Car.blog.br

Pesquisar este blog

Alfa Romeo fracassa novamente frente às alemãs premium

Categorias: , , , 38 Comentários

A Alfa Romeo era um dos pilares da estratégia do então CEO da FCA, Sergio Marchionne, morto em 2018, para o fortalecimento da empresa. A montadora de carros pretensamente premium italianos deveria ter se consolidado como uma competidora da Audi, BMW e Mercedes-Benz, funcionando como vertedouro de lucros para o conglomerado. Mas não funcionou: as vendas da Alfa desabam, e as principais apostas em termos de produto fracassaram.

Alfa Romeo Giulia

A FCA colocou muito dinheiro no relaçamento da Alfa Romeo, e o objetivo era o de atingir 400.000 unidades vendidas em 2018. Mas os números não chegam a 10% disso, com vendas totais de 33.400 unidades. Em em 2019 o desastre continua, com registros indicando quedas de 40% frente a 2018.

Alfa Romeo Giulia

O declínio da Alfa Romeo é explicado pelo fato de que os recentes produtos da marca não chamam a atenção e não lograram êxito em competir com os alemães. O sedã pretensamente premium Giulia enfrenta uma situação dramática. Suas vendas caíram 44% em 2019 - um número que não é nada perto do que vendem Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C - todos acima de 40.000 unidades por ano. Com apenas três anos no mercado, o Giulia já se apresenta como se fosse um modelo antigo.

Alfa Romeo Stelvio
Outra aposta da Alfa, o SUV pretensamente premium Stelvio, lançado em 2017, não disse ao que veio. Logo em 2018 as vendas caíram 18%. Quais os motivos? Primeiro, seus rivais, SUVs verdadeiramente premium como Porsche Macan e BMW X4 foram atualizados. E também pelo fato de que o Stelvio não é um SUV familiar como o Audi AQ5 e nem um SUV esportivo como o Macan.

38 comentários:

  1. E aí fiateiros? Alguma explicação? kkkkkkk tem um tal de Carlos que vai deitar e rolar kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Kd o tal de Zigfritz Tazogh que adora somar as vendas das marcas da FCA no Brasil como se isso tivesse qualquer relevância mesmo que pífia além do planeta e da sua cabecinha acéfala? kkkk
    Aguardando explicações acéfalas e totalmente sem fundamento em 1, 2, 3 já! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que achava que esse tal de Zigfritz era o CEO da FCA ! kkk

      Excluir
    2. Nem aguarde explicações. Aquele lá só consegue dizer "FCA X, GM Y, VW+Porsche+Audi Z".

      Excluir
  3. Oi Carlos doente a matéria fala bem Audi AQ5 também do Macan até doente Carlos

    ResponderExcluir
  4. A engenharia alemã não se compara a italiana. Uns 15 anos além 😈

    ResponderExcluir
  5. Uma correção ao título: em vez de "alemãs premium", o correto é "alemãs premium e supra-premium", já que Mercedes e BMW são premium e Audi é supra-premium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom aluno aplicado sempre fixa bem as lições ministradas por seu mestre!

      Excluir
  6. Fracassa como? Uma marca de 2 carros atualizados e outros antigos que juntos São menos de 6 carros sendo comparada com marcas de mais de 30 carros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alfa tinha planos muito ambiciosos com uma gama de produtos menor que a Volvo ou a Jaguar e isso é muito, muito difícil!!!

      Além disso, apensar de incontestável beleza, seus produtos carecem de qualidade e robustez (infelizmente), pois a FCA tem sido muito porca no trato com seus produtos. Os únicos produtos da FCA que são verdadeiramente bons são os da CNH (Case - New Holland) e que são máquinas e equipamentos para construção, mineração e agricultura.

      Excluir
    2. Existiu a Fiat Ferroviária também que foi comprada pela Alstom.
      O trem pendular é criação dela.
      https://youtu.be/-Bp5Ln8kXMc

      Excluir
  7. Pessoal convenhamos: A VW queria 6000 T-Cross e esta por volta de 1500/mês, agora querer 400 mil e não atingir nem 10%, ta pior que Dilma, que iria dobrar a meta, quando atingisse a meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal de baixo Qi, popularmente conhecidos como burros, não sabem ler números. Números é algo que não entra na cabeça deles. Olha esse aí em cima, não sabe nem ver na listinha que o T-Cross está emplacando 3.000 unidades todos os meses e que este mês vai superar isso facilmente.
      É complicado ser burro. Escreve e só sai besteira.

      Excluir
    2. "Bom" foi o TEMER e é o Bolsoasno, que nos entregam 13 milhões de desempregados e mais 15 milhões de subempregados, renda em queda, salário e queda, direitos em queda, empresas e patrimônio público vendidos a preço de banana, entrega das nossas riquezas, ZERO OBRA, só destruição, sem falar nos ministros MEDÍOCRES E IMBECIS do atual desgoverno.

      Excluir
    3. É tão covarde que se "identifica" como Unknown... Como se não fosse o PT quem entregou essa desgraça toda que estamos tentando consertar...

      Excluir
    4. zACCHI, É BRINCADEIRA o seu desconhecimento.
      Pegue as estatísticas, os dados, IBGE, Fundação Getúlio Vargas, Caged, o que você quiser.
      O PT tirou o Brasil da miséria, o Brasil quebrado da era FHC, endividado, sem emprego, com inflação alta, salários baixos, devendo para o FMI, sem reservas internacionais.
      LEIA em vez de escrever por pura ignorância e ser papagaio de pirata da golpista Rede Globo.
      A miséria votou graças ao GOLPE de 2016, com Temer, Bolsoasno e todos os liberais ladrões do dinheiro do povo e das riquezas do Brasil.

      Excluir
    5. Como discussão com petista é igual a dar murro em ponta de faca, só posso dizer que:
      #lulatapresobabaca

      Excluir
  8. A FCA continua sofrendo com a imbecilidade da família Agnelli/Elkann!!! É essa administração familiar (porém de péssima qualidade) que vai matar esse antigo conglomerado industrial (que já foi o maior da Europa!!!).
    Existem empresas familiares administradas com maestria sim e que, se continuarem na mesma linha, nunca precisarão de administradores externos, mas não é o caso da Fiat que deveria:
    1. Vender marcas como COMAU, CNH e se desfazer totalmente da Marelli;
    2. Criar plataformas automotivas nos moldes da MQB e MLB (Volkswagen);
    3. Definir as estratégias de cada marca:
    a. Fiat: baixo custo pra brigar com Seat, Dacia, Skoda...
    b. Lancia pra brigar com VW e PSA por exemplo;
    c. Alfa Romeo pra brigar com a tríade alemã;
    d. Maserati no "andar de cima - luxo e exclusividade;
    e. Ferrari para além da imaginação;
    E é óbvio que deveria investir em qualidade e diversificação. Além disso, ao invés de ter tantas marcas diferentes no mesmo grupo, vende o que não agrega valor e cria um centro de estilo unificado.
    Potencial tem sim... Italianos fazem máquinas operatrizes ótimas, superesportivos avassaladores, motos maravilhosas entre tantas outras coisas!!!
    Precisam é deixar de serem teimosos...

    ResponderExcluir
  9. A FCA teve a chance de vender a Alfa para o Grupo VW mas por soberba não quis; aí sim iria ter seu devido valor como marca de ponta. Italianos são um fracasso, vai acabar sumindo a marca.

    ResponderExcluir
  10. Matéria tendenciosa e manipulada.

    E as vendas do Golf que cairam, despencaram nas Américas, por que não falam. Tanto despencaram que pararam de ser fabricados!

    A Alfa é pequena perto das grandes marcas, nunca teve a pretensão de concorrer em vendas.

    Como produtos os ALFAS são excelentes, isso é o que vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente não o são... A revista americana "Car And Driver" fez um teste de 40,000 milhas com o Alfa Romeo Giulia QV e o resultado foi ruim, o teste instrumentado com o Stelvio também não convenceu e onde está o problema???
      Diferentemente do que os babacas fanboys da VW aqui falam, o motor e a transmissão foram dignos de elogios, inclusive motores menores ao 2.9 V6 que equipa a versão QV foram muito elogiados, porém é no sistema elétrico e na qualidade do acabamento que a Alfa tropeça... Isso tem refletido muito negativamente com seus clientes, que não conseguem confiar na marca.
      O design da Alfa está muito diferente da década de 90 e anos 2000, onde havia uma harmonia entre desenho, acabamento e powertrain e que se perdeu com o tempo porque ficou parada...
      Temos que reconhecer que, infelizmente o grupo FIAT vai mal, muito mal fora da LatAm e da Turquia...

      Excluir
    2. E por acaso a revista Car and Driver é referência para alguma coisa? Desculpe, mas isso não é referência para mim.
      Veja lá qual o SUV original detém o recorde em Nurburgring: Stevio.
      Depois do dieselgate marca alemã alguma tem moral para criticar outras marcas rivais.

      Excluir
    3. Ser o mais rápido em Nürburgring é por um acaso o maior mérito? No caso do Giulia, foi uma avaliação de 40.000 milhas (60.000km) e acho que deve ser bem palpável com a realidade...
      A C&D tem muito mais moral que muita gente e muito palpiteiro não acha?

      Excluir
    4. A alfa devia concorrer com o trio parada dura alemão e fracassa feio,o Stelvio não é superior aos rivais Alemães e ao XC60.

      Excluir
    5. Unknown, se acha mesmo, eita cabra da peste ! Deve ser um PETRALHA enrustido

      Excluir
    6. A verdade sempre afeta os idiotas, quanto mais prova você dá, mas os idiotas se apegam a TERRA PLANA e outras cretinices dos direitistas imbecis.

      Veja o vídeo e aceite que o Stevio é o recordista, o resto é choro de alienado!

      Excluir
    7. O Stelvio nem pinta de SUV tem,chega perto de um parece um Giulietta bombado com a frente do Giulia,esse carro tem menos equipamentos que os rivais,só é atrativo na versão com motor v6 biturbo

      Excluir
  11. ALFA STEVIO, recorde em Nurburgring:

    https://www.youtube.com/watch?v=HrU00xoUy8A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://m.carcomplaints.com/Alfa_Romeo/Stelvio/electrical/

      Excluir
  12. Nunca me dirigi a sua pessoa, por simplesmente ignora-lo, mas tenho que admitir que o que falam e verdade, tu e uma bicha enrustida, que gosta de ofender os outros gratuitamente, vai procurar um jegue viúvo pra te acalmar.

    ResponderExcluir
  13. Concorrer com alemão com nome Giulia , já dava pra ver que não daria certo .

    ResponderExcluir
  14. Da FCA para mim só RAM com motor Cummins! 2500 TO THE HILLS!!! Longa vida a rainha das fullsizes!

    ResponderExcluir
  15. Com 2 carros fica difícil. Agora com 50 hatches aventureiros quem sabe

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.