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Fiat Oggi CSS 1984: fotos, preços e ficha técnica - história

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O Fiat Oggi foi um sedã compacto dos anos 80, que em novembro de 1984 ganhou uma versão esportiva, CSS - que tinha foco em competição, mas era vendido ao público em geral. O preço em novembro de 1984 era de Cz$ 21 milhões, o que corresponde a R$ 88 mil reais em dezembro de 2018, atualizados pelo INPC (IBGE).

Fiat Oggi CSS 1984

A proposta do Oggi CSS era a de disputar o campeonato brasileiro de Marcas e Pilotos. Entretanto, para que um modelo pudesse disputá-lo, deveria haver unidades a venda no mercado, e então surgia essa versão limitada a 300 exemplares: a CSS (Comfort Super Sport).

Fiat Oggi CSS 1984

O visual era bem esportivo, com pintura preta, detalhes em vermelho, rodas de liga leve e indicadores de direção transparentes. O motor era um 1.4L, com cabeçote especial, e ofertava 78 cavalos @ 5.600 RPM, e 11,4 Kgfm de torque @ 3000 RPM, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.

Fiat Oggi CSS 1984 - interior

O interior do Oggi CSS adotava uma decoração esportiva, com cluster de instrumentos com conta-giros, manômetro de óleo e voltímetro. Os bancos eram reformulados, mais altos e envolventes.

Fiat Oggi CSS 1984

A decoração interna era predominantemente preta, e o revestimento dos bancos era em veludo com costuras vermelhas, assim como os cintos de segurança.

Fiat Oggi CSS 1984

O volante era esportivo de quatro raios, com o aro forrado em borracha espumada. No centro um emblema da marca.

Fiat Oggi - História

Fiat Oggi 1984 CS

O Fiat Oggi foi lançado no Brasil em 1983 e ficou em produção até 1985. O modelo era vendido em versão única, CS, com motor 1.3.

Fiat Oggi 1984 CS

No primeiro ano de mercado, 1983, a Fiat vendeu 10.079 exemplares, enquanto em 1984 caiu para 9.372. O último ano de produção foi 1985, com apenas 968 unidades vendidas.

Ficha Técnica - Fiat Oggi CCS 1984
  • Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, refrigerado a água, comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, 2 válvulas por cilindro localizadas no cabeçote, alimentação por carburador Weber de corpo duplo e venturis de 34 mm, movido a álcool
    • Diâmetro x curso 76 x 78 mm
    • Potência 78 cv a 5.600 rpm
    • Torque máximo 11,4 mkgf a 3.000 rpm
  • Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões comprimento, 397 cm; largura, 154 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 222 mm
  • Peso 810 kg
  • Suspensão Dianteira: McPherson com braços transversais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora de 21 mm. 
  • Suspensão Traseira: McPherson com mola parabólica transversal, amortecedores hidráulicos telescópicos
  • Freios discos sólidos na frente, tambor atrás
  • Direção pinhão e cremalheira, mecânica, 3,5 voltas de batente a batente
  • Rodas e pneus liga leve, 165/70 R 13

23 comentários:

  1. Top Demais, feito para as pistas, muito melhor que o jetta que não tem acerto dinâmico nenhum!

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    1. Nessa época um Fiat que era equivalente ao Jetta era o Regata (sedã do finado Ritmo e antecessor do Tempra)

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    2. Na verdade um Fiat equivalente ao Jetta em 1984 era o 131 que saiu de linha no mesmo ano pra dar lugar ao Prêmio esticado
      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fiat_131?wprov=sfla1

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  2. Bem melhor e mais bonito que o COCRONOS !!!!!

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  3. Essa época carro duas portas era tudo.

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  4. Primeira Matéria que vejo nesse site que não rebaixa a concorrência e enaltece a VW.

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  5. Fui o Feliz Proprietário de um, comprado com 33.000Km em 1.987 e vendido com 108.000Km em 1.989...Andava muito para sua época, realmente esportivo; Tinha bem mais detalhes e modificacoes mecânicas para realmente ser um verdadeiro esportivo que os citados na matéria...mas também tinha consumo de esportivo(na época era assim mesmo)... é o preço!!!

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    1. esportivo de 78cv? piada. O Escort XR-3 da mesma época que já era boqueta, tinha 82cv.
      Isso aí não era esportivo. Era enganação.

      Esportivo era o Gol GT, com mais de 110 cv.

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    2. falar que o XR# era boqueta, rapaz vc deve ter 18 anos e nunca entrou em um carro desses. o GT 84 bielinha nao tinha nem 100 cvs, e o sonho do gol gt era ser como um XR3 (acabamento interno etc.) pra falar em sucesso visite os numeros de venda e verás o qto foi vendido do XR3 que era bem mais caro que o gol GT.

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    3. Meu colega comprou um oggi usado faz uns meses,esses dias o motor do bicho foi pro saco

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  6. Esse Fiat da década de 80 mostra bem que a boquetagem está no DNA da Fiat desde sempre. Se hoje temos boquetagens como Argo e Cronos, e piadas como o Mobi, na década de 80 havia esportivos com motor de 78 cv, uma boquetagem com "B" maiúsculo. Um verdadeiro trash-car para nenhum mobilete ficar decepcionado (já que eles amam esse tipo de coisa).
    Parabéns Fiat, produtora das maiores boquetagens do Brasil, ontem e hoje! Orgulhosamente boquetas.

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    1. 78cvs com baixa cilindrada. da uma olhadinha na potencia do PASSAT TS que era 1.6 antes de sair cacarejando igual uma franga louca kkkkkkkkkkkkkkkk

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    2. Com a clara vantagem dos 147 e familia serem carros muito mais leves e automaticamente com melhor desempenho.

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    3. 147 é a alegria dos donos de ferro-velho,agora vê o tanto de fusca da mesma época rodando

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  7. Quanta bobagem fala esse cara.. analisar a história automobilistica do pais dele
    ... nada

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  8. Meu vizinho tinha um 147 pick up amarelinho claro com um aparelho da TOJO no som. Eu pirava, achava o máximo

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  9. Esse carro tem história. Um dos poucos Fiat's que eu respeito.

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  10. Agora, em termos de robustez e longevidade ninguém bate a VW, o que tem de fusca, brasilia, passat, variant, antigos e rodando pelas ruas não é brincadeira...

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  11. Bem pelos comentários do Carlos acima, penso que ele é desinformado do modelo em relação aos seus equivalentes de série, como: angulos diferentes de suspensão dianteira e traseira, off-set de rodas, carburação, comando, cilindrada, apendices aerodinamicos, relação de marchas escalonadas entre outros; Se isso já não basta para ser um esportivo, tal qual o Gol GT 1.8, e considerando que o Citado tem em mente que para ser esportivo precisa só ter a maior unidade em CV, então desde já declaro que ninguém é mais esportivo que Caminhão, afinal já tem muitos próximo dos 600CV!!!

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