O Volkswagen Gol 2019 Automático é um dos veículos sem pedal de embreagem mais acessíveis à venda no mercado brasileiro. Partindo de R$ 54.580 reais (agosto de 2018), ele entrega um conjunto mecânico refinado, bom acabamento e conforto.

Novo VW Gol 2019 Automático

O Gol 2019 é o primeiro exemplar do modelo, desde o lançamento já há quase 40 anos, a receber um câmbio automático epicíclico, também conhecido como "automático convencional” ou de "conversor de torque". Essa transmissão substitui as antigas transmissões automatizadas "I-Motion", que agora foram descontinuadas na linha Gol/Voyage.

Novo VW Gol 2019 Automático - interior

A transmissão automática aplicada ao Gol 2019 é a prestigiada Aisin AQ 160-6F, de seis marchas, com função TipTronic (trocas sequenciais). A AISIN é uma tradicional fabricante nipônica de transmissões, e faz parte do Grupo Toyota - ou seja, é um VW com câmbio Toyota.

Novo VW Gol 2019 Automático

Para introduzir esse câmbio automático no Gol e Voyage 2019 a engenharia da VW Brasil trouxe o moderno motor EA-211 1.6L 16V, com duplo-comando e variador de fase no escape. Esse propulsor, já usado no Golf MSI, além de Polo/Virtus MSI, oferta 110 cv com gasolina, e 120 cv com etanol. Ele entra no lugar no motor 1.6 8V usado no modelo com câmbio manual, com 101/104 cv.

Novo VW Gol 2019 Automático

O motor bem mais potente e moderno, e a transmissão automática acrescentam R$ 3.450 reais ao preço do Gol Automático relativamente ao manual - é uma das menores diferenças do mercado (em geral em torno de R$ 5.000 reais). No Voyage é menor ainda - R$ 3.170 reais.

Novo VW Gol 2019 Automático - central multimídia

O modelo das imagens traz ainda o pacote Urban completo, precificado em R$ 3.000 reais, e o kit multimídia interatividade Discover Media (R$ 2.100), resultando em um carro bem equipado, com direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, volante com comandos multifuncionais e shift-paddles para trocas de marchas sequenciais manuais no volante, rodas de alumínio de 15 polegadas, faróis bi-parábola, faróis de neblina, vidros, travas e retrovisores elétricos. E a excelente central de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de um sistema de navegação por GPS integrado.

Novo VW Gol 2019 Automático - interior

O que faz falta é um controle de velocidade cruzeiro (piloto automático), e um descansa braço central dianteiro - itens não oferecidos nem como opcionais.

Comportamento

O Gol e o Voyage da atual geração (G5) chegaram ao mercado em 2008 e 2009. São projetos maduros, caracterizados por montagem e acabamento precisos e de boa qualidade, e que até mesmo sub-sistemas como a assistência hidráulica de direção (substituída nos modelos mais modernos por assistência elétrica) funcionam muito bem. A direção é leve em cidade, progressiva, e segura firme em velocidade mais alta.

Novo VW Gol 2019 Automático

O motor 1.6 16V tem funcionamento suave e sem vibrações, e oferta torque e potência em uma faixa de giro ampla, muito elástico, tornando o Gol Automático ágil tanto em cidade quanto em rodovia. Esse propulsor está muito bem harmonizado com a transmissão automática AISIN de 6 marchas, com trocas rápidas e suaves.

Novo VW Gol 2019 Automático - AISIN 6 marchas

A manopla de transmissão do Gol Automático, advinda do Jetta 2007/2008, tem os tradicionais modos P (Parking, usado apenas com o carro parado e estacionado), R (marcha a ré), N (Neutral - ponto morto, que pode ser usado em paradas temporárias mais prolongadas, com motor ligado, quando o motorista não quer segurar o carro no freio de serviço), D (Drive, trocas automáticas em modo normal), S (Sport, modo de trocas automáticas esportivo). Na posição D, caso se desloque a alavanca à direita, entra-se em modo "TipTronic, com trocas de marchas sequenciais, subindo marchas com movimentos acima, e reduções puxando a alavanca).

Novo VW Gol 2019 Automático - painel

São múltiplas opções, mas na prática usa-se apenas duas: "P", para parar o carro, e "D", para andar. Há o modo S, que muda o mapeamento de trocas, que faz com que as trocas ascendentes sempre aconteçam em rotação mais elevada, resultado em mais agilidade. Mas, na prática, quando se exige mais do carro, o modo "D" já passa a operar automaticamente esticando mais as marchas, o que torna um pouco sem sentido essa opção "S", já que ela já existe, sob demanda, no modo "D".

Novo VW Gol 2019 Automático - preto

De qualquer forma, tanto em D, quanto S, ou mesmo em TipTronic, as trocas de marchas são rápidas e suaves. No caso das trocas manuais, que pode ser pelo modo TipTronic ou pelos shif-paddles no volante, ocorrerá a troca automática caso a rotação do motor chegue a cerca de 6.200 RPM - um sistema de proteção do motor. Ele também não aceita reduções se esta resultar em risco ao motor.



Em qualquer situação de operação, ela será informada no visor central, com o modo de operação (D/S/M) seguido do numeral que indica a marcha engatada. Exemplo: D4, indica Drive em 4ª, S4 - Sport em 4ª. M1 - Manual em 1ª marchas.

Transmissão isenta de manutenção

A transmissão automática AISIN AQ 160-6F conta com bloqueio do conversor de torque e controle de neutro. O bloqueio do conversor de torque funciona a partir da terceira marcha e acima, que faz como se o câmbio automático fosse um manual, por haver zero perda de potência e torque. Na prática há menor consumo e maior desempenho - algo que se observa na prática, já que o Gol Automático é um dos automáticos mais econômicos, com médias acima de 16 Km/l de gasolina em estrada.

Novo VW Gol 2019 Automático - espaço dianteiro

O controle do Neutro coloca o câmbio em ponto morto sempre que o carro está parado e o pedal no freio sendo pressionado moderadamente. Esse recurso também contribui com a redução do consumo, já que o câmbio não fica engatado, e o powertrain não fica tentando tirar o carro da imobilidade. Evidentemente, tão logo se alivia o pedal do freio, a 1ª marcha é engatada, imperceptivelmente, e quando o freio de serviço é liberado, o Gol começa a se mover suave e lentamente, até que o motorista pise no acelerador.

Novo VW Gol 2019 Automático - espaço traseiro

Assim, se o Gol com transmissão manual já conta com uma das, se não a melhor, transmissão do mercado, suave, precisa, robusta e fácil de usar, este Gol Automático não fica atrás: ainda mais fácil de usar, tão suave e precisa, e ainda mais robusta, já que este câmbio é livre de manutenção. Não é necessário nem sequer trocar o fluído hidráulico da transmissão durante toda a vida do carro.

Conclusão

Novo VW Gol 2019 Automático

O novo Gol 2019 automático é um carro que surpreende pelo conjunto mecânico bem acertado, formado por um motor moderno e um câmbio consagrado; agilidade em cidade e rodovia; suavidade de funcionamento; baixo consumo e boa relação custo x benefício, sendo o carro automático com motor 1.6 mais acessível do mercado brasileiro.

31 Comentários

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  1. Sugiro um test drive. pq o bicho grita qdo pisa... ainda mais em modo S hein....

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    2. Quer refinamento? Tem Polo mais acima, e Golf mais acima.

      Novo Classe A chegando. Pode aguardar também.

      Exigir nivel Bentley pro carro de entrada da marca, é desconhecer a realidade e o produto.

      HB20 grita, Argo grita, Yaris, March, 208, C3, Ka, Fiesta... Enfim.

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  2. Uma otima tacada da vw do brasil,queria ver uma matéria com esse motor no polo msi mais na net não estou conseguindo encontrar estou interessado no polo msi automatic.

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  3. É gol. É gol do Brasil. É gol da Alemanha.

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  4. Prefiro os faróis dianteiros antigos o design anterior realmente já estava muito bom. Não deveriam ter mexido.

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    1. já acho ao contrário...mt subjetivo..

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    2. Na primeira foto o farol parece maior que a roda...

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    3. Eu teria deixado os mesmos faróis de antes, mas com esse novo para-choque!

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  5. 54 mil poderia colocar um banco melhor! !!

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    1. Concordo. Tenho um 2016, como terceiro carro. A dirigibilidade é ótima. Mas a ergonomia deixa muito a desejar. Não dá para fazer viagem longa, principalmente para quem tem 45+. Perto de 1h de volante, as pernas e as costas já não encontram mais posição cômoda.

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  6. A GM agora que está deixando de vez essa "frente de caminhão"... e a VW resolve assumir o lugar... Meu último carro foi um Voyage, mas esta frente acabou com a harmonia do desenho...

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    1. Rapaz olhando essas foto do gol preto achei bonitona a frente ,o desenho dos faróis de milha ficaram show

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    2. Eu também gosto dos faróis. Só não gosto da lanterna horizontal do Voyage. A anterior era mais bonita.

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  7. Não entendo como alguém pode comprar um Gol, mesmo automático, podendo levar Polo MPI pelo mesmo valor, muito mais moderno, muito mais seguro, muito mais equipado e muito mais espaço. O deficiente físico, ok, nan tem opção por esse preço, mas a pessoa com todas as capacidades físicas, nan tem lógica.

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    1. Concordo com vc...um Polo MSI manual tá de bem tamanho e muito seguro.

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    2. Tem gente que "NAN" quer um carro manual de jeito nenhum, então esse Gol automático pode ser uma excelente opção.

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    3. Nesse valor pode levar um Polo MSI.

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  8. Concordo quanto ao MI MI MI a respeito de qualidade no acabamento interno, com certeza a maioria confunde detalhes rebuscados com qualidade o que significa muita ignorância no assunto. Outro dia andei em um argo eo painel é tão rebuscado e cheio de detalhes totalmente desnecessários e pífios que é necessário ficar procurando alguns botões em meio a tantos detalhes desnecessários e de gosto muito duvidoso. Eu prefiro o estilo alemão, limpo, prático e elegante.

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  9. Polo canibalizou o Gol. E não entendo quem em sã consciência paga R$ 50 mil num Gol ou um num Ônix. Sinceramente.

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    1. O Polo é bem mais caro, acho que o motivo só pode ser este. Ainda assim entre O LIXÔNIX e o Gol Automático sou muito mais o Gol.

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  10. A gora só falta mudar a plataforma, incrementando a já usada no vw up, polo, golf e ETC e correr pro abraço.

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  12. Toyota é o bicho, câmbio toyota Aisin.

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  13. Colocaram o farol da Amarok no Gol...

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  14. O GOL é um bom carro. Só acho que poderia ter bancos melhores, pelo menos com apoios de braço dianteiro.

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