A Honda apresenta na Europa a linha 2018 do Civic, tendo como uma das novidades um novo motor diesel, denominado 1.6 i-DTEC, que apresenta ganhos de eficiência em relação ao predecessor.

Honda Civic 2018 Hatchback

Pode parecer estranho a montadora japonesa estar investindo em inovações no segmento de motores diesel, em um momento que as vendas desse tipo de propulsor estão em declínio, e até os consumidores tem um certo desdém. Mas a realidade é que o mercado diesel na Europa ainda é grande e, portanto, as montadoras consideram que vale a pena atendê-lo com novidades.



Segundo a Honda, seu motor diesel 1.6 litros i-DTEC reivindica os melhores indicadores de consumo de combustível e as menores emissões de CO2 da gama, incluindo motores a gasolina de 1.0L e 1.5L. O novo motor diesel substitui o antigo diesel da Honda, mas tem a mesma potência e torque, a única diferença é a eficiência aprimorada.

Honda Civic 2018 Hatchback

O motor tem 120 cv a 4.000 RPM – o que é pouco para um carro desse porte, mas o torque é muito bom, de 300 Nm a 2.000 RPM. Segundo a Honda, esse conjunto acelera o Civic de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Pode não ser esportivo, mas está alinhado está alinhado com modelos concorrentes na Europa, como Ford Focus, Skoda Octavia ou Volkswagen Golf.

Honda Civic 2018 Hatchback

Esse motor associado com uma transmissão manual de seis marchas resulta em um consumo (NEDC) de 25,57 KM/l no caso do hatch, e de 24,41 Km/l no caso do sedã. Essa norma NEDC sempre produz resultados muito acima do observado na prática, e tanto é assim que desde o começo de 2018 há uma nova norma de medição na Europa, com resultados bem menores, mas a Honda não divulgou os dados nessa nova metodologia.

Honda Civic 2018 Hatchback

De qualquer forma, ela serve de comparativo com outros modelos medidos nas mesmas condições e o resultado é que esse novo motor diesel da Honda é sim muito econômico. Mas ele faz uso de recursos com o sistema Stop/Start de desligamento automático do motor em paradas temporárias.

Honda Civic 2018 Hatchback

Além do novo motor, o Civic não mudou mais nada, mantendo as boas característica de dirigibilidade, assim como o interior com aspecto robusto e a boa posição de dirigir.

Honda Civic 2018 Hatchback

O que vem sendo criticado pela imprensa européia é o sistema de infotainment - tido como lento e pouco intuitivo em sua interface nativa, mas que melhora quando se usa o Apple CarPlay e Android.

Honda Civic 2018 Hatchback

Um aspecto onde o Civic se destaca de rivais como Golf e Focus é o no espaço para bagagem - superior a 400 litros - algo importante para veículos familiares. Mas, por outro lado, o espaço para os passageiros traseiros não é tão bom.

Conclusão

Com toda as restrições das normas antip-poluição apertando o cerco contra motores diesel na Europa, as empresas respondem com mais tecnologia. Este novo motor 1.6L i-DETEC da Honda é um exemplo de eficiência e de baixas emissões.

Honda Civic 2018 Hatchback

Entretanto, é necessário frisar que a própria versão 1.0 i-VTEC do Honda Civic vendido na Europa é uma opção mais convincente, mais barata e mais refinada.

15 Comentários

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  1. Porque aqui no Brasil o Civic não conseguiu voltar a liderança mais nesse segmento?

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    1. Devido a joviabilidade do veículo. Quem curte o visual geralmente não tem grana para comprar. Veja a entrevista do CEO no G1 ou Autoesporte.

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  2. Pq parece que a Honda esqueceu como se faz um carro .... a cada lançamento a situação piora ao invés de melhorar ... me refiro ao desing.

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    1. Realmente esqueceu.
      Tanto é que a G10 deu um salto de +30% sobre as vendas da G9.
      Civic fechou 2017 com aprox. 24% de vendas sobre 2016.

      Você pode não ter gostado, mas outros mercados tem reconhecido e surpreendido as vendas do modelo ...

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    2. Charles Cara de Kuramoto, tem traseira mais BIZARRA que do civic 10?

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    3. Charles cara de Kuramoto, existe traseira mais BIZARRA do que do civic 10?

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  3. Não é só a Honda. A Toyota também peca no design de alguns dos seus modelos, tanto da linha popular (Etios), como na divisão de luxo (Lexus).
    Prefiro linhas mais clássicas e perenes como as da escola alemã.
    Veja-se a melhoria de estilo da linha Hyundai/Kia depois que contrataram o designer chefe da Audi, Peter Schreyer.

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  4. Na Europa Focus, Civic e Golf são rivais.
    No Brasil segundo o blog o Golf concorre com a trinca alemã, só no brasil>na mente desse povo....sim sei

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  5. O problemas não é design, pois isso é relativo, a pedra no sapato é o preço, são caros, a liderança não é prioridade hoje pra ninguém, eles preferem vender apenas o suficiente.

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  6. Pecou em design? Este Civic passou de décimo para quarto carro mais vendido no mundo em 2017!!! Mais de 800.000 unidades!! A Honda acertou em cheio, o Brasil é detalhe...

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  7. O Brasil merecia essa carroceria do Civic no seu mercado!

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  8. Tecnologia japonesa pura! Todos devem tirar o chapéu.

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  9. Não, não é ruim mesmo!!! É um ótimo carro, no entanto na Europa existem tantos ótimos hatches que a Honda sofre bastante pra fazer frente ao Golf, Astra, 308, entre outros...

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