Car.blog.br

Pesquisar este blog

Dez hatchs médios mais vendidos em 2008 - 10 anos atrás

Categorias: , , 45 Comentários

O segmento de hatchs médios está em baixa no Brasil, com apenas dois modelos se destacando em vendas: o VW Polo e o Toyota Yaris Hatch. Os demais vendem menos de 1.000 unidades mês. Mas nem sempre foi assim - na década passada os hatchs médios eram apreciados pelo público e tinham boa participação de mercado.

VW Golf GTI 2008

Neste artigo relacionamos os dez hatchs médios mais vendidos do Brasil em 2008.

1º lugar - Chevrolet Astra

Chevrolet Astra 2008

Em 2008, cerca dez anos atrás, o líder vendas foi o Chevrolet Astra, com 25.354 unidades comercializadas no ano - média mensal de 2.113 unidades.

2º lugar - Volkswagen Golf

VW Golf GTI 2008

No período, o VW Golf emplacou 17.267 unidades - média mensal de 1.439 unidades, o que lhe rendia 17,2% do mercado.

3º lugar - Fiat Stilo

Fiat Stilo 2008

O Fiat Stilo, lançado em 2002, emplacou 16.325 unidades em 2008, com média mensal de 1.360 emplacamentos, e 14,3% do mercado.

4º lugar - Ford Focus

Ford Focus 2008

O quatro hatch médio mais vendido em 2008 foi o Ford Focus, com 13.181 emplacamentos no ano (média mensal de 1.098 unidades).

5º lugar - Chevrolet Vectra GT

Chevrolet Vectra GT 2009

Em 5º lugar vinha outro modelo da GM, O Vectra GT, com 12.949 emplacamentos, média mensal de 1.079 unidades.

6º lugar - Peugeot 307

Peugeot 307 2008

O Peugeot 307 foi o 6º hatch médio mais vendido do Brasil em 2008, com 12.421 unidades - média de 1.035 mensal, o que lhe rendeu 10,9% de market share.

7º lugar - VW Beetle

Beetle

Importado do México, baseado na plataforma do Golf IV, o Beetle de primeira geração vendeu 4.390 unidades no Brasil em 2008, com média mensal de 366 emplacamentos.

8º lugar - Nissan Tiida

Nissan Tiida

O hatch médio da Nissan vendeu 3.280 unidades no Brasil em 2008, com média mensal de 273 emplacamentos.

9º lugar - Citroen C4

Citroen C4

O hatch médio francês registou emplacamentos de 1.308 unidades no ano, 1,1% do mercado.

10º lugar - Audi A3

Audi A3 Sportback 2009 - Brasil

O Audi A3, já importado, vendeu 832 unidades no ano, com média mensal de 69 unidades.

Ranking dos hatchs médios mais vendidos em 2008

RankModeloVendas em 2018Média mensalParticipação
1Chevrolet Astra25.3542.11322,2%
2VW Golf17.2671.43915,1%
3Fiat Stilo16.3251.36014,3%
4Ford Focus13.1811.09811,6%
5Chevrolet Vectra GT12.9491.07911,4%
6Peugeot 30712.4211.03510,9%
7VW Beetle4.3903663,9%
8Nissan Tiida3.2802732,9%
9Citroen C41.3081091,1%
10Audi A3832690,7%

45 comentários:

  1. Esse Golf Sportlne reestilizado era simplesmente belíssimo.
    Tive um 1.6 Sportline 2009 que ainda hoje deixa saudades: bancos em couro natural, ar condicionado digital, acabamento todo emborrachado, puxadores das portas e outros detalhes em alumínio escovado, sistema de som fantástico com 8 alto falantes, forro do teto em tecido de primeira qualidade, capô suspenso por mola a gás, estepe de liga leve igual aos outros, etc.

    A dirigibilidade desse carro era excepcional: direção incrivelmente direta e comunicativa, suspensão confortável e muito estável em curvas, acerto de chassis primoroso, qualidade construtiva fantástica. Fora o câmbio manual de engates curtos e precisos.

    Enfim, esse Golf Sportline aí era o The Very Best da sua época, um verdadeiro hatch Premium. Sorte de quem teve um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.6? Devia ser super manco não?

      Excluir
    2. Só não considerou a vergonha e o desrespeito ao brasileiro, quando na europa já havia uma geração nova e aqui compravamos esse carro com "plástica". Não é a toa que a VW perdeu a liderança do mercado nestes anos.

      Excluir
    3. Respeito nao preco. O golf V foi o golf mais caro da historia, basta vc se basear no jetta da epoca. Sem contar que o golf V seria demais pro segmento, sendo medio com um nivel acima. Esse golf foi um petardo na epoca, caro ate para os padroes europeus

      Excluir
    4. O Golf 4.5 foi um dos maiores acertos da vw. O carro ficou tão bom que a vw Alemanha ficou com.ciumes. esse Golf 4.5 foi um.sinal de respeito da Vw Brasil ao consumidor brasileiro pois era um carro tão avançado que se fosse vendido ainda hoje Seria superior ao focus 308 i30 etc. O Motor 1.6 dele era tão eficiente que o faz te4 desempenho melhor que Stilo 1.8 e Vectra 2.0.

      Excluir
  2. Esse Golf Sportlne reestilizado era simplesmente belíssimo.
    Tive um 1.6 Sportline 2009 que ainda hoje deixa saudades: bancos em couro natural, ar condicionado digital, acabamento todo emborrachado, puxadores das portas e outros detalhes em alumínio escovado, sistema de som fantástico com 8 alto falantes, forro do teto em tecido de primeira qualidade, capô suspenso por mola a gás, estepe de liga leve igual aos outros, etc.

    A dirigibilidade desse carro era excepcional: direção incrivelmente direta e comunicativa, suspensão confortável e muito estável em curvas, acerto de chassis primoroso, qualidade construtiva fantástica. Fora o câmbio manual de engates curtos e precisos.

    Enfim, esse Golf Sportline aí era o The Very Best da sua época, um verdadeiro hatch Premium. Sorte de quem teve um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Golf 4.5 foi um dos maiores acertos da vw. O carro ficou tão bom que a vw Alemanha ficou com.ciumes. esse Golf 4.5 foi um.sinal de respeito da Vw Brasil ao consumidor brasileiro pois era um carro tão avançado que se fosse vendido ainda hoje Seria superior ao focus 308 i30 etc. O Motor 1.6 dele era tão eficiente que o faz te4 desempenho melhor que Stilo 1.8 e Vectra 2.0.

      Excluir
    2. Tão respeitoso que estava 2 gerações atrasado... chacota

      Excluir
    3. 308 at6 Aisin com motor tubo thp de 173 CV? HWEHEHEHEEHE Carlão é um comédia.

      Excluir
    4. Carlota, deixa de ser patético. O velho motor GM 1.8 no Cocobalt deu pau recentemente no 1.0 TSI, vide Acelerados, e você vem falar que o 1.6 8v batia o 2.0 da GM kkkkkkkkkk 104cv contra 140cv e 6kgfm de diferença. Você é ridícula.
      Outra coisa, as vendas do Focus em 2008 foram fracas porque foi o último ano do mk1.

      Excluir
  3. Nem precisa comentar... Astra + Vectra (precusror do lentoster)...

    ResponderExcluir
  4. Primeiro que nem o Polo e nem o Yaris são médios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo Inmetro, Golf e Polo são médios mas Focus batch e Cruze são GRANDES.
      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2019.pdf

      Excluir
  5. Como o mercado mudou de 10 anos pra cá. Mais da metade destes carros ñ existem mais no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o único que restou foi o Golf.
      Astra acabou, Stilo acabou, Focus acabou, vectra GT acabou, 307/308 acabou, Tiida acabou, C4 hatch acabou, Bravo acabou...

      E o Golf continua.

      Excluir
    2. É que a VW é a maior montadora do mundo, e a única que consegue bancar um carro desses no Brasil com vendas tão pífias... ótimo carro (geração atual) mas custa caro e acaba perdendo mercado pros SUVs.

      Excluir
    3. O Golf atual terá vida longa no Brasil por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.

      Então o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhes, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 600 ou 700 no Brasil, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.

      Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.

      Então, o Golf produzido no Brasil passará a ser vendido na Argentina.

      Excluir
    4. O que vc considera " vida longa "?

      Excluir
    5. A VW demora para enterrar alguns carros. Olha quanto durou o Santana, Parati, Polo (o antigo), Polo Sedan...

      Excluir
  6. Tive 02 Golf deste modelo...
    Ótimo carro.....

    ResponderExcluir
  7. é o que é que esse blog tá nostálgico aasim ? Direto do túnel do tempo !
    E Polo nunca foi e nunca será médio, só pra Carlos.blog

    ResponderExcluir
  8. o camarada falar que o motor 1.6 do golf era excelente para o carro deve estar de brincadeira né kkkkkkkkkkkk.
    Hoje o Golf resiste pq mantem o nome, e vende 200 carros por mês
    Na GM o Cruze é o substituto natural do vectra GT/Astra e vende mais queo golf.
    pra mim não me lixo nem pra vw e nem pra GM, mas são fatos

    ResponderExcluir
  9. Fim de carreira para os hatch médios,acabou e no momento só relinchos de 10 a 15 anos atrás,agora é suv e pronto mesmo sendo derivados de outros modelos.

    ResponderExcluir
  10. Isso porque não mostraram o preço deles na época pra ver a diferença com os valores atuais.

    ResponderExcluir
  11. Exatamente,hoje um hatch médio quase idêntico a um popular passando de $100 mil,só doente mesmo para comprar,reflexo nas vendas são claros.

    ResponderExcluir
  12. Polo e yarus Hatch medio só se for no Brasil e na cabeça de quem escreveu a matéria..Pra mim Hatch médio é golf,Focus e cruze.

    ResponderExcluir
  13. Os médicos recomendam não contrariar algumas pessoas,pois ficam insistindo que o branco e preto e vc acaba concordando para não discutir,deixem acreditar e pronto.

    ResponderExcluir
  14. O golf no Brasil não vende porque e caro em relação aos SUVs que foram lançados, mas continua sendo um objeto de desejo. SE fosse só ele que caiu em vendas vá la, mas a reportagem deixa claro que quase todos simplesmente sumiram por ter vendas baixas, todos sabemos também que o Golf não vende bem aqui, mas...no resto do mundo e bem diferente. Brasileiro compra Onix pq e barato, se o poder aquisitivo fosse melhor a historia era outra bem diferente.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá pelo seu gosto e ñ pelo dis outros; faça um test drive e sinta o carro. Boa sorte.

      Excluir
  16. esse não era o focus comercializado em 2008

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cunhado tá tentando vender o Focus Titanium PowerShit 2014 dele por 45 mil e não consegue...todas as revendas oferecem menos de 40 mil. Ninguém aceita mais a bomba PowerShit.

      Excluir
  17. Nem naquela época o Golf vendia 6000 unidades por mês.....

    ResponderExcluir
  18. E o Cruze HT assim como o sedã , Parece que sairão de linha nos USA e posteriormente aqui, segundo reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Focus já saiu de linha, o Cruze vai pelo mesmo caminho. Só vai sobrar o Golf como hatch médio.

      O Golf atual terá vida longa no Brasil por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.

      Então o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhes, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 600 ou 700 no Brasil, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.

      Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.

      Então, o Golf produzido no Brasil passará a ser vendido na Argentina.

      Excluir
    2. Focus ainda não saiu se linha, golf 8 não vira para o Brasil. Esse golf vai ficar fadado a facelifts ridículos

      Excluir
    3. Focus já está praticamente fora de linha, as últimas unidades encalhadas na concessionária estão sendo empurradas a preço de banana à conta-gotas, para os poucos desavisados que não conhecem o câmbio powershift.
      Não deverá chegar nem linha 19/19 por aqui, vão ficar vendendo os últimos encalhados até maio, data da morte oficial do modelo moribundo.

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.