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Toyota Yaris e VW Polo ressuscitam hatchs médios no Brasil: vendas em 2019 podem superar 110 mil unidades

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O segmento de hatchs médios no Brasil vem sendo dado como "morto" ao longo dos últimos anos. Basta pesquisar no Google sobre hatchs médios no Brasil e recebe-se matérias como "Hatchs morreram no Brasil", ou "O dia que os hatchs médios morreram" e "Hatchs médio morreu no Brasil: como o SUV engoliu o segmento".

Toyota Yaris 2019 Hatch

Entretanto, desde 2018, com a chegada ao mercado de VW Polo e Toyota Yaris, o segmento retomou sua dinâmica, e caminha para bater recorde de vendas dos últimos 8 anos. Neste artigo analisamos dados históricos de vendas para concluir que os hatchs médios não morreram no Brasil, apenas foram reposicionados em termos de preço e dimensões.

Volkswagen Gol IV - hatch médio, porém menor que o Yaris
VW Golf IV (hatch médio): 1 cm mais curto e 4 cm menor em entre-eixos que o Toyota Yaris
As vendas do segmento de hatchs médios no Brasil tiveram um declínio na primeira metade dos anos 2000, recuperaram-se ao longo da segunda metade, e atingiram o pico em 2010, quando foram vendidos 135.586 hatchs médios no Brasil.

Hyundai i30 2011 - hatch médio

Desde então o segmento caiu até 2017, quando se registrou 17.100 vendas desse tipo de carro ao longo do ano.

VW Polo 2019 - hatch médio

Já em 2018, com a chegada do Polo, o segmento se recuperou e atingiu 93.773 emplacamentos. Em 2019, até abril, foram vendidos 36.337 hatchs médios no Brasil - o que projeta uma venda anual ao redor de 110 mil unidades.

Hyundai i30 2011 - hatch médio
OBS: 2019 - projeção de vendas com base nos dados de janeiro a abril/2019

VW Polo e Toyota Yaris: os novos hatchs médios

A recuperação de mercado observada em 2018 e 2018 é resultado da chega ao mercado do VW Polo e Toyota Yaris. O Polo é um veterano no mercado brasileiro, vendido na geração 4 no Brasil entre 2002 e 2014 como compacto (3,89 metros de comprimento), teve seu melhora ano em 2007, com 22.314 unidades emplacadas. Desde 2017 chegou na 6º geração, maior, agora como hatch médio (4,06 metros de comprimento), e suas vendas disparam, atingindo quase 70.000 unidades em 2018.



Em 2018 a Toyota entrou no segmento de hatchs médios no Brasil com o Toyota Yaris (4,15 metros de comprimento), tendo emplacado 15.584 unidades em 2018. Já em 2019, com dados computados até abril, 12.250 Yaris Hatch foram vendidos - evidenciando outro sucesso de vendas.

Toyota Yaris 2019 Hatch

Alguns questionam, porém, a classificação do Novo Polo e do Toyota Yaris como "hatchs médios", apontando que tais modelos seriam, na verdade, "compactos". O Polo, de fato, na geração anterior, era um compacto, mas nesta nova geração ele cresceu em todas as dimensões, e é classificado oficialmente como "hatch médio" pelo INMETRO (veja aqui), assim como o Toyota Yaris, Audi A3 Sportback, VW Golf, Volvo V40 e BMW Série 1. Ford Focus e Chevrolet Cruze são classificados como "hatchs grandes", mas como têm preços e dimensões internas até menores que os "hatchs médios", para efeito de mercado são tidos por "hatchs médios".

VW Golf 2019

A tabela abaixo traz um comparativo de dimensões entre os hatchs médios tradicionais (Golf, Focus, i30) e os novos (Polo e Virtus), com classificação baseada na distância entre-eixos.

ComprimentoEntre-eixosLarguraAlturaPorta-malasPeso
Cruze Hatch Mk24,452,701,811,482901331
Cruze Hatch Mk14,512,681,791,474021410
Hyundai i304,242,651,771,483401327
Ford Focus Mk24,352,641,841,503281347
Ford Focus Mk34,362,641,821,493161312
VW Golf mk74,262,631,801,473131218
Chevrolet Astra4,202,611,711,433701150
Ford Focus mk14,172,611,701,483501190
GM Vectra Hatch4,252,611,751,453451303
Peugeot 3074,212,611,761,454201368
Peugeot 3084,292,611,811,524301392
Fiat Bravo4,372,601,791,494001376
Fiat Stilo4,252,601,751,543801235
VW Polo Mk64,062,561,761,473001147
Toyota Yaris HB4,152,551,731,493101150
Fiat Brava4,192,541,741,433701140
VW Golf Mk44,142,511,731,463301117
VW Polo Mk43,892,461,651,492501117

Os dados acima mostram que o Toyota Yaris é maior, em todas as dimensões, que o tradicionalíssimo hatch médio brasileiro VW Golf IV. O Yaris Hatch é mais comprido e tem maior entre-eixos.

VW Golf 2002

O novo Polo, por sua vez, tem comprimento 8 cm menor que o Golf mk4, mas conta com entre-eixos 5 cm mais longo. Além disso, tanto Polo quanto Yaris são maior entre-eixos que o Fiat Brava - um hatch médio vendido no Brasil, sem muito sucesso, até 2003.

Vendas de hachs médios  de 2002 a 2019 (grifo azul no líder, grifo negrito no vice-líder)


GM AstraFiat BravaFiat BravoFiat StiloFord FocusGM Cruze HatchGM Vectra HatchHyundai i30Peugeot 307Peugeot 308Toyota Yaris HBVW GolfVW Polo
2.002 26.467 5.814 5.106 9.882 2.301 27.176 22.766
2.003 18.510 1.121 15.037 9.938 2.193 15.316 18.701
2.004 19.458 19 10.157 11.368 3.870 14.172 11.855
2.005 21.751 4 10.065 10.732 7.757 9.640 9.262
2.006 23.597 10.473 11.238 9.357 8.294 13.463
2.007 25.047 13.063 14.363 4.384 12.703 13.561 22.314
2.008 25.354 16.325 13.181 12.947 12.938 17.267 18.341
2.009 29.678 11.273 16.703 11.449 13.353 11.187 20.959 14.764
2.010 29.042 318 6.544 25.367 10.813 35.921 9.849 17.732 12.999
2.011 21.554 11.827 227 27.611 6.237 35.717 6.645 15.515 9.451
2.012 251 10.438 13.184 178 19.262 1.614 12.027 15.110 9.760
2.013 9.060 20.825 22.462 6.012 10.931 13.784 4.784
2.014 4.436 21.859 17.049 5.181 5.574 16.118 3.489
2.015 2.795 12.910 9.117 2.614 3.276 10.063 1.438
2.016 1.969 6.766 3.587 1.959 2.272 5.966 13
2.017 60 4.756 7.328 36 965 3.955 9.529
2.018 5.535 15.584 3.070 69.584
2.019 376 1.944 12.250 838 20.929 

O quadro acima traz as vendas de hatchs médios no Brasil desde 2002. Neste primeiro ano de análise, o VW Golf, ainda na geração IV, foi o modelo mais vendido, com 27.176 unidades emplacadas, enquanto GM Astra foi o segundo, com 26.467.

VW Golf 2002

De 2003 a 2009 tivemos o domínio do Astra - tendo liderado todos esses anos. O VW Golf foi vice-líder em 2003 e 2004, enquanto o Focus assumiu a segunda posição de 2005 a 2007.

Chevrolet Astra 2010

O VW Golf voltou à vice-liderança em 2008 e 2009, com a chegada do modelo Golf 4,5. Esse facelift fez muito bem ao Golf, e catapultou suas vendas nos anos subsequentes, tendo ficado no mercado até 2014.

VW Golf 2014

De 2010 a 2012 a liderança entre os hatchs médios ficou com o Hyundai i30 - à época um modelo sem tradição e novidade no mercado, como é o Toyota Yaris Hatch hoje.

Hyundai i30 2012 - hatch médio

Em 2013 o líder foi o Cruze Sport 6, enquanto o Ford Focus veio na segunda colocação. O modelo da Ford voltou a liderar o segmento entre 2014 e 2016.

Chevrolet Cruze Sport 6

Finalmente, desde 2017 o VW Novo Polo assumiu a liderança de vendas dos hatchs médios no Brasil, e mantém-se até o momento.

Conclusão

VW Polo Hatch Médio

O segmento de hatchs médios no Brasil não está morto, apenas passou por uma reformulação. Seus representantes agora estão posicionados em preços e dimensões abaixo dos SUV´s. Essa medida permitiu que esse segmento retomasse seu vigor, com vendas anuais acima da média histórica.

58 comentários:

  1. Ta ouvindo entidade Carlotinha das bicicletas sem freio? Yaris tb é médio e concorrente do Polo, p vc que dizia ser o carro da Toyota um degrau abaixo e o da Volks concorrer com o Cruze.

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    1. BALELA!
      Nenhum dos dois é médio!
      Usar entre eixos como referência é uma piada!
      Fox tem mais espaço interno que ambos e tem menor entreeixos.
      E o Sandero e o Logan seriam o quê?
      E o Versa?
      O segmento nunca morreu em função dos preços competitivos, e os mais vendidos são Onix, HB20 e Ka.

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    2. Obviamente nenhum dos 2 disputam com o Cruze...
      O Yaris concorre com o Polo ralmente, mas com o Cruze não..
      Deveriam pra de inventar que o Virtus concorre com o Corolla, se concorressem não existiria o Jetta...
      O Jetta não concorre com os premium... (Se estivess vendendo mais, esaria concorrendo com o Corolla certamene..)
      Voyage não concorre com Yaris sedan...
      Enfim, ninguém caí nessas conversas fiadas...

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    3. Fiz o que a reportagem mandou e pesquisei no Google....

      Só apareceu o CarBlog chamando esses carros de médio ! Kkkk

      Talvez o Cruze seja grande... E o Fusion seja mega-grande. Heheh

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    4. Para o INMETRO...

      PRISMA é MEDIO também !

      Cadê o LIDER de vendas aí na lista ???

      Kkkkkk

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    5. genti...bora torce para o polo vende mais que o onix!!!!!

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    6. Apesar de serem considerados, não significa que são médios. Não dá pra comparar um Golf, I30, Cruze, 308, Focus com os dois, as diferenças são gigantescas, e mencionei 4 modelos que possuem ainda presença no mercado, mão um Yaris não dá pra comparar com um Astra... só quem teve sabe do que estou falando...

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  2. Polo mesmo tendo um péssimo acabamento, ainda sim é o melhor compacto do mercado!
    Quando ele chegar na versão GTS tudo muda,dai sim ele será digno de ser chamado Premium,espero quê chegue logo!

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    1. Na mecânica eu concordo, mas em design(questão de gosto) e acabamento, na minha opinião a concorrência ganha, se tivesse um acabamento melhor e uma traseira que e diferenciasse mais da do gol, provavelmente venderia mais na minha opinião...

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    2. Marcos Aurélio, a traseira do Polo lembra a traseira do Gol atual, pois o Gol sempre foi inspirado no Polo, inclusive, houve uma reunião interna pra ver se o nome desse carro seria Gol, ou Polo.

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    3. A traseira do polo é um BMW série 1 toda

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    4. De fato, não comento sobre as qualidades e defeitos do Polo, essa não é a questão. Não dá pra comparar um Polo com um Golf que são da mesma montadora é só entrar em cada um e notar o que falo... simples...

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    5. Olha eu acredito que o gts não vai ser tudo isso que se espera.... Somente vira com suspensão preparada e motor mais forte é de resto vai seguir o padrão plásticos vw

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  3. Médios? E continuam com essa história do Inmetro e sei lá o que! Parece petista dizendo toda hora que o Lula é inocente!

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    1. Perguntem ao dono de Cruze, Focus e Golf se eles aceitam trocar por um Polo ou Yaris para ver o que eles vão responder.

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    2. A maioria não aceita. Eu, por ter um MK7 2014, nem cogito. E um motivo para também praticamente bloquear o TCross como opção é a sua semelhança em porte e acabamento com o Polo/Virtus.

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    3. D"Agostin não são os petistas que dizem que Lula é inocente, são os maiores juristas do mundo.
      Agora, pelo jeito você só lê fake news então acredita no governo fascista, que é um belo exemplo de cretinices: seu ministro da "justiça" fala da "conge", seu ministro da educação chama Kafka de cafta e diz que 3,5 chocolates equivalem a 35% de 100 chocolates (e diz que tem formação sólida, putz!), sua ministra Damares diz que viu Jesus na goiabeira, seu ministro das relações exteriores diz que o nazismo é de esquerda e que o aquecimento global é coisa do marxismo cultural, o seu ministro do meio ambiente tem condenação por agressão ao meio ambiente. Se é isso que você defende, então o seu nível de análise é pavoroso, e de qualquer coisa.

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    4. Respondo por mim, tenho um Golf 1.4 Tsi 2015 e pretendo trocar por um 0km, não quero um GTI pois a diferença de dinheiro seria bem grande na troca, jamais aceitaria um Polo e muito menos esse T-Cross que tem um acabamento muito ruim e estou aguardando a chegada do novo Cruze Sport6 2020 com teto que a concessionária disse que chegaria até agosto, essa seria a chance de ter um carro mais próximo do meu Golf 1.4 Tsi e esse último foi o meu terceiro Golf seguido tirado 0 km, mas vou partir para a GM, pois a VW não tem mais carro que me atende.

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    5. Ah lá vem o defensor! Quem disse que defendo o atual governo também? Se é contra o PT, é ser a favor do que tá aí... me poupa, cara! Vai lacrar em outro lugar!

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    6. Petista tem o raciocínio limitado. Se vc é contra o cachaceiro de 9 dedos, vc é FACISTA. Só rindo msm...

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  4. O mesmo Inmetro, que classificou o Kwid como SUV. Será que daqui apouco vão criar uma tabela com os SUVs e colocar o Kwid como líder? Não, pois este não é VW.

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    1. Só neste blog... Ficam chamando esses carros de médios !

      Enfim... É só um rótulo que não muda nada !

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  5. Se cruze e Focus são grandes não deveriam estar na tabela.
    Seguindo essa classificação, Kwid é o SUV mais vendido do Brasil.

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    1. VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.

      E ele se mostra uma opção superior ao Cruze Sport6. O Polo tem melhor custo x benefício, mesmo espaço interno, e melhor acabamento, vejam o comparativo Cruze x Polo:

      https://www.youtube.com/watch?v=20m70D3DxCc

      O grande trunfo do Polo é o de ser um hatch médio com preço de compacto. Ele tem o porte, status e refinamento de um hatch médio, mas tem preço de compacto. Ele pode ser o menor dos hatchs médios, mas ainda assim é um médio. Ele se destaca nas ruas, e no espaço interno ele é médio, no refinamento de passeio e no padrão de acabamento.

      Mas o preço é de compacto. Porque isso. Porque a VW tem o motor 200 TSI (que faz o carro pagar quase 50% menos imposto IPI que os concorrentes) e a carroceria é feita com base na plataforma MQB, que mesmo usando menos aço (o Polo é mais leve que os concorrentes), ele é muito mais sólido.

      A VW consegue isso usando uma tecnologia insana de construção estrutural, que as outras não conseguem fazer. Então eles conseguem fazer uma estrutura que leva menos material (e o carro fica mais barato por isso), mas ao mesmo tempo é muito mais sólido.

      Eles usam um software de cálculo estrutural que elimina todos os desperdícios de material. As vigas e elementos estruturais têm formas complexas, e com seções igualmente complexas para só ter o material na geometria estrutural necessária. Isso reduz muito o peso, sem comprometer a solidez! Aliás, aumenta, pois eles deslocam uma parte do material desperdiçado para a geometria efetivamente estrutural da peça.

      Isso é tecnologia automotiva na veia, de altíssimo nível, que os concorrentes nem sonham em ter. E nem vão ter por muitos anos.

      Então o Polo é tudo isso que ele é pois ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva. Que muitos não vêem, pois está aplicada aos meandros e peças. Mas o resultado final está aí. Um carro grande, amplo, médio, com preço e peso de compacto.

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    2. E um VW que não sai da oficina... Segundo relatos de muita gente... kkkk

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    3. Para o INMETRO...

      PRISMA tbem é MEDIO !

      Cade o LIDER disparado de vendas ai na lista?

      E porque o CRUZE está nesta lista, já que ele é GRANDE, para o INMETRO ???

      Kkkkkkk

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    4. Cruze é grande segundo o Inmetro, não deveria estar na lista.

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  6. O segmento de hatches médios infelizmente está morto. Polo e Yaris são hatches pequenos, com os preços de carros médios de antigamente e que, pelo fator preço, assumiram essa fatia de mercado.

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  7. A arte de (tentar) manipular os números para se construir o conceito que quer... Só faltou combinar com o consumidor, que não considera ambos no mesmo patamar de um Hatch Médio. O tempo passa, as expectativas também. Não adianta comparar com o passado. Polo e Yaris são compactos, um com melhor design outro com melhor mecânica. Mas ambos flertando com o simplório.

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    1. VW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.

      E ele se mostra uma opção superior ao Cruze Sport6. O Polo tem melhor custo x benefício, mesmo espaço interno, e melhor acabamento, vejam o comparativo Cruze x Polo:

      https://www.youtube.com/watch?v=20m70D3DxCc

      O grande trunfo do Polo é o de ser um hatch médio com preço de compacto. Ele tem o porte, status e refinamento de um hatch médio, mas tem preço de compacto. Ele pode ser o menor dos hatchs médios, mas ainda assim é um médio. Ele se destaca nas ruas, e no espaço interno ele é médio, no refinamento de passeio e no padrão de acabamento.

      Mas o preço é de compacto. Porque isso. Porque a VW tem o motor 200 TSI (que faz o carro pagar quase 50% menos imposto IPI que os concorrentes) e a carroceria é feita com base na plataforma MQB, que mesmo usando menos aço (o Polo é mais leve que os concorrentes), ele é muito mais sólido.

      A VW consegue isso usando uma tecnologia insana de construção estrutural, que as outras não conseguem fazer. Então eles conseguem fazer uma estrutura que leva menos material (e o carro fica mais barato por isso), mas ao mesmo tempo é muito mais sólido.

      Eles usam um software de cálculo estrutural que elimina todos os desperdícios de material. As vigas e elementos estruturais têm formas complexas, e com seções igualmente complexas para só ter o material na geometria estrutural necessária. Isso reduz muito o peso, sem comprometer a solidez! Aliás, aumenta, pois eles deslocam uma parte do material desperdiçado para a geometria efetivamente estrutural da peça.

      Isso é tecnologia automotiva na veia, de altíssimo nível, que os concorrentes nem sonham em ter. E nem vão ter por muitos anos.

      Então o Polo é tudo isso que ele é pois ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva. Que muitos não vêem, pois está aplicada aos meandros e peças. Mas o resultado final está aí. Um carro grande, amplo, médio, com preço e peso de compacto.

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    2. Meu pai do céu....

      Quero ver quem, em juízo perfeito, deixaria de comprar um CRUZE.... Com versão que até estaciona sozinho... Pra levar um POLO ! Kkkkkk

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  8. Os sabem tudo querem colocar pelo menos um VW em primeiro lugar do ranking de vendas como não tem colocaram o novo Gol ou melhor Polo em outra categoria,comemorem e soltem fogos,agora é primeiro.

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  9. Esses carros não são medios nem aqui e nem na China , entenderão né kkkk

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    1. O cara continua sem conhecer o português corretamente !Se liga Zé Mané !

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  10. O pior é que o Polo não ressuscita nada e o Golf já morreu (exceção o GTI)...
    Deveriam comemorar que até o dia 10 ele está na frente do Argo... Provavelmente com a diminuição de preço do Argo, isso mude até o final do mês...

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  11. Não quero entrar no mérito se o polo é ou não é hatch médio. Até porque tecnicamente ele é, mas para o público não é. Um coisa todos devem concordar: o polo tem um porte de médio. É baixo, é Largo e tem um entre eixo legal. Isso ninguém pode negar.

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  12. Hoje na css reparei no barulho ao fechar a porta do Golf Gti e do Polo em relação ao UP. E achei que nesse ponto o UP está mais perto do Golf em qualidade de construção.

    E notei que o tcross 200 tinha o local de usb debaixo do painel fechado.

    Não entendo por que o celular tem que ficar com o fio pendurado no meio do painel. É nem isso de ficar regulando número de portas USB ou elas não terem nem uma moldura reflexiva pra facilitar.

    O descansa braço também era melhor resolvido no golf com dois níveis de altura do que no Polo.

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  13. A Volkswagen, declarou ter atingido um novo recorde ao registar 10.000 pré-reservas do ID.3. Tudo isto em apenas 24 horas.

    Uma nova classe de veículos para enriquecer esse debate virá num futuro próximo?

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  14. O Golf IV sempre foi o hatch médio por definição. Ele mede 4,14 metros, e tem 2,51 de entre-eixos. Então, por lógica, um carro maior que esse necessariamente também é um hatch médio. O Yaris é em todos os sentidos. O Polo tem maior entre-eixos e maior largura e mais espaço interno. Logo, são hatchs médios, como afirma o INMETRO.
    Não sei qual a dificuldade de alguns em entender algo tão simples. Suponho que sejam borderlines.

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    1. A dificuldade deles é a mesma que vc tem em comparar Polo com o Cruze. Será que o blog na próxima matéria terá que desenhar para vc entender?

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  15. Polo e yaris Hatch médio, neste blog agente vê de tudo, só o preço que é de Hatch médio.
    Cruze Hatch manda lembranças.!

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    1. Mandava.... até era melhor mas andava menos e bebia mais.. hj em dia descansa em paz no lugar que a VW escolheu para ele!

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  16. Coitados de nós Brasileiros. Lá fora o Golf por exemplo, é carro compacto de entrada. Corolla é Sedan compacto. Aqui no Brasil são promovidos a carros médios mas tudo bem. Agora encolheram mais ainda os carros e continuam querendo chamar de medio... coisa de 3o mundo mesmo. Pagamos cada vez mais por menos carro...

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    1. Claudio bem observado!!! o pior é que tem consumidor fake ou representante de concessionaria que tenta vender a ideia que o carro esta evoluindo... que merece um incremento no preço... que pertence a uma categoria superior.. desmerece outras marcas e por aí vai... O engraçado e que nesse blog ninguém assina as matérias rs...

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  17. VW Polo e Toyota Yaris são hatches médios segundo a matéria. Fiat Argo é concorrente de ambos em qualquer outro site/revista/publicação. Chega a ser ridículo a parcialidade do car.blog em relação a VW. O Fiat Argo é líder de vendas entre os três. Tem medidas similares, motores equiparados, mas não consta como concorrente. Esse site chega a ser piada. Mais profissionalismo por favor.

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    1. O Argo é um COMPACTO. Definido oficialmente pelo INMETRO como COMPACTO.

      Basta conferir:

      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2019.pdf

      O Argo, como COMPACTO, é concorrente do Gol, Fox, e Onix. E mesmo assim toma benga de todos.

      De mais a mais, o Argo é uma boquetagem terceiro mundista. Motores antigos, plataforma que é o Punto piorado. E ainda um carro que a Fiat não deixa ser testado pelo Latin NCAP (que ela sabe que será um vexame, como o Mobi 1 estrela).

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    2. Caro José, agora você foi longe demais. O argo tem porte de compacto (alto, estreito e curto) e tem entre-eixo de ônix. A própria Fiat o precificou baseado nos concorrentes onix e ka. Veja o os preços do argo trekking. E outra, o argo tem construção simples (sem janela em pele de vidro, sem teto soldado soldado a laser e estamparia sem refinamento) , é provavelmente inseguro e não tem motores modernos. A Fiat até tentou , no início, concorrer olcom o polo, mas o mercado não aceitou isso. O carro encalhou no primeiro ano, quando tinha preços de polo. Somente após o lançamento da versão pelada de 40 mil o argo veio vender.

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    3. Verdade José. Querem agora empurrar o Polo, Argo e Yaris ao preço de Golf, Focus e Bravo e para justificar os preços desses carros muito mais simples inventar essas teoria da enganação.

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  18. Yaris e Polo, de tão simples passam despercebidos nas ruas... Ou alguém já viu suspiros de emoção por eles? São bem construídos e com certa tecnologia, porém nada de extraordinário... Concorrentes do Argo e o restante é forçar a barra...

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  19. Parabéns ao Carlota pelo dia das mães, pq se alguém falar mal da filha dele (Volkswagen) ele fica brava.

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  20. O Yaris virou o queridinho dos taxistas daqui da minha cidade... O Polo é o segundo.

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  21. D novo este papo furado de q Polo eh medio, etc..?ja cansou ne?vira o disco!!

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    1. O Yaris vc concorda que é medio? a matéria cita Polo e Yaris. E ai?!?

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  22. Acho que a matéria tem uma "pequena desconexão" com a realidade!

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