A CAOA Chery apresentou no começo do ano o SUV compacto Tiggo 2 no Brasil, equipado com o motor 1.5 Flex e transmissão manual. Agora chega a versão mais desejada e com potencial comercial bem maior - o Tiggo 2 Automático. Neste artigo avaliamos um exemplar da versão Look, cedido pela concessionária Chery Dali, de Brasília (DF) - telefone/whatsapp (61) 9-9820-0472.

Chery Tiggo 2 Automático

O Tiggo 2 é um SUV compacto, com motor flex, fabricado no Brasil - em Jacareí (SP). Este crossover compacto com transmissão automática de conversor de torque de quatro marchas é um importante passo estratégico da marca.



O modelo tem um design bonito e bem resolvido, sem qualquer traço de exotismo. Ao mesmo tempo é esportivo - o que tende a agradar também a um público jovem - que é uma meta estratégica da Chery em âmbito global.

Chery Tiggo 2 Automático

O Tiggo 2 ao vivo impressiona mais ainda que em fotos. O designer-chefe da Chery - o canadense James Hope, que no passado se destacou na Ford e na Opel, - deu ao carro um visual europeu moderno, tornando-o chamativo, ousado, que se encaixa bem com a meta da marca descrita acima.

Chery Tiggo 2 Automático

O design lidou bem não só com a forma geral da carroceira, mas também prestou atenção a mais pequenos detalhes. Interessantemente desenhados são faróis, grade, várias pequenas inserções e rodas de liga leve.

Chery Tiggo 2 Automático

Uma curiosidade sobre o Chery Tiggo 2 é que ele é baseado na plataforma do Chery Celer, que, por sua vez, foi criado com base na plataforma A13, a qual foi baseada no chassi do Seat Toledo, que nada mais é que a versão espanhola do Golf Mk2.

Chery Tiggo 2 Automático

O interior é outra boa surpresa. A decoração é predominantemente preta, mas com inserções com textura de fibra de carbono o tornam um pouco mais esportivo. O espaço interior parece bastante harmonioso. Todas as linhas parecem elegantes, com uma pitada de futurismo.

Chery Tiggo 2 Automático - interior - painel

O Tiggo 2 conta com enormes retrovisores externos - muito convenientes para oferecer boa visibilidade e em manobras. O volante só é ajustável em altura (não em profundidade), mas o assento conta com ajuste de altura - de modo que motoristas dos mais variados biotipos encontram a boa posição de condução.

Chery Tiggo 2 Automático - interior

No meio do painel há uma enorme tela touchscreen multimídia de 10 polegadas, que é capaz de operar espelhamento de tela por um sistema próprio da Chery, denominado Chery Link, mas não de forma tão simples quanto no Android Auto. É necessário conectar o smartphone no USB e ainda ativar o Bluetooth para enviar a imagem do sistema de navegação para a tela.

Chery Tiggo 2 Automático - espaço traseiro

O ponto interessante é que nesta versão automática do Tiggo 2, a central vem de série desde a versão de acesso, Look. Essa configuração conta ainda com ar-condicionado automático, piloto automático, aviso sonoro para cinto de segurança do passageiro, volante multifuncional revestido em couro e câmera de ré. O modelo ACT inclui ainda câmera de visão traseira, controle de cruzeiro e um sistema para monitorar a pressão e temperatura nos pneus.

Chery Tiggo 2 Automático - interior

Há ainda na versão Look freios a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus, ajuste elétrico dos faróis, banco traseiro bipartido com três encostos de cabeça, cintos de três pontos para todos, Isofix, sensor de ré e luz de neblina traseira.

Chery Tiggo 2 Automático - interior

Na cabine há um inconveniente muito perceptível - a falta de um descanso de braço, o que não deixa de ser uma surpresa negativa em uma lista de itens de série relativamente completa. Se em um carro manual é algo até certo ponto dispensável, em um modelo automático a ausência do descansa braço compromete o conforto do motorista, que fica sem onde repousar seu braço direito.

Chery Tiggo 2 Automático - porta-malas

Nos assentos traseiros há bastante espaço. E o porta-malas é surpreendentemente grande, maior que de todos os concorrentes, com 420 litros. No entanto, não é possível dobrar os assentos traseiros em um piso plano, e sente-se a ausência de quaisquer compartimentos para ferramentas e nichos adicionais no porta-malas.

Chery Tiggo 2 Automático - interior

Na Brasil, o Tiggo 2 Automático vem com um motor atmosférico quatro cilindros 1.5L 16V flex de 115/110 cv e 14,9/13,8 mkgf de torque, associado com uma transmissão automática de quatro marchas QR416AHA derivada da caixa francesa DP0/AL4.. O conjunto não é exatamente esportivo, mas adequado à proposta do Tiggo 2. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 16 segundos.

Chery Tiggo 2 Automático - motor 1.5 Flex + transmissão automática

É um carro que você não precisa se preocupar com multas. Depois de atingir a marca de 100 km / h, o Tiggo 2 automático reage mais lentamente ao pedal do acelerador, e o proprietário simplesmente tem que se conformar com uma maneira calma de dirigir. E os pais podem emprestar o carro ao filho sem medo: com o Tiggo 2, ele obviamente não participará de corridas.

Chery Tiggo 2 Automático

No caso deste modelo automático, porém, a característica de pouca disposição em baixos regimes evidenciada no modelo manual não se manifesta, pois o conversor de torque torna a oferta de torque e potência mais uniforme e progressiva.

Chery Tiggo 2 Automático - consumo INMETRO

A transmissão com apenas quatro marchas cobra seu preço em termos de consumo. Segundo o INMETRO, em cidade o Tiggo 2 Automático rende 10 km/l de gasolina, mas em estrada o indicador é de 11,9 km/l - número que poderia melhorar bem com uma 5ª ou 6ª marchas. As médias do Tiggo 2 estão em linha com a categoria, conforme mostram os dados comparativos do INMETRO abaixo.


Modelo
EtanolGasolina
Média (Gas)
CidadeEstradaCidadeEstrada
JAC T40 1.6 AutomáticoN/DN/D11,412,511,9
Ford EcoSport 1.5 12V Automático7,18,910,412,811,5
JAC T5 1.5 CVT7,98,011,511,411,5
Honda HR-V 1.8 CVT7,18,810,512,211,3
Chery Tiggo 2 1.5 16V Automático6,98,210,011,910,9
Hyundai Creta 1.6 Automático7,18,210,111,310,6
Renault Duster 1.6 CVT7,07,410,210,810,5

O conjunto motor-câmbio opera de forma suave e harmoniosa. A transmissão trocas as marcas de forma quase imperceptível - contribuindo para o conforto dos passageiros.

Chery Tiggo 2 Automático

A suspensão do Tiggo 2 parece muito adequada para a realidade das vias brasileiras. Em um carro com centro de gravidade elevado e surpreendentes 16,1 cm de altura livre do solo, a suspensão não pode ser excessivamente macia, sob pena de comprometer demais a estabilidade. Mas a engenharia obteve um compromisso interessante entre conforto e firmeza.

Chery Tiggo 2 Automático

A direção tem assistência hidráulica, bastante leve em manobras urbanas e com boa progressividade. Dessa forma, o Tiggo 2 se mostra seguro em estrada. O passeio transmite sensação de solidez estrutural, encarando lombadas, valetas e crateras com desenvoltura - honrando sua característica de SUV de proposta urbana.

Conclusão


O Tiggo 2 Look automático tem preço sugerido de R$ 66.990 reais. É o SUV compacto com transmissão automática mais barato do mercado brasileiro - um preço bem interessante para um modelo nacional, que é silencioso ao rodar, oferece bom espaço interno e uma lista de itens de série com todos os itens desejáveis de conveniência e conforto.

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que carro feio! Não obrigado. É melhor pegar um renegade manual ou um kicks manual. Carro muito barato é bomba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente burra , crítica sem ao menos ter um Chery, barato é bomba , para quem é trouxa , primeiro vai ter um Chery , para depois falar bem , pois o carro é muito bom .

      Excluir
    2. se 60 mil reais é barato,povo escravo que gosta de pagar caro pelo os carros brasileiros. falando desse carro tigor 2 um baita carro e bonito, sem falar nos itens que ele vem a mais. pra mim um ótimo carro.

      Excluir
  2. Polo 200 TSI Comfortline automático, um hatch médio por menos de R$ 70 mil, manda lembranças para esse Tiggo 2.

    Chinês, por enquanto, apenas os Volvo.

    ResponderExcluir
  3. Este Tiggo 2 é muito beberrão. Estou completando 40.000 Km e 15 meses rodando com o Jac T5 CVT; fazendo 11,5 Km/l de gasolina na cidade; O china é tudo de bom nada a reclamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada comparação idiota, comparar um SUV com um sedã, não entende nada de carro .

      Excluir
    2. O JAC T5 é um SUV de porte até maior que o Tiggo 2

      Excluir
  4. Cambio automático com 4 marchas ? Ainda existe isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil vale tudo; até compacto premium ter vidros traseiros com acionamento manual.

      Excluir
    2. Éticos, toyota com cambio 4 marchas

      Excluir
  5. São bem vindas essas novas opções, como Cherry Caoa, Jac e Liffan. A crítica aos chineses me soa puro preconceito.
    Particularmente gostei do designe. Existe apenas a necessidade de os fabricantes priorizar a eficiência energética focada em economia. Esse será um dos fatores mais relevantes na minha próxima troca de carro.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma Tiggo 2 look manual 2018.2019 3Sta com 600 km rodados , nada a reclamar. Carro silencioso, suspensão perfeita, da de 10 x 0 em outros carros, e consumo rodovia etanol de 12km litro rodando de 120 a140 e cidade 8 km litro. Carro perfeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, só quem tem um Chery pode falar , agora quem não tem é melhor ficar quieto sem dar opinião errada.

      Excluir
  7. Se tivesse vindo com um CVT seria uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  8. Andem primeira no Caoa Chery Tiggo 2 e depois falem Oq achou, eu não iria comprar a tiggo2 Pôrem depois do test drive me surpreendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o teste drive hoje, carro muito bem acabado para o padrão brasileiro nesse nível de preço. Achei meio barulhento se fizer uma arrancada brusca, mas numa condição normal é bem silencioso. Gostei bastante e pensando seriamente em comprar. Fiz teste drive no Onix ActiveX, JAC T40, HB20X, Duster e me parece uma carro muito acertado e produzido no Brasil e CAOA trás confiança.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Quando a CAOA vai trazer os motores turbo pros Chery? Isso poderia trazer um apelo maior a essa marca, certamente.

    ResponderExcluir
  10. Nosssa eu vi ele adorei.
    Fiquei apaixinada.
    Pelo azul.
    Tive um sonic azul.
    E esta cor esta em alta.
    Se eu for comprar vai ser o azul.

    ResponderExcluir
  11. Só quem tem um pode falar.
    Ele é ótimo, temos um automático, o carro é perfeito em conforto e economia.
    Vi alguns comentarios sobre o barulho na arrancada brusca, ele diminui muito depois de amaciar.
    É um carro que veio pra ficar!!!recomendo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem