O Fiat Oggi foi um sedã compacto dos anos 80, que em novembro de 1984 ganhou uma versão esportiva, CSS - que tinha foco em competição, mas era vendido ao público em geral. O preço em novembro de 1984 era de Cz$ 21 milhões, o que corresponde a R$ 88 mil reais em dezembro de 2018, atualizados pelo INPC (IBGE).

Fiat Oggi CSS 1984

A proposta do Oggi CSS era a de disputar o campeonato brasileiro de Marcas e Pilotos. Entretanto, para que um modelo pudesse disputá-lo, deveria haver unidades a venda no mercado, e então surgia essa versão limitada a 300 exemplares: a CSS (Comfort Super Sport).

Fiat Oggi CSS 1984

O visual era bem esportivo, com pintura preta, detalhes em vermelho, rodas de liga leve e indicadores de direção transparentes. O motor era um 1.4L, com cabeçote especial, e ofertava 78 cavalos @ 5.600 RPM, e 11,4 Kgfm de torque @ 3000 RPM, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.

Fiat Oggi CSS 1984 - interior

O interior do Oggi CSS adotava uma decoração esportiva, com cluster de instrumentos com conta-giros, manômetro de óleo e voltímetro. Os bancos eram reformulados, mais altos e envolventes.

Fiat Oggi CSS 1984

A decoração interna era predominantemente preta, e o revestimento dos bancos era em veludo com costuras vermelhas, assim como os cintos de segurança.

Fiat Oggi CSS 1984

O volante era esportivo de quatro raios, com o aro forrado em borracha espumada. No centro um emblema da marca.

Fiat Oggi - História

Fiat Oggi 1984 CS

O Fiat Oggi foi lançado no Brasil em 1983 e ficou em produção até 1985. O modelo era vendido em versão única, CS, com motor 1.3.

Fiat Oggi 1984 CS

No primeiro ano de mercado, 1983, a Fiat vendeu 10.079 exemplares, enquanto em 1984 caiu para 9.372. O último ano de produção foi 1985, com apenas 968 unidades vendidas.

Ficha Técnica - Fiat Oggi CCS 1984
  • Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, refrigerado a água, comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, 2 válvulas por cilindro localizadas no cabeçote, alimentação por carburador Weber de corpo duplo e venturis de 34 mm, movido a álcool
    • Diâmetro x curso 76 x 78 mm
    • Potência 78 cv a 5.600 rpm
    • Torque máximo 11,4 mkgf a 3.000 rpm
  • Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões comprimento, 397 cm; largura, 154 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 222 mm
  • Peso 810 kg
  • Suspensão Dianteira: McPherson com braços transversais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora de 21 mm. 
  • Suspensão Traseira: McPherson com mola parabólica transversal, amortecedores hidráulicos telescópicos
  • Freios discos sólidos na frente, tambor atrás
  • Direção pinhão e cremalheira, mecânica, 3,5 voltas de batente a batente
  • Rodas e pneus liga leve, 165/70 R 13

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Top Demais, feito para as pistas, muito melhor que o jetta que não tem acerto dinâmico nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época um Fiat que era equivalente ao Jetta era o Regata (sedã do finado Ritmo e antecessor do Tempra)

      Excluir
    2. Na verdade um Fiat equivalente ao Jetta em 1984 era o 131 que saiu de linha no mesmo ano pra dar lugar ao Prêmio esticado
      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fiat_131?wprov=sfla1

      Excluir
  2. Bem melhor e mais bonito que o COCRONOS !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa época carro duas portas era tudo.

    ResponderExcluir
  4. Primeira Matéria que vejo nesse site que não rebaixa a concorrência e enaltece a VW.

    ResponderExcluir
  5. Fui o Feliz Proprietário de um, comprado com 33.000Km em 1.987 e vendido com 108.000Km em 1.989...Andava muito para sua época, realmente esportivo; Tinha bem mais detalhes e modificacoes mecânicas para realmente ser um verdadeiro esportivo que os citados na matéria...mas também tinha consumo de esportivo(na época era assim mesmo)... é o preço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esportivo de 78cv? piada. O Escort XR-3 da mesma época que já era boqueta, tinha 82cv.
      Isso aí não era esportivo. Era enganação.

      Esportivo era o Gol GT, com mais de 110 cv.

      Excluir
    2. falar que o XR# era boqueta, rapaz vc deve ter 18 anos e nunca entrou em um carro desses. o GT 84 bielinha nao tinha nem 100 cvs, e o sonho do gol gt era ser como um XR3 (acabamento interno etc.) pra falar em sucesso visite os numeros de venda e verás o qto foi vendido do XR3 que era bem mais caro que o gol GT.

      Excluir
    3. Meu colega comprou um oggi usado faz uns meses,esses dias o motor do bicho foi pro saco

      Excluir
  6. Esse Fiat da década de 80 mostra bem que a boquetagem está no DNA da Fiat desde sempre. Se hoje temos boquetagens como Argo e Cronos, e piadas como o Mobi, na década de 80 havia esportivos com motor de 78 cv, uma boquetagem com "B" maiúsculo. Um verdadeiro trash-car para nenhum mobilete ficar decepcionado (já que eles amam esse tipo de coisa).
    Parabéns Fiat, produtora das maiores boquetagens do Brasil, ontem e hoje! Orgulhosamente boquetas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 78cvs com baixa cilindrada. da uma olhadinha na potencia do PASSAT TS que era 1.6 antes de sair cacarejando igual uma franga louca kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Com a clara vantagem dos 147 e familia serem carros muito mais leves e automaticamente com melhor desempenho.

      Excluir
    3. 147 é a alegria dos donos de ferro-velho,agora vê o tanto de fusca da mesma época rodando

      Excluir
  7. Quanta bobagem fala esse cara.. analisar a história automobilistica do pais dele
    ... nada

    ResponderExcluir
  8. Meu vizinho tinha um 147 pick up amarelinho claro com um aparelho da TOJO no som. Eu pirava, achava o máximo

    ResponderExcluir
  9. Esse carro tem história. Um dos poucos Fiat's que eu respeito.

    ResponderExcluir
  10. Agora, em termos de robustez e longevidade ninguém bate a VW, o que tem de fusca, brasilia, passat, variant, antigos e rodando pelas ruas não é brincadeira...

    ResponderExcluir
  11. Bem pelos comentários do Carlos acima, penso que ele é desinformado do modelo em relação aos seus equivalentes de série, como: angulos diferentes de suspensão dianteira e traseira, off-set de rodas, carburação, comando, cilindrada, apendices aerodinamicos, relação de marchas escalonadas entre outros; Se isso já não basta para ser um esportivo, tal qual o Gol GT 1.8, e considerando que o Citado tem em mente que para ser esportivo precisa só ter a maior unidade em CV, então desde já declaro que ninguém é mais esportivo que Caminhão, afinal já tem muitos próximo dos 600CV!!!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente existem idiotas que pensam que entendem de carros,tá assistindo muito velozes e furiosos.... Fiat Oggi CSS foram feitas apenas 300 unidades,sabe o que significa "grupo seleto" ?Fusca qualquer um vai na padaria e compra um....compra um Fiat oggi css....quanto q vc já viu ao vivo.... então nan tem conversa...Fusca ,gol... Voyage... porcaria s identidade...trocam lanternas ,mudam faróis grades e a merdas sao as mesmas ate hoje...gol g1 g2 só porcaria....

    ResponderExcluir
  13. Oggi css o melhor da epoca...os outros nem desembacadde de vidro tinha....ogg O tinja,pain pa completo até pressão de óleo tinha..etc.mil vezes melhor que qualquer outro...

    ResponderExcluir
  14. Tenho um Fiat oggi CSS a 22 anos e é um carro fantástico,quando saio com ele chama a atenção,esses dias recebi uma proposta na frente do meu filho de oito anos e ele correu chorando pra mãe por que achou que eu venderia kkkk sem chance!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem