O Grupo francês PSA, controlador de Peugeot e Citroen, comprou a unidade Opel da General Motors em uma transação avaliada em 2,2 bilhões de euros (2,3 bilhões de dólares), criando a segunda maior montadora da Europa.


A combinação deverá gerar economias anuais de 1,7 bilhões de euros até 2026. A PSA espera tirar a Opel do prejuízo e voltar ao lucro até 2020 com margem operacional de 2% até 2020 e de 6% até 2026. .

O acordo inclui a Opel, com sede na Alemanha, e a a Vauxhall no Reino Unido, bem como o braço financeiro da unidade da GM. O banco BNP Paribas SA vai comprar 50 por cento do divisão financeira da Opel por cerca de 450 milhões de euros.

A GM, que é proprietária da Opel há quase 90 anos, optou por vendê-la depois que a divisão falhou em sua meta de parar de perder dinheiro em 2016. Desde 2009 a Opel já deu prejuízo acumulado de cerca de US $ 9 bilhões.

A PSA aposta que as cerca de 1,2 milhão de vendas anuais da Opel vão solidificar sua recuperação e ajudar a diluir custos de desenvolvimento de novos veículos. São prováveis cortes de empregos e de produção, uma vez que as duas empresas oferecem um portfólio semelhante de modelos em mercados de alta demanda, como Alemanha, França e Reino Unido.

Para a GM, vender a Opel significa uma despesa adicional entre US $ 4 bilhões a US $ 4,5 bilhões, pois terá que pagar parte das despesas de pensões dos funcionários da Opel, e pagará ainda à PSA cerca de 3 bilhões de euros para liquidar certos planos de aposentadoria. Ainda assim, o negócio liberará cerca de US $ 2 bilhões em dinheiro, que a GM planeja usar para recomprar ações.

O acordo reinstaura o grupo PSA como o segundo maior fabricante de automóveis da Europa depois do Volkswagen Group, empurrando-o à frente da Renault após um declínio constante na participação de mercado nos últimos anos.

O atual CEO do Grupo PSA, Carlos Tavares, simplificou as operações do conglomerado após o resgate feito em 2014 pelo Estado francês e pela Dongfeng Motor Corp, da China. O foco agora é de crescimento. Sua visão para uma combinação de PSA e Opel é criar um "campeão europeu" cortando custos, combinando esforços de desenvolvimento e explorando o apelo da engenharia alemã.

Com a adição da Opel, a PSA controla 16% do mercado automóvel europeu, colocando-o atrás apenas dos 24 por cento da Volkswagen.

15 Comentários

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  1. A PSA só sabe fazer 50% dos carros. O motor, por exemplo, não sabe fazer. Teve que pedir ajuda aos universitários da BMW para fazer um motor 1.6 turbo.
    Agora comparam a Opel, muito bem. A Opel até que está atrasada uns 10 anos em relação à VW, mas pelo menos tem um motor 1.0 turbo, um motor 1.4 turbo, e isso poderá ser usado nos carros da PSA.
    Então é claro que a aquisição faz sentido. A PSA está com dinheiro chinês, e ao comprar a Opel, reduz a competição, e adquire uma enorme base de tecnologia, que ela não tinha.
    A Opel, por sua vez, fica melhor nas mãos da PSA que da GM, pois a GM já mostrou que só sabe fazer carro para quem não entende de carro, como brasileiro (vide Onix, que é pior que o Gol em tudo) e americano (que compra banheira ineficiente). Então é melhor a GM esquecer mesmo a Europa, pois lá jamais ela conseguirá competir.
    O problema da GM é que sem a Opel, vai ficar difícil continuar a se modernizar. Esse motor 1.4 turbo do Cruze veio da Opel. E a engenharia da gordoLândia da GM em Detroit já sabemos que está no século XX, ainda.
    Então, o que vemos, japas (Toyota) e americanos (GM/FCA) fazendo carros do século passado e pedindo para o tio Trump fechar o mercado pois eles não estão achando graça de perder mercado para VW nos EUA, que está avançando como nunca.
    Então, GM, ao vender a Opel, acho que é começo do fim.

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    1. como vc escreve besteira meu deus

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    2. Como vc escreve besteira fala sério

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    3. Carlos menos, menos... Os motores da PSA são muito bons. Motores premiados na Europa 1.2 puretech e o 1.2 turbo. Sem contar o seu 1.6 aspirado de desempenho decente.

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    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Só não podemos esquecer que a Consumer Reports também avaliou "muito bem" a confiabilidade dos extraordinários carros da VW ...

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    5. Tanto os carros da VW são os melhores do mundo que a Audi, que é a marca de luxo da VW, foi considerada a melhor marca do mundo pelo Consumer Reports:

      http://www.car.blog.br/2017/02/audi-e-porsche-faem-z-os-melhores.html

      E mais ainda. A própria VW teve pontuação de testes de 78 pontos, nada menos que 10 pontos acima dos 68 da Toyota.

      E isso para um teste apenas nos EUA, onde a VW cresce há 5 meses consecutivos e a Toyota cai a 5 consecutivos. E a Audi cresce a 76 meses consecutivos.

      http://www.car.blog.br/2017/02/eua-vw-e-subaru-crescem-fca-gm-ford-e.html

      Como se não bastasse, a VW superou a Toyota em 2016 e se tornou a maior do mundo:

      http://www.car.blog.br/2017/02/oficial-volkswagen-supera-toyota-em.html

      fatos. apenas fatos.

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    6. ^^ Orelhada. Carros da VW melhores do mundo? Nunquinha.

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    7. Fanatismo é foda.

      Daí criticamos os tais "torcedores" que saem unicamente para brigar sob o pretexto de honra de seus respectivos times; dos religiosos que vem nos perturbar o sossego; mas nunca dos fan-lovers destes fóruns quando defendem esta ou aquela marca, mesmo com dados concretos e inquestionáveis, apenas para sustentar o ego de que a "minha escolha é a verdade absoluta".

      Ledo engano, e lamentável postura de pessoas de sabedoria tão pequena ...

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    8. PSA com Opel e Vauxhall será o grupo mais "transeuropeu" de todos. Vamos ver como francês, alemão e inglês se comportam sentados numa mesma mesa.
      Sabemos que alemão e americano não dá muito certo, haja visto Mercedes-Chrysler e Autolatina.

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    9. PSA é um grande grupo automobilístico. Os que falam mal vão estudar a história bicentenária dá Peugeot.

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  2. Péssima notícia para os europeus, menos um concorrente num mercado que já é extremamente fechado.

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    1. Não é tão ruim assim porque a Opel não era viável nas mãos da GM. Já com a PSA tende a sobreviver. Então realmente tem uma redução de competição. Mas ok. O.mercado e assim mesmo. Tem momentoa de consolidação.

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    2. Os europeus estão é comemorando a aquisição, nessa o Carlos tem razão. O presidente da PSA já disse que não haverá demissões na Opel e nenhuma fábrica será fechada. Inclusive irão investir algumas centenas de milhões de euros na fábrica da Opel portuguesa para montar uma nova plataforma ultra-moderna. A entrevista do presidente da PSA foi dada hoje cedo, e a notícia foi transmitida em diversas rádios e Tvs européias.

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  3. Essa união vai dar bons frutos. Fico feliz por darem continuidade a uma indústria que inspirou design. Pois os GM de hoje com influência coreana/americana são sem identidade.

    A linha Opel sempre foi a mais bela. Tem história e know How. Peugeot mande bem. Renderá bons carros e sinergia de tecnologias. Principalmente nos motores maiores.

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  4. Enquanto isso hoje em aqui em sbc a volks nos procurou(trabalhadores) dizendo que se não houver um corte de 3 mil funcioarios há grande chances de fechamento da planta...

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