Agora há uma opção a mais: Novo Onix Plus 2020 (vídeo-avaliação abaixo), que nos traz surpresas, e a primeira delas é o preço da versão topo de gama, Premier, entre R$ 72 mil e R$ 76 mil, dependendo do pacote de opcionais.
Alguns podem questionar um valor acima de R$ 70 em um Onix, no caso, um “Prisma”, e talvez este seja um desafio da GM com esta nova geração do Onix: convencer que o seu modelo agora não é mais um hatch de entrada, mas um modelo médio, que concorre com Virtus, Yaris Sedan e Honda City.
A tarefa pode não ser tão complicada, porque basta observar esse Novo Onix Plus 2020 ao vivo para dirimir as dúvidas, já que o porte do carro evidencia que o ele subiu de categoria. 20 cm maior que o modelo anterior, ele agora mede 4,47 metros de comprimento (VW Virtus, o maior do segmento, mede mede 4,48 metros), ficou 4 cm mais largo, agora com 1,73 metros. A distância entre-eixos é de 2,59 metros, neste caso 6 cm menos que o Virtus, no mesmo nível de Honda City (2,60 metros), e 4 cm maior que o Yaris Sedan (2,55 metros).
Para efeito de comparação com um carro de categoria superior, o Audi A3 Sedan, classificado como sedã grande pelo INMETRO, mede 4,45 metros de comprimento, e tem distância entre-eixos de 2,63 metros. Ou seja, os números corroboram o que os olhos veem: o Onix Plus tem porte quase de um sedã médio.
Mas só porte não faz um carro subir de categoria, é necessário uma mecânica competente, acabamento de bom nível e recursos de conveniência e conforto. Este modelo que avaliamos, o Onix Plus Premier, tem preço sugerido de R$ 76.190 reais em setembro de 2019. O Premier básico custa R$ 72.190, mas este conta com o pacote R8R, que adiciona alerta de ponto-cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento automático e bancos em revestimento preto/cinza.
Evidentemente esses itens se somam aos que já estão presentes no Premier básico: roda de liga leve de 16 polegadas, faróis com projetor, lanternas de LED, sistema de posicionamento diurno em LED, piloto automático com função de limite de velocidade, volante em couro "premium", câmera de ré, carregador wireless, acendimento automático de faróis, abertura com chave presencial e partida por botão.
O modelo traz ainda a central multimídia MyLink de 4ª geração, compatível com Apple Carplay e Android Auto, com conectividade 4G (custa a partir de R$ 30 reais por mês a partir do 3º mês), hotspot wifi e o sistema OnStart de conveniência.
Assim como todos os demais Onix, ele vem com 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, e duas entradas USB para os passageiros traseiros, assim como duas para os dianteiros.
Como anda
O Onix Plus 2020 Premier vem com o novo motor Ecotec de 3 cilindros, 1.0 Turbo, com injeção indireta. A potência é de 116 cv com etanol ou gasolina, a 5.500 RPM. O torque fica em 16,3 Kgfm com gasolina, e 16,8 Kgfm com etanol, em qualquer caso a 2.000 RPM. Esse motor está associado com uma transmissão automática de conversor de torque de 6 marchas.
Essa versão tem peso em ordem de marcha de 1.117 Kg (relativamente leve perante os concorrentes - Yaris Sedan XLS: 1.130 Kg; VW Virtus: 1.192 Kg). Os dados oficiais de performance para o modelo automático apontam que ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 185 Km/h.
O consumo desta versão automática é de 12 km/l de gasolina em cidade, e 15,7 km/l em estrada. Com etanol fica em 8,6 km/l em cidade, e 10,9 km/l em estrada. Em nosso percurso de teste, 50% urbano e 50% rodoviário, o computador de bordo apontou média de 13,5 Km/l.
Na prática o que esses números de performance significam é que o Onix Sedan (Plus) Premier 1.0 Turbo Automático é um carro ágil e responsivo em qualquer regime de rotação (e nesse aspecto não parece se tratar de um carro turbo, já que o torque aparece desde as rotações mais baixas). O carro acelera rápida e progressivamente, sem trancos e com suavidade.
Claro que não é um carro esportivo, mas pode-se dizer que é mais rápido que o Yaris Sedan 1.5 CVT, e mais lento que o Virtus 200 TSI Automático (o VW tem um motor com mais torque - 20,4 Kgfm).
O conjunto motor-câmbio está muito bem harmonizado, e a transmissão troca marchas com absoluta suavidade, sem qualquer tranco ou hesitação, enquanto o sistema de freios (disco na dianteira e tambor na traseira) opera com segurança, mas ficaria melhor se tivesse freios a disco também atrás, como o concorrente Virtus nas versões turbinadas.
A direção com assistência elétrica é extremamente leve em manobras urbanas, e ao mesmo tempo segura em altas velocidades, porque o nível de assistência se reduz. O volante tem ótima empunhadura e o couro de revestimento chama a atenção pelo refinamento. Há comandos de piloto automático (esquerda) e do computador de bordo (à direita) posicionados onde devem ficar - nos dois raios horizontais do volante.
A posição de dirigir é encontrada com facilidade graças ao ajuste de altura e profundidade do volante, e de altura do assento. Como é tradicional no Onix, a posição de dirigir é elevada, oferecendo uma boa visibilidade.
Os bancos do motorista e passageiro são amplos. Nesta versão Premier são do tipo "híbridos" (couro e tecido). A anatomia é adequada e o assento apoia as pernas até o joelho. Em nosso percurso de cerca de 2 horas não houve qualquer sinal de cansaço na lombar - indicando boa conformação estrutural, e um compromisso adequado entre firmeza e maciez.
Um aspecto que deixa claro que este Onix Sedan subiu de categoria é o console central com descansa braço, melhorando efetivamente o conforto ao dirigir. O descansa braço tem um impacto no conforto da condução a longa distância.
Andar com o Onix Plus em velocidade de cruzeiro é um passeio agradável. O carro é muito silencioso (como mostramos no vídeo), e a suspensão está mais "europeia" nessa versão. Não é mais aquela suspensão excessivamente macia do Onix anterior. O novo ajuste contribui para manter a carroceria estabilizada, com menos oscilações, e há um claro ganho em termos de estabilidade direcional e em curvas. Em linha reta, a mais de 120 km/h, pode-se soltar o volante que o carro permanece impávido como um colosso em sua linha reta.
O sistema multimídia com tela LCD sensível ao toque de alta definição de 8 polegadas na área de controle central é rápida, e a conexão com o smartphone é feita por meio de uma tomada USB no console central - evitando assim fios passando à frente do painel.
O espaço para os passageiros traseiros cresceu 3,6 cm na abertura para os joelhos, e há mais volume disponível para cabeça e ombos dos passageiros. Não há descansa braço traseiro, e também fica devendo saídas de ar-condicionado para os passageiros traseiros. A surpresa fica por conta das duas portas USB de carga.
O porta-malas com 470 litros é adequado para a proposta do carro, vem totalmente revestido, mas seu volume é 40 litros menor que o do Virtus (510 litros), mas está no mesmo nível do Yaris Sedan (473 litros).
Custo x benefício
O Onix Plus Premier com o pacote R8R se equipara em termos de equipamentos e recursos de assistência com o Yaris Sedan XLS, que custa R$ 85.990 reais (e tem o teto-solar), e com o VW Virtus Highline, precificado em R$ 84.290 reais.
Ou seja, ele é R$ 10 mil mais em conta que o Yaris Sedan, e R$ R$ 8 mil abaixo do Virtus Highline, estando alinhado em termos de mecânica, espaço interno e segurança (o Onix, assim como os concorrentes) ganhou 10 estrelas no crash test do Latin NCAP (veja aqui).
Conclusão
O novo Chevrolet Onix Sedan Plus Premier 2020 Turbo Automático é uma grata surpresa no segmento. Um sedã com porte, visual agradável e esportivo, bem acabado e equipado, com uma mecânica moderna e eficiente. E com preço entre R$ 8 mil e R$ 10 mil abaixo de seus concorrentes.
Assim, para quem está a procura de um sedã automático na faixa entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, o Onix Plus Sedan Premier deve estar na lista.
Ficha Técnica - Onix Sedan 2020 Automático