A segunda série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje trazendo a Toro, picape da Fiat, com quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e crianças.

Fiat Toro

O Fiat Toro, lançado em 2016 e produzida no Brasil, conseguiu quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. Nos testes de impacto frontal e lateral, o Toro ofereceu boa proteção para as cabeças dos adultos, proteção adequada e marginal para os peitos, no impacto frontal e lateral respectivamente, com o equipamento mais básico de segurança de dois airbags frontais e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).



Esse bom desempenho e o do ESC, ambos requisitos do Latin NCAP, garantem as quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. O Toro possui ancoragens ISOFIX como equipamento padrão que, somado à proteção proporcionada nos testes de batida frontal e lateral para os dois ocupantes crianças, acrescentada a máxima pontuação em instalação do SRI, fizeram que o modelo conseguisse quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. O modelo também inclui, como equipamento padrão, um sistema de desconexão de airbags, caso seja necessário instalar um Sistema de Retenção Infantil orientado para trás no banco da frente.

Fiat Toro

O Latin NCAP também avaliou a versão de seis airbags (opcional) do Toro no impacto de poste, comprovando que proporciona a proteção suficiente para cumprir com os requisitos do Latin NCAP, apresentando boa proteção para quase odas as partes do corpo.

56 Comentários

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  1. Olha ai a qualidade fiat, eu acho que o carlota não vai dormir hoje.

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    1. A Amarok se for pro latincap leva 5 estrelas fácil fácil.

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    2. Onde que 4 estrelas é qualidade? Qualidade é 5 estrelas e só. E essa coisa aí custa mais de 100 mil.

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    3. acho que referente à pickup temos uma referencia no momento.
      A VW tem condições de deixar ela no chinelo melhorando os pontos falhos que ao meu ver são:
      1) painel vergonhoso para o valor só melhorar um pouco sei que não será o painel do Golf, mas cabe uma melhora em termos de materiais
      2) multimídia descente, isso a VW já tem só aplicar.
      3) motor de entrada com consumo / rendimento aceitável
      4) sensor de estacionamento frontal ( para um carro desse tamanho esse tipo de tecnologia nunca é demais ).

      Se a VW fizer uma Toro com essas melhorias e preço condizente ( aí que mora o perigo ) acredito que teríamos o verdadeiro Best Seller em questões de Pick up.

      Lembrando que hoje a Toro sem dúvida é a referencia nesse segmento ( ainda pouco explorado mas que vem roubando muitas vendas ).

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    4. A VW desenvolveu a Amarok com tecnologia própria,não fez igual a Fiat que pega picape de outra montadora,muda nome e emblema,A toro não é picape média e compara ela com s10 e Amarok pra ver a vergonha que ela passa.

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    5. Qual marca a Toro é cópia? Não está se referindo a Renault está?
      Só a ideia é a mesma.
      Sou fã da VW ( tenho um GTI e uma Cross ) mas não enxergar as qualidades da Toro é fanatismo demais...
      A Fiat acertou em cheio, a Amarok, S10 e companhia não são práticas para o dia a dia.

      Outras marcas, inclusive a VW devem acompanhar essa ideia pois ficou comprovada que é uma "necessidade" do momento.

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    6. Qualidade Fiat mesmo, 4 estrelado num carro de 100k. O que vai sobrar pro Argo? kkkkkkkkkkkkk Fiat é uma piada

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    7. Qualidade Fiat é quando se precisa fazer um carro desse tamanho pesar 2 toneladas pra alcançar 4 estrelas no NCAP.

      Qualidade Fiat é ter NENHUM carro na lista de 100 mais vendidos no mundo.

      Realmente, invejável.

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    8. Acertou tão em cheio que a Toro 1.8 toma pau até Up mpi,não falei que a Toro é uma cópia,mas a Fullback é uma l200 com emblemas da Fiat,a Toro é uma picape de shopping,não é picape pra trambalhar como a Amarok,S10 e Hilux.

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    9. Mas qual o problema em existir uma pickup de shopping?
      E ademais, meu trabalho me exige uma pickup, mas não levo peso, porém levo volume. A Saveiro Cross me ajuda nesse quesito, não é uma pickup de trabalho, mas me ajuda a trabalhar.

      Esse argumento de pickup de trabalho é coisa de Agroboy, é bem tosco na verdade.
      Eu sou fã da VW como você, mas cara....qual é o problema de aceitar que a Fiat acertou nesse lançamento? Foi um bom lançamento para o Brasil tanto que é uma das mais vendidas.
      Você já dirigiu a Amarok em um centro urbano? Acho que não...Aquilo é um trambolho não é comodo para o dia a dia.
      A toro é menos trambolho que a Amarok, porém maior que a Saveiro.
      Porém leva mais carga que a Saveiro...

      E com minha pickup eu não fico apostando corrida, isso eu deixo pro meu GTI mesmo...
      Pickup é pra trabalho seja ele leve ou pesado.
      Quem compra para andar no Shopping pagou...usa como quiser.

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    10. Duvido a VW fazer um carro cujo o apelo visual supere o da Toro... Vai fazer uma mini Amarok ou um Saveirão com aquele design sem graça e interior em sofisticado plástico duro!

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    11. Desde quando a toro é bonita?a Fiat acertou tanto na toro que botou um motor da década de 90 nela e outro diesel que uma porrada desses motores foi pro saco

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    12. o problema é que suas opiniões não são parciais.
      Ou você nunca teve um VW mas os ama.
      Eu tenho uma Saveiro Cross ( motor MSI 1.6 16v ), um motor dito como muito moderno, mas eu acho um lixo. Tem um consumo de óleo absurdo ( já está com 30 mil km ) o óleo baixa em média 1 litro por mês.
      A VW diz que é normal, normal?! Faça me o favor...

      A fiat realmente não dimensionou bem o motor flex para Toro, o desempenho é sofrível, mas vende e é aceito.
      O motor a Diesel foi pro saco tanto quanto os motores MSI da VW que vão pro saco por falta de óleo.

      Dá uma pesquisadinha aí na net, sei que você é louco de paixão pela VW mas tente ser menor imparcial.
      Grato, abraço!

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    13. Luiz Guilherme Saldanha, este post é somente para parabeniza-lo por suas opiniões. Eu não gosto dos carros da VW, em geral, e não acho a Fiat Toro um bom carro. Mas eu vejo que você gosta de carros e não de marcas, coisa rara neste blog. Parabéns.

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  2. Se eu li direito o texto diz que a Toro básica tirou 4 estrelas e a Toro com seis air bags?? Quantas estrelas ??

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  3. Os testes do LatinCap utilizam sempre a versão de entrada e equipamentos de série para evitar selar segurança num modelo onde só se tem segurança pagando pelo modelo mais caro.

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    1. Então explica pq o polo de entrada tem 5 estrelas. Sendo que o próprio latin ncap diz que carros sem esp se limitam a 3 estrelas ?

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    2. Acho que não, Cláudio.
      O novo protocolo do LatinNcap não especifica, e nunca especificou, que os testes tenham, obrigatoriamente, que serem feitos nas versões de entrada, seguindo os normativos no Ncap.
      O up brasileiro foi testado, na versão highup, a mais completa á época, assim como o HR-V, o Corolla, etc..
      Podem ser versões com ou sem ESP.

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    3. A questão é que para tirar 5 estrelas, a versão mais vendida tem ter ESP e Airg Bag lateral de série. Precisa ver qual a mais vendida. No Polo é de longe a TSi.

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    4. Eu perguntei isso ao LatinNcap quando testaram o Polo e me responderam que o protocolo pede que o ESP seja ao menos oferecido em todas as versões e que a versão cedida pra testes pela VW tinha ESP. No relatório inicial de testes eles cometeram um erro ao citar que o Polo tinha airbag de cortina. Acho esses protocolos e critérios do LatinNcap meio complicados de entender e isso prejudica a credibilidade deles, ainda mais com testes feitos na Alemanha...

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    5. Chega de relinchos, vamos aos fatos.

      Para ter 5 estrelas, o carro deve oferecer desde a versão de acesso, controle eletrônico de estabilidade e de tração. Tem que ser aprovado em teste de impacto frontal e lateral.
      O Polo tem controle de estabilidade e de tração como opcional de R$ 1000 reais na versão de acesso. Por isso ele é 10 estrelas.

      Carro que não tem ESP na versão de acesso não é 5 estrelas. O Polo tem. Fim de pago.

      Isso é fato. O resto é relincho.

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    6. 10 estrelas, esse carlosvittar kkkk

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    7. O Polo basico nao tem ESC. O Latin NCap testou um Polo com Esc numa abertura do Protocolo onde a montadora compromete se a equipar toda linha Polo num prazo de até 2 anos da data do teste. Foi isso que aconteceu. O resto é bla bla bla.

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    8. Nada a ver. O ESC não precisa ser item de série em todas as versões, nbasta que esteja disponível em todas as versões. E o ESC está disponível por uma quantia módica no Polo Básico MPI.

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    9. Para o Latin NCAP considerar o ESC, basta estar disponível na versão mais vendida, ou equipar a versão mais vendida em até 2 anos após o teste. Por exemplo: a versão mais vendida do Polo é a Highline, e a mesma tem ESC de série, então é considerado.

      Está no protocolo deles, disponível no site, de graça, é só ler.

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    10. Pois é, melhor é o consumidor que compra versão básica achando que é 5 estrelas e não ser...

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  4. A caçamba leva um pouquinho mais que uma carriola ! kkk

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  5. Agora vai começar choro, mimimi, isso e aquilo para tentarem desmerecer o carro, podem aguardar...

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    1. Depois da Fiat encher a estrutura de reforços fazendo uma "picape" desse tamanho pesar quase 2 toneladas, conseguem 4 estrelas.

      Realmente é uma marca a se comemorar para a engenharia da Fiat.

      Talvez daqui uns 20 anos cheguem ao nível de uma MQB

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  6. O que foi que faltou para tirar as 5 estrelas do teste?

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  7. Se a Toro tirou 4 o Argo recebe no máximo 3

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    1. Ou talvez 1 estrela que nem a mobilete

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    2. Pros palpiteiros vai tirar 1.
      Pros engenheiros, deve tirar 4.
      Tem mané demais sem conhecimento pra palpitar!

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    3. Tiburcio, mostre os cálculos estruturais ai para os palpiteiros!

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    4. "SE" significa condição, hipótese, probabilidade, aposta. Nessa construção gramatical, vale de 0 (mínimo) a 5 (máximo). Conhecendo o histórico da Fiat, a probabilidade é de no máximo 3.

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  8. 8 estrelas já é bom. Os airbags laterais fazem diferença pelo jeito.

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  9. Corrige a chamada ai. Foram 8 estrelas para a versão básica , e a completa com certeza tiraria as 10.

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    1. Comprar a básica para sofrer com o consumo e desempenho péssimo, e ainda ter de brinde menos segurança... Já passou da hora dos controles de estabilidade e tração serem obrigatórios e deixarem de ser opcionais de luxo custando uma fortuna...

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  10. Na minha opinião se todos respeitasse as leis de trânsito nem precisaria destes teste, se um carro bater a 200 Km/h o veículo pode ter 1.0000 estrelas que não adianta de nada

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    1. É nesse parâmetro que o ncap se baseia. A 120 por hora quando em um risco vc pisa no freio e o carro normalmente bate em torno de 70 ou 60 a mesma velocidade nos testes. Existem testes a maiores velocidades mas acima de 100km não resta muito coisa

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    2. Claro, segue acreditando que um impacto a 60km/h numa árvore não pode matar. Cada ignorância que temos que ler...

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    3. Neto, pegue um Fusca 1974 e um Up! e bata num poste a 60km/h e me diga se só seguir a lei é suficiente.

      Alex - os testes servem para aumentar a probabilidade de vc sair vivo nessa situação.

      Vcs podem até dar opiniões, mas por favor, opinem com algum respaldo técnico/científico, pelo amor de deus...

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    4. A 100 km/h, morrem todos em todos os modelos. Contudo, morrer a 50km/h podendo ser evitado, é muito ruim.

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    5. Um F1 bate a 200 km.h e o piloto sai andando. Com tecnlogia e dinheiro quase tudo é possivel por isso a plataforma MQB é mais segura que a concorrência. Foi mostrado aqui...a VWAG já testa plataformas a 100 km.h. Só questão de tempo.

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