A primeira coisa que chama a atenção no novo Onix é o porte. Esse novo modelo é maior que o predecessor em todas as dimensões.
Vídeo - Novo Onix Hatch 2020
O Onix Hatch adota o entre-eixos 5 cm menor que o do sedã, ou seja, 2,2 mm maior que o anterior, chegando a 2,55 metros. A larugra é de 1,73 metros (4,1 cm mais largo) e o comprimento é de 4,10 metros - 21 cm maior que o anterior.
Esse porte coloca o Novo Onix em concorrência direta com modelos que até então ele não disputava, ou seja, VW Polo e Toyota Yaris Hatch. O hatch americano tem dimensões intermediárias entre o Polo e o Yaris.
A dianteira do Novo Onix segue a linguagem de design do Cruze, com grade com abertura dupla, com função de refrigeração na parte inferior, enquanto a superior, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
O modelo das imagens é o topo de gama, Premier. Essa versão traz faróis com projetores, e luzes de condução diurna em LED na base do para-choque. O para-choque tem reentrâncias esculpidas, enquanto o capo conta com frisos na direção longitudinal.
Na lateral, há linhas de estilo, mas suaves e não muito marcadas. No modelo topo destaca-se o friso cromado circundando a área envidraçada e as rodas de 16 polegadas. . A porta traseira tem contorno exclusivo, a coluna “C” é mais larga, e o aerofólio, integrado.
Em relação a parte traseira, o Onix 2020 vem com lanternas com formato retangular, com a largura reforçada - como, ademais, os demais elementos de estilo.
O resultado é uma maior impressão de largura, conferindo um aspecto mais esportivo. As lanternas desta versão são de LED.
O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo.
Interior
As dimensões mais generosas tornaram o Onix mais espaçoso internamente, com ganhos de espaço para ombros e joelhos para todos os passageiros - especialmente os traseiros.
O painel é outro, mas guarda identidade com o modelo anterior, mas agora modernizado. O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade, além do piloto automático.
O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros analógicos nas laterais, e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.
A central multimídia é nova, e bem melhor em relação ao modelo anterior. O design é elegante, delgada e fica posicionada ao centro. Por meio dela controla-se não somente o sistema de áudio e integração com o smartphone e navegação, mas é possível comandar o ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier.
Essa central traz Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável. Sua conexão à internet de alta velocidade permite ainda atualizar sistemas do veículo de forma remota, igual já acontece com smartphones. Um novo aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância.
É importante apontar que a conexão com Internet é paga, e o proprietário precisa comprar um pacote junto a operadora Claro - parceira da GM em conectividade. Após a compra do carro há uma cortesia de 3 meses ou 3 GB, a partir do qual é necessário comprar o pacote de dados.
Os bancos dianteiros agora têm encosto inteiriço. Na configuração Premier pode-se optar por duas composições de tonalidade: preto com cinza ou preto com caramelo.
No compartimento traseiro da cabine nota-se, além das maiores dimensões, o ganho de espaço para os joelhos - agora são 3,6 cm a mais. Na parte central, atrás do porta-objetos central com descansa braço, foram instaladas duas tomadas USB. Mas não há saídas de ar-condicionado.
Como opcionais nessa versão há assistente de estacionamento semiautônomo, ar=condicionado digital automático e sensor de ponto cego. Entretanto, a partida por botão, carregador wireless, acionamento da ignição por botão, câmera de ré, faróis com acendimento automático são de série.
De série ainda airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa. O modelo já foi avaliado pelo Latin NCAP (veja aqui) em relação à segurança, e obteve classificação máxima (5 estrelas para adultos, 5 estrelas para crianças, e Advanced Award - relativo a proteção para pedestres)
Mecânica
O Novo Onix será ofertado com duas opções de motor. Na versão de acesso um 1.0 aspirado, de 82 cv e 10,6 kgfm. Os modelos topo de gama conta com o 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).
Esse motor é turbinado, tri-cilíndrico, mas não tem injeção direta. A arquitetura é de bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, entre outros.
Segundo dados da Chevrolet, o Onix 1.0 Turbo MT com etanol acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos. Os dados do automático não estão disponíveis, mas pode-se esperar algo em torno de 11 segundos com gasolina.
Os dados de consumo, segundo o INMETRO, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
O modelo automático cai 15,7 Km/l e 12 Km/l com gasolina, e 10,9 km/l e 8,6 km/l com etanol.
O novo Onix 2020 transmite uma sensação de maior rigidez de carroceria. A suspensão ganhou um ajuste mais firme, o que evita oscilação demasiada na carroceria. O comportamento dinâmico está melhor e mais "europeu".
Preços
- Onix 1.0 MT - R$ 48.490
- Onix LT 1.0 MT - R$ 51.590
- Onix Turbo - R$ 55.590
- Onix LT Turbo MT - R$ 57.590
- Onix LT Turbo AT - R$ 62.890
- Onix LTZ Turbo MT - R$ 60.990
- Onix LTX Turno AT - R$ 66.290
- Onix Premier - R$ 69.990
- Onix Premier II - R$ 72.590
Conclusão
O Novo Chevrolet Onix Hatch chega com credenciais técnicas e de conteúdo para enfrentar os modelos "premium" dos hatchs compactos - VW Polo e Toyota Yaris, já que é do mesmo porte que esses dois.
Entretanto, o Onix vem precificado certa de R$ 10 mil abaixo de Polo e Yaris com os mesmos equipamentos - o que o torna, pelo menos nesta etapa inicial de vendas, a melhor opcão em termos de custo x benefício.