Car.blog.br

Pesquisar este blog

Avaliação: Renault Sandero RS 2020 - preço, detalhes e impressões ao dirigir

Categorias: , , , , 59 Comentários

A Renault do Brasil apresentou esta semana a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway, com novidades mecânicas, estéticas, de segurança, tecnologia e no interior. Neste artigo relatamos nossas impressões sobre a versão que menos mudou na linha, esportivo RS 2.0.

Renault Sandero RS 2020

Nós avaliamos o carro nas excelentes rodovias e vias urbanas do interior de São Paulo, na região de Campinas, tipo de piso adequado para a proposta essencialmente esportiva deste Sandero RS 2.0 2020.



Assim como os demais Sandero, o RS 2.0 recebeu nesta linha 2020 um facelift com novas lanternas traseiras de maiores dimensões e que invadem a tampa do porta-malas, novo sistema de posicionamento diurno em LED. O interior recebeu um upgrade em termos de qualidade de materiais, nova central multimidia compatível com Apple Carplay e Android Auto.

Renault Sandero RS 2020

Externamente, o Sandero RS 2.0 2020 ainda se diferencia do modelo vendido até então pelas novas rodas de 17 polegadas, nova grafia dos elementos decorativos nas laterais. A suspensão continua firme e rebaixada em relação do Sandero convencional, o que, além de garantir melhor comportamento dinâmico, reforça o aspecto esportivo do hatch.

Renault Sandero RS 2020

No geral, o Sandero da atual geração, com suas linhas limpas, é um modelo bem proporcionado e a economia de linhas de caráter (como as laterais) melhoram o visual do carro, e reforçam o aspecto muscular dos para-lamas.

Renault Sandero RS 2020

É certo que design é uma questão com alto teor de subjetividade, mas é inegável que este Sandero RS 2.0 tem um conjunto de elementos estilísticos que funcionam corretamente e dão ao carro uma aparência de verdadeiro hot hatch.


Interior

Na cabine, algo muito semelhante acontece no exterior: detalhes de esportividade que se somam à base já conhecida. O interior do Sandero é um dos mais amplos no seu segmento. O aspecto interior é de austeridade, mas nesta linha 2020 o modelo recebeu materiais de maior qualidade.

Renault Sandero RS 2020

A maior diferença proporcionada pela versão RS são os bancos dianteiros com orientação esportiva (um pouco mais rígidos e com melhor apoio lateral), complementados por um estofamento com detalhes de “competição”. São bancos estilo Recaro, muito anatômicos e que seguram o corpo do motorista em curvas.

Renault Sandero RS 2020

A posição de condução é correta, o volante tem pega excepcional, e o couro de revestimento transmite qualidade. Há ajuste de inclinação do volante, mas não de profundidade, o que limita um pouco encontrar a posição ótima de condução para biotipos mais distantes do médio. Para motoristas até 1,80 metros não há problemas, mas para os maiores, pode complicar.

Renault Sandero RS 2020

Quando se usa o Renault Sandero RS 2.0 como um carro convencional, ele oferece amplitude nos bancos traseiros, e um excelente sistema multimídia agora competível com o Apple CarPlay e Android Auto, com tela de grandes dimensões, muito visível, e que contempla ainda o sistema de áudio e conexão Bluetooth para o telefone. Não é "o último dos últimos" , mas funciona bem.

Renault Sandero RS 2020

Em relação aos itens de conforto, há ar-condicionado digital com zona única de climatização, vidros e travas elétricas, direção com assistência eletro-hidráulica - com ajuste mais firme que o dos demais modelos, para reforçar a esportividade.


Segurança

Renault Sandero RS 2020

Boas notícias neste quesito: vem de série com controle de estabilidade ( ESP ), controle de tração, 4 airbgas. Os freios são excelentes. Possui generosos discos de quatro rodas (280 mm para frente e 240 mm para trás), que são complementados pelo sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).


Motor e transmissão

A chave para a esportividade do Sandero RS está, é claro, sob o capô. Ele carrega o conhecido motor 2.0 16V. É aí que os engenheiros da Renault Sport trabalharam para obter 150 cv de potência e 202 Nm de torque (nada mal, para um motor atmosférico). O motor está associado com uma transmissão manual de 6 marchas, com relações muito curtas, muito apropriadas para uma passagem de marcha rápida e alta rotação.

Renault Sandero RS 2020

Segundo a Renault, o Sandero RS 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 202 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 6,9 km/l de etanol em cidade, e 7,7 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 9,9 km/l e 11,1 Km/l, respectivamente. Um consumo elevado - o preço a se pagar pela "esportividade".

Comportamento dinâmico

Andamos com o Sandero RS 2.0 em estradas de ótima qualidade, que é o habitat deste carro, assim como um autódromo. O motor 2.0 aspirado responde pronta e progressivamente, sem o "soco" proporcionado pelos motores turbo. Entretanto, explorar todo o potencial do Sandero RS só é possível em autódromos, e não em vias públicas.

Renault Sandero RS 2020

O carro é colado no chão, a direção firme e direta e o conjunto de suspensão transmite muita segurança ao motorista. Como o motor não causa aquela explosão de performance típica de carros turbo, fica a impressão que está até sobrando carro para o motor. O fato é que o Sandero RS é um carro pronto para receber cavalos adicionais em preparações.

Renault Sandero RS 2020

Isso porque o motor aspirado tem muito espaço para retirar muitos cavalos dele, e como o conjunto de suspensão, freios e direção parece super-dimensionado para o motor, caso a preparação seja parcimoniosa, não há necessidade de alterar esses componentes.

Renault Sandero RS 2020

A estrutura do carro é reforçada em pontos estratégicos, os amortecedores e molas são mais rígidos e as barras de torção são mais resistentes. Os quatro centímetros que o carro está mais perto do chão não só tem uma função estética, mas também o centro de gravidade.

Renault Sandero RS 2020

Outro aspecto fundamental é a direção, que possui assistência elétrica-hidráulica variável, inversamente proporcional à velocidade do motor. Ou seja, em maior velocidade e velocidade, a assistência diminui e a direção se torna mais rígida e direta.


Tudo isto é complementado por três modos de condução: Normal (com o ESP permanentemente ligado e um mapeamento de motor que privilegia o conforto e o consumo de condução), Sport (parcialmente desconecta o ESP e aumenta a sensibilidade do acelerador) e RS (Desconecte o ESP completamente e deixe o carro 100% livre para a perícia do piloto) Recomenda-se usar o último modo somente na pista.

Renault Sandero RS 2020

Conclusão

O Renault Sandero RS 2.0 2020, precificado em R$ 69.990 reais - o que evidencia que este é o carro esportivo mais acessível do nosso mercado.

Renault Sandero RS 2020

E o termo "esportivo" é fundamentado em um conjunto de credenciais suficientes para que possa ser levado às pistas, não para quebrar recordes de tempo - ao menos com o motor original - mas sobretudo para diversão.

59 comentários:

  1. Anda menos que o Up tsi. Custa 15k a mais. E é menos seguro.
    Carro poser. Nada além.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca na pista, pra vê se o UP TSI não faz curva igual busão.

      Excluir
    2. Que mané pista...o que importa é na cidade e estrada que o Up tsi humilha sem do.

      Excluir
    3. Só na tua cabeça Carlosvw.

      Excluir
    4. Up tsi não passa de 180 otários.

      Excluir
    5. Prova que o jumento do blog é idiota, o Sandero vai a 202 kms/h e o tal brinquedo da vw sequer passa de 175 Kms. Seja um poucoais inteligente antes de vomitar no blog.

      Excluir
    6. Mas que sanderette brava!!!
      Esse Sandero levou zero estrelas no Latin ncap.. O um l3vou 9 estrelas.

      Ou seja esse Sandero e uma cadeira elétrica. Carro bom para suicidas .

      Excluir
    7. Não levou zero nenhum,você é pior que um petista teimoso achando que o Lula é inocente e só vê essa merda de Up ou outro carro da VW como melhor em tudo. Você é um imbecil Carlos.

      Excluir
    8. Confesso que Sanderette foi boa kkkkkkk

      Excluir
    9. Haroldo, quem é imbecil é quem defende o DESGOVERNO BOLSONARO, deixa de ser ridículo!

      Excluir
    10. NAO SABIA QUE AS PESSOAS COMPRAVAM CARRO PRA FAZER CORRIDA.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. Up TSi tem 4 airbags? Tem controle de estabilidade? Mais que isso, é bonito como esse RS? Não, não e não!

      Portanto, Carlos4Carros, seu comentário desponta para a irrelevância.

      Excluir
    13. Carlotinha não cansa de passar vergonha, up Tsi não dá pau nem na carrocinha de pipoca do seu Zé, que aliás, é melhor acabada. kkkkkkk

      Excluir
    14. só esse fã boy de marca do carro do povo que nem tem carro e nem pelo menos uma carriola deve ter pra falar tanta M... pra quem gosta de tijolo com rodas e paga 65k ta bom né ? então ta

      Excluir
    15. O Up não anda mais que o sandero não! mas numa batida frontal a 65km/h entre Up e sandero quem sai vivo do carro?

      Excluir
    16. Aí não dá pra saber, já vi carro considerado seguro bater de frente com gol e o cara morrer.

      Excluir
    17. kkkkk querer comparar up com o sandero pra pista é de lascar.....
      carlos é rachador de 0-100 em semaforos.... isso se tivesse carro né

      Excluir
    18. Esse carlos4carros anda de bicicleta mas quer opinar sobre carros e dizer que bom mesmo é o up caixa de sapatos TSI...onde ele ouviu falar q up TSI anda mais q Sandero rs? Só pode estar bêbado ou drogado...rs

      Excluir
    19. Essa foi boa...Nem aqui nem na Alemanha(UP GTI).

      Excluir
    20. Teu cu que anda sandero RS desaparece na frente do up

      Excluir
    21. O up já perdeu pro RS numa arrancada feita pelo canal acelerados. Vá se informar.

      Excluir
  2. Conseguiram melhor um pouco o que já era muito bom. indiscutível a melhor compra abaixo de 90k...sem duvidas.

    ResponderExcluir
  3. Péssimo de consumo, e esses números pra quem vai fazer uso urbano são piores, 7.5km/l com gasolina na cidade deve ser o consumo real, essa é a realidade, um falso esportivo com motor grande pra andar na cidade, melhor economizar e pegar UpTsi que mesmo no álcool é mais econômico e oferece lampejos de esportividade na cidade.

    ResponderExcluir
  4. Esse argumento de velocidade máxima é só falácia. Onde no Brasil se pode andar com velocidade de 200km? Não em rodovias. O que interessa é o torque e a faixa de rotação que ele é entregue, se o torque é oferecido em baixa, logo se tem uma sensação de maior "esportividade", falando em carros urbanos.

    ResponderExcluir
  5. Autentico Posto de Combustível.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Nada ver, esportivo mesmo tem que ser manual, automático é pra piloto nutela.

      Excluir
    2. HAHAHAHAHAHA

      PORSCHE
      FERRARI
      LAMBORGHINI
      CORVETTE

      Tudo "nutella", de acordo com os comentaristas "ixpertões"

      Excluir
    3. HAHAHAHAHAHAHAHHAH,
      F, Indy e qualquer esporte PROFISSIONAL de corrida, pelo seu 'entendimento' são carros todos com cambio automático né???? 'ixpertões' ...mané.
      Quer esportividade, dirigi no manual, se não compra um Tesla e fica sentado dormindo enquanto o carro anda.. Nutelão

      Excluir
  7. Up TSI é tão bom que nem vende...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de falar asneira, ups tdo vende muito mais que essa porcaria de Sandero RS

      Excluir
  8. Tenho um RS. Carro é show. Toneladas de prazer ao dirigir. Nao precisa fazer nada pra participar de track days. Com gasolina o consumo é na média. Com alcool bebe mais. Aliás, bebe mais mesmo porque qdo vc dirige o pé pesa. Quanto ao UP Tsi, só é melhor em retomada (dependendo da situacao) e empata na máxima. Em curvas, tadinho, guenta não. Mas é um excelente carro. Pena q a VW não venda o UP Gti aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UP foi um projeto da VW que não deu certo como eles queriam, era para substituir o Gol, tanto que este parou de ser fabricado uns 2 ou 3 anos, mas agora voltou novamente, e UP vendendo cada vez menos.

      Excluir
    2. Oi? Quem parou de ser fabricado?

      Excluir
    3. 2014 e 2015 não teve versões de Gol, justamente não foi fabricado em função para dar enfase ao UP, o qual teve ótimas vendas em seu lançamento mas hoje perde até para o próprio Gol.

      Excluir
    4. Hã? Quê? E o gol 2015 do meu irmão é uma miragem?????

      Excluir
  9. Não achei o consumo ruim, 9.9km/l na gasolina na cidade está na média de um HRV, por exemplo!

    ResponderExcluir
  10. Mas que maçaneta horrível! Parece do Palio 98!

    ResponderExcluir
  11. Como o editor disse gosto é muito subjetivo. O Sandero até quentinha melhorado nas últimas plásticas. Mas agora ganharam legal nessas lanternas traseiras, gambiarra horrorosa. Pra não gastarem com modificações nas prensas deixaram um apêndice na lanterna totalmente desproporcional a lanterna da tampa do porta malas. Horroroso! Coisa de funilaria de fundo de quintal. Não vi ainda a qualidade dos plásticos e do acabamento interno da linha 2020, até a linha 2019 chega a ser nojento de ruim até no Suster. Mas continuo com a minha opinião que Sandero, Logan e Suster só levam uma vantagem em relação aos concorrentes que no espaço interno e porta malas. De resto não vejo pq de comprar esse trio horroroso.

    ResponderExcluir
  12. 0 a 100 em 8 Segundos o Sandero RS anda mais que Polo TSI. Nao se esqueçam que Sandero agora tem 4 Airbags e o UP só 2 Airbags.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Up usa motor 1.0 e o Sandero um enorme 2.0 jurássico e beberrao.

      Excluir
  13. O Sandero RS não um carro de visual esportivo apenas. O RS tem um conjunto mecânico com diferenciais do restante da linha.
    Não se compara com carros TSI da VW. Andam muito bem, são seguros mas a proposta não é esportiva.
    O UP não é esportivo mas é divertido porque é leve com um ótimo conjunto mecânico.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. muito top os carros franceses....quem já viu os alpines da vida...carros da ds.essa nova geração....eu fico a refletir sobre o preço

    ResponderExcluir
  16. Uma bosta. Não faz o menor sentido usar um 2.0 aspirado em 2019. Carro pesado e beberrão.

    ResponderExcluir
  17. Pode ter todos os defeito, motor antigo, bla..bla..bla.. mas é bem legal o carro. Unico esportivo a preço considerado baixo.

    ResponderExcluir
  18. Chegou na hora certa, eu estava de olho em um polo lá na Sorana e, eu estava decidido em ir lá no sábado pra tentar fechar negócio ,como não vai ser o carro principal para viagens em família ,vou de Sandero :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois não adianta arrepender.

      Excluir
    2. Vendi meu Polo Highline por ser uma MERDA de consumo e desempenho. Passa sufoco de gol 1.6 8v, câmbio do tempo do Bora.
      Esse Carlos é um fanfarrão. Quer um carro esportivo e acessível 0Km, não pense duas vezes: Sandero RS na cabeça.
      Ou faça como os outros: “tenho medo de revenda depois, vou comprar algo que não me atende só por isso. Se pensar assim: compra um Ônix e tenha o melhor carro do mercado de usados e nenhum prazer de verdade em dirigir.
      Quem disse que existe Ferrari automática, se engana e muito. Todos carros esportivos de verdade utilizam câmbios AUTOMATIZADOS, com exceção de um ou outro esportivo americano.

      Excluir
  19. Carro poderia deslanchar nas vendas com preço na casa dos 39.900 iniciais.... Por 46.000 tem opções melhores.

    ResponderExcluir
  20. Tu em Carlos doente pra tu só Wolksvagem bom up TSI eum ótimo carro amei este carro .o Sandero RS já dei um boa andada bom carro corre bem falta segurança certo Carlos doente . agora o que importa Carlos doente e vendas Carlos doente aí no mundo o Sandero vem muito muito mais tu vai ter um infarto Carlos doente tem calma

    ResponderExcluir
  21. poderia ter uma sexta marcha mais longa para andar na estrada e baixar o giro e o consumo...

    ResponderExcluir
  22. Boa reportagem do blog, o vídeo muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Tem um idiota aqui que está dizendo que o UP anda mais que o Sandero rs mais nem fudendo.

    ResponderExcluir
  24. olha entâo o teste do acelerados o up tsi tomando benga do sandero R.S. antigo kkkkk

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.