolina.



O Honda possui um pacote abrangente de sistemas de segurança e auxílio ao motorista. De série no Civic EXL 2020, há piloto automático (não é, e deveria ser, adaptativo), ABS/EBD, sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade), HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive), AHA (Agile Handling Assist - Assistente de dirigibilidade ágil), ESS (Emergency Stop Signal - Sistema de luzes de emergência).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Ele conta ainda com airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas e TPMS /(alerta de pressão do pneu).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Fica faltando o ACC (como mencionamos acima) e frenagem autônoma de emergência - que são aplicados no Civic vendido nos EUA.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Mas ele traz ainda freio de estacionamento eletrônico (EPB - Electronic Parking Brake) com função Brake Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso, botão ECON, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas, comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista), chave de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, console central elevado com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O banco traseiro tem apoio de braço central e porta-copos e agora os passageiros ganham saídas de ar-condicionado no compartimento traseiro. Há também lz em LED no console central do deck inferior (conexões) e desligamento automático dos fárois após 15 segundos. Completa a gama luz em LED no indicador da posição da alavanca, tomada 12 Volts dianteira, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), ar-condicionado Digital com a função de ajuste automático de temperatura + Dual Zone, banco traseiro Bipartido 60/40, pinel de instrumentos com acabamento softtouch(macio ao toque), volante revestido em couro, revestimento dos bancos em couro, interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Tag Voice, duas entradas USB, conexão HDMI, Display multimídia com tela de 7” multi-touchscreen com navegador GPS com condições de trânsito (RDS), Wi-Fi e função Turn-by-turn (navegação assistida por voz) e controle de áudio no volante.

O painel é digital TFT 7" de alta resolução (Thin-Film Transistor).

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

Falando em segurança, o Honda Civic 2019 recebeu uma classificação geral de cinco estrelas da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA. O sedan também recebeu a nota máxima em todos os testes de colisão do Instituto de Seguros para Segurança nas Rodovias (IIHS) dos EUA, bem como a classificação máxima "superior" para a tecnologia de prevenção de colisões dianteiras.

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

A Honda oferece uma garantia básica de três anos, sem limite de quilometragem válida na rede de concessionárias Honda.



Conclusão

Honda Civic EXL 2.0 2020 - avaliação

O Honda Civic EXL 2.0 CVT 2020 tem uma pegada mais madura para um Civic, mantendo seu caráter divertido de dirigir, e adiciona conforto e requinte.

44 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai vender menos, agora tem onix turbo pela metade do preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gemtem, mim poupi! aff! onix plus concorri com voyage!!!

      Excluir
    2. Kkkkkkk, voyagem só concorre com Lada.

      Excluir
    3. Honda não é para ( Desconhecido ) e sim para quem tem gosto e grana, e não para fanáticos pela GM ( Generalista )

      Excluir
    4. E tem gente querendo dizer que jetta (generalista) é melhor...

      Excluir
    5. Ônix turbo anda mais e bebe menos pela metade do preço. Mas seu interior nem se compara ao do Civic. Agora a versão legal desse carro eh a Touring, mas seu precinho eh pra poucos.

      Excluir
  2. Design irretocável, conjunto mecânico excelente, não vende muito mais porque é importado.

    ResponderExcluir
  3. Sedã médio no Brasil será a próxima vítima do SUV, sobrará apenas Corolla e Civic.

    ResponderExcluir
  4. Jetta R-Line é infinitamente mais bonito, tem motor turbo com injeção direta (anda mais e bebe menos). O Jetta tem mais espaço interno, suspensão traseira mais robusta (interdependente por eixo torcional) enquanto o Civic usa o frágil e oneroso e exigente em termos de manutenção multi-braços (totalmente anacrônico em um carro FWD).

    O Jetta tem painel digital, ACC, Front Assist, Diferencial XDS+, etc. A central multmídia do Jetta é superior.

    Enfim, esse Civic não é superior em nada ao Jetta R-Line. E o Jetta é até mais barato.

    Quem compra esse Civic, interna já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O voyage R-Line, quer dizer, jetta...só é meio quadradão no design.

      Excluir
    2. Vai se tratar, Carlota...
      Civic tem design... O Jetta é um bom carro, sem dúvidas, mas os carros da VW estão todos iguais... Olhando rapidamente, dá para confundir Jetta, Virtus e A3

      Excluir
    3. Jetta e virtus visto por trás só chegando perto para saber qual.

      Excluir
    4. Carlinhos fala pra gente onde foi parar o Autohold e as borboletas no volante do teu novo Jetta...

      Excluir
    5. Estou ficando velho e esse Carlos4carlos comenta as mesmas bostas...

      Excluir

    6. Quem compra esse Civic, interna já.

      Considerando que o Civic já vendeu 21.550 unidades até o dia 17 e o Jetta 9.642 deve faltar vagas em hospitais para esse tipo de internamento! hehe

      Excluir
    7. Jetta? Aquele que ainda tem carros 18/19 encalhados por aí?

      Excluir
    8. Percebam que o cérebro do Carlos4Patas é muito semelhante ao de um papagaio. Ele não tem capacidade pra pensar e expressar as ideias racionadas, ele apenas ouve e repete o que ouviu, independente de qual seja a situação, ele sempre vai repetir a mesma coisa.

      Excluir
    9. É só ver o carro. Prá quem gosta de aparecer. Discrição é tudo.

      Excluir
  5. Tinha que atualizar esse 2.0 pra injeção direta pelo menos. Ía melhorar tudo e se mantinha atualizado.

    ResponderExcluir
  6. É um belo carro, porem, Civic, cruze, Jetta e Corolla estao nos preços dos suvs, fatalmente os sedans médios terão suas vendas lá embaixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga qual Suv médio está com o preço de sedan médio. Só o Creta, que é feio. O resto é tudo Suv compacto/ baseado em carro compacto com preço de sedan médio.

      Excluir
    2. Creta é suv compacto, assim como T-Crocs, Tracker, HRV, Renegade e Kicks.
      Único Suv médio que pode ser encontrado a preço de sedans médios é o Compass de entrada, que fica na casa dos 110 mil.

      Excluir
    3. Creta usa plataforma do elantra, médio, portanto.

      Excluir
    4. O tempo de plataforma ditar o tamanho do carro já foi. Creta é compacto.IX35 e Tucson são as mwdias da Hyundai. O Compass, Renegade, Toro, Argo e Cronos são compactos ou médios? Pois dividem a mesma plataforma com as devidas alterações. Ou então para ficar na marca do blog, temos a plataforma MQB da VW.

      Excluir
  7. Belo carro mas tirando o fato de ter o pior conjunto motor-transmissão e o pior custo benefício.

    ResponderExcluir
  8. Civic G10 e o melhor que a honda nos trouxe até aqui, e moderno, inovador, e um dos carros mais seguros para rodar 500 km contínuos, e essa modernidade das lanternas (bumerangues) da um ton de esportividade sem igual, estou na escala compacto mas indo para o médio esse será com certeza, meu próximo carro

    ResponderExcluir
  9. Aguardando a matéria dos carros mais vendidos no acumulado de 20 dias...

    ResponderExcluir
  10. Esse aí é o tal que anda BENGANDO o jetta né?

    ResponderExcluir
  11. Cadê os lambe lambe de VW para querer comparar com o Voyage tamanho G (jetta) ???

    ResponderExcluir
  12. Lembrando que quem quiser comprar jetta (*) com mais de 20 mil de desconto ainda tem modelo 18/19, sim eu disse DEZOITO DEZENOVE encalhado em concessionárias.

    (*) sei lá pq alguém faria isso... mas vai que alguém quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20 mil de desconto em um 18/19? Me fala aonde por favor

      Excluir
    2. Imagina, ia dar briga de foice por um Civic com 10mil de desconto, imagina com 20mil. Nego viaja.

      Excluir
    3. Daniel*, o desconto é no jetta. No civic tu vai sonhando.

      *Sobrenome MyBalls?

      Excluir
    4. Como a matéria é sobre Civic não me dei conta que falou do Jetta. No Civic impossível.

      Excluir
  13. E aí pessoal, vocês viram que a marca Audi vale menos que todas as marcas que são Premium de verdade?

    Até a Ford vale mais que a pseudo-premium Audi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá no site da Audi de qualquer país europeu (ex.: audi.es) e dá uma ligada no naipe do A1 de entrada. Nosso Gol, sim, o Gol, é mais digno.

      Excluir
  14. Um carro para poucos diferente daqueles que vc vê em toda esquina

    ResponderExcluir
  15. Baita carro. Uma satisfação em dirigir. Civic e Corolla fazem escola de qualidade construtiva, baixa manutenção e boa dirigibilidade.

    ResponderExcluir
  16. TAMBÉM ACHO O DESIGN DO CIVIC MAIS MODERNO E AGRESSIVO,MAS PELO PREÇO DO NOVO TOYOTA COROLA XEI,NÃO DA PRA COMPARAR VOU DE VOVOROLA TRANQUILO.RISOS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem