Hoje em dia praticamente todos os carros da gama Volkswagen no Brasil adotam transmissões automáticas de conversor de torque, mas nem sempre foi assim. Em 30 de junho de 2009 a montadora lançou no mercado brasileiro o Polo Polo I-Motion, equipado com a transmissão ASG, com acionamento eletroidráulico, que tem como base a tradicional transmissão MQ 200. O Polo foi o escolhido para o lançamento da transmissão ASG, pois ele era o modelo que introduzia as inovações da marca no mercado.

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

No momento do lançamento, apontava-se as seguintes vantagens para esse novo tipo de transmissão: conforto similar ao da transmissão automática, com conversor de torque, por preço bem menor; desempenho é o mesmo de uma transmissão mecânica convencional; autonomia total do motorista na escolha da marcha a ser utilizada, caso opte pelo modo manual; possibilidade de atuação em modo automático esportivo, visando maior agilidade e rapidez nas acelerações; e durabilidade, plano de manutenção de componentes de desgaste e disponibilidade de peças similares aos de uma transmissão manual.

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

A transmissão I-Motion do Polo foi usada com o motor 1.6 litro, que equipa uma boa parte da linha da Volkswagen do Brasil. A complexidade do sistema de gerenciamento digital e a necessidade das duas unidades de comando trabalharem em conjunto, trocando informações, levou à troca da ECU do motor do Polo I-Motion por uma nova, fabricada pelo mesmo fornecedor do sistema da automatização do câmbio.

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

A transmissão ASG eliminou o sistema tradicional de comando do câmbio, feito por meio de cabos. Todas as ações, sejam elas automáticas ou determinadas pelo usuário, são transmitidas eletricamente. Uma das providências tomadas pela engenharia, para garantir a confiabilidade das conexões, foi revestir todos os elementos de contato com ouro, metal resistente à corrosão. Como preocupação adicional, os conectores tiveram o espaço interno preenchido por uma resina que evita a entrada de umidade ou poeira.

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

Para operar o sistema I-Motion, usava-se a alavanca posicionada no console central. Ela permite ao motorista realizar trocas de marcha, selecionar a marcha-à-ré e alternar entre os modos de comando manual e automático. Junto à alavanca há indicações para o posicionamento: N, para o ponto morto; D, para Drive; M, de Manual; R, de Ré; e os sinais + e -, indicando o sentido do aumento ou redução das marchas. Ao lado da alavanca, uma tecla com a identificação “S” permite alterar a programação do sistema para uma condução mais esportiva. Opcionalmente poderia-se optar por um volante equipado com “paddles”, acionadores posicionados em sua parte posterior, que permitem efetuar as trocas de marchas com um rápido movimento dos dedos, sem necessidade de tirar as mãos da direção.

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

Enquanto transmissões automáticas tradicionais pesam cerca de 45 kg a mais do que um sistema manual, a aplicação da transmissão ASG no veículo tem um aumento de peso de somente 8 kg, o que não compromete o desempenho do Polo I-Motion, quando comparado ao Polo com transmissão manual. A versão Hatch acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11,3 segundos, atingindo a velocidade máxima de 189 km/h (abastecido com álcool).

Conclusão

Volkswagen Polo 2010 I-Motion

A tecnologia de transmissão automatizada de embreagem única não vingou, sobretudo pela falta de suavidade no funcionamento desses sistemas, e também questionamentos em relação à durabilidade. No Polo da geração atual a Volkswagen optou, desde o lançamento, por uma transmissão automática convencional de conversor de torque, que é a preferida do consumidor.

Ficha Técnica - Polo I-Motion 1.6 VHT Total Flex
MOTOR1.6L VHT
CombustívelGasolina (E22)Álcool (E100)
Cilindrada (cm³)1.5981.598
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm)76,5 x 86,9
N° de cilindros/disposição/válvulas por cilindro4/em linha/2
PosiçãoTransversal
Potência máxima-kW (cv)/rpm
(NBR ISO 1585)
74 (101) / 5.25076 (104) / 5.250
Torque máximo-Nm (kgfm)/rpm
(NBR ISO 1585)
151 (15,4) / 2.500153 (15,6) / 2.500
Taxa de compressão12,1:1
Formação de misturaInjeção eletrônica multiponto Magneti Marelli
TRANSMISSÃO
Conjunto câmbio-diferencialAutomatizado, cinco marchas à frente, acionamento eletro-hidráulico.
Rodas motrizesDianteiras
Relação de marchas1ª - 3,455:1
2ª - 2,250:1
3ª - 1,517:1
4ª - 1,026:1
5ª - 0,740:1
ré - 3,182:1
Relação do diferencial4,188:1
ELÉTRICA
Bateria44A
Alternador110A
SUSPENSÃO
Dianteira:Independente, tipo McPherson com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro.
Traseira:Interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
DIREÇÃO
Tipo de direçãoServo-assistida (hidráulica pura)
Diâmetro mínimo de curva (m)10.5
Relação de direção15,84:1
Número de voltas entre batentes2.9
RODAS E PNEUS
Pneus195/55 R15 H
Diâmetro (mm)604
FREIOS
Sistema de freio:Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo.
ABS opcional.
Dianteiros:A disco ventilado, diâmetro de 256 mm
Traseiros:A tambor, diâmetro de 200 mm
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento3.915
Largura1.650
Altura1.501
Distância entre-eixos2.465
Bitola dianteira/traseira1.424 / 1.419
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx)0.332
Área frontal (m²)2.07
Cw x A (m²)0.729
CAPACIDADES (litros)
Porta-malas, conforme ISO 3832 (V210)250
Tanque de combustível50
Reservatório do sistema de partida a frio0.8
PESOS (kg)
Em ordem de marcha1.105
Carga útil475
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s)11.611.3
Aceleração 0-1.000 m (s)33.633.3
Retomada 80-120 km/h, 5a.(s)14.114
Velocidade máxima (km/h)187189
GARANTIA
1 ano veículo todo, 3 anos para motor e transmissão, 5 anos para perfuração de chapa

62 Comentários

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  1. Respostas
    1. Melhor a I-Motion de 5 marchas que uma Automática de 4 marchas convencional, pois o I-Motion é mais eficiente.

      O I-Motion é uma tecnologia bem desenvolvida. Ficou queimada no Brasil porque ficou associado aos trancos da Dualogic, mas o I-Motion não tinha trancos. Era bem suave.
      E é usado até hoje na Europa, no Up! ASG, que tem tecnologia Porsche. O Up! no Brasil tem I-Motion também,.

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    2. Carlão, ninguém quer um "quase-automático" ou um "PSEUDO-DCT".
      TODOS os automatizados, ACT, estão queimados no BR.
      TODOS!!!

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    3. I-motion é porcaria sim, ja tive, enfim, nao presta.

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    4. Fábio e Charles então vão para a fiat comprar carros de 30 cavalos de potência, eu aposto que.nunca tiveram os carros da VW porque não conseguiam, ficavam com inveja e agora estão aqui chorando e falando mau, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e não é atoa que a VW é a maior marca de do mundo,e vocês aqui de mimimi.

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    5. VW maior marca do mundo!?!?!?
      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk

      Está competindo com o Carlos para ver quem ganha o troféu Franboesa 2018?

      Amigo, para VW chegar ao topo de marca mais valiosa do mundo terá que bater 9 montadoras, dentre elas, a líder Toyota.

      O choro é livre, amigo!

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    6. VW Maior montadora do planeta em 2016

      https://www.car.blog.br/2017/02/oficial-volkswagen-supera-toyota-em.html

      Ampliou a vantagem em 2017

      https://www.car.blog.br/2018/01/volkswagen-se-mantem-como-o-maior-do.html

      https://www.car.blog.br/2018/01/10-maiores-montadoras-de-automoveis-do.html

      Em 2018 ampliou mais ainda, tanto no primeiro semestre:

      https://www.car.blog.br/2018/05/volkswagen-amplia-lideranca-sobre.html

      Quanto no segundo:

      https://www.car.blog.br/2018/11/maiores-montadoras-do-mundo-vw-amplia.html

      Já são três anos consecutivos que a VW amplia a liderança mundial, se consolidando como o maior conglomerado automotivo do planeta.

      Números. Apenas números.

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    7. Tempos atrás fui ver um Polo Sedan lindo ano 2014, o mais completo de todos, e qual não foi minha decepção ao chegar na loja e ver que o carro era I Motion. Segundo o vendedor o carro estava a venda a 6 meses.

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    8. Amigo, para VW chegar ao topo de marca mais valiosa do mundo terá que bater 9 montadoras, dentre elas, a líder Toyota.

      claramente vc não tem a menor noção do que relincha. Existem valor de mercado, valor de marca, e maior grupo automotivo do planeta, que tem a ver com vendas e produção.

      O Grupo VW é o maior do planeta, em vendas e produção. Como mostrei acima.

      Em termos de valor de mercado, especificado em market cap, que é capitalização de mercado, definido na Bolsa de Valores, a soma de valor de mercado de todas as marcas do grupo VW, VW, Audi, Lamborghini, Porsche e etc, é mais de 4 veze superior ao valor de mercado das marcas do grupo Toyota.

      E, por fim, há esse "valor de marca", que é um valor totalmente subjetivo, nção definido em Bolsa de Valores, mas um amontoado de critérios subjetivos, que flutuam ano a ano. Diz-se que a Toyota é a "marca" automotiva mais valiosa. Mas e daí? Faz o que com isso? Nada. Não serve nem como papel higiênico, já que não é possível dissossiar a marca de suas fabricas, escritórios e produtos. De mais a mais, novamente, se somar os valores de "marca", totalmente subjetivos, de todas as marcas do grupo VW, dá várias vezes o da Toyota.

      Em resumo, o que vale é valor de mercado e produção e vendas. Mas os manezitos não sabem nem o que falam. Não sabem a diferença entre valor de marca, valor de mercado , e os critérios de maior montadora do planeta.

      Mas como eles ficam com ciúmes, ansiosos e bravos porque o Grupo VW é o maior do planeta, disparado, e a diferença está aumentando, então eles relincham qualquer bobagem para tentar aplacar seu ranço.

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    9. Tive este Polo i-motion do artigo. Carro perfeito, nunca tive problema com a transmissão. Hoje temos na família um Up i-motion, carro muito bom, cambio preciso e sem qualquer problema também. Tem gente aqui que não entende nada de nada e sai escrevendo bobagens.

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    10. imotion e dualogic usam o mesmo componente da MAGNETTI MARELLI. ou sejam são o mesmo cambio... com calibragens diferentes.....
      os dois são a mesma porcaria, tem a mesma durabilidade, e ambos dao trancos.....
      parem de relinchar besteiras sem conhecer tecnicamente o produto!

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    11. Nota-se que você, na sua demência pela VW não enxerga um palmo à frente Carlos. I-Motion e Dualogic são desenvolvidas pela mesma empresa, Magneti Marelli e são boas transmissões para o que se espera delas, tive um Voyage i-Motion e era bem honesto, apesar de exigir recalibrações em TODAS, repito: TODAS as revisões feitas em concessionária, era o carro do trabalho, econômico, completo e bem confortável, apesar de acabamento espartano.
      Vá relinchar em outro post porque nesse você perdeu...

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    12. imotion lixo lambe tora do vw adora ne carlota boquetera

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  2. Agora tenta vender um carro com esse câmbio; é casamento na certa.

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    1. Um logista me disse que carro da VW i motion vale 20 mil abaixo da tabela.

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    2. Logistas vão arrumar qualquer motivo pra pagar menos.

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  3. Polo morreu nessa geração graças a esse câmbio ridículo, trancomotion ele e o dualogic só eles são capazes de fazer seus carros valerem menos que com cambio manual

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  4. Já tive CVT, Automático e I-MOTION...
    Este câmbio tem sim suas particularidades de condução e com dias vai pegando o jeito não deixa desejar nada aos demais... Inclusive no momento estou COM I-MOTION 2018 excelente... Tem gente que fala muita M.......

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  5. Essa transmissão é horrorosa!!! Consegue ser pior que a Dualogic, que evoluiu bastante nos últimos tempos.

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    1. Na verdade, nem o GSR chegou ainda na suavidade e confiabilidade do I-Motion. Lembrando que o I-Motion do Up! usa software da Porsche.

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    2. I-Motion confiáveil???
      Kkkkkkkkkkkkk

      Essa foi a piada do mês!

      A piada do ano é Golf vender 6 mil unidades/mês

      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk
      Kkkkkkkkkkkkk

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    3. Vamos aos fatos:

      Teste de longa duração do Up! I-Motion sem problema algum:

      https://www.car.blog.br/2015/11/vw-up-i-motion-teste-de-longa-duracao.html

      Fatos, apenas fatos.

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    4. Apenas 1 única unidade testada???

      Traz pra nós dados de Pirâmide de Ocorrências e Matriz de Confiabilidade do UP! I-Motion pra nós que podemos continuar a discussão, blz.

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    5. Charles tu tem cara de maluco, fora a sua aparência horrorosa sua opinião chega a ser pior ainda, me sita ae um golf que nunca foi bastante cobiçado por alguém ? Eu achobque você deve ser o tipo de cara que curte delrey, corceu e opala.

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    6. Delrey e Corcel, não.
      Mas Opala é muito massa!

      Mas como não convém um 3o carro, fico com meu Vovorolla e o Fit de minha esposa...

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    7. O Charles, quando se perde, gosta de falar em "pirâmide de ocorrências e matriz de confiabilidade". É a carta na manga dele pra parecer ter conhecimentos acima dos demais. Hahahahaha. Que piada.

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    8. Não.
      A verdade é que pouca gente tira a bunda da cadeira para concretizar instrução adequada para uma discussão produtiva.

      Pirâmide de Ocorrências associam desvios, falhas por desgaste, com ocorrências de durabilidade e confiabilidade.
      Números adequados são da ordem de 1 ocorrência por falha de Confiabilidade para cada +100 desvios ou ocorrências esperadas.
      TODOS os veículos dotados do I-Motion estão abaixo de 1:60.
      Dualogic não é diferente.

      Matriz de Confiabilidade analisa cada ocorrência relacionado à falha por durabilidade ou confiabilidade, e associa à severidade.
      Números desejados durante os 18 primeiros meses é de 1 ocorrência grave ou catastrófica (que impede o veículo de desempenhar suas funções básicas) para cada 30 mil unidades. Fox I-Motion tem números da ordem de 1 ocorrência severa para cada +1700 unidades. Ao cobteario de sua versão MT, com 1:+9000.
      Os modelos da Chevy dotados do Dualogic, 1:+1500.
      Jetta AT-6 AISIN tem números da ordem de 1:+6500 unidades.
      Corolla CVT Multidrive, 1:+9000.
      Fit/City/HR-V CVT, 1:+8000.

      Ou seja, Dualogic, I-Manco ou qualquer automatizado são todos passíveis de críticas e certo nível de reprovação...

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  6. Falando do carro em sim, sem entrar no mérito do câmbio, o qual nunca usei. Essa geração, que foi até 2014, sempre teve a fama de ótimo carro (já tive um), sobretudo sua construção e acabamento, sua dirigibilidade, seus itens de série (alguns, atualmente, só presentes carros acima de 70 mil), e o excelente conjunto mecânico manual do golf dessa geração. Esse carrinho ainda continua sendo superior em tudo, com toda certeza, aos carros populares de hoje em dia.

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  7. Tudo merda, I motion, dualogic, gsr e easytronic.

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    1. tudo magnetti marelli.... umas porcaria única com nomes diferentes.. todos dão problema e são péssimos de mercado

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  8. Ja tive dois Polos com IMotion e achei os carros excelentes. Quem critica sao pessoas que desconhecem totalmente o cambio ou só andaram de carro automatico na vida e querem o mesmo funcionamento de um cambio semi automatico. Meu ultimo Polo vendi com 130 mil km e nunca tive nenhum problema com o cambio ou motor. O preconceito com o cambio no.Brasil se da pq Brasileiro acha que semi automático é a mesma coisa que automático entao quer que funcione da mesma forma, vê que não é e critica. O problema é a ignorância do brasileiro e não o câmbio.

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    1. Até realmente pode ser bom afinal o câmbio passou por vários ajustes. Agora experimenta esse mesmo câmbio num Gol 2008/ 2009.

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    2. Assino embaixo Marco, dois carros i-motion, Polo e Up, nunca tive problemas. Manutenção zero.

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  9. porque tirou a matéria do Astra do blog ?

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    1. Pois era uma matéria que estava fazendo sucesso e a VW não era protagonista.

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    2. Sério isso Edu? Acho que se arrependeram de ter postado sem ter criticado muito, aí pegou mal pra redação do VW blog,ops Car blog..kkk

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    3. https://www.car.blog.br/2018/12/chevrolet-astra-2010-fotos-consumo.html

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    4. Essa matéria do link não está aparecendo na página principal do blog.

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  10. Esse sistema surgiu como uma tentativa de popularizar o câmbio automático, tendo em vista que custava muito menos que um AT com conversor de torque, mas os trancos nas trocas são incômodos, já dirigi um Fox com esse câmbio e não gostei. Ele só fica relativamente bom no modo sequencial, onde se troca as marchas por toques pra cima/pra baixo, mas demora um tempo pro motorista pegar a sensibilidade correta, o que significa realizar as trocas nas rotações certas.
    A intenção era boa, porém infelizmente não vingou. Dizem que o sistema I-Motion do Up é mais preciso, por ter atuadores elétricos, mas nunca experimentei.

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Essa geração do polo foi um dos carros mais injustiçados que já vi. Bom carro, bom custo x beneficio e mesmo assim nao vendia tanto.

    Em tempo, ATÉ O POLO 2010 TINHA ALETA DE TROCA DE MARCHA NO VOLANTE E O JETTA 2018 NÃO!

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  13. Carrinho bom pro dia a dia minha esposa usa um desse....agora comparem essa safra antiga do polinho com teto solar, materias de acabamento de maior qualidade ....com a safra atual do polo adaptada pro terceiro mundo, pessimo acabamento em detrimento do ganho de alguns centimetros em tamanho...um dos poucos carros que teve um downgrade de uma geraçao pra outra no mercado local daqui. Agora nessa categoria o acessorio teto solar so vai ter na nova geraçao do gm prisma/onix

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    1. Falo por experiencia propria, o acabamento do polo antigo e melhor mas e so. O novo e melhor em todo o resto, mais espcoso, mais confortável, mais tapido e mais economico. Se tivesse o acabamebto do antigo seria perfeito o carro

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    2. Perfeito, em acabamento o anterior dá de 10 x 0.

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  14. Engraçado é olhar a evolução dos motores antes um 1.6 tinha apenas 74cv hoje já temos 1.0 mais potente que isso sem turbo. Com turbo então

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    1. O 1.6 do Polo em questão entregava 74/76 kW, que convertendo dá 101/104 CV. Os 1.0 aspirados entregam cerca de 80 CV. Os 1.3 aspirados atuais é que estão na faixa de 100 CV.

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  15. O Polo I-Motion é aprovado por seus proprietários. Vamos ver o que eles falam:

    "Um bom carro pelo preço cobrado"
    Volkswagen Polo 1.6 I-Motion 2012/2012 Milton - Rio de Janeiro RJ Dono há menos de 1 ano
    Prós:
    Estilo, conforto, equipamentos e opcionais.
    Contras:
    Aquele comentado por todos: pouco espaço na mala. O desempenho no álcool também se mostrou bastante ruim: o carro ficou barulhento, bebeu acima do esperado para este combustível que já rende menos e nem a suposta maior força nas arrancadas pude
    observar. Em resumo, continuo só rodando na gasolina.

    Opinião Geral:

    Gostei do modelo e resolvi trocar meu Polo anterior por este com câmbio automatizado. É preciso pegar a manha do carro na cidade em relação às retomadas e arrancadas com mais força. Em pouco tempo a gente se acostuma. Tem um ponto extremamente positivo em relação aos câmbios automáticos convencionais: você não precisa manter o pé no freio em semáforos ou engarrafamentos. O descanso é total também para o pé direito. Em estrada o carro teve excelente desempenho. Nas subidas de serra também não deixa nada a desejar a veículos automáticos com motores mais potentes como New Civic e Corolla. Não vejo outro veículo na mesma
    categoria e com câmbio automático que ofereça a mesma segurança e opcionais pelo mesmo valor. Já o comparei a um C3 automático de um colega que tem até teto solar entre outros opcionais: o Polo é bastante superior em desempenho, conforto para o
    motorista e economia de combustível.

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  16. Já tive um Voyage com iMotion e gostei muito dele, principalmente pelas paddles shifts. A questão é que o brasileiro compra cambio automatizado pensando que é o mesmo que cambio automático. Aí fica frustrado. Todo cambio automatizado tem um tranco, principalmente em subidas. Quem diz que não tem tranco é por que nunca andou em um. Se souber souber soltar o acelerador antes da troca de marcha o tranco suaviza muito, mas ele está lá. Para mim é um ótimo custo-benefício. O problema é só a troca do burrinho do câmbio que a VW não cobre na garantia e que mais cedo ou mais tarde Vai dar problema e que custa quase 2k para ser trocado.

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  17. Já tive SpaceFox e hoje tenho UP I-MOTION 2018..
    Só alegria... Este UP na sua categoria é excelente...

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  18. Qualquer cambio 4M é melhor e mais confortável. I-motion virou mico no mercado. Podem pesquisar.

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  19. Fiquei com um Polo i-motion por 10 anos e agora tenho um TSI, na verdade o TSI é que dá tranco!!! Saudade do I-motion, super bem calibrado, que nas trocas era suave se andasse no sapatinho, se pisasse ele era um pouco lento nas trocas, mas te deve ter em mente que era um robô passando a marcha num câmbio convencional, e ao pensar assim ele passava as marcas com perfeição, ajustando a rotação do motor ao acionar a embreagem, com uma eficiência que nenhum humano num câmbio manual podia ter. E quanto ao tsi, muito mal calibrado, passagens muito rápidas mas em momentos errados, esse sim dá tranco!

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