Car.blog.br

Pesquisar este blog

Alfa Romeo fracassa novamente frente às alemãs premium

Categorias: , , , 39 Comentários

A Alfa Romeo era um dos pilares da estratégia do então CEO da FCA, Sergio Marchionne, morto em 2018, para o fortalecimento da empresa. A montadora de carros pretensamente premium italianos deveria ter se consolidado como uma competidora da Audi, BMW e Mercedes-Benz, funcionando como vertedouro de lucros para o conglomerado. Mas não funcionou: as vendas da Alfa desabam, e as principais apostas em termos de produto fracassaram.

Alfa Romeo Giulia

A FCA colocou muito dinheiro no relaçamento da Alfa Romeo, e o objetivo era o de atingir 400.000 unidades vendidas em 2018. Mas os números não chegam a 10% disso, com vendas totais de 33.400 unidades. Em em 2019 o desastre continua, com registros indicando quedas de 40% frente a 2018.

Alfa Romeo Giulia

O declínio da Alfa Romeo é explicado pelo fato de que os recentes produtos da marca não chamam a atenção e não lograram êxito em competir com os alemães. O sedã pretensamente premium Giulia enfrenta uma situação dramática. Suas vendas caíram 44% em 2019 - um número que não é nada perto do que vendem Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C - todos acima de 40.000 unidades por ano. Com apenas três anos no mercado, o Giulia já se apresenta como se fosse um modelo antigo.

Alfa Romeo Stelvio
Outra aposta da Alfa, o SUV pretensamente premium Stelvio, lançado em 2017, não disse ao que veio. Logo em 2018 as vendas caíram 18%. Quais os motivos? Primeiro, seus rivais, SUVs verdadeiramente premium como Porsche Macan e BMW X4 foram atualizados. E também pelo fato de que o Stelvio não é um SUV familiar como o Audi AQ5 e nem um SUV esportivo como o Macan.

39 comentários:

  1. E aí fiateiros? Alguma explicação? kkkkkkk tem um tal de Carlos que vai deitar e rolar kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Kd o tal de Zigfritz Tazogh que adora somar as vendas das marcas da FCA no Brasil como se isso tivesse qualquer relevância mesmo que pífia além do planeta e da sua cabecinha acéfala? kkkk
    Aguardando explicações acéfalas e totalmente sem fundamento em 1, 2, 3 já! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que achava que esse tal de Zigfritz era o CEO da FCA ! kkk

      Excluir
    2. Nem aguarde explicações. Aquele lá só consegue dizer "FCA X, GM Y, VW+Porsche+Audi Z".

      Excluir
  3. Oi Carlos doente a matéria fala bem Audi AQ5 também do Macan até doente Carlos

    ResponderExcluir
  4. A engenharia alemã não se compara a italiana. Uns 15 anos além 😈

    ResponderExcluir
  5. Uma correção ao título: em vez de "alemãs premium", o correto é "alemãs premium e supra-premium", já que Mercedes e BMW são premium e Audi é supra-premium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom aluno aplicado sempre fixa bem as lições ministradas por seu mestre!

      Excluir
  6. Fracassa como? Uma marca de 2 carros atualizados e outros antigos que juntos São menos de 6 carros sendo comparada com marcas de mais de 30 carros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alfa tinha planos muito ambiciosos com uma gama de produtos menor que a Volvo ou a Jaguar e isso é muito, muito difícil!!!

      Além disso, apensar de incontestável beleza, seus produtos carecem de qualidade e robustez (infelizmente), pois a FCA tem sido muito porca no trato com seus produtos. Os únicos produtos da FCA que são verdadeiramente bons são os da CNH (Case - New Holland) e que são máquinas e equipamentos para construção, mineração e agricultura.

      Excluir
    2. Existiu a Fiat Ferroviária também que foi comprada pela Alstom.
      O trem pendular é criação dela.
      https://youtu.be/-Bp5Ln8kXMc

      Excluir
  7. Pessoal convenhamos: A VW queria 6000 T-Cross e esta por volta de 1500/mês, agora querer 400 mil e não atingir nem 10%, ta pior que Dilma, que iria dobrar a meta, quando atingisse a meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal de baixo Qi, popularmente conhecidos como burros, não sabem ler números. Números é algo que não entra na cabeça deles. Olha esse aí em cima, não sabe nem ver na listinha que o T-Cross está emplacando 3.000 unidades todos os meses e que este mês vai superar isso facilmente.
      É complicado ser burro. Escreve e só sai besteira.

      Excluir
    2. "Bom" foi o TEMER e é o Bolsoasno, que nos entregam 13 milhões de desempregados e mais 15 milhões de subempregados, renda em queda, salário e queda, direitos em queda, empresas e patrimônio público vendidos a preço de banana, entrega das nossas riquezas, ZERO OBRA, só destruição, sem falar nos ministros MEDÍOCRES E IMBECIS do atual desgoverno.

      Excluir
    3. É tão covarde que se "identifica" como Unknown... Como se não fosse o PT quem entregou essa desgraça toda que estamos tentando consertar...

      Excluir
    4. zACCHI, É BRINCADEIRA o seu desconhecimento.
      Pegue as estatísticas, os dados, IBGE, Fundação Getúlio Vargas, Caged, o que você quiser.
      O PT tirou o Brasil da miséria, o Brasil quebrado da era FHC, endividado, sem emprego, com inflação alta, salários baixos, devendo para o FMI, sem reservas internacionais.
      LEIA em vez de escrever por pura ignorância e ser papagaio de pirata da golpista Rede Globo.
      A miséria votou graças ao GOLPE de 2016, com Temer, Bolsoasno e todos os liberais ladrões do dinheiro do povo e das riquezas do Brasil.

      Excluir
    5. Como discussão com petista é igual a dar murro em ponta de faca, só posso dizer que:
      #lulatapresobabaca

      Excluir
  8. A FCA continua sofrendo com a imbecilidade da família Agnelli/Elkann!!! É essa administração familiar (porém de péssima qualidade) que vai matar esse antigo conglomerado industrial (que já foi o maior da Europa!!!).
    Existem empresas familiares administradas com maestria sim e que, se continuarem na mesma linha, nunca precisarão de administradores externos, mas não é o caso da Fiat que deveria:
    1. Vender marcas como COMAU, CNH e se desfazer totalmente da Marelli;
    2. Criar plataformas automotivas nos moldes da MQB e MLB (Volkswagen);
    3. Definir as estratégias de cada marca:
    a. Fiat: baixo custo pra brigar com Seat, Dacia, Skoda...
    b. Lancia pra brigar com VW e PSA por exemplo;
    c. Alfa Romeo pra brigar com a tríade alemã;
    d. Maserati no "andar de cima - luxo e exclusividade;
    e. Ferrari para além da imaginação;
    E é óbvio que deveria investir em qualidade e diversificação. Além disso, ao invés de ter tantas marcas diferentes no mesmo grupo, vende o que não agrega valor e cria um centro de estilo unificado.
    Potencial tem sim... Italianos fazem máquinas operatrizes ótimas, superesportivos avassaladores, motos maravilhosas entre tantas outras coisas!!!
    Precisam é deixar de serem teimosos...

    ResponderExcluir
  9. A FCA teve a chance de vender a Alfa para o Grupo VW mas por soberba não quis; aí sim iria ter seu devido valor como marca de ponta. Italianos são um fracasso, vai acabar sumindo a marca.

    ResponderExcluir
  10. Matéria tendenciosa e manipulada.

    E as vendas do Golf que cairam, despencaram nas Américas, por que não falam. Tanto despencaram que pararam de ser fabricados!

    A Alfa é pequena perto das grandes marcas, nunca teve a pretensão de concorrer em vendas.

    Como produtos os ALFAS são excelentes, isso é o que vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente não o são... A revista americana "Car And Driver" fez um teste de 40,000 milhas com o Alfa Romeo Giulia QV e o resultado foi ruim, o teste instrumentado com o Stelvio também não convenceu e onde está o problema???
      Diferentemente do que os babacas fanboys da VW aqui falam, o motor e a transmissão foram dignos de elogios, inclusive motores menores ao 2.9 V6 que equipa a versão QV foram muito elogiados, porém é no sistema elétrico e na qualidade do acabamento que a Alfa tropeça... Isso tem refletido muito negativamente com seus clientes, que não conseguem confiar na marca.
      O design da Alfa está muito diferente da década de 90 e anos 2000, onde havia uma harmonia entre desenho, acabamento e powertrain e que se perdeu com o tempo porque ficou parada...
      Temos que reconhecer que, infelizmente o grupo FIAT vai mal, muito mal fora da LatAm e da Turquia...

      Excluir
    2. E por acaso a revista Car and Driver é referência para alguma coisa? Desculpe, mas isso não é referência para mim.
      Veja lá qual o SUV original detém o recorde em Nurburgring: Stevio.
      Depois do dieselgate marca alemã alguma tem moral para criticar outras marcas rivais.

      Excluir
    3. Ser o mais rápido em Nürburgring é por um acaso o maior mérito? No caso do Giulia, foi uma avaliação de 40.000 milhas (60.000km) e acho que deve ser bem palpável com a realidade...
      A C&D tem muito mais moral que muita gente e muito palpiteiro não acha?

      Excluir
    4. A alfa devia concorrer com o trio parada dura alemão e fracassa feio,o Stelvio não é superior aos rivais Alemães e ao XC60.

      Excluir
    5. Unknown, se acha mesmo, eita cabra da peste ! Deve ser um PETRALHA enrustido

      Excluir
    6. A verdade sempre afeta os idiotas, quanto mais prova você dá, mas os idiotas se apegam a TERRA PLANA e outras cretinices dos direitistas imbecis.

      Veja o vídeo e aceite que o Stevio é o recordista, o resto é choro de alienado!

      Excluir
    7. O Stelvio nem pinta de SUV tem,chega perto de um parece um Giulietta bombado com a frente do Giulia,esse carro tem menos equipamentos que os rivais,só é atrativo na versão com motor v6 biturbo

      Excluir
  11. ALFA STEVIO, recorde em Nurburgring:

    https://www.youtube.com/watch?v=HrU00xoUy8A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://m.carcomplaints.com/Alfa_Romeo/Stelvio/electrical/

      Excluir
  12. Nunca me dirigi a sua pessoa, por simplesmente ignora-lo, mas tenho que admitir que o que falam e verdade, tu e uma bicha enrustida, que gosta de ofender os outros gratuitamente, vai procurar um jegue viúvo pra te acalmar.

    ResponderExcluir
  13. Concorrer com alemão com nome Giulia , já dava pra ver que não daria certo .

    ResponderExcluir
  14. Da FCA para mim só RAM com motor Cummins! 2500 TO THE HILLS!!! Longa vida a rainha das fullsizes!

    ResponderExcluir
  15. Com 2 carros fica difícil. Agora com 50 hatches aventureiros quem sabe

    ResponderExcluir
  16. Ninguém consegue para mim o dados corretos pq que eu saiba a pretencao de 400000 carros e mundial e esses números de 33000 carros são apenas na Itália. No mundo os números ainda que aquém devem ser bem maiores.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.