A matriz da Ford nos EUA anunciou que deixará de comercializar em seu mercado doméstico modelos de passeio, indicando o fim de modelos como Fusion, Fiesta e Focus atualmente vendidos nos EUA, e, possivelmente também no Brasil.

Novo Ford Focus 2019

A estratégia da montadora é concentrar, até 2020, sua oferta de produtos em picapes, SUVs e veículos comerciais. Fora isso, sobrará apenas o Mustang e a versão crossover do Focus, o Active - única versão do hatch que será vendido nos EUA importado da China.

Novo Ford Fusion 2019

Os modelos não saem de linha já. A montadora apenas não mais oferecerá sucessores ao fim de ciclo de vida de tais modelos. O Fiesta será o primeiro a sumir, já que a nova geração não será vendida nos EUA.

Novo Ford Fusion 2019

O Fusion deve ficar em produção até 2020, ficando mais dois ou três anos de mercado com o pequeno facelift aplicado recentemente e fim. Com o fim de comercialização nos EUA, deixará de ser vendido no Brasil também, já que não é viável manter a produção no México sem a América do Norte.

Novo Ford Focus 2019

O Ford Focus Hatch será vendido na Europa, mas o sedã só para a China - o que fica claro por sua estética característica. Não há previsão, no momento, de fabricação dessa nova geração na Argentina - o que indica também o fim desse modelo no Brasil.

Novo Ford Fiesta 2019

O Fiesta também não tem perspectiva de lançamento da nova geração europeia no mercado brasileiro.

Com informações: AutoGuide / AutoBlog

87 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Efeito Polo e Virttus, já afetando o outro lado do Atlântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro... nos EUA tem Polo e Virtus vendendo aos montes e... não... peraí...

      Excluir
    2. Sem dúvida, o Polo/Virtus, que são carros médio segundo o Inmetro, já estão fazendo estragos mesmo em mercados onde não são comercializados.

      Só de existirem, a concorrência já sobre. O lema do Polo/Virtus é: "O que vamos fazer hoje? Vamos fazer o que fazemos todos os dias, tentar dominar o mundo!!!!!!!"

      Excluir
    3. Efeito Virtus? O Efeito Virtus e Polo é positivo e não negativo em relação as outras montadoras. Mostra que ainda há mercado neste segmento!

      Excluir
    4. Efeito Polo?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. essa cor do focus ai no final não é um amarelo patentiado pela vw??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ultimo aí é um Fiesta..

      Excluir
    2. Onde estão os VW haters que dizem que os carros são todos iguais?! Por que não falam o mesmo da Ford?

      Excluir
    3. Bem observado alex, os Ford estão ficando todos iguais!! Mas como aprendi com a carlota isso mostra identidade!!!

      Excluir
    4. a ford assim como a vw ,mercedes,bmw etantasoutrsa já são assim há anos ,a diferença é q antes não tinha a geração mimimi, lembro de passat,voyage , jetta primeira geração (os quadraods ) bem similar..assim como variante,sp2,tl e brasilia...escorte,verona ,apolo,versalhes e santana..tudo muito parecido e ninguem achava ruim

      Excluir
    5. O correto é patentEado, mesmo assim você viajou longe.

      Excluir
    6. Ele nem deve saber o que é patente...

      Excluir
  3. Há idiotas que torciam para o Golf sair de linha no Brasil.
    A maldição vem á cavalo!
    E o que vai sair de linha é o Focus, o Fiesta e o Fusion! kkkkkkk

    Enquanto isso, VW produzindo Golf em São José dos Pinhais, logo chega versão 200 TSI AT com potencial de vendas de 6.000 unidades / mês.

    todos verão o poder que tem um câmbio AT e uma telinha digital nas vendas do Golf.

    E aí os idiotas, ao ver as vendas do Golf, disparando por 1 ano, vão ficar repetindo feito papagaios amestrados: "É a pré-venda.."..."é a pré-venda"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6000 ?!? Que previsão furada meu parceiro, só quero ver depois que passar o efeito novidade (o que não é tão novidade assim, já que o design será o mesmo do atual), o golf não vende por aqui, e não duvido da VW acabar tirando o golf daqui também, pq a tendência do mercado brasileiro é SUV e picape também, e vamos ver se o golfinho venderá pelo menos 3000 unidades no lançamento...

      Excluir
    2. Vou puxar a minha cadeira pra esperar sentado as vendas do Golf atingirem 6 mil unidades mensais, pois vai demorar...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Para o Golf vender 6000 unidades por mês a VW precisa primeiro combinar com as seguradoras para diminuirem o valor do seguro desse carro, que chega a ser 2 a 3x o valor do seguro de um Focus para o mesmo perfil.

      Excluir
    5. Seguro do Golf é mais barato que o de Focus e Cruze:

      https://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html

      Fatos. Apenas fatos.

      Excluir
    6. Meu Deus, o cara pega um post de 2013, kkkkkkkk, conta outra carlota...você tá passando vergonha, fatos apenas fatos !!!

      Excluir
    7. A Volks sabe como vender 6.000 hatchs médios por mes no Brasil. Ela vende 6.000 Polo por mes por aqui. E o Polo é um hatch médio.
      Então pode fazer o mesmo com o Golf.

      Excluir
    8. Carlota, poderia informar qual mês/ano o Golf vendeu perto de 6000 unidades no mês? Para ele vender 6000 unidades no mês a VW teria de abaixar muito o valor ou realmente a crise econômica do país ter acabado, acredito que o Golf seja um excelente produto, mas cobra muito por isso. Então só informa qual mês/ano ele vendeu tudo isso no BRASIL.

      Excluir
    9. Acho que o teclado travou e o Carlitos digitou 2 zeros a mais

      Excluir
    10. Se fosse notícia da vw Carlota ia falar, parabéns enxugando a linha pra aumentar a lucratividade, muito bom!! Kkkk
      Na verdade esses carros não vendem quase nada mesmo, já vao tarde.
      E a Ford não vai diminuir o Market Share pq esse novo motor 1.5 3 cilindros no Ka vai ser sucesso!!! E olha que o Ka já é sucesso...

      Excluir
    11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    12. Não é nenhuma loucura achar que a Vw pode vender 6000 unidades/mês do Golf. Disparado o melhor Hatch médio do país e que possui na versão 1.0 Turbo o melhor custo/benefício. Na boa a Ford no Brasil tinha que acabar. Só vende carros mal construídos e sem tecnologia. R.I.P Ford Brasil

      Excluir
    13. Aí vem um idiota maior ainda esperando que um carro que mal vende 300 carros ao mês passe a vender 6000 ao mês. Só com a desova melhorou um pouoc os números, mas não passará dos 300 quando o preço voltar.
      É de dar orelhada na testa mesmo!

      Excluir
    14. Golf é medio, não concorre com cruze e focus que são grandes. Veja tabela do inmetro.

      Excluir
  4. Tá.... Então a Ford vai fazer o quê no México? E no Brasil? Com a não vinda do novo Fiesta, eu até imaginava a transferência da produção do sedan para cá. NADA.... Aí, apareceram fotos do hatch em testes na China, com um "grande talvez" para um modelo simplificado (!?) aqui, apesar da plataforma ser a mesma. Outros SUV's (Ka de salto alto não vale), também NADA, então, o que lhe sobrará? Encolher e tentar não morrer? Ou deixar correr e acabar indo embora daqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka Hatch, Ka hatch básico, Ka sedan, Ka SUV, podia trazer um Ka picape que ia ser sucesso

      Excluir
    2. É, uma picape compacta do Ka, e uma intermediária com a Plataforma do novo SUV seria interessante.

      Excluir
  5. ford fazendo suas cagadas
    sempre fui fordeiro, depois dessa...
    por isso q estou migrando para os chinas inclusive comprei o primeiro agora da chery.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar de carro boqueta assim no inferno...kkk
      mas, como diria o poeta, o que seria dos carros boquetas se todos gostassem dos esplêndidos?
      De mais a mais, a Ford é boqueta, mas não se compara em termos de boquetisse com a Chery...
      Chinesa a única que presta é a Volvo.

      Excluir
    2. com a vw ai no mercado ,hoje a vw ta espetacular. mas gosto é gosto e olha que tenho tres no coração vw,ford e gm

      Excluir
    3. Pelo menos ele tem carro, e você carlos que anda de bicicleta kkk patético

      Excluir
  6. genti...se a ford é tão boa porque não vendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem simplesmente o carro mais vendido nos EUA.

      Excluir
    2. Amigo se a Ford utilizasse a mesma tecnologia nos carros vendidos no EUA aqui no Brasil seria ótimo, só que não. Prefere vender aqui uns carros mal construídos e com câmbio automático problemático. Na boa a Ford Brasil cospe nos brasileiros...pra quem ta pensando em comprar um Ford eu recomendo antes olhar o site da Vw

      Excluir
    3. Sei lá, pergunte por que a VW não "vendi" nos EUA.

      Excluir
  7. Ford caminhando rumo à falência. Notavelmente a indústria automotiva americana está muito aquém da Japonesa e da Alemã. Os caras se perderam completamente. Uma marca não possuir mais sedãs e hatchs (sendo que tem tradição nisso) é o fim da linha. Realmente a partir de 2020 teremos uma revolução na indústria automotiva, e quem não modernizar vai quebrar.. muitas delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso sua visão, Cláudio.

      A Ford pode fechar as portas, porque está praticamente matando toda sua linha de produção. No brasil, vai restar Ecosport, Ranger e Edge...

      Excluir
  8. Penso que o Focus continua na Argentina, um excelente carro com mercado fiel na AL. Já o Fiesta não sei, realmente não é páreo pro Polo. Aproveitando, guiei um Polo outro dia, nunca vi nada igual em termos de dirigibilidade, silencio a bordo e conforto/ espaço num hatch, só o Golf é páreo pro Polo e é capaz de perder em razão do preço ou sobreviverá se o Golf vier exclusivamente 1.4 litro turbo ou claro como GTI. Golf TSI 1 litro vai custar mais caro que Polo, daí a turma vai continuar de Polo pelo custo/benefício. Excelente carro este Polo, já sabia que era bom, mas depois de guiar meu queixo caiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio, vai tomar seu remédio pois tá delirando.

      Excluir
    2. Eddie, não foi tu que comprou um Golf e vendeu 1 mês depois por mais caro que pagou? Arranja outro blog pra mentir ou faz igual outros aqui, muda o nome pra não ficar feio.

      Excluir
    3. Nunca disse isso aqui Diogo...fiquei 4 anos e meio com o Golf TSI DSG e 40 mil km. Ta variando rapaz. Não preciso mentir...já passei da tua idade em que a mentira faz parte do cotidiano.

      Excluir
    4. Mas é excelente a dirigibilidade do Polo/Virtus. E o powertrain também, só não sei a durabilidade/custo de manutenção. Mas, dessa safra nova, creio que é o melhor mesmo. Talvez o Fiesta novo, que perde na dirigibilidade, e ganha no acabamento. O March/Micra fica no meio termo. A PSA vai lançar em breve o novo 208/Corsa, e talvez venha um carro para brigar.

      Excluir
    5. Concordo com vc Eddie. O Fiesta não é pareo para o Polo porque a Ford não trouxe a nova geração.

      Excluir
    6. Ralf,os dois (Polo e Fiesta) possuem a dirigibilidade ótima. O problema do modelo da Ford é que está defesado,justamente por esse desinteresse da montadora em investir nesse mercado.

      Excluir
  9. Eu não queria, mas o negócio vai ser morar na Europa mesmo. Tchau, Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, pessoal. Obrigado e boa sorte pra vcs tbm.

      Excluir
    2. Boa sorte. Quem tem condições tem que ir mesmo. Tenho insistido para que meu filho e a namorada dele partam também tão logo se formem. O Brasil infelizmente vai piorar muito em termos de violência. O Estado esta numa incapacidade de reagir total.

      Excluir
    3. O Rio de Janeiro é o retrato do futuro do Brasil. Hoje onde moro ficou como o Rio era a 10 anos. Naquela época eu acreditava que alguém iria fazer algo antes que aqui ficasse assim. Não se fez nada. Agora olho o Rio e fico apavorado como será daqui uns 5 ou 6 anos aqui.

      Excluir
    4. Verdade, Carlos Henrique. A tendência é piorar. Não é intervenção que vai resolver. Educação continua em segundo plano. Os carros são um reflexo.

      Excluir
  10. entao no brasil nao vai ter mais focus,fiesta e fusion? vao vender oque aqui em 2020 so ranger e edge, e ka?? noticia doida essa ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente vão foca nos SUV e Picapes, ou seja novidades por aí, além do Eco e Edge devem fazer nos SUV, e além da Ranger outras picapes baseadas na plataforma dos novos SUV .

      Excluir
  11. Fiquei triste ao ler essa notícia. O mundo do automóvel perde com essa situação da Ford. Desnecessário escrever aqui a importância histórica dessa marca, que popularizou o automóvel e moldou o estilo de vida do mundo moderno e os processos de produção.
    O anúncio precoce dessa decisão beira à eutanásia dos carros que não serão continuados. Quem comprará um Fusion, agora, sabendo que daqui dois anos irá sair de linha?
    Lamentável.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo discurso. Coloque na cesta: Olivetti, Parmalat, Pirelli, IBM, Xerox, Philips, Canon, Toshiba, Indian, Bull, Sanyo, Varig, Fiat... empresas que até existem, mas não são mais referência em seus mercados.

      Excluir
    2. Tira a IBM da tua lista...
      " Com mais de 398.455 colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI no mundo. A IBM detém mais patentes do que qualquer outra empresa americana baseada em tecnologia e tem 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro. A empresa possui cientistas, engenheiros, consultores e profissionais de vendas em mais de 150 países."

      Excluir
    3. Tira a Phillips também. A empresa vendeu suas divisões de iluminação e som em 2014 e se concentrou no mercado de saúde e bem-estar. Seu lucro cresceu 25,4% em 2017, com um valor de 2 bilhões e 832 milhões de euros, e um faturamento de 17 bilhões e oitocentos milhões. Não é a Volkswagen, mas é bem grandinha, rsrs. E é mais lucrativa, pois seu lucro corresponde a aproximadamente 15,9 % do faturamento, enquanto o lucro do Grupo VW é de 4,94% do faturamento.

      Excluir
  12. Queria entender como alguém vibra com a possibilidade de uma empresa como a Ford quebrar!

    ResponderExcluir
  13. A Ford vai fazer no Brasil o que fez na Austrália. Vai virar uma importadora. A operação da Ford no Brasil da prejuízo de 2000 dolares por dia. O presidente não quer saber da América Latina. Ele mesmo disse que o futuro da empresa é o ramo de elétricos e compartilhamento de carros. O carro está perdendo a importância rapidamente no mundo. A tendência é que a indústria encolha e perca o tamanho que tem hoje. Quem se reestrutura primeiro tem mais chances de sobreviver ao futuro baseado no compartilhamento e na energia elétrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse 2 mil dólares por dia de preju tava lindo. na realidade, a operação brasileira da Ford dá 2 milhões de preju por dia.

      Excluir
    2. A Ford operando com 3 fabricas fábricas no Brasil tem um custo absurdo. Mas as vendas são baixas e ainda o ASP mais baixo ainda, pois a maior parte das vendas são de Ka para locadoras. Então não tem como dar lucro com produtos boquetas.
      O Fiesta é uma piada. Não tem espaço para ele em um mercado que tem Polo.
      O Focus outra piada, por conta do câmbio, péssimo espaço interno, e é um carro caro de ser feito com suspensão multilink, pesado, sem benefício algum ao consumidor. O Focus tb é inviável em um mercado que tem o Golf.
      Na Europa a Ford caiu na real. Colocou eixo de torção e câmbio tiptronic.
      Mas fazer isso no Brasil não dá. Demanda investimento, e o mercado aqui só olha para o Golf.
      EcoSport foi inovador em termos de produto, mas sempre foi boqueta.E continua boqueta. Precisa encher de itens de equipamentos e vender o completo no preço do HBV básico para vender.
      Ranger é outra boquetagem. A Amarok só com diesel vende mais.

      Então, a Ford vende pouco e tem custos altíssimos. 3 fábricas, não dá. A Hyundai vende mais, mais caro, com 1 fábrica só.

      A Ford precisa se reestruturar. E ter produtos que prestem. Do jeito que está vai virar importadora mesmo.

      Excluir
    3. O prejuízo da GM Latin America também é muito alto.

      Excluir
    4. A VW tinha esse problema de excesso de custos tb até pouco tempo atrás.
      A VW tem 4 fábricas, 3 de carros e 1 de motores. Custos elevados.
      Mas se reinventou. Está colocando no mercado produtos de alto ASP, como o Polo e Virtus, os mais caros do segmento, e os mais vendidos.
      O Golf 200 TSI vem aí e juntamente com o T-CROSS, viabiliza e torna lucrativa a operação do Paraná.
      E Taubaté ficará bem na fita com Gol e Voyage Automáticos, que terão um belo impulso de vendas. E a preços mais altos.

      E tem Sao Carlos que está fornecendo motores para o Brasil, e exportando para o México e Alemanha.

      Na Argentina a VW produz Amarok, e a fábrica não dá conta de atender a demanda. A Amarok vende 3 vezes mais na Argentina que no Brasil. E com a V6, tá vendendo mais ainda.

      Então, a VW é um exemplo de montadora grande, com um monte de fábricas, que soube se posicionar.

      Uma montadora com 3 ou 4 fábricas no Brasi só se viabiliza se disputar a liderança.

      A Ford com 3 e dispuntando com Honda e Hyundai, que tem só 1, não dá.

      Mas, claro, só viabiliza com produto. E a Ford não tem produto. Como a Fiat tb não tem.

      Então, sem chance para a Ford. Agora, VW é de longe a melhor posicionada em uma perspectiva de curto/médio e longo prazo.



      Excluir
    5. Com respeito a Ford vc esta redondamente enganado amigo, a Ford é uma das montadoras com maior margem de lucro do mercado por isso os produtos dela são de materiais mais simples no entanto o preço é salgado tanto como a Vw... a planta de sbc é o maior exemplo disso, possui a menor folha salarial e a mão mais enxuta de todo Abc. A planta de sbc não vive do fiesta e sim de CAMINHOES, eles é que sustentam a planta pois é um produto extremamente rentável.
      Sei de tudo isso porque como quase todos que vivem no Abc ou trabalham em montadoras ou em auto peça e é o meu caso onde trabalho na vw e meu pai na Ford... já que a região vive a base disso

      Excluir
    6. a Ford é uma das montadoras com maior margem de lucro do mercado

      Pelos fatos.

      A Ford perdeu 149 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2018 na América do Sul. Todos sabem que para a Ford, América do Sul = Brasil.

      Isso dá uma perda de US$ 1,67 milhões de dólares por dia. Ou seja,a Ford PERDE R$ 5,8 milhões de reais por dia na América do Sul.

      Isso tá no balanço da Ford divulgado para o Q1/2018.
      http://s22.q4cdn.com/857684434/files/doc_financials/2018/1Q/1Q-2018-Corp-Earnings.pdf

      Excluir
    7. Amigo não seja inocente eu sei que vc já está no ramo automotivo há um certo e balanço financeiro de montadora é simplesmente inacessível só quem tem o acesso a isso é diretoria e mais ninguém... absolutamente tá NINGUÉM eu repito NINGUÉM sabe quanto se lucra, pois essa é e sempre será a pergunta de 1 milhão... esses números só são divulgados para apontar algo, se a montadora externa a todos prejuízos ela só quer justificar aos acionistas reestruturação(que quer dizer demissão) se ela mostra lucro ela quer justificar avanço de mercado... essa é pergunta que nunca vao responder quanto uma montadora ganha ou quanto ela cobra a mais no preço do carro...

      Excluir
    8. Nossa, é muito burro.
      Ford South America consiste em Brasil, Argentina e Venezuela!Vai dar orelhada lá longe!

      Excluir
    9. Carlota, você é doente, o cara tem um pai que trabalha lá e que também trabalha na VW e você vem dizer o contrário, cara vai se tratar que você não é o dono da verdade absoluta...

      Excluir
  14. carlos4carros é um grande conhecedor do mercado. Quando fica menos passional, faz grandes comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Papai Noel passou em casa semana passada...

      Excluir
    2. Quando Carlota apresenta argumentos, até consigo ler.

      Excluir
  15. Sobre o mercado brasileiro não se aplica, pois a Ford já está montando mulas do fiesta europeu em Camaçari já que não é rentável produzi lo em São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  16. é tao boqueta que o fusion da foto mostra o desalinhamento do pc com o capô... meu deus! vai ser boqueta assim no inferno!

    ResponderExcluir
  17. Como tem fanboyzinho terrorista por aqui. A notícia fala de tirar alguns modelos de menor volume NOS EUA e substituir por SUVS e Pickups que hoje estão de fato vendendo bem mais. Ponto. Fim. C'est Fini.

    A operação da Ford nos EUA não necessariamente influencia na operação no restante da América. Fusion, Focus e Fiesta não vem dos EUA pra cá. E, principalmente, mesmo que isso se confirmasse e a Ford deixasse de vender esses modelos, isso está LONGE de significar que a empresa está mal financeiramente ou "rumo à falência".

    A Ford apresentou resultado positivo em 2015 na casa de US$7,3BILHÕES e em 2016 na casa de US$ 4,6BILHÕES. É o terceiro maior grupo automotivo do mundo. É no mínimo inocência, pra não dizer ignorância, achar que 3 modelos nos EUA que não tem vendido bem mudariam isso.

    Sejam mais racionais e menos chiliquentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não relinchar. Fusion e fiesta sedan vem do mexico que os fábrica para os EUA
      . Focus e outro no fim. Não fará o novo na Argentina. Esquece . Mprreu. Ford vai ficar no Brasil com ranger EcoSport e Ka para locadoras e mais nada.

      Excluir
    2. São os dois modelos de menor expressão dentre os citados.

      Fiesta Sedan nunca vendeu nada. E Fusion se sair de linha, apenas antecipará o que Passat, Accord, Camry e similares também devem fazer. Esses carros não tem mercado aqui brigando com a tríade alemã. Dentre todos, o Fusion é o único que se sai bem, mas não fará estrago se sair.

      Focus tem toda a condição de continuar vindo para o Brasil/Argentina importado da China onde será fabricado. E Fiesta tem produção nacional e compartilha vários componentes com a EcoSport. Duvido que seja afetado pelo movimentos nos EUA.

      Simples assim.

      Excluir
  18. Estamos vendo que não foi só esses 3 que sairam agora kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem