O Honda Civic Si, versão esportiva do modelo médio da Honda, chega ao Brasil importado do Canadá, com carroceria cupê, transmissão exclusivamente manual, e motor 1.5 V-TEC Turbo de 208 cv. O preço sugerido, em julho de 2018, é de R$ 162.900 reais.

HHonda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Ponte JK
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Ponte JK
O Civic Si traz suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance, bem como interior e design exclusivos. Este também é o primeiro Civic Si com tecnologia de turbo e injeção direta.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Ponte JK
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Ponte JK
Segundo Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil. “Trata-se de um modelo que já tem uma tradição no Brasil e que possui uma legião de entusiastas apaixonados pela performance e pelo design esportivo que ele entrega. Essa nova geração eleva essas qualidades à um novo patamar e é muito aguardada pelos fãs brasileiros”.

Powertrain e chassi

Equipando o Civic Si, há o motor 1.5 turbo, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades – e engates curtos – esse conjunto proporciona uma experiência de direção, com torque abundante durante toda a faixa de rotação do motor.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Estádio Mané Garrincha
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Estádio Mané Garrincha
O motor traz potência máxima de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Praça dos Três Poderes
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Praça dos Três Poderes
Permitindo uma utilização plena da motorização, o Civic Si é significativamente mais leve que a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados.



Essas melhorias incluem a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic

Em complemento aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.

Modos de condução

Pela primeira vez, o Civic Si traz um aprimoramento de condução, que aumenta a dinâmica na utilização esportiva e, também, permite conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção. No modo conforto, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais suave.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic

Com o modo Sport acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.

Design

Para ampliar o quociente esportivo do Civic, os modelos Si trazem uma dianteira com grade frontal preta e largas tomadas de ar. O modelo vendido no Brasil traz uma exclusividade, que é a adoção dos faróis full LED, ampliando a luminosidade e a sofisticação.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Eixo Monumental
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Eixo Monumental
Rodas de liga leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Ponte JK

Na traseira, o cupê mantém a assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Biblioteca Nacional - Brasília
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Biblioteca Nacional - Brasília
O interior do Civic Si reforça ainda mais o caráter esportivo e traz bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic

A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Itens de série

O novo Civic Si traz equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do Civic, que incluem:
• Freio de estacionamento eletrônico
• Travamento das portas por distância
• Ar condicionado digital de duas zonas
• Sensor de chuva

Em termos de conectividade, ele traz sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O Si traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic

Segurança

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Itamaraty - Brasília
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Itamaraty - Brasília
Nesse quesito, o Civis Si traz sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do Agile Handling Assist - que proporciona mais estabilidade.

Comercialização

O Civic Si é comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com quatro opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic (modelo das imagens) e Rallye Red.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Eixo Monumental - Brasília
Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Eixo Monumental - Brasília
O Civic Si tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Honda Civic Si Brilliant Sporty Blue Metallic - Mané Garrincha - Brasilia

Fotos: Caio Mattos - Honda do Brasil

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Golf GTI de R$ 143k espanca isso aí sem dó. Em todos os sentidos (inclusive e especialmente o design).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na pista do velocitá o golf não aguentou espancar ninguém infelizmente. Deixa de ser mané! No mais, sem ter que baixar as calças pra marca alemã, vale registrar que o golf é sim a melhor escolha.

      Excluir
    2. $ó idiota$ acreditam acelerado$$$$$$$$$$$$$$$$$. O$ mai$ vendido$s.

      Excluir
    3. Idiota é você, rapaz! Você fica aqui o dia inteiro passando vergonha. Fala da VW como se fosse um time de futebol e pior, você não ganha um centavo de ninguém para ficar aqui despejando asneiras.

      Excluir
    4. O GOLF é um carro quadrado perto desse CIVIC

      Excluir
    5. Por 143k vem o GTI pé de boi, ele completão fica na faixa do Civic ou até 1000 Temers mais caro, ficaria com o Civic, Cupê e manual, aí sim.

      Excluir
    6. Natural um carro com motor 2.0 turbinado com 230cv andar mais que um com motor 1.5. Sem novidades.

      Excluir
    7. Então, a equipe que compõe o Acelerados são incompetentes???
      Tá serto!
      Então, a C&D USA, Top Gear USA, também são ao concluir que Civic Si bate Golf GTi nas pistas?
      Lightining lap é passeio de shopping então?

      Competente msm é aquele bloguizinho que o cara coloca um capacete e se intitula piloto e dirige igual motorista de final de semana, né!?
      E ainda diz que o Dyno de roletes que testam os carros é absoluto e o inquestionável, enquanto as diversas preparadoras simplesmente fogem desse equipamento obsoleto.
      Serto! Sertíssimo, Carlos! ...

      Excluir
    8. Esse retardado do Carlos já cansou de falar que o golf at é melhor que o dsg argumentando a volta do acelerados !!!!!
      Eh muito louco.....

      Excluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Bonita cor, mas acho que pegaria o preto

    ResponderExcluir
  3. Lindo carro! Não tem nenhum concorrente à altura. Quem é golf!!! Entra num Civic e entra num Golf depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu design e uma particularidade, verei como requinte e bom gosto, para aqueles que o adquirirem, será um colírio as nossas vistas.

      Excluir
  4. Rafael, sem ser funboy mas vc exagerou...o Golf pode estar com o design cansado pela data(nao se esquecam q eh um projeto de 2012) mas tem um interior muito bom e muito bem acabado com materiais de excelente qualidade. Do Civic tbm eh bom mas na minha opiniao, do Golf ainda eh melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro se você pegar o Golf que vinha direto da Alemanha, eu até concordaria com você. Mas a cada mudança de fabricação e a chegada da versão nacional nem se compara com os que eram vendidos no lançamento. o carro ganhou um acabamento ok pro seguimento que anteriormente era referencia e padrão Audi. tenta dar uma olhada na internet de pessoas comparando os modelos se você não tiver a oportunidade de ver pessoalmente ambos os modelos

      Excluir
  5. Minha cor,
    Meu estilo de carroceria,
    Cambio manual,

    Ponto negativo, desenho que não perdura no tempo, para meu gosto.
    Preço, como tudo aqui no Brasil, vendemos soja e outros derivados agrícolas, pra pagar carro em dólar, a renda geral, e real média não sustenta isso.

    Enfim. Voltamos a realidade.

    Andar de uber ou transporte público. Hehe

    No ruim um scooter(indico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Brasil o salário é baixo e tudo é mais caro principalmente veículos!!! Como 30% d um veículo novo e imposto eu que não sou troxa não compro carro zero faz tempos!!!

      Excluir
  6. Belo carro.. Se tivesse um motor mais fortinho seria escolha unica

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo competidor para o golf gti. Mas ambos são carros de nicho e acreditem quem compra esses carros não está nem aí se um faz a volta mais rápida e outro não em um circuito pq esses carros não são para corrida em uma estrada em um track day os dois se equivalem. Exemplo uma Yamaha mt07 em um track day por pistas sinuosas "Leia se curvas" acompanha tranquilamente uma Kawasaki zx6r

    ResponderExcluir
  8. To pra descobrir um carro com uma traseira mais BIZARRA do que esse Civic. É muita cafonalha pra um carro só!

    ResponderExcluir
  9. Há escolhas melhores nessa faixa de preço, BMW e Mercedes, preço muito acima daquilo que realmente vale e proporciona.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito da versão tradicional desse civCi geração 10. Tenho um exl 2017 mas essa versão si é bizarra..

    ResponderExcluir
  11. Belo Honda apesar d preço nada belo! !!

    ResponderExcluir
  12. Q piada esse Civic si 163k....
    O Golf 1.4 tsi ja vai andar mais q esse civic, comparar com gti não dá.
    Aliás o gti está anos luz na frente desse Civic!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teria essa certeza obtusa como descreve:

      https://www.youtube.com/watch?v=mDkLiPWOt9Y

      Nas pistas, Civic Si dá um banho de competência no Golf GTi.

      Aliás, não só aqui o Civic Si se mostrou muito mais acertado e refinado na dinâmica, mas em outras fontes internacionais competentes, como a renomada Car&Driver:

      https://www.caranddriver.com/features/honda-civic-si-at-lightning-lap-2017-feature

      Tempo do Civic Si: 3min14,6s
      Tempo do Golf GTi Performance Pack MT-6: 3min14,6s
      Tempo do Golf GTi Performance Pack DSG-6: 3min16,2s

      https://www.caranddriver.com/features/volkswagen-gti-at-lightning-lap-2015-feature

      Acelerar em linha reta qualquer APzão treisquilimei faz.
      Nas pistas são outros 500!
      Separa crianças de adultos ...

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem