O presidente da GM do Brasil, o argentino Carlos Zarlenga, encaminhou um e-mail aos funcionários da empresa na semana passada alertando que a subsidiária brasileira precisa voltar a dar lucro. Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", o e-mail foi entendido como um alerta de que a marca pode sair do Brasil.

A GM, líder de mercado, ameça sair do Brasil

Segundo Zarlenga, a operação da América do Sul teve "prejuízo significativo entre 2016 e 2018", e que 2019 será decisivo para a operação nacional.

Não se pode tomar as palavras de Mary Barra como um blefe, pois a executiva já tomou uma decisão muito mais drástica que fechar a operação da América do Sul. Durante sua gestão, a GM fechou a operação da Chevrolet na Europa, e vendeu as subsidiárias Opel/Vauxhall para o grupo francês PSA

Há diferenças, é claro, pois a Chevrolet na Europa tinha uma participação marginal de mercado, enquanto a Opel/Vaxuhall não tinham posição de dominância, e vinham perdendo dinheiro há mais de uma década. No Brasil a Chevrolet é líder de vendas, e tem o carro mais vendido do Brasil há quatro anos.

Nesse contexto, a "ameaça" do executivo da GM pode ser uma tentativa de acelerar a obtenção de benefícios junto aos governos, para melhorar a lucratividade da empresa. O próprio jornal "O Estado de São Paulo" publica hoje que o governo paulista estuda "alternativas para evitar que a GM saia do Brasil, mas que muitas medidas dependem do CONFAZ, que só volta a se reunir em abril. 

Como depende do CONFAZ, infere-se que deve estar em curso medidas de redução do ICMS, já que esse órgão cuida desse imposto. 

O portal Auto Data, por sua vez, publica hoje que Mary Barra vem ao Brasil em breve para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, para informar que se o Brasil não ajudar a GM, a operação brasileira cairá nas mãos dos chineses

A mesma agência cita fontes que consideram "estranho" o e-mail de Zarlenga em um momento que a GM do Brasil se prepara para o lançamento de uma nova família de produtos, e depois de ter passado por um enxugamento enorme com a criação da GM Mercosul, que eliminou muitos postos duplicados.

Entretanto, os concessionários sabem das dificuldades da marca, sendo que um deles disse à Auto Data que "a rede está morrendo aos  poucos, com faturamento reduzido à metade nos últimos anos". 

A mesma fonte cita o fato de que 48% das vendas da GM em 2018 foram por meio de vendas diretas, que não passam pelos concessionários, e, portanto, leva a uma queda brutal no faturamento das concessionárias. E que isso [vendas diretas] tem "muita responsabilidade nesse quadro de decadência".

Conclusão

A ameça da GM de sair do Brasil é séria e preocupante, já que a empresa já saiu de um mercado bem mais importante, que é o europeu. De qualquer forma, espera-se que as negociações em curso com o governo paulista e também fornecedores e empregados, além de medidas federais, ajudem a GM do Brasil a se tornar competitiva e lucrativa novamente.

94 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. GM e líder d vendas e vai sair d mercado? Até parece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucraram por anos com motor de Monza e de Chevete e querem mais o que?

      Excluir
    2. vai tarde............vamos ser lider novamente...vida loga a vw

      Excluir
    3. Lucraram com remendos. Agora, com os novos modelos da concorrência (VW, Hyundai, PSA), a GM não poderá continuar com motores defasados e de baixo desempenho, montagem vagabunda, acabamento porco, segurança mínima, plataforma velha.

      Excluir
    4. a chevrolet sempre vai ser melhor do que a VW

      Excluir
  2. Esse presidente deveria ser demitido. Se, com o carro mais vendido no Brasil, Onix, ele não consegue gerar lucro para a empresa, a incompetência é somente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando vender bem é sinônimo de altos lucros e saúde financeira da empresa... Na verdade muitas vezes é sinônimo de grande prejuízo e desespero, vide as seguidas promoções da Chevrolet para esvaziar seus pátios abarrotados. Vários lançamentos recentes mundiais da Chevrolet fracassaram, vide a ultima geração do Cruze que a GM investiu Bilhões e o carro micou inclusive nos Estados Unidos. A Chevrolet faz das tripas coração para manter o lixo do Onix no topo, Promoções e mais promoções, O carro nem havia se pagado e a GM foi obrigada a fazer um face lift prematuro para mantê-lo no topo e vende quase metade da produção a preço muito baixo para as locadoras o que gera lucro pífio senão prejuízo. A GM está sim a beira de um abismo e parece que ter quebrado uma vez não foi o suficiente para aprenderem a lição.

      Excluir
    2. com o designer da traseira deste carro ai ele ja pode pedir demissão mesmo...que não vai vender nada .. só o Onix pra aguentar as vendas não dá mesmo não uai.. pede conta logo e deixa um profissional fazer o trabalho direito..

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Unknown21 de janeiro de 2019 14:20
      Segundo o comentário do bacana aí: "Desde quando vender bem é sinônimo de altos lucros e saúde financeira da empresa..."
      O ideal é não vender nada né?
      Não lucra nada e também não tem prejuízo.
      Aff....

      Excluir
  3. Assumindo a propria incompetencia. Meu deus. Vai entregar o Brasil para os chineses de bandeja.

    ResponderExcluir
  4. Chantagem com o governo e assédio moral com os funcionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que a GM tá fazendo.

      Excluir
    2. Ganharam fácil com governos petistas, inclusive o filho de um ex-presidente ganhou muito com Lobby no governo. Assim, era fácil. Trabalhar que é bom, é difícil para eles.

      Excluir
  5. Querem dinheiro fácil do governo enquanto arrancam o couro do consumidor com produtos medíocres e altamente lucrativo. Por mim já deveria ter vazado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Acho errado, a reduçao de impostos tem que ser pra todas as marcas, e tem tambem que liberar a importação de carros de no máximo 5 anos de uso dos EUA, para acabar com essa escalada rapida de preços dos carros novos no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Acho errado, a reduçao de impostos tem que ser pra todas as marcas, e tem tambem que liberar a importação de carros de no máximo 5 anos de uso dos EUA, para acabar com essa escalada rapida de preços dos carros novos no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Vai ter que aumentar o preço da carroça chamada onix

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um blefe da Mary Barra. Ela quer redução de impostos para aumentar a lucratividade.
    Nenhum empresario do mundo pensaria em sair de um mercado que esta em expansao, sendo q este mesmo empresário é o lider do mercado e conta com seu share em larga vantagem a concorrencia.
    Vi inclusive numa outra publicação que a filial brasileira auxiliou em muiuto na composição do lucra da matriz americana.

    Conclusão:
    Blefe para conseguir redução de impostos e ganhar em cima do governo brasileiro.
    Manda avisar a ela que temos um novo sherife na cidade, chamado Paulo Guedes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mercado em expansão"
      KKK
      É rir pra não chorar...

      Excluir
    2. Não concordo com o comentário todo do amigo acima. Porém nessa parte está correto, o mercado brasileiro cresceu 14,6% ano passado, e a tendência é continuar subindo esse ano.

      Excluir
    3. Com certeza! Tem que ser muito ingênuo para acreditar nessas palavras do email! Certamente é um blefe barato para pressionar por mais benefícios fiscais!

      Excluir
  10. Conversa fiada para aumentar o já exorbitante "Lucro Brasil".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Até porque se a líder do mercado estivesse nessa penúria imagina todas as demais...Mesmo que a liderança possa resultar de carros vendidos por margem menor de lucro do que algumas concorrentes, certamente ela ainda lucra muito mais do que a imensa maioria das concorrentes!

      Excluir
  11. Mais uma vez as multinacionais e empresas de grande porte tentando tornar o Brasil refém de sua ganância. Ficamos 2 anos sendo presididos por um "interino", com a economia instável e nesse período a GM se consolidou como a mais vendida no Brasil. Agora está fazendo um investimento altíssimo na modernização de suas plantas para a troca de plataforma para os carros compactos (Onix, Prisma e Novo Tracker) é dizem que estão no prejuízo e vão sair fora? Justamente quando temos novamente um presidente eleito que acaba de assumir o governo a GM lança uma pressão dessas. Quantos funcionários dependem desses empregos? Quanto o governo arrecada de impostos com a GM? É lógico que o governo nunca permitiria uma empresa do porte da GM sair do Brasil.
    Os funcionários desse tipo de empresa tem o INSS descontado no contracheque todo mês, mas as empresas não repassam esse valor ao governo pq recebem "benefícios fiscais". De que é o prejuízo? Do trabalhador.
    Aí o governo vai ter que ceder a pressão, e conceder mais benefícios fiscais, que já não são poucos, pra aumentar o lucro desses FDP. E o povo tem que levar reforma trabalhista e reforma da previdência no lombo.
    Imagina se todas as grandes empresas pagassem os mesmos impostos que as pequenas empresas pagam? O Brasil teria uma economia de 1° mundo. As pequenas empresas não tem incentivo algum, tendo que pagar funcionários, direitos trabalhistas e todos os impostos que existem, enquanto as grandes empresas recebem diversas isenções fiscais.
    Chega a dar raiva ver esse tipo de notícia e ver o quanto essas empresas agem de má fé com o Brasil, sugando até o último centavo do dinheiro do povo.
    Espero que o governo não aceite essa palhaçada.

    ResponderExcluir
  12. GM: a porta aberta é serventia da casa... E leve junto seu portfolio zero estrela em crash test.

    ResponderExcluir
  13. Parece até piada! Então vaza GM, deixa que a CAOA pega seu nicho e não fica de mimimi

    ResponderExcluir
  14. 48 % das vendas são fora das concessionárias sinal de vendas forçadas para locadoras para desovar estoques.

    ResponderExcluir
  15. Com uma notícias dessas muitos clientes atentos já não compram mais essa marca, a própria GM dando tiro no próprio pé e fazendo cair mais suas vendas.

    ResponderExcluir
  16. Se a GM resolver mesmo sair do Brasil, não será simplesmente fechando as fábricas, com certeza venderá suas operações a outro grupo, como fez na Europa.

    É óbvio que os chineses tem mais capital disponível, mas acredito que os players dominantes por aqui não deixariam os chineses virem de mãos beijadas e se tornarem os maiores em vendas com uma única aquisição.

    Acho que negociações com a PSA, FCA, Renault/Nissan ou VW são possíveis. Não vejo as outras marcas como potenciais interessadas, mas quem sabe...

    ResponderExcluir
  17. Mas é sério , o carro da Gm que vende mesmo pra valer é Onix, o resto é figuração !

    ResponderExcluir
  18. sem problema a VW compra a gm e aumenta a produção do Polo que tá no limite. comprar a gm pra vw é dinheiro de gorjeta.

    ResponderExcluir
  19. GM no Brasil só vende ônix/prisma, só isso praticamente, carro barato, acho que o lucro é pequeno. A Vw não da conta de colocar no mercado as versões highline dos seus produtos que são os mais caros, até um Up pepper chega na css e já vende. Honda e Toyota vendem bem os seus produtos mais caros, ai a GM fica ai vendendo o Joy.

    ResponderExcluir
  20. E qual o motivo de anúncios e promoções semanais, para aumentar o prejuízo? Uma investigação fiscal seria interessante para esclarecer ao povo e ao governo.

    ResponderExcluir
  21. Olha o corola q ta sendo feito aqui... Alerta de ponto cego...alerta de colisão...olha os carros q a Chevrolet monta no brasil...podia trazer era corvette e cadillac

    ResponderExcluir
  22. Vixe Maria,quero ver como donos de Chevrolet atuais vão conseguir peças

    ResponderExcluir
  23. O interessante é que o presidente da GM cita os dados financeiros do resultado na América do Sul. Escondem a informação de que no Brasil a operação é lucrativa pra poderem chantagear o governo.

    ResponderExcluir
  24. Capaz da Ford vir a publico e falar a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  25. Pelo jeito, essa Mary Barra será a nova Carly Fiorina.

    ResponderExcluir
  26. Que vendam a GMAl e GMB pros chineses.
    Governos estaduais e Federal não irão assinar renuncia fiscal no meio de Lava à Jato e PTralhas de plantão loucos por uma escorregada estilo a do primogênito com o careca vendedor de carros semi-novos recuperados de salvados das seguradoras.

    ResponderExcluir
  27. Quer dizer que o Brasil tem que ajudar a GM ? Mas por que se ela é uma empresa privada ?

    Isto me parece golpe da montadora para conseguir mais benefícios fiscais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida é golpe. Caso o governo ceda, as demais montadoras irão pelo mesmo caminho.
      Caso não ceda, a GM vai recuar. Nao acredito que venda as operações daqui.

      Excluir
  28. Enquanto isso...

    https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/01/21/toyota-corolla-segue-o-carro-mais-vendido-no-mundo-em-2018.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal...veja como ela está orgulhosa!!! Preenchida até o talo de um orgulho denso e volumoso, latejando dentro dela, e ela urrando de prazer, de tanto orgulho que o corolla é o mais vendido....
      Ela nem cabe em si, e de tão feliz, como era de se esperar, ela tem que vir compartilhar tamanha felicidade com as "amigas"..kkkkk

      Excluir
    2. Eu não entendi a razão da reportagem usar "segue líder"...

      Excluir
  29. O onix custa em media de 14 a 17mil reais para ser produzido incluso insumos e maos de obra, OLHA O TAMANHO DO LUCRO, essa mary ta forçando a Barra, que fechem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary Ibarra só sabe encher mercados de terceiro mundo com tranqueiras

      Excluir
  30. Carlos Zarlenga é de esquerda kkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Esse comunicado é um erro crasso, principalmente se levarmos em conta que a nova plataforma GEM (novos Onix, Prisma, Spin, Tracker, etc.) será lançada ainda neste ano de 2019. Um balde de água fria nos funcionários, concessionárias e clientes !
    Não é perdoável, nem mesmo vindo de um "hermano".

    ResponderExcluir
  32. E isso que dá viver de vender para locadoras .....

    ResponderExcluir

  33. Mas mesmo em uma situação que a GM opte por sair, o que ocorreria seria a transferencia da.operacao para outro grupo. Poderia ser até a caoa ..Que está se especializando em comprar galinhas.mortas e reergue-las.

    ResponderExcluir
  34. A tendência é a PSA comprar a GM na América Latina, como fez na Europa.

    ResponderExcluir
  35. A FELICIDADE DOS FANBOYS É IMENSA, TORCENDO PRA GM SAIR FORA PRA VW TENTAR SER LIDER, CHEGA SER CÔMICO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim VW deveria ir embora tbm e ja vai tarde...Saudades do AP.

      Excluir
  36. O que temos que entender(oh coisa difícil!!!)vender mais nem sempre é lucrar mais. Tudo tem um custo que para GM é infinitamente maior que o lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez disseram na integração de ingresso na VW que um gol no sistema interdepartamental ERP em 2007 custa 2560 reais Já com lucros e até o salário do presidente.

      Excluir
  37. Custos com marketing,funcionários e logística não é brincadeira.

    ResponderExcluir
  38. O melhor exemplo de competência é a PSA,que observa o mercado e agi com razão minimizando custo(marketing sem gastos milionários,sem eventos em shoppings ou estádios nos finais de semanas pagando extras a funcionários)e uma única fábrica no Brasil produzindo duas marcas para o mercado interno e externo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. errado o maior exemplo a nível mundial é da vw pq é a indústria automotivo com os menores custos e maiores lucros. A Vw sabe trabalhar no financeiro melhor que todas no mundo

      Excluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. A GM DEVERIA PARAR DE CHORAR E TRABALHAR MELHOR PARA TER CARROS MAIS COMPETITIVOS NO BRASIL, ASSIM COMO FAZEM AS OUTRAS MONTADORAS, QUE LUCRAM SEM FICAR CHORANDO. A GM POSSUI CARROS MUITO CAROS. TEM UMA PÉSSIMA POLÍTICA NO MERCADO BRASILEIRO. QUANDO EU PROCUREI UM CARO 0KM NA ÁREA DOS SEDANS PENSEI NO PRISMA, DEPOIS O VOYAGE E ACABEI COMPRANDO O GRAND SIENA E NÃO ME ARREPENDI.

    ResponderExcluir
  42. Agora entendi a expressão relincho usada neste blog,.. feito pela representante da empresa. O presidente USA se referiu ao Brasil que tratamos mal suas empresas... Não informado nestes 60 anos ou mais quantos bilhões da qui se foi para lá e cobrão em dólar seus produtos, pagando os brasileiros em reais. E os USA e o maior credor desta empresa desde 2008.

    ResponderExcluir
  43. Tomara, assim não iremos mais enjoar de ver tantos onix por aí.

    ResponderExcluir
  44. ACHO QUE VAI TARDE.....ASSIM A VW VOLTA A SER LIDER...

    ISSO DEVE SER O EFEITO JETTA.....DESTRUÍNDO O LUCRO DA GM

    ResponderExcluir
  45. Maneira que a GM encontrou de pressionar o governo.
    Já foi dito que a GM vai investir muito dinheiro no Brasil.
    Com esse pronunciamento as ações da GM caíram, por tanto compre ações a preço baixo e quando os investimentos no fim do ano começarem a sair as ações estarão valendo muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  46. Que vá embora!! O Brasil não pode ficar refém desse tipo de empresa, chorando pra abaixar impostos. Se abaixar que abaixe para todas. Fico triste pelas pessoas que podem perder seus empregos, mas se a GM sair, essa mão de obra deve ser absorvida por outras montadoras para cobrir o buraco deixado pela saída da GM.

    ResponderExcluir
  47. Título correto:

    "A Chevrolet, líder de mercado, ameaça sair do Brasil, caso não tenha regalias"

    ResponderExcluir
  48. Creio que começou o desespero da GM, com a possível abertura do mercado, o lobby das 4 "grandes" começará a ruir se não se reinventarem. Inclusive a Mazda já pensa em voltar para o Brasil e possivelmente outras muitas empresas.

    ResponderExcluir
  49. A pura verdade é o que disse o Leonardo,antigamente o"bolo" era dividido pelas quatro grandes no Brasil (GM,VW,FIAT,Ford)então investiram muito em fábricas pensando que não dividiriam este bolo com mais ninguém,agora a tendência é um mercado com uma divisão de percentual próximo uma da outra,portanto que tiver melhor estratégia vai ter lucro.

    ResponderExcluir
  50. A GM possui 20 mil funcionários é 5 fábricas no Brasil,para começar a ter lucro teria que ter pelo menos 27% do mercado, porém tem apenas 18% mesmo sendo líder.

    ResponderExcluir
  51. Já vai tarde! Leva o matador do ônix ruinzao de crash test

    ResponderExcluir
  52. Redução do ICMS ?Claro,todas as demais montadoras vão chiar e vai sobrar para nós,pobres consumidores,pois o governo vai compensar isto com aumento de impostos,que tal IOF ?

    ResponderExcluir
  53. Se a Caoa levou a cherry pq não a JAC em recuperação levar a GM.

    ResponderExcluir
  54. A GM, add mal seus recursos, investem bilhões e querem retorno do mesmo em 3 ou 4 anos, pro mercado automobilístico são anos ou até décadas pra ter o retorno/ lucro e metas atingidos, péssima add em um mercado que só cresce, deixar de vender no Brasil e jogar dinheiro fora, se conseguirem vender ou repassar o investimento de outros mercados como o Chileno e o Argentino onde só tem prejuízos ganharia bem mais

    ResponderExcluir
  55. Vai tarde aqui só fábrica carrocas o carro da GM Chevrolet que presta sao importados cruze e Camaro, o resto é tudo bomba.

    ResponderExcluir
  56. O erário que falta no sus, na educação e na segurança pública vai subsidiar a GM?
    Canalhas canalhas canalhas

    ResponderExcluir
  57. Se eu fosse o Governo mandaria ela fazer as malas hoje mesmo e incentivaria empresários Brasileiros a montar uma fabrica 100% nacional, já passou da hora de termos uma marca própria.

    ResponderExcluir
  58. Falcatrua, uma pena que não da pra mandar sair e foda-se, pois milhares de familias dependem da Chevrolet. Mas que sinceramente é uma vergonha falarem isso é, governo tinha que mandar a merda.

    ResponderExcluir
  59. Ela vende bem no Canadá Estados unidos México Colômbia Brasil China , GM é a MAIOR e insuperável .I love GM !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem