Car.blog.br

Pesquisar este blog

Chevrolet Vectra GT: um dos maiores micos da indústria

Categorias: , , , , 69 Comentários

A indústria automotiva brasileira tem um histórico de modelos fracassados - esses que chegaram e saíram do mercado sem que ninguém tenha notado ou sentido falta - por sua inexpressividade seja do ponto de vista técnico ou de mercado, ou os dois.

Chevrolet Vectra GT 2011

Um exemplo de fracasso histórico no mercado brasileiro é o Vectra GT - um hatch médio lançado em 2007 pela GM para concorrer com o VW Golf e o Fiat Stilo, com proposta esportiva, como sugeria o nome "GT".

Chevrolet Vectra GT 2011

O problema começava exatamente aí. O carro tinha sobrenome GT, mas usava um fraco motor 2.0 8V, que, à época, a GM anunciava com 128 cv, mas na verdade tinha menos do que isso, o que resultava em desempenho sofrível e elevado consumo.


A montadora até tentou promover a aura de esportividade do Vectra GT com versões personalizadas de gosto duvidosíssimo, como o caso do Vectra GTX Attitude, com um interior chamativo, e decoração externa ostensiva - felizmente era apenas um carro de demostração para eventos de tunning.

Chevrolet Vectra GT 2011

Tendo sido criado em uma época de crise da GM - que viria a falir em 2009, posteriormente salva da bancarrota pelo governo Barack Obama, em 2009 - o Vectra GT também era dono de uma estética controversa, especialmente na traseira em desarmonia com o resto do carro.

Chevrolet Vectra GTX 2009 140 cv Automático

O modelo é o típico resultado de um projeto que nasceu errado, e não tinha como consertar. Mas GM bem que tentou, lançando em março de 2009 um atualização mecânica e estética - com o nome de "Remix".

Chevrolet Vectra GTX 2009 140 cv Automático

O "novo" motor de novo não tinha nada. Era o mesmo 2.0 8V, porém agora anunciado com 140 cv com etanol, e 133 cv com gasolina, mas essa diferença de potência não era sentida, pois o carro continuava com desempenho fraco e alto consumo.

Chevrolet Vectra GTX 2009 140 cv

O Vectra GT brasileiro era inspirado no Opel Astra H europeu, mas era feito com peças compartilhadas do Astra nacional - o que evidenciava seu caráter improvisado.

Chevrolet Vectra GTX 2009 140 cv

Com fracas vendas, o modelo foi produzido entre 2007 e 2011, quando saiu de linha dando lugar ao Chevrolet Cruze, este com sucesso relativo.

69 comentários:

  1. Tive um, era top faltou um at de vdd pra vender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltou não. O carro tinha câmbio AT de conversor de torque desde o lançamento como opcional.

      Excluir
    2. Era AT5. Mas o Corolla era AT4 e vendia bem. O Vectra era um carro boqueta mnesmo. Não vendia por causa disso. E porque tinha o Golf, que era infinitamente superior.

      Excluir
    3. AT4.
      Chevy BR nunca disponibilizou AT5 em seus modelos no país ...

      Excluir
    4. Mas era um carro superior ao golf 4.5 que era um remendo

      Excluir
  2. Tive um GT-X de 140 cvs. O problema era o torque praticamente idêntico ao de 128 cvs. Em relação ao meu carro anterior, um Astra de 128 cvs, tinha a impressão que o Vectra andava menos. Fora isso, era uma carro com estabilidade fantástica, muito bonito e confortável. A questão também era que em sua época, haviam dois concorrentes que dominavam o mercado, o irmão Astra e o I30. Depois o Focus também tomou-lhe vendas. O Astra com o mesmo motor era mais leve, já o I30 e Focus eram carros com motores modernos, de alumínio, 16v e adotava, suspensão traseira multilink.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Focus, i30, Astra, Vectra GT. Todos eram 30% mais baratos que o Golf. E quem comprava esses carros, o fazia porque não tinha dinheiro para pegar o Golf. E aí o sujeito comprava uma bomba dessa, e ficava se justificando que era "custo x benefício".
      Não precisava de muito neurônio nessa época. No lugar de qualquer um deles, era melhor pegar um Golf 1.6. Mais carro em tudo.

      Excluir
    2. Bomba? agora vc passou dos limites do haterismo.

      Excluir
    3. O golf não ganha 1 comparativo de mídia especializada e o Jenio escreve isso....

      Excluir
  3. Ah, e ainda com todos os pontos negativos, era um carro mais bonito e melhor acabado que seu sucessor, o Cruze Sport6. No exato momento em que a GMB abandonou a OPEL em benefício da DAEWOO eu pulei fora. Troquei meu GT-X num Jetta Variant, que foi o melhor carro que já tive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cruze era menos gambiarra que esse Vectra.

      Excluir
    2. O Vectra deveria ter adotado o Ecotec do Astra europeu, seria potente e econômico. O Cruze além de ser de um acabamento sofrível perto do Vectra, tinha desempenho e consumo parecidos em razão do peso que tinha (1400 quilos), mesmo tendo finalmente adotado o Ecotec.

      Excluir
  4. Por que forte era o motor santanatec do Golf ne? De 116cv!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, exato. aquele golf plastificado. aquilo sim que era mico

      Excluir
    2. Plastificado é o moribundo Focus. O Golf desde a 3 geração tinha acabamento emborrachado e detalhes de aço escovado. O Focus sempre teve acabamento vagabundo.

      Excluir
    3. Tô falando das plásticas que o carro sofreu, não dava nem para saber que geração era

      Excluir
  5. Quem escreveu essa materia deve ter demencia !o fiat stilo nao chega nem perto do vectra em desenpenho,em espaco interno e em nada . Ridiculo essa materia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Stilo era outra boquetagem. Câmbio dualogic, uma piada. O Motor era o mesmo do Vectra, só que o da Fiat tinha 16V, então ele andava mais que o Vectra.
      A questão é, por mais que o Stilo fosse ruim (e era), o Vectra GT era pior.
      No fim das contas, os dois são péssimos frente ao carro Golf Mk4.

      Excluir
    2. O Vectra nunca teve 1.8 , já o Astra sim , mas o Astra era o motor Família 1 enquanto o Stilo e Meriva o Família 2.

      Excluir
    3. Carlete Periguete só falando croquete ...

      Excluir
  6. O cara que escreveu essa matéria não entende de carro ponto....

    ResponderExcluir
  7. Mesma época do mico VW aqui no Brasil Eos.

    ResponderExcluir
  8. Esse modelo tem de montes rodando nas ruas da Europa hoje em dia. Também vi nos EUA com a marca "Saturn".

    ResponderExcluir
  9. O problema começava exatamente aí. O carro tinha sobrenome GT, mas usava um fraco motor 2.0 8V, que, à época, a GM anunciava com 128 cv, mas na verdade tinha menos do que isso, o que resultava em desempenho sofrível e elevado consumo.

    O Golf 2.0 aspirado conseguia ser mais sofrível em desempenho.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade nessa epoca o carro que estava em franco sucesso era o I30, E nao era ruim não. Pois nessa epoca tive um Golf 4,5 esse sim boqueta! Era um carro bem construido porem manco mesmo a versão 2.0 com tiptronic GT. Nesse epoca e o GTI so foi importado em 2008 depois ele parou de ser comercializado e retornou em 2012.

    ResponderExcluir
  11. O verdadeiro mico é essa matéria!!!

    ResponderExcluir
  12. Bonito esse Vectra era, porém o Astra apelidado de "cara de trem", também era belíssimo, mais barato e mais rápido que o Vectra GT.

    ResponderExcluir
  13. Bom.. Vindo de um troll automotivo como você, defensor inenarrável de VW, que acha acha o atual Golf Highline de 130 mil reais uma ótima compra, não é de se suspeitar.
    Texto parcial e apelativo.
    Vamos aos fatos:
    Os Vectras GT/GTX bem como o sedã, nunca foram referência como os Vectra B foram em outrora. O mercado, o público, os concorrentes eram diferentes. Outros tempos.
    Logo, era mais um carro com boas referências.
    Quanto ao Vectra GT, penso que questões circunstanciais o levaram a não ser um sucesso de vendas: a concorrência interna (e desleal) com o Astra; o desdém da própria GMB com o produto desde o seu lançamento (nunca souberam ao certo seu posicionamento dentro da marca); o conjunto geral (poderiam ter ofertado o motor 2.4 conjugado com o câmbio manual) etc.
    Mas dizer que o carro em si foi mico, aliás, um dos carros que mais micaram no mercado, é no mínimo insensato (padrão de seus comentários).
    O Vectra na época era um carro com um design acertado, ainda moderno e com um custo benefício interessante (O Stilo já tinha muito mais tempo de mercado, além de ser bem menos equipado). O Golf, então, um malfadado projeto BR,caríssimo desde suas versões básicas (literalmente) que levou a ruína o belo projeto dos MK4.
    O i30 naturalmente era mais moderno, contudo, era bem mais caro. O Focus pode-se dizer que era um bom concorrente.
    Enfim.
    Um carro injustiçado por diversas razões: bem equipado (saia de fábrica com ar digital, airbag duplo, rodasde liga leve, espelho fotocromico) e com uma política de preços aceitável (coisa de 53 mil na época).
    Além da mecânica confiável, desempenho aceitável e consumo compatível.
    Mesmo com todos os entraves, registrava mais de 1.200 unidades mês.
    Hoje no mundo dos usados, mostra ser um excelente carro: barato, bem equipado, com uma mecânica confiável e robusta, passa longe de ser um mico.
    Oferece muito por pouco.
    Aliás, hoje passa muito mais confiança do que um i30 (alguém arriscaria ter um coreano com quase 10 anos de uso?).
    Portanto, pesquise mais antes de falar asneiras.
    Até porque o mundo não é só VW (ainda bem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara... muita gente curte carro alemão...e foi nessa q civic e corolla apareceram...com mesmos valores e portes bem maiores...honda e toyota ,pra muitos ,tem desempenhos próximos ou iguais aos golfs

      Excluir
  14. Vi um mico subindo na árvore hj ahahahah

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Carro se destacou na época e depois virou uma grande opção como semi novo... Não entendi tanto veneno na matéria.

    ResponderExcluir
  17. Eita. O pior q tá certíssimo. Golf q eh mico até hoje. Antes caro e manco. Hoje carissimo e com relação custo x benefício sem noção. Daí o Carlota vai defender o indefensável. Acredito q Carlota eh aqueles q vão pra uma guerra já perdida

    ResponderExcluir
  18. Golf Sapão ? Outro mico com aquele desenho gambiarra no mercado nacional, os concorrentes na época eram I30 e Focus, carros moderno e bem equipados, até o Astra que ainda continuava em linha vendia bem mais que o Vectra.

    ResponderExcluir
  19. Esse Vectra ai era o astra na Europa. A GM cagou muito nesse carro: coeficiente aerodinâmico muito ruim, freio a tambor na traseira, suspensão pior que do vectra que tinha aqui.

    ResponderExcluir
  20. os carros da gm que eram originais da opel eram relativamente melhores que os que tem hoje(dadas as proporções)

    ResponderExcluir
  21. Acho interessante o povo nesses comentários é Golf cêntrico. A matéria é do Vectra, que ficou no mercado 4 anos, ou seja, um claríssimo mico, e o povo fica com mimimi sobre o Golf.

    Vamos aos fatos. O Golf é vendido no mercado brasileiro há mais de 20 anos, três gerações. É fabricado no Brasil há mais de 20 anos. A geração 4 e 4,5 ficou no mercado entre 1998 e 2014, ou seja, mais de 16 anos, e o atual já está Brasil desde 2013, sendo ainda atualíssimo.

    Enquanto isso, já chegaram e já se foram: Brava, Bravo, Stilo, Vectra GT, Focus, peugeot 307, peugeot 308, I30, e mais dezenas de outros que tentaram ser Golf e jamais conseguiram.

    O Golf fica, sólido, vivo. E os outros passam. Mas um passam rápido de mais, como o esse Vectra que ficou 4 anos. O Bravo ficou 5, e o Stilo 6. Enquato isso o Golf há mais de 20 anos. Focus e Cruze já têm morte anunciada. E o Golf novamente vai sobreviver e permanecer, enquanto os outros vão passar.

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Vítima do sistema educacional brasileiro passando atestado.
      Vamos aos fatos. O Up! já está em produção no Brasil há mais tempo que o Vectra GT ficou em produção no Brasil.

      Segundo;. Só no Brasil, nesses menos de 4 anos, a VW já vendeu mais de 204 mil Up!. Fora vendas para Argentina, Chile, México, Uruguai, Paraguai. A média de vendas mensal do Up! no Brasil desde o seu lançamento está acima de 3.500 unidades por mês. O Vectra, em uma situação de mercado muito melhor que a atual, jamais vendeu mais de 900 unidades por mês. O Vectra sim foi um micasso. O up! é o único sub-compacto com preço acima de 50.000 reais a venda no Brasil, e o líder de vendas no varejo. O Up! é um sucesso no Brasil. Já o Vectra foi um verdadeiro mico.

      Excluir
  23. Fatos incontestáveis, por outra ótica este veículo foi reestilizado e recebeu o nome Cruze sport que vendeu conforme este blog nos 20 dias de dezembro 2018 . 365 unidades contra 288 do Golf , excelente carro, muito bem tratado pela VW desde 1974, e 1994 no Brasil. O mercado vai se movendo, os dois Cruze SD mais Sport somados, ultrapassam o fabuloso Civic, outrora lider.

    ResponderExcluir
  24. Só se for pra vc...
    Tenho UP e sei que é melhor que muitos carros que estão ai no mercado.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa ninguém pode reclamar, o espelho retrovisor do up nunca vai passar calor, já os passageiros...

      Excluir
  25. Golf só passou ter motor bom a partir do TSI. Nos carros de 2008 eu prefiro Vectra ou Astra no lugar do Golf.

    ResponderExcluir
  26. Dessa forma o golf 1.6 que saiu de linha foi um gorila então.

    ResponderExcluir
  27. Carlotinha! Vc eh um fanfarrao!rsrs..vc mesmo q ja comecou a escrever falando do Golf na materia do Vectra....rsrs

    ResponderExcluir
  28. Com ctz o VECTRA GT não prestava.... Bom mesmo era o GOLF de 200 gerações anteriores e com motor Santanatec... Que competia com ele.... kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Frentista atropelado em Ribeirao Preto - SP

    valenews - 13/02/2008

    https://www.youtube.com/watch?v=vgaByERSGp8

    ResponderExcluir
  30. Faltou dizer que ele era um Astra Europeu só na casca. Tudo era do Astra, enquanto o Astra H alemão tinha uma arquitetura mais evoluída.

    ResponderExcluir
  31. A referência dessa categoria sempre foi o FOCUS aqui e no mundo.
    Recentemente o Golf ficou melhor porque estava uma geração na frente.
    Mas com a chegado do Focus europeu, tudo voltou ao normal, e o Focus é novamente a referência mundial do segmento.

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkkkkkk vectra gt nao anda? motor fraco? meu deus kkkkk, nunca li tanta mer*, bom mesmo era o 2.0 de 120 cv do golf de certo, geração de 1998 ainda haha! piada pronta

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.