O Salão do Automóvel de Pequim (China) começa esta semana evidenciando um aspecto nesse mercado: o apreço dos consumidores pelos sedãs - um traço da cultura automotiva chinesa em parte moldado por um dos modelos mais populares da indústria brasileira, o VW Santana.

Volkswagen Santana

A Volkswagen opera na China há 35 anos, tendo sido um dos primeiros fabricantes de automóveis a se instalar no gigante asiático.

Volkswagen Santana

Em abril de 1983 saiu da linha de produção, em Xangai, seu primeiro veículo fabricado localmente - o Santana - um modelo baseado no mesmo carro feito no Brasil a partir de 1984. Essa Santana ficou em produção na China até 2012, e teve papel fundamental na construção da reputação da marca na China, e na preferência dos consumidores pelos sedãs.

Volkswagen Santana

O sucesso do VW Santana na China foi de tal ordem, que encorajou a montadora a lançar uma multiplicidade de variações, todas baseadas na mesma plataforma com motor e transmissão longitudinal, mas com estética diferenciada e cada vez mais sofisticados.

Volkswagen Santana 2000

O VW Santana sofreu uma grande reformulação no Brasil em 1991. Essa essa geração foi lançada também na China, como "Santana 2000".

VW Santana Vista 2012


Posteriormente vieram versões alongadas, como o Santana 3000, e até mesmo uma versão de alto luxo, conhecida como Santana Vista, com motor 1.8, transmissão automática, ar-condicionado digital e teto solar.

VW Santana Vista 2012

Em 2012 chegou ao fim a produção dessa primeira geração do Santana na China, mas, pouco depois, a montadora lançou o "New Santana" - um sedã baseado na plataforma PQ. Chegou-se cogitar que seria lançado no Brasil - o que não ocorreu, pois o plano para o Brasil era o VW Virtus.

VW New Santana

Hoje, a China é o maior mercado de automóveis do mundo e a Volkswagen é líder. Um dos modelos mais populares da marca chama-se Lavida e ainda possui a forma de carroceria do Santana. É modelo mais vendido da marca e registrou vendas de 450.000 unidades em 2017.

VW New Santana

No total, cerca de 24 milhões de carros foram vendidos na China em 2017. Isso é mais que o dobro de alguns anos atrás. Desses, 3,2 milhões foram da marca Volkswagen - o que representa 13% de market share - mais que o dobro do segundo colocado.

VW Santana 1984 - Brasil

Tradicionalmente, a Volkswagen é forte no segmento de sedãs na China. Carros como Santana e Jetta são para os chineses o que os hatchs compactos representam para o Brasil: o primeiro carro da vida das pessoas.

VW Santana 2000

SUV´s avançam

Apesar de os sedãs ainda serem o principal segmento de mercado na China, os SUV´s estão avançando. A nova geração do Touareg - SUV topo de Volkswagen - teve a primazia de ser apresentado na China.


Entretanto, apesar do avanço dos SUV´s, os sedãs continuam a ser os preferidos do consumidor chines, pois oferecem bom espaço e um passeio confortável. Outra característica do mercado de sedãs na China são as versões alongadas - modelos comprados por consumidores que se sentam na parte de trás e deixam o motorista dirigir. Portanto, o assento mais importante desses carros é o traseiro - projetado com base nessa premissa.

VW Phideon

Esteticamente, os consumidores chineses gostam também de elementos cromados brilhantes no carro e a cor preferida é o vermelha. São elementos que sinalizam felicidade e prosperidade.

VW I.D. Vizzion

No Beijing Auto Show, que começa dia 25, a aposta nos sedãs continua. A VW mostrará o Novo Lavida, e o conceito autônomo e elétrico ID VIZZION.

VW I.D. Vizzion

Esse modelo deve despertar grande interesse do público chinês em função da elevada carga de tecnologia embarcada.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Se não me engano a uns 4 ou 5 anos atrás foi cogitada a possibilidade do Santana voltar a ser vendido aqui.

    ResponderExcluir
  2. A VW não deveria ter tirado o Santana de linha no Brasil. Bastava um facelift e seria um ótimo competidor para o Corolla.
    Em termos tecnológicos, o Santana 2006 está no mesmo nível do Corolla: motor aspirado, suspensão praticamente idêntica. Mesmo espaço interno e mesmo comportamento dinâmico.
    Claro que hoje, com o Virtus, o Corolla tem um competidor superior a enfrentar. Mas o Santana poderia estar em linha até hoje, com pequenos facelifts, e concorrendo com o Corolla de igual para igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaa esse C4C nunca teve um Santana... adorava o meu de 1987, mas hoje, não passa de ótimas memórias (que devem ficar lá no passado mesmo). Nos padrões de hj, não passa de uma carroça que seria proibida a venda, pois não se adequa às normas de segurança atuais.

      Excluir
    2. Concurdo. O Virtus Comfortline pode enfrentar o Civic Touring e o Highline belisca o Accord e Fusion. O Jetta serve como tapa na cara da concorrência. O Polo enfrenta o Focus e o Golf BMW serie 1.

      Excluir
    3. Errou ... virtual confortiline concorre com bmw 325, Mercedes c250. Highlane não tem concorrente, state of art!!!!!

      Excluir
    4. Santana CD 1984 automático 4 marcha enraba corolla 2018 !!!!

      Excluir
    5. Pare de relinchar, cara... Temos o virtus!

      Excluir
    6. Claro! Dá umas três capotadas com o Santana e com o Corolla, veja quem o melhor!
      kkkk

      Excluir
    7. mas o santana repaginado foi o Jetta, pelo menos o motor era igual.

      Excluir
    8. C4C como sempre fazendo seu show de Stand-Up....
      Na verdade, ele queria dizer que o Voyage S 83 já era superior ao Corolla, mas ficou com vergonha de falar.

      Excluir
    9. 4vittar perde ótimas oportunidades de ficar calado. Monta um canal no Youtube, talvez você fique rico, o Whinderson Nunes ficou milionário fazendo piadas.

      Excluir
    10. Claro Carlota, o Santana seria 5 estrelas no Ncap e sua caixa AT3 esta no mesmo da CVT com 7 marchas simuladas do Corolla. O AP2000 tambem seria tao econômico quanto o 1.8vvti.

      Excluir
  3. O Santana repaginado, poderia ter imposto concorrencia ao corola sim!
    isso até a versão 2012
    Assim como o santana atual (leia Jetta) é um bom concorrente.
    A dupla Polo/Virtus nunca foi e nunca será concorrente.

    ResponderExcluir
  4. O Virtus não tem nem versão hi-line denominado pura que partiu ou suporte para blazer camisa oi etc vergonhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, vamos evitar o uso de drogas...deixa as pessoas desorientadas e falando coisas estranhas...e sem nexo.

      Excluir
    2. Hehehe Carlota evitando o uso de drogas.... O que vc usa pra escrever tanta asneira ?

      Excluir
  5. Santanão "véio de guerra" continua um belo carro.

    Acho muito legal essa idéia dos fabricantes manterem modelos clássicos em linha. Na África do Sul, a Volks manteve(não sei se ainda) por muito tempo a produção do Golf MK1 e sempre vendeu bastante.

    Como a legislação está cada vez mais rigorosa com aspectos de segurança de carroceria, dispositivos eletrônicos de auxílio a condução(ESP, TC...) e itens como ABS e airbags, seria complicado oferecer algo parecido por aqui, mas como ia ser bacana poder comprar hoje em dia, por exemplo, um Golzinho quadrado 0km ou um Opalão com cheiro de novo, pra citar dois clássicos brasileiros que poderiam sem reeditados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opala,vixe..nao nao ,muito desengonçado ..escorte,santana,gol quadrado, versalhes seriao os meus preferidos

      Excluir
    2. Eu sempre achei muito estiloso, em especial o Santana "2000", mais arredondado. Sempre quis ter um rebaixado e com rodas grandes...hehe

      Excluir
  6. Á VW de hoje conseguiu reacender em mim uma paixão á muito tempo perdida por seus carros! Mais hoje em dia essa paixão retornou e de uma forma muito maior que antes. Seus lançamentos atuais estão cada um melhor do que o outro. Essa nova Touareg ficou simplesmente fantástica. Mais minha paixão fala mais alto quando falamos de sedãs, pois minha preferência assim como á dos Chineses são por sedãs. Meu próximo carro será um VW Virtus se Deus quiser! Irei trocar meu Prisma por Virtus assim que possível.

    ResponderExcluir
  7. Na china quem faz muito sucesso também é o Sylphy o nosso Nissan Sentra.

    ResponderExcluir
  8. Espero que os SUV continuem a avançar na China para por fim ao segmento de sedãs, eu acho horrível sedãs, todos sem exceção, até mesmo o Tesla Model S é horrível, HATCH/SUV/CROSSOVER/PICK-UP são muito mais carros que essas marmotas chamadas sedãs principalmente essa coisa feia chamada Santana, os novos SUV da Volkswagen esses sim possuem uma beleza de respeito.

    ResponderExcluir
  9. Um Santana que eu achava bonito era o Executive, com lanternas fumê, rodas especiais e aqueles lindos bancos Recaro.

    ResponderExcluir
  10. O Santana a a Quantum eram carros bem bacanas para a época. Lá pelo início dos anos 90 era carro de executivo, perdendo apenas em prestígio para os Opalões e os então fodasticos omega/suprema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem