Car.blog.br

Pesquisar este blog

Opinião do dono: Ford Focus é melhor que Toyota Corolla

Categorias: , , 51 Comentários

Olá, sou leitor do site e gostaria de registrar um comparativo entre dois concorrentes entre os sedãs médios do ponto de vista de um usuário. Os dois veículos em questão são Ford Focus 2014/15 e o Corolla 1.8 GLI 2018/18, ambos em suas versões de entrada. O Focus completou 4 anos de uso e atualmente está com cerca de 57mil km rodados e o Corolla que chegou para substituí-lo na garagem está com 4mil km rodados no momento em 3 meses de uso.

Ford Focus x Toyota Corolla

O comparativo está dividido em parte dinâmica e utilização (dia a dia com os carros). Começando pela parte dinâmica.

O Focus é mais largo e mais baixo do que o Corolla, isso é nítido visualmente. Olhando a ficha técnica se confirma parte das suspeitas:
  • Largura Ford Focus - 1823mm
  • Largura Toyota Corolla - 1775mm
Suspensão e comportamento dinâmico

O Focus então é, por conta destes dados, levemente mais estável. Dinamicamente mais confiável em altas velocidades, boa parte por conta da suspensão multilink na traseira que copia melhor o asfalto e por conta deste vão livre do solo menor, ao passo que o Corolla apresenta eixo de torção na traseira. Ponto para o Focus.

Entretanto, nesse mesmo quesito, em situações de quebra-molas (lombadas) com carro cheio, o Focus tende a raspar a parte de baixo ao passar sobre este obstáculo urbano e dar aquelas pancadas que doem o coração. Além de sofrer em algumas entradas de garagem raspando a parte inferior do para-choque frontal. Ponto para o Corolla.

Direção - vitória do Focus

A direção do Focus é mais comunicativa, você sente a diferença entre elas em manobras em estacionamentos quando se precisa esterçar muito o volante. A diferença em favor do Focus também é sentida em velocidades altas, onde a direção do Focus aparenta ter um peso mais adequado a tal situação do que a do Corolla. Ponto para o Focus.

Powertrain - vitória do Corolla

Em conjunto motor e câmbio há um empate. Motor 1.8 e câmbio CVT do Corolla e os freios também são muito bons. Mas achei desnecessária a simulação de troca de marchas no CVT, a compra de um câmbio CVT ao meu ver é uma busca por não sentir as trocas de marchas, então não vejo vantagem em simula-las. Agora se você teve ou tem um Ford Focus com câmbio powershift problemático. Ponto para o Corolla.

Comparativo no quesito dia a dia

No dia a dia você nota algumas coisas que tornam a utilização mais ou menos prática. No Focus você efetua a abertura da tampa do combustível mediante o botão de travamento das portas no centro do painel, no Corolla você precisa se abaixar e levantar uma alavanca no assoalho.

Toyota Corolla x Ford Focus
Console central - Ford Focus
O mesmo vale para abertura do porta malas, que pode ser feita pela chave em ambos, no entanto o Corolla nem tem um botão lá no porta malas para abri-lo, têm-se que recorrer novamente a alavanca no assoalho.

Toyota Corolla x Ford Focus
Abertura do porta-malas - Toyota Corolla
Ainda neste quesito de conveniência, o Corolla não acende os faróis ao ser destravado, ao passo que o Focus permanece com o mesmo acesso por alguns instantes, isso facilita encontrar o carro em grandes estacionamentos quando você não tem um carro amarelo, vermelho ou verde abacate como o nova Spin Activ7. Ponto para o Focus.

Toyota Corolla x Ford Focus
Painel: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita)
Painel e Volante do Focus são mais completos. Lembrando que o comparativo é entre veículos de entrada. Aí neste quesito, a Toyota pelou mais a sua versão de entrada do que a Ford. O volante do Focus tem botões do computador de bordo e som. O Corolla não tem e você precisa esticar o braço até o painel para mudar as informações do computador de bordo.

Toyota Corolla x Ford Focus
Cluster de instrumentos: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita)
E o painel do Focus indica por exemplo qual porta está aberta, alerta sobre os faróis acessos já o do Corolla apenas diz que alguma porta está aberta e o aviso de faróis acessos inexiste.

Painel e Volante. Ponto para o Focus.

O som do Focus apresenta melhor qualidade, vale lembrar que essa versão do Corolla nem som tem -  foi instalada uma multimídia na concessionária para suprir tal ausência. No momento ambos tem twiter na coluna e 1 alto falante em cada porta.

Toyota Corolla x Ford Focus
Toyota Corolla 2018 - console central
No entanto o som do Corolla tem uma carência de graves. E tem botões no volante e físicos no próprio som o que facilita muito o manuseio, os da multimídia do Corolla são na tela o que dificulta a utilização em movimento (vide foto). Além disto, a uma outra função muito bacana no Sync que é regular o som com a velocidade do veículo, ausente no Corolla. Ponto para o Focus.

Toyota Corolla x Ford Focus
Console central: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita)
Limpador de Para-brisa. Pode parecer besteira, mas tem diferença entre eles, e acredito que vale o comparativo. O do Focus é maior e limpam do centro para as extremidades, o do Corolla é mais tradicional.

Ford Focus 2014

O Focus tem intermitente variável, item ausente no Corolla (vide foto abaixo).


Ford Focus 2014 - ajuste do limpador do para-brisa intermitente
Ford Focus 2014 - ajuste do limpador do para-brisa intermitente
Além deste quesito, após o uso o do Focus se retraem para diminuir o arrasto aerodinâmico o do Corolla não. Ponto para o Focus.

No quesito conforto a bordo para os passageiros: os bancos do Corolla são mais confortáveis e há mais espaço para as pernas e cabeça para todos. O painel longo do Focus e um projeto que não aproveita muito bem a cabine, deixa o mesmo meio apertado. O ar condicionado também apresenta uma pequena diferença, o Corolla permite que você utilize o mesmo sem ser na temperatura de frio máximo e com recirculação, já o Focus, quando você coloca em uma temperatura intermediária, desativa também a recirculação. Ponto para o Corolla.

Ar-Condicionado - comandos: Ford Focus (superior) x Toyota Corolla (inferior)
Visibilidade: Nesse quesito, pelas formas do Focus no dia a dia se nota um pouco mais de pontos cegos do que o Corolla, principalmente quando se olha em diagonal e encontra a coluna A ou B, do lado oposto. Ponto para o Corolla

Toyota Corolla x Ford Focus - visibilidade

Utilização noturna. Bem, os botões do Corolla não são iluminados, apenas o do vidro do motorista, isto prejudica um pouco a sua utilização. Já a Ford deixou todos os botões iluminados. Ponto para o Focus.

Toyota Corolla x Ford Focus


Quesito estética/dinâmico. Ambos os carros estão calçados com rodas e pneus aro 16. No entanto, o Focus vem roda de liga leve, o Corolla não. Bem, rodas de liga são normalmente mais leves, isso favorece o funcionamento da suspensão tornando o tempo de resposta mais curto já que diminui o peso da massa não suspensa. Além disso é muito mais bonita do que as calotas plásticas. Ponto para o Focus.



Toyota Corolla x Ford Focus
Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita)
Segurança. Bem temos um carro com 4 anos de uso, contra um com alguns meses. Os controles eletrônicos estão em ambos, mas o Corolla novo tem 7 airbags enquanto o Focus usado apenas os 2 obrigatórios. Ponto para o Corolla.

Toyota Corolla x Ford Focus
Toyota Corolla GLi 2018 - painel
Console: Este quesito não será pontuado. No entanto o Corolla com apenas 3 meses de uso já apresenta ruídos no lado do passageiro, ao passo que o Focus se encontra sem nenhum ruído mesmo após quatro anos.

No frigir dos ovos, o somatório do comparativo é: Toyota Corolla com 4 pontos e o Ford Focus com 7 pontos.


Conclusão

Em suas versões de entrada, ambos concorrentes abrem mão de alguns luxos como: bancos de couro, ar digital, entre outros. Mas vale ressaltar que a Toyota fez mais retiradas em sua versão de entrada como: não há faróis de milha, lanternas de neblina, roda de liga leve, limpador intermitente variável, botões iluminados, controles do computador de bordo e do som no volante (nem som tem, na verdade), entre outros itens.

Mecanicamente os concorrentes estão no mesmo nível, mas quando se passa a usar o carro no dia a dia e nas estradas o Focus demonstra uma superioridade semelhante a que o Corolla demonstra em vendas quando se analisa suas versões de entrada, melhor comportamento dinâmico e com mais itens de conveniência. O que faz os compradores da Toyota partirem para as versões mais caras para suprir tais deficiências de conveniência, entretanto sem superar o quesito dinâmico.

Texto de Macclarck Pessoa Nery

51 comentários:

  1. Corollão GLi vidgal edition peladão perde até para o Focus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corolla sem pensar duas vezes. Focus desvaloriza muito e ja vai sair de linha no Brasil. No entanto, o corolla sera renovado proximo ano com uma possivel versão hibrida. Toyota é toyota, Ford é bomba!

      Excluir
    2. Bela postagem Welber Félix, não tem nem como contrariar. Falou tudo.

      Excluir
    3. Quem compra Corolla GLI é idiota.

      É aquela pessoa que não tem dinheiro para comprar o XEI (ou superior) e compra GLI só pra dizer que comprou um COROLLA! E ainda dizem isso com todo o orgulho do mundo.

      GLI é para CNPJ, taxistas e etc. Pessoa física que compra para assina atestado de burrice.

      Se não tem grana para comprar XEI, XRS ou Altis é melhor nem comprar. Vá para uma categoria inferior q tenha carros mais baratos

      Excluir
    4. Oh gentinha que usa a palavra "idiota" nos comentários. Só de usar essa palavra, já demonstra falta de competência para opinar. Lamentável.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    6. E quem usa o termo “gentinha” não tem competência para rebater o mérito do comentário q questiona, se consagrando mais idiota ainda.

      Excluir
    7. E quem compra uma L200 é o que? Débil mental?

      Excluir
    8. L200: Custo de manutenção de um carro popular (pastilha de freio por 110 reais), resistente, não dá problemas, um bom motor Diesel e boa de lama.

      Não tenho mais ela, mas compraria outra novamente sem medo. Me atendeu muito bem enquanto precisei. Comprei por 89k e vendi um ano depois por 90k (2015 HPE Diesel Completa - Manual).

      Excluir
    9. Viu como dá pra comentar sem ofender os outros. Esse seu comentário foi um exemplo de que não precisa ofender ninguém. Já os outros.. e ainda bem que reconheceu que estava agindo como um tal assim como eu,no "gentinha"rsrs deixa pra lá..

      Excluir
    10. Bom dia essas pessoas que fala mal de marca de carros pergunta pra eles que carro eles tem eu tenho um Ford Focus gosto muito mas gosto de todos fabricantes gosto e gosto cada um tem o seu brigado

      Excluir
  2. Respostas
    1. O Focus é um excelente carro, a Ford errou ao deixar uma versão problemática em vendas, mas de 2015 pra cá não gás relatos de problemas.

      Excluir
  3. Brasileiro não sabe comprar carro... tudo e corola e Volks

    ResponderExcluir
  4. genti...se o focus é tão bom porque não vendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. Porque o o Focus não vende e o Corolla é o mais desejado até no mercado secundário? Só quem não entende de carro acha o Focus melhor que o Corolla...

      Excluir
    2. Porque tem fama,e pela desvalorização maior que o corolla.
      O corolla tem um conjunto, cvt e motor bem acertado, é o melhor do classe.

      Excluir
  5. abaixar para abrir o porta malas e/ou tampa do tanque? eu li isso? "No Focus você efetua a abertura da tampa do combustível mediante o botão de travamento das portas no centro do painel, no Corolla você precisa se abaixar e levantar uma alavanca no assoalho."... fica aonde? fora do carro? kkkk outra coisa a ser relevada, esse corolla peba, nem vem com multimídia, isso aí é gato, colocado xing-ling, então não pode ser comparada com nada.

    vamos prestar atenção nas coisas gente... aí é vacilar.

    ResponderExcluir
  6. Quem compra Corolla ou Focus por R$ 80k, tendo o sedã médio Virtus a R$ 75 mil, Comfortline 200 TSI Automático, com mais porta-malas que os dois, mais desempenho que os dois, melhor acabamento que os dois, mais equipamentos que os dois.

    Então, Corolla e Focus têm hoje compradores idiotas. Deveriam economizar R$ 15 mil e pegar seu concorrente direto, o Virtus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virtus não fala besteira IDIOTA Ford é Ford até fiesta sedam 1.6 é superior que corola caro de velho

      Excluir
    2. O acabamento do virtus é inferior ao de qualquer sedan médio do Brasil. Se tivesse soft touch, a conversa seria outra. Por enquanto tem acabamento de golzinho, apenas com desenho melhor.

      Excluir
    3. Se tivesse soft touch, a conversa seria outra.

      Mas que fissura em soft touch. Pelo jeito vc é mais um dos espécimes que tem uma tara pelo soft touch, e quer ficar alisando...se liga.

      Quais os carros mais vendidos em cada segmento: Corolla (sedã médio), Cruze (hatch médio), Toro (picapes) e SW4 (SUV).

      Quais desses carros tem softtouch? NENHUM.

      E agora pegue todos os carros MENOS vendidos em cada segmento: Citroen C4 Lounge, Jetta, Golf e etc. TODOS tem soft touch.

      O que isso significa? Que o brasileiro está CAGANDO para essa firula de soft touch, que é objeto de mimimis infindáveis de um monte de afrescalhado aí.

      Então, quem acha que painel de carro tem que ter soft touch é gente velha e afrescalhada. NENHUM concorrente do Virtus tem. E todos os carros que tem soft touch no Brasil são os MENOS vendidos, enquanto que todos os que não tem, são os mais vendidos.

      Isso significa que o consumidor brasileiro NÂO QUER o soft touch. E que há poucos afrescalhados entre os consumidores. E que nos comentários há uma incidência desproporcional de afrescalhados comentando sobre frescuras e firulas fúteis como isso..

      Assim, se todos os dados do mercado indicam que o consumidor brasileiro NÂO GOSTA de soft touch, por qual motivo a VW deveria colocar um recurso no Virtus? para custar mais caro e desagradar o consumidor. A troco de quê? Para agradar afrescalhados e frescas que não tem dinheiro para comprar o carro.

      Fora o fato que o Cruze de R$ 117 mil não tem softtouch, e não aparecem idiotas repetidodores de mimimi soft touch,.


      Acabamento boqueta do Corolla

      https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=6m43s

      Acabamento do Polo

      https://www.youtube.com/watch?v=5Pbza4IDLj8

      Parafusos a mostra e plástico duro

      https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=10m26s

      Virtus x Corolla

      https://www.car.blog.br/2017/11/toyota-corolla-x-volkswagen-virtus.html

      https://www.youtube.com/watch?v=DPSSvT9wR78

      Virtus é o mais bem acabado sedã médio do mercado, com padrão superior ao do Corolla.

      Veja o acabamento boqueta do Corolla

      https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=6m43s

      Agora veja o acabamento primoroso do Virtus

      https://www.youtube.com/watch?v=5Pbza4IDLj8

      No Corolla há parafusos a mostra e plástico duro

      https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=10m26s

      Enquanto no Virtus não se vê isso.

      O Virtus tem mais porta-malas (521 litros) que o Corolla (apenas 470 litros), tem melhor acabamento, desempenho equivalente, consumo 25% menor, e ainda é R$ 15 mil mais barato, e tem painel digital e central de 8 polegadas com espalhamento de tela (ausente no Corolla).

      Como se não bastasse, o Virtus tem diferencial XDS+, com bloqueio eletrônico, motor turbo e de injeção direta - coisas inexistentes no Corolla.

      Virtus superior ao Corolla em tudo.

      VW Virtus tem maior porte que sedã médio, mais porta-malas. E visualmente ele é um médio, veja:

      https://4.bp.blogspot.com/-EGiCdC5aOQM/WndSTdX4rdI/AAAAAAAACFI/LWN1bmtf9Ekndn8GmfOWyd0tbfn7aChywCLcBGAs/s1600/Virtus-x-Jetta%2B%252822%2529.jpg

      O Virtus é um sedã médio, com entre-eixos de médio, tem mais porta-malas e mais espaço interno. O acabamento é melhor que o do Corolla e Cruze.


      Excluir
    4. ué Carlota, o Polo não era o médio mais vendido? Agora é o Cruze?
      huummmm

      Excluir
    5. Tá na hora de parar com isso Carlos...
      Convencer alguem que o acabamento do Virtus ("Plasticus duros"), com acabamento de Gol é melhor que o do Corolla...
      Pelo amor de Deus, você além de nunca ter testado, nunca entrou em um Corolla...

      Excluir
  7. E olha que o comparativo é de um Focus 2014 contra um Corolla 2018. O Focus ganha e muito em tecnologia, perde em espaço e empata na mecânica o resto é preferência pessoal.

    ResponderExcluir
  8. Comparação sem nenhuma relevância.
    Corolla GLI tecido por R$69.990,00 para atender legislaçao de PPD. Foi disponibilizado poucas unidades para o mercado ancioso por ter qualidade a preços baixos....
    Corolla GLi tecido não existe mais desde março de 2018. Hoje somente GLi upper.
    Reportagem para veículos fora de linha.
    Proponho este comparativo daqui a três anos com estes mesmos modelos, qual o proprietário mais satisfeito, com menor custo de manutenção e satisfação de uso. Com comparativo de qual melhor revenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ei amigo o focus ai em questão é de 2014 e o corolla de 2018 e mesmo assim o Focus se mostrou melhor na visão do dono de ambos os carros, aceite que doi menos, se o 2014 o Focus já foi melhor, imagina a versão 2016/2017 que é muito melhor que a 2014......fan boy é foda mesmo viu..

      Excluir
    3. Esse cidadão não tem o que fazer
      aí fica procurando assunto igual aquelas pessoas que ficam olhando o vizinho chegar. vende o teu focos e compra uma towmer e vai vender cachorro quente! Assim você vai ter o que fazer amigo!!

      Excluir
    4. Você deveria estar muito ansioso para escrever "ancioso" ou deveria voltar para a escola para aprender a escrever corretamente!!!!

      Excluir
  9. Corolla tem que ser o XEI.
    O GLI é para quem não tem dinheiro.
    Mesma coisa que comprar Hilux a gasolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou besteira...
      Pick-up a gasolina ou diesel é questão matemática....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Aí TB não né Isaac, como diz o mestre carlota picape a gasolina uma piada, mais ainda quem está dentro dela... Tem que rir

      Excluir
  10. A Toyota é grosseira a Fort e quebradeira em fim no Brasil só vem lixo.

    ResponderExcluir
  11. Tive um Focus hatch 2014 e atualmente tenho um fastback 2017! É de longe o melhor carro que já tive! Passei pelo Escort, dois Focus g1, civic g8, Focus g2 e Peugeot 408. Entendo que carro não é investimento e se for pensar em desvalorização só o corolla não desvaloriza tanto. Mas carro para mim tem que ser confortável, seguro, prazeroso para dirigir, ter uma excelente central multimídia e não custar os olhos da cara. Tudo isso encontrei no Focus fastback SE PLUS que adquiri 0km em 2016 por R$ 77.0000, o Civic EXL g10 com menos opcionais custava R$ 107.000 ( R$ 30.0000 a mais por um carro inferior ). Nunca tive dor de cabeça com nenhum dos Focus G3 que tive e o pós venda da concessionária aqui de Maceió é excelente! Pretendo trocar de carro esse ano e até R$ 100.000 não estou encontrando uma melhor opção de 0km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo,Itallo. Meu pai tem um Focus G1, e eu pretendo comprar um também, pois o carro e ótimo em muitas situações.

      Excluir
  12. Tenho corolla xei.2.0 com 200 mil km
    Sou taxista a 21 anos é um excelente carro, não quebra outras marcas não aguentao esse tipo de situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um Xei, é um excelente carro, alto nível de conforto.
      Sei que tem alguns defeitos, menos que a maiorias dos carros, inclusive da montadora queridinha do blog...
      Só sabe quem dirige, ja tive carros de outras montadoras, como VW, Ford, Honda, todos de categoria inferior, para mim, dificilmente conseguiria sair de um Corolla para um Focus ou Virtus...
      Essa é minha opinião pessoal...
      E para quem fica falando que Corolla é carro de velho, mais velhos que o design da VW está difícil de se encontrar...

      Excluir
  13. 5664 Corollas emplacados em abril contra 531 focus, porque será que o Corolla vende 10x mais uma vez que o Focus e superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. revenda...focus é considerado pelos veio bomba no marcado de usados, então essa droga de fama aqui já mata o carro...mais eu faço parte da diferença ,o corolla pode voar ..quero distancia,já deu..vou de tudo focus,lounge,jetta,cruze,virtus..tudo menos ele

      Excluir
  14. Pq brasileiro gosta de carros inferior como Corolla . Na Europa e considerado o pior sedan e não vende nada. Já tive um Corolla deste atual e posso dizer que toma pau feio do Jetta e dos demais sedan como cruze, Sentra etc

    ResponderExcluir
  15. To no meu segundo focus hatch 1.6 SE manual, o carro é muito bom. O aparato eletrônico é bem completo, mas no meu caso eu desativei, pelo computador de bordo, o sensor de chuva e a assistencia de partida em rampa. Controle de traçao tambem da pra da desabilitar mas acende uma luz amarela no painel, que incomoda, pra indicar que a funçao ta desativada. Muito confortavel a suspençao multilink evita que o carro se chacoalhe inteiro em calçamento acidentado. O melhor hatch custo beneficio e melhor preço na contrataçao de seguro.

    ResponderExcluir
  16. "Powertrain - vitória do Corolla

    Em conjunto motor e câmbio há um empate. Motor 1.8 e câmbio CVT do Corolla e os freios também são muito bons. """""Mas achei desnecessária a simulação de troca de marchas no CVT, a compra de um câmbio CVT ao meu ver é uma busca por não sentir as trocas de marchas""""", então não vejo vantagem em simula-las. Agora se você teve ou tem um Ford Focus com câmbio powershift problemático. Ponto para o Corolla."


    Tá falando merda!O câmbio CVT do Corolla é excelente; não só simula 7 vels, como é sentido nitidamente as passagens de marchas tanto pra alta como pra redução...Quem tem sabe disso!!!

    E para o "pé-de-chinelo", que fala que só compra GLI quem não tem(FAZ ME RIR) esse não é o meu caso...Duro mesmo, é não poder comprar nem GLI.

    Quanto ao Carlota, cansei de replicar!!!

    ResponderExcluir
  17. Fala sério, cada um puxando brasa p a sua sardinha. Fala sério!!!

    ResponderExcluir
  18. Concordo. Tive um Focus Sedan Titanium Plus 14/14 e hoje tenho um Corolla Xei.
    Acabamento, tecnologia e conforto bem melhores. O cambio Powershift era incrivel na serra! A vantagem do Corolla fica no custo de manutenção, metade do custo do Ford, e no espaço interno.

    ResponderExcluir
  19. Nenhum carro da Toyota e mais equipado que os da Ford, Toyota so tem fama tirando o câmbio o resto o todo melhor.

    ResponderExcluir
  20. Com essas confissões vc só piora a situação.

    O cara mesmo tendo condições de comprar XEI, XRS ou Altis, optou por pegar um GLI pelado e encher de gambiarra/baianada..

    Sugiro que vc coloque também o kit de "cromados de plástico": Frisos laterais, capa de retrovisor e capa de maçanetas. Aqueles tapetes coloridos que aparentam ser metálicos tbm cairia bem, acho que na cor azul vai ficar bonito.

    Aí vc coloca aquelas capas de volante (também na cor azul). Ela será bastante útil, pois conservará por mais tempo o volante de borracha, evitando esfarelamento.

    E para fechar o pacote, coloque aquelas capas de bancos, de preferência na cor cinza, e no banco do motorista vc pode colocar aquelas que tem umas bolinhas massageadoras de madeira. Sem esquecer de pendurar no quebra sol aquele clássico suporte para cds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Baianada"??
      Nao vejo gambiarras por aqui...
      Essa galera daqui do Blog já gosta de falar mal do Nordeste...

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.