A Renault do Brasil tem um "novo" SUV compacto em sua gama: o Stepway, que chega ao mercado em três versões, com preços entre R$ 61.190 e R$ 73.090. Neste artigo avaliamos o modelo top de gama deste SUV, o Iconic Automático.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

As aspas no "novo" que colocamos no parágrafo anterior se deve ao fato de que o Stepway não é exatamente novo e tampouco um SUV, mas nesta linha 2020 ele traz novidades muito bem vindas - a principal delas a ótima transmissão automática CVT, com 6 marchas artificiais, de série nas versões Intense e Iconic.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Ocorre que por suas características, a Renault conseguiu classificar o modelo como "SUV" no INMETRO, de modo que, legal e oficialmente, este carro é um SUV, e não um hatch compacto.



Com a mudança de classificação, o Stepway deixou de ser uma versão do Sandero para se tornar um modelo independente, então ele perdeu o "Sandero" no nome e se chama agora simplesmente "Stepway".

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

A carroceria é a mesma do Sandero 2020, com novas lanternas maiores e de LED, uma frente reformulada e bem resolvida. A altura livre do solo - um dos aspectos que fizeram com que o modelo fosse classificado como SUV - é de excelentes 18,5 mm, 4,5 cm a mais que o Sandero com câmbio manual, o que torna este carro muito prático no dia dia, encarando pisos de baixa qualidade, valetas e lombadas e crateras com desenvoltura típica de um SUV. Até a posição de dirigir é elevada.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Apesar das alterações estéticas externas e do interior que recebeu uma série de aperfeiçoamentos chamarem a atenção à primeira vista, o ponto alto desse modelo na linha 2020 é o conjunto mecânico, formado pelo motor quatro cilindros 1.6 SCe 16V com duplo comando de válvulas variável na admissão, que entrega 118(e)/115(g) cv e 16 Kgfm de torque, associado com o excelente câmbio CVT X-Tronic.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Esse é basicamente o conjunto mecânico do Captur 1.6 CVT, e também do Nissan March/Versa 1.6 16V automáticos, ou seja, um powertrain robusto e confiável, já amplamente testado, e que prima pela suavidade no funcionamento. Não há trancos em trocas de marchas, até porque não há marchas, já que o câmbio automático CVT, do mesmo tipo usado por Toyota Corolla, Honda Civic e HR-V, tem relação "continuamente variável", ou seja, há infinitas marchas.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Apesar de não haver marchas fixas, caso o motorista queira trocá-las, há o modo de operação sequencial, com seis marchas simuladas criadas pelo sistema de gerenciamento da transmissão. Basta colocar a alavanca na posição esquerda, e reduzir com movimentos à frente, e avançar puxando a manopla para traz. Nessa situação também a suavidade é plena, e, apesar disso, melhor deixar o câmbio operar sozinho em "Drive", já que o sistema funciona de forma mais eficaz e eficiente operando sem intervenção do motorista.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

As acelerações do Stepway X-Tronic são constantes. Com gasolina, segundo teste da revista Quatro Rodas, o modelo abastecido com gasolina chega aos 100 km/h em 12,3 segundos. O consumo do combustível fóssil é de 10 km/l de gasolina em cidade, e de 13,4 km/l em estrada. No nosso percurso, cidade e estrada, ficamos em 12 km/l, conforme medição do computador de bordo.

Comportamento dinâmico

O Renault Stepway com sua suspensão elevada é ótimo para transitar em vias de baixa qualidade, isolando bem a cabine das irregularidades do piso. Ralar a dianteira a parte de baixo do motor é quase impossível. Entretanto, a contrapartida é a maior rolagem da carroceria em curvas contornadas em velocidades de cruzeiro em estradas asfaltadas.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Nada que comprometa a segurança, mas também não há como fugir disso em Sandero e Logan com transmissão CVT, já que todos os modelos automáticos vem com essa suspensão. Quer um modelo mais baixo? Deve-se optar por um Sandero ou Logan com transmissão manual, ou um Sandero RS. O Stepway ganhou ainda 14 Kg de reforços estruturais na carroceria.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

A direção tem assistência eletro-hidráulica, de modo que ela não é tão leve quanto uma direção elétrica, mas em manobras urbanas ela é leve, e a assistência reduz-se à medida que cresce a velocidade, tornando a condução mais segura em velocidade.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Este modelo, assim como todos os Sandero e Logan com transmissão automática, ganhou de série o controle eletrônico de estabilidade, o controle de tração e o hill assist. Enquanto os dois primeiros atuam em situações nas quais o motorista abusa, o Hill Assist é notável logo à primeira parada em aclive, já que o sistema mantém o carro parado por alguns segundos quando se tira o pé do freio, permitindo deslocar o pé para o acelerador com tranquilidade, sem o risco de o carro deslizar para traz.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

O Stepway CVT é um carro que tem um ajuste que privilegia o conforto, com suspensão macia, direção leve e posição elevada de condução. A posição de dirigir é boa, com ajuste de altura do assento e de inclinação do volante, mas poderia ser melhor se houvesse o ajuste de profundidade do volante e um descansa braço central.

Design

A estética agrada, o para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata reforçam o visual SUV. As lanternas traseiras em LED têm máscara preta. O Stepway tem uma assinatura luminosa exclusiva.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Na lateral as rodas de 16 polegadas com pintura diamantada, e fundo na cor cinza Erbe, contribui para diferenciar este modelo do Sandero.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Internamente, o Stepway na versão Iconic traz o volante do Caputur com a assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante. Os bancos são novos e com mais apoio lateral graças às abas mais pronunciadas. O painel tem detalhes em black piano, há novo sistema de iluminação indireta noturna, e os comandos de vidros elétricos estão agora agrupados no painel de porta do motorista, em posição que honra a ergonomia.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

O modelo vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

Por fim, há ainda bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

Concorrentes

O Renault Stepway 2020 tem como seus principais concorrentes as versões aventureiras de Chevrolet Onix (Onix Activ), Ford Ka (Ford Ka FreeStyle), Hyundai HB20X. E ainda o Tiggo 2, que é o SUV compacto da Caoa Chery.

Chevrolet Onix Activ 2019

O Stepway tem preços começando, em julho de 2019, em R$ 61.190 reais, com motor 1.6 Flex e transmissão manual, mas já com sensores de estacionamento dianteiro, 4 airbags, alarme, faróis de neblina e rodas de 16 polegadas.

Hyundai HB20X 2019

Nesse preço ele é R$ 1.100 reais mais barato que o Onix Activ 1.4 Manual, que tem preço de R$ 62.290 reais em julho de 2019. O Onix perde para o Stepway por ter apenas 2 airbags, não tem sensores de estacionamento, mas ele já vem de série com o MyLink compatível com apple carplay e andrroid auto (recursos que só está na versão intense). O HB20X Manua é mais caro ainda, partindo de R$ 63.990 reais na versão Style. O Ford Ka FreeStyle não tem versão manual com motor 1.5, apenas automática. E o Caoa Chery Tiggo 2 é mais barato, custa R$ 60.590 reais, com transmissão manual.

Ford FreeStyle 2020

Já no caso dos modelos automáticos, o Stepway leva vantagens. Mesmo sendo mais caro, partido de R$ 70.990 reais, ele traz ESC, ASR, Hill Assist, 4 airbgs, e uma central Multimídia compatível com Apple Carplay e Android auto, piloto automático, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas.

Caoa Chery Tiggo 2 Automático

O Onix Active parte de R$ 67.990 reais, R$ 2.200 reais mais barato, mas com motor 1.4, não tem ESC/ASR/HilL Assist e apenas 2 airbag. Já o HB20X Automático custa R$ 67.990 reais, mas só tem 2 airbags, não tem piloto automático, e nem ESC/ASR/Hill Assist. O HB20 completo custa R$ 74 mil - R$ 3 mil a mais que o Stepway Iconic topo de linha.


Renault Stepway 2020 Automático

Os dois são bem menores que o Stepway. O Onix e o HB20 medem 3,9 metros, cerca de 15 cm menor que o Stepway, tem menor entre-eixos (9 cm a menos) e menor porta-malas. O Ford Ka FreesStyle custa 68 mil com câmbio automático, tem mais airbags (6), mas o porta-malas é de apenas 257 litros. É é 15 cm menor.

Caoa Chery Tiggo 2 Automático
Caoa Chery Tiggo 2 Automático - interior
E por fim o Caoa Chery Tiggo 2, automático, a R$ 70 mil reais, é um SUV com cerca de 4,2 metros, porta-malas maior, mas apenas 2 airbgas. É fabricado no Brasil, mas peca pelo câmbio automático de apenas 4 marchas.

Caoa Chery Tiggo 2 Automático

Em resumo, o Renault Stepway Automático oferece melhor custo x benefício que Onix Active e HB20X, tendo como vantagens os recursos de segurança, maiores dimensões e mais espaço interno, além de itens como sensor de chuva e crepuscular.

Conclusão

Renault Sandero Stepway 2020 Automático

O Renault Stepway 2020 mantém o bom espaço interno dos modelos anteriores, e agrega valor com a nova transmissão automática, melhor acabamento interno, e boa lista de itens de série. O preço é muito competitivo, mesmo nesta versão Iconic, de mais de R$ 70 mil, em face da lista de equipamentos.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Cross Up! não existe mais. Agora o concorrente é o Up! Extreme, sucessor do Cross. O Up! Extreme custa 55k, ou seja, 7k a menos que o Stepway mais boqueta que tem. O Extreme tem motor 1.0 TSI De 105 cv e 170 Nm de torque, que espanca esse Stepway jurássico sem dó nem piedade.
      UP! é 5 estrelas, e o Sandero zero estrelas.
      Up! Extreme, melhor, anda muito mais, melhor acabamento e bem mais seguro.

      Excluir
    2. Claro que Stepway é melhor ... O UP é carrinho minúsculo .

      Excluir
    3. O Stepway é menos seguro, anda menos, bebe mais, pior acabado. E é R$ 7 mil mais caro. Ele só ganha no porta-malas. Nos demais quesitos, Up! Extreme superior.

      Excluir
    4. nao tem nem o que comparar STEPWAY sem sombra de duvidas, nao tem nem o que pensar. passa por cima do upzinho mostrador de lata internamente.

      Excluir
    5. O turbo do up andou dando muito problema de vazamento.

      Excluir
  2. Não é fácil ver um carro desse a 70 mil. Parece ironia, mas é sacanagem mesmo. Que fase heim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me refiro a qualquer carro dessa categoria nesse preço, inclusive polo e companhia

      Excluir
  3. No momento estou com um Sendero com apenas 14000 km da movida. O carro tem se mostrado bem econômico. Além da boa oferta de espaço, porta malas, e desempenho bom para o porte do carro.

    ResponderExcluir
  4. O Onix Active tem sensor de estacionamento e Câmera de ré de série.
    Atualiza aí .

    ResponderExcluir
  5. tem que ser muito burro pra fazer essa comparação .

    ResponderExcluir
  6. Maior golpe da indústria automobilística brasileira!

    ResponderExcluir
  7. Fizeram no inmetro a mesma coisa que fizeram com o compacto polo, mas como o animal do Carlos prega, esse aí é mais um concorrente do t-cross.

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que usa aqueles tapa olhos utilizados em cavalo puxadores de carroças no interior,só olham pra frente e veem VW. Acordem o mundo não é só VW pois aqui no Brasil ela não chega a 16% isso significa que 84% nem dão bola pra ela.

    ResponderExcluir
  9. O carro ficou bem interessante. Uma vez viajei num Stepway de Bsb a Cwb, foi bacana, apenas o desempenho não é lá grandes coisas.

    ResponderExcluir
  10. Com a chegada dos novos Sanderos, o polo (que é de uma categoria acima) de repente ficou R$ 10 mil mais barato, em todas as versões. Que coisa não. Reclamem agora que o polo é caro....kkkkkk. Um absurdo os preços desse automóvel.

    ResponderExcluir
  11. Esse SUV concorre com T-Cross?
    O painel do SUV Stepway é mais bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não concorre. Mas se concorresse com o VW seria superior.

      Excluir
  12. Eu comprei um Stepway automático, estou gostando muito! Na estrada no alcool fiz uma experiência entre 90 e 100km fiz 12.4km/h e em 120 e 130km fiz 10.5km/h e so tinha 3000km rodado.
    Hoje na cidade faço 7.5 na gasolina e está melhorando.

    ResponderExcluir
  13. Prefiro meu HR.V 1.8 2019... top e econômico. Vou trocar por um 1.5 turbinado.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma Stepway top de linha o carro tem dois problemas se é problema ,a direção elétrica um pouco pesada e a suspensão pouco dura, mais o resto dá um banho nos outros comentados aí acima , dirigibilidade, econômia, espaço, equipamentos e a Renaut não quebra é bom demais, já tive vários carros novos e usados ,mais além da estética o Stepway é muito bom , vou trocar por outro novo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem