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Volkswagen T-Cross 1.0 TSI: consumo e desempenho

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A Volkswagen lança na Europa o T-Cross, SUV compacto derivado do Polo. O modelo chegará às concessionárias do Velho Mundo em abril, simultaneamente ao Brasil.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O Volkswagen T-Cross chega ao mercado europeu com a missão de, no mínimo, igualar o enorme sucesso do T-Roc - o SUV do Golf que já emplacou mais de 200.000 unidades vendidas só na Europa.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O T-Cross é o menor SUV da Volkswagen para a Europa, mas mesmo assim é bem embalado, e contribui para uma adição atraente à crescente variedade de SUVs da empresa. Inteligente, espaçoso e bastante bem equipado, não é tão caro quanto você poderia esperar de um carro compacto da Volkswagen.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

E é mais do que afiado o suficiente para dirigir e, de uma só vez, torna-se o mais desejável pequeno SUV que o dinheiro pode comprar. O slogan de marketing "Eu sou mais" pode estar correto.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O Volkswagen T-Cross europeu é baseado no Polo (o brasileiro é baseado no Virtus). E é o terceiro SUV novo da marca nos últimos dois anos e completa uma linha familiar de não menos que cinco modelos no total. A VW, você pode concluir com razão, está totalmente comprometida com os SUVs, tanto agora como no futuro, com uma variedade de drivetrains que incluirão um modelo elétrico completo nos próximos 18 meses.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Agora, o T-Cross chega ao mercado europeu com duas opções de motor diferentes, ambas as turbinadas a gasolina de três cilindros de 1.0 litros - uma com 94 cv e a outra com 113 cv. Em sua forma mais acessível, o T-Cross custa apenas 17.975 € (R$ 78.000), subindo para 29.300 (R$ 127.300) no caso do R-line DSG-7.

Desempenho e consumo

UnidadeT-Cross 1.0 TSI (95 cv) DSG-7T-Cross 1.0 TSI (115 cv) - DSG7
0 a 100 km/h [s]seg11,510,2
Velocidade máximaKm/h180193
Consumo médio (WTLP)Km/l17,216,4
Consumo (tráfego lento)Km/l14,913,7
Consumo (tráfego médio)Km/l18,517,2
Consumo (tráfego rápido)Km/l20,018,9
Consumo (tráfego muito rápido)Km/l15,915,4

Dimensionalmente, o T-Cross vendido na Europa é menor que o brasileiro. Ele é é ligeiramente mais comprido que um Polo (4.107mm). Também é 11 cm mais alto, enquanto a posição de condução foi elevada em 100 cm. Como resultado, é consideravelmente maior do que um Polo no interior, apesar de suas distâncias entre-eixos idênticas (2,56 - o modelo brasileiro tem 2,65).

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Na parte traseira, o T-Cross possui um banco que desliza para trás e para frente, aumentando o espaço para as pernas traseiras em impressionantes 15 cm. Parece mais divertido, mas, ao mesmo tempo, mais adulto do que um Polo dentro, e a sensação extra de espaço é imediatamente óbvia - de qualquer um dos cinco assentos, mas especialmente na traseira.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Com o banco na sua configuração mais recuada, o T-Cross sente-se genuinamente espaçoso, com pernas e espaço para poupar. Deslize o banco para frente, no entanto, e o espaço para pernas fica reduzido.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O espaço para bagagem pode variar entre 385 e 455 litros - ou um valor teórico de 1.281 litros com todos os assentos dobrados. E isso faz com que seja muito mais flexível e complacente do que um Polo também. Mesmo o banco do passageiro pode ser dobrado, criando uma área de carga semelhante à de uma pequena van.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Dito isto, deslizar o banco traseiro para a frente deixa um buraco curiosamente grande em toda a parte de trás do porta-malas, no qual mesmo itens bastante grandes podem cair. Os projetistas da VW não parecem muito incomodados com isso, apontando quanto espaço de inicialização extra o assento deslizante desencadeia, mas parece um truque estranho em um SUV prático e bem projetado.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

No caso do modelo brasileiro a solução adotada foi diferente, com o banco traseiro mudando apenas de inclinação, sem ajuste longitudinal. Outro aspecto que explica as diferenças é o fato de o T-Cross europeu não dispor de estepe, enquanto o modelo vendido no Brasil conta com tal recurso.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Na Europa o T-Cross será vendido em quatro níveis diferentes de acabamento; S, SE, SEL e R-Line. A lista de opções é longa, mas todos os modelos vêm com o excelente sistema de infoentretenimento touchscreen de 8 polegadas da VW com conectividade total como padrão, além de carregamento sem fio para seu telefone, luzes LED frontais e traseiras, ar condicionado e uma variedade de sistemas de segurança ativa e passiva inclua assistência de faixa, assistência de freio e monitoramento lateral.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Ao dirigir o T-Cross a primeira coisa que você percebe quando você sobe a bordo é a altura extra da posição de condução. Todos os modelos do T-Cross na Europa conta com um o novo design de traço "3D" opcional da VW; parece bom, sente-se bem e apresenta plásticos de traço muito mais sólidos que o Polo.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O motor do T-Cross é o três cilindros 1.0 - basicamente o mesmo que impulsiona o Up! GTI. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, no caso do modelo com 113 cv, e 11,5 segundos com a configuração de 94 cv,.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

O refinamento é impressionante nos dois motores; o carro 94 cv recebe uma transmissão manual de cinco marchas, enquanto o de 113 funciona bem com uma de seis marchas. Ambos estão disponíveis com uma transmissão opcional de dupla embreagem e 7 marchas.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Em movimento, o T-Cross circula muito bem e dirige com uma precisão leve e precisa. Ele não rola tanto quanto você espera de um carro tão alto e, novamente, seu chassi tem um refinamento adulto que desmente seus alicerces. Dinamicamente, ele deve muito pouco ao Polo no qual está baseado.

Vídeo - VW T-Cross 250 TSI Automático (modelo brasileiro)

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Ok sem críticas ao carro, somente ao erro de digitação o caso do modelo com "1113 cv", mas tudo bem tomara que as vendas vão bem pelos concorrentes diretos o carro ficou acertado.... No quesito consumo e segurança que eu prezo em primeiro lugar esse é o melhor ponto positivo...

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  2. Alguém tem notícias do up! 2020? Estão dizendo que todas as versões atuais sairão de linha e entrará as versões Connect e Extreme, será que é verdade?

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    1. Sim, é. Simplificação de versões.

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    2. esssas versões serão similares em equipamentos as atuais ou terão adição de equipamentos?

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    3. Serão duas versões. A de entrada terá mais equipamentos que o Move atual. O Extreme será tipo o Pepper.

      Em 2020/2021 chega a nova geração do Gol, e por isso a VW está até contratando pessoas para trabalhar em Taubaté.

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    4. O Up! é quase um carro de nicho, ele não tem concorrentes, é o melhor carro urbano até 62k. Outros compactos - Ka, Gol,fox, ônix, hb20, Etios, Sandeiro - todos são inferiores ao Up!tsi, nenhum deles entrega potência, economia e prazer ao dirigir que o Up entrega, nenhum deles é tão eficiente. A plataforma MQB deve ser adotada em todos os VW, incluindo o Gol, nesse contexto o Up! vai ficar sem espaço na gama da Vw, a tendência é sair de linha, que venha um Gol melhor que o Up.

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    5. Por que um carro lançado mais barato do que um Onix virou um "carro de nicho"?

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    6. Pq vendia pouco, aí virando "de nicho" dá uma impressão melhor, tentando justificar as vendas baixas.

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    7. O up! turbo anda bem em reta, mas curva está longe de ser o forte dele, aliás, ele deixa a desejar nessa condição, e ainda por cima não tem controle de estabilidade.
      A referência em acerto de estabilidade, dirigibilidade e tocada mais empolgante em curvas é o Ka, como sempre foi o DNA Ford.

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  3. Apesar de sutis as diferenças EUR x BRA .. o aplique das lanternas e o para-choque traseiro do europeu são mais bonitos. As rodas tb, bem mais esportivas

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    1. O interior também está melhor, mais sóbrio.
      Essa papagaiada de cores no painel e estofamento da versão brasileira ficou muito "over".

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  4. Tenho Move UP é só alegria!!!
    Econômico e anda muito

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  5. Vw deveria ter adotado pelo menos a msm rodas d versão europeu, vw Brasil deu muita mancada nessa versão BR

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  6. Não consigo entender como esse T-Cross europeu têm um porta malas maior que o brasileiro! Se o carro é bem menor tanto em comprimento, como no entre-eixos, como isso pode acontecer? Acho que os passageiros do banco traseiro devem andar espremidos ao máximo nos bancos da frente, só pode ser, não têm outra explicação para isso.

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    1. Tá explicado o motivo dessa superioridade do porta malas da versão europeia. Obrigado Carlos4Carros.

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  7. Up! e super carro nao mereceia essa injustica de vender tao pouco. Quando perceberem, o carro ja saiu de linha

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    1. Temos um up move tsi 15/16 e na época pagamos 43k 0km. Hj o mesmo carro com adição de poucos itens fica na casa dos 62k, complicando muito suas vendas. Por esse valor melhor inteirar mais e pegar um carro melhor e maior. Esse negócio de carro de nicho não cola. Afinal o up entra num ciclo vicioso, não vende porque é caro ou é caro porque não vende?

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  8. Pena mesmo o up vender pouco, mas porque a Volks não tenta baixar o preço dele, e ver o que acontece??

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  9. Se fosse o europeu, essa versão R Line, e na cor verde das fotos eu teria coragem de comprar. O T Cross brasileiro ficou visualmente muito poluído, Compare a moldura do farol de milha dianteiro do brasileiro como é grosseiro em relação ao europeu, sem falar nas rodas que não tem como nem comparar

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  10. O gajo, chupando matéria de Site português?

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  11. Adios RENEGAYDE se vendeu vendeu se não vendeu já é !!

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