Originalmente anunciado como um “Golf com porta-malas”, a primeira geração do Volkswagen Jetta foi projetado com vistas a atender consumidores que queriam espaço extra para carga e o estilo de um sedã em um carro compacto.

Volkswagen Jetta 2019 x VW Jetta 1982

Esse Jetta de primeira geração (Mk1) foi lançado nos EUA em 1980 e, desde então, se tornou o modelo alemão mais vendido nos Estados Unidos, com mais de 3,2 milhões de modelos vendidos desde então.

VW Jetta 1982

No vídeo a seguir fez-se um comparativo entre um Jetta 1982, adquirido e restaurado pelo Volkswagen of America, representante da primeira geração do modelo, e novo Jetta 2019, mostrando o avanço da engenharia automotiva em quatro décadas que separam esses dois modelos.



O Jetta de primeira geração usava um motor quatro cilindros 1.6 de 76 avalos. Hoje ele usa um 1.4 turbo com transmissão automática de 8 marchas, com praticamente o dobro de potência.

Volkswagen Jetta 2019 x VW Jetta 1982

Entretanto, o modelo atual, apesar de maior, mais pesado e duas vezes mais potente, é 61% mais econômico, conforme mostrado no quadro abaixo.


Jetta Mk1 1982VW Jetta 2019
Altura [cm]141,0145,8
Largura [cm]161,0179,8
Comprimento [cm]426,2470,2
Entre-eixos [cm]239,8268,0
Porta Malas [litros]400400
Potência [cv]76147
Torque (Nm)83185
Transmissões
Manual 5 marchasManual - 6 marchas
Automático - 3 marchasAutomático - 6/8 marchas
Consumo [km/l]8,9 Km/l14,4 Km/l
FreiosDisco dianteiro, traseiro tamborDisco nas quatro rodas + ABS+EBD
DireçãoPinhão e cremalheira, sem assistênciaAssistência elétrica
Rodas13 polegadas de ferro; 14 ou 15 polegadas de alumínio16 ou 17 polegadas, de alumínio
CoresBranco Alpine, Prata Diamond, Preto, Vermelho Indiana, Bege México, Prata Inari Branco Pure, Vermelho Tornado, Preto, Preto Perolizado, Branco metálico, Cinza Platinumm Verde Sage, Azul Silk e Laranja Habanero
Cruise ControlIndisponívelDe série; opcional Adaptive Cruise Control (ACC)
FaróisDuplos dianteiros de halogênio; lanternas traseiras convencionaisFaróis e lanternas de LED; DRL; acionamento automático
InfotainmentAM/FM cassette stereoAM/FM/SAT com touchscreen + App-Connect, Bluetooth® e USB; opcional BeatsAudio® and navigation com 8 alto-falantes
Ar CondicionadoOpcionalStandard; opcionai dual zone Climatronic®
Assentos45, opcional aquecimento e refrigerados na dianteira, do motorista com ajuste elétrico e assentos traseiros aquecidos
USB portsNão tinha sido inventado ainda1 ou 2, dependendo da versão
Cinzeiros20
Acendedor de cigarros10
Descansa Braço02
Porta-copos08
Airbags06

O Jetta Mk1 tinha uma lista de itens de série que contemplava rádio AM/FM com toda fitas, freios assistidos.

VW Jetta 1982 - interior

O modelo vinha com transmissão manual de cinco marchas, mas opcionalmente poderia ser equipado com um câmbio automático de três marchas, como o modelo das imagens.

VW Jetta 1982 - interior

Ar condicionado, teto solar, vidros escurecidos e rodas liga de alumínio também poderiam ser solicitados como opcionais.

VW Jetta 1982 - interior

À primeira vista, a maior diferença entre 39 anos de desenvolvimento automotivo não é apenas o tamanho ou uma posição de dirigir. O Jetta 2019 é quase 50 cm maior, 20 cm mais largo.

VW Jetta 1982 - interior

A tecnologia aplicada também demonstra uma impressionante evolução da engenharia. Em 1980, os LEDs eram aplicados em calculadoras, enquanto hoje o Jetta 2019 usa faróis de LED e também no DRL - Daytime Running Lights.

VW Jetta 1982 - interior

Os recursos de assistência ao motorista da primeira geração do Jetta incluíam retrovisor do lado do motorista que você podia ajustar sem abaixar a janela.

VW Jetta 1982 - interior

O espelho lateral do Jetta 2019 é eletricamente ajustável e pode oferecer o sistema de aviso de ponto cego que alerta os motoristas sobre os veículos que eles podem não ver de outra forma. Uma câmera de ré é de série agora.

VW Jetta 1982 - interior

O Jetta de 1980 não tinha piloto automático, e o atual oferece como opcional Adaptive Cruise Control (ACC).


E o sistema de informação e entretenimento conta com App-Connect, que oferece integração de smartphone compatível com as três principais plataformas - Apple CarPlay ™, Android Auto ™ e MirrorLink®.

Conclusão

VW Jetta 1982 - interior

O Jetta 2019 é um carro maior, mais potente e econômico que o modelo de 1982, mas preserva a essência que é ser um sedã alemão, com comportamento dinâmico esportivo, porém acessível.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. olha ai o modelo 80 tinha acessorios que o 2019 nao tem (cinzeiro) kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade ..mas naquele tempo e vindo de uma marca alemã acho q todo mundi fumava pra aquecer os dias ai todo carro tinha..aqui no brasil a decada de 90 pra trás o tinhamos mais fumantes asidos

      Excluir
  2. Daqui a pouco chega o Carlos4carros para falar que esse Jetta 1982 é equivalente ao Corolla 2018.

    ResponderExcluir
  3. eu teria facil um modelo desse 82 em minha garagem, mas tinha q sem MT.

    ResponderExcluir
  4. Voyajão... enfim... sei que o brasil exportou o voyage pros EUA na década de 80 sob o nome de Fox.. era muito parecido com esse Jetta aí... porém tiveram que incorporar uns 50 itens de segurança a mais porque o nosso aqui era uma cadeira elétrica... coisas da VWB... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas de Brasileiros só olha preço e hoje a VW fica perdendo tempo com 5 estrelas enquanto GM liderado com 0 estrelas se não fossem obrigados seria 0 até hoje. O serto é a VW fazer com UP! O mesmo que a Ford fez bota um chama Samu e foda-se. Kkkkkk

      Excluir
  5. Esse estilo da dianteira apareceu aqui em 1983 no Passat e durou até 1989. O volante veio no fim da década de 80 e as lanternas traseiras vieram parecidas no Voyage 92. Já estávamos bastante atrasados naquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que por isso os adoradores de VW tem tanta raiva da Fiat, isso aí nada mais é que frente de Passat com traseira de Voyage, aí a Fiat cópia a VW até hj (vide argo, lateral de Palio, frente de Mobi é traseira de alfa Romeo) e os faboy ficam loucos, pra VW acabar com isso passou a fazer todos carros iguais mudando só g,GG,xl bela evolução.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Pelo que vi nestas fotos o Santana dos anos 80 é mais bonito!

      Excluir
    2. O Santana era o Passat...
      Mas nota-se que a padronização de design não é de hoje!!!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Carros cada vez maiores e mais largos! em todas as marcas!
    Alguém tem uma expllicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altura, peso e largura da população tem aumentado ao longo dos anos.

      Excluir
    2. Vc gosta de um carro e quer trocar sempre pelo mesmo. A marca faz vc gastar mais encarecendo, crescendo o tamanho e mantendo o nome. Vide Golf, Passat, Corolla, Civic e todos os carros de mesmo nome que se mantem por muitos anos.

      Excluir
  9. Volante do falecido Santana e Gol GTS

    ResponderExcluir
  10. Os carros estão ficando enormes... Daqui uns 20 anos Galaxie Landau vai ser considerado compacto

    ResponderExcluir
  11. Esse Jetta era menor que o nosso Santana, e tinha uma traseira que lembra nosso Voyage, com portas traseiras do Logan kkk
    Mas é lindo!

    ResponderExcluir
  12. Os vws se parecem desde sempre e a geracao bob esponja so fala de hj.

    ResponderExcluir
  13. Da para notar clara inspiração no modelo de 82!

    ResponderExcluir
  14. Esse Jetta MK1 é equivalente ao Corolla atual. Com pequena vantagem por ser um VW.

    ResponderExcluir
  15. O que mais me impressionou é que, embora ficando bem mais largo e comprido, o porta-malas continuou do mesmo tamanho, ao menos segundo o quadro de informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem