O Ford Ka já está no mercado há mais de três anos. Em 2014/2015 fizemos uma avaliação prolongada de longa duração (veja aqui) em um exemplar SE 1.0, e concluímos que se tratava de um modelo com bom desempenho em estrada, mas que apresentava acabamento ruim, excesso de ruído interno e um motor pouco elástico, com insuficiência de torque em baixos regimes. Agora, três anos depois, será que o Ka evoluiu?

Ford Ka SE 1.0 2017

Em termos estéticos e de interior a mudança em relação ao modelo que avaliamos é pequena, sendo que a principal novidade foi a introdução da porta USB de carga no porta-objetos posicionado na parte superior do painel, que funciona como porta-celular, e é chamado pomposamente pela Ford de "Dock Station".

Ford Ka SE 1.0 2017 - interior

É uma novidade bem vinda, pois permite que o smartphone não fique sem carga - algo extremamente importante, especialmente pelo fato de que o uso do sistema de navegação acelera o consumo de bateria.



Fora esse detalhe, o carro não mudou nada, mantendo o mesmo motor 1.0 de três cilindros e 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, associado com transmissão manual de cinco marchas. A surpresa negativa neste caso, porém, foi o consumo de combustível - que consideramos excessivo.

Ford Ka SE 1.0 2017 - Prata

Durante o nosso percurso de cerca de 600 km, o Ford Ka 1.0 SE foi abastecido exclusivamente com etanol. Em cidade conseguimos uma média de 6,3 Km/l - um indicador 30% pior que os 9,2 Km/l indicados pelo INMETRO. Em estrada obtivemos 9,5 Km/l - 12% pior que os 10,8 Km/l do INMETRO.

Ford Ka SE 1.0 2017 - Prata

O consumo é elevado, mas o desempenho convence para um carro 1.0. Segundo a Ford, ele acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos, desde que abastecido com etanol e ao nível do mar. Não fizemos medições, mas o Ford Ka 1.0 é um carro ágil, especialmente em estrada. A dificuldade de ligar o motor com etanol manteve-se. Há situações que são necessárias duas ou três tentativas para o motor ligar.

Ford Ka SE 1.0 2017 - Prata

Já em cidade, assim como no primeiro Ka que testamos, ele até é ágil (para um carro 1.0), mas exige muitas trocas de marchas pois o motor tem pouco torque em baixa. O tri-cilíndrico da Ford parece que "acorda" somente depois dos 3.500 RPM - o que exige manipular muito o câmbio para manter a rotação do motor - algo que se torna cansativo em uso urbano.

Ford Ka SE 1.0 2017 - interior

Um aspecto que parece ter melhorado ao longo desses três anos foi o isolamento acústico, pois este Ka se mostrou mais silencioso, especialmente quando se coloca o motor em rotações mais elevadas. Agora pode-se dizer que está dentro do que se espera de um carro dessa faixa de preço - em torno de R$ 45.000 reais.

Ford Ka SE 1.0 2017 - interior

Além disso, os problemas de peças plásticas que se soltavam, muitos ruídos de componentes plásticos soltos, e outros problemas de acabamento, ao menos nos 600 km que rodamos com este modelo não recorreram. Mesmo tendo o Ka sido submetido a vias de baixa qualidade, sem pavimentação, e com buracos, ele se manteve íntegro, sem a ocorrência de ruídos indesejáveis.

Ford Ka SE 1.0 2017 - interior

O espaço interno do Ka surpreende, especialmente para os passageiros traseiros, mas o porta-malas decepciona, com apenas 257 litros. Em nosso percurso estávamos em quatro adultos, e só foi possível armazenar as bagagens de todos pois usamos o rebatimento parcial (40%) do encosto traseiro, permitindo uma bagagem acional, e mantendo o espaço para dois ocupantes no banco traseiro. Problema similar observamos no EcoSport, com porta-malas de 363 litros.

Concorrente - VW Polo 1.0 MPI - R$ 49 mil



Conclusão

O Ford Ka SE 1.0 2018 apresenta alguma evolução em relação ao modelo de lançamento, em 2014, especialmente na redução de ruídos internos.

Ford KA SE 1.0 2017

Entretanto, o modelo foi reprovado em teste de segurança do Latin NCAP, tendo obtido zero estrelas (veja aqui), e agora enfrenta concorrentes bem mais competentes, como o Polo 1.0 MPI (detalhes aqui), que é um pouco mais caro, mas é quase 20 cm maior, com mais espaço, mais equipamentos e bem mais seguro.

Ford Ka SE 1.0 2017 - Prata

Ainda neste primeiro semestre de 2018 o Ka sofrerá um facelift e terá aperfeiçoamentos mecânicos (com uma nova versão 1.5 Automática) e melhorias no interior.

32 Comentários

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  1. E ainda chamam os novos carros chineses de lixo. Este Ka não chega nem perto de um Jac T40 em todos os sentidos.

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  2. Mas o polo não concorre com Cruze, Focus, i30, 308, golf, a3, Classe A?

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    1. O Polo é definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      Então, ele tem atributos de desempenho, dimensões, conforto, segurança, espaço interno, tecnologia que o colocam no mesmo nível e até acima de Cruze, Focus, i30, 308. Já o Golf, A3, BMW Sèrie 1 e Classe A são hatch médios premium.

      Então, o Polo concorre com os hatchs médios generalistas, como o Cruze Sport, Focus, Peugeot 308 e i30, sendo superior a esses em muitos aspectos.

      Mas o Polo é também concorre, em preço, com os hatchs compactos (apesar de o Polo ser médio).

      Então, o Polo é um hatch médio com preço de compacto. E por isso ele é uma opção melhor ao Ka, por que custa a mesma coisa, e é muito superior.

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    2. O cruze é definido como Hatch grande então não concorde com seu polo Carlos para de viajar garoto

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    3. Neste caso Observador, NA MINHA OPINIÃO o Polo deve concorrer com o Argo e demais da categoria... Golf eu considero Hatch Premium, aí sim concorrendo com Cruze, i30 e demais. Afinal de contas o Golf foi posicionado pela própria VW em categoria superior ao Polo.

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  3. Tem que comparar com os da categoria dele(Ford KA). Sempre aproveitando para colocar o polo onde "não tá sendo chamado"!

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    1. Quem pode mais, pode menos. O Polo é um hatch médio com preço de Ka. Então, o Polo é disparado o melhor que o Ka.
      Mas o Gol 1.0 já é melhor que o Ka. O Gol é 3 estrelas, e o Ka zero.

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    2. Que sem noçao colocar o polo ali

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    3. Mesmo utilizando o novo protocolo dos testes do latin ncap? Tem que ser honesto, se vai comparar, tem que usar condições equivalentes.

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    4. O gol de 3 estrelas é o trend 1.6 de 2010.... o próprio ka já havia conquistado quatro estrelas para adultos e três para crianças em 2015. A nota foi reduzida porque ele foi testado seguindo as novas regras do instituto de pesquisa.

      Agora a pergunta: Onde o baba ovo da volkswagen viu crash test do novo (que de novo não tem nada) gol com estas novas regras do Latin NCAP, para encher a boca e dizer que ele tem 3 estrelas?

      P.S: Quero que o novo ka se exploda!

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  4. Quanto a matéria: novo ka 85cv com etanol... 82cv é o UP que possui...
    O ka gostem ou não, possui o motor 1.0 aspirado mais potente do mercado e ponto.

    O blog onde independente do carro testado, você já sabe que o melhor vai ser sempre algum carro da VW... parciais demais. Comparam até carros de categoria diferente... se valor fosse algo tão considerável, poderíamos comparar um Troller T4 de R$ 130,00 mil com um Fusion, afinal possuem mesmo preço né...

    Quero ver como se comporta um polo 1.0 aspirado contra um ka 1.0 aspirado...
    KA: 94,1 kg/kgfm
    POLO: 101,7 kg/kgfm

    KA: 11,8 kg/cv
    POLO: 12,6 kg/cv

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  5. De todas as opções com motor 1.0 aspirado disponíveis, tanto em preço, quanto em qualidade, não há opção melhor que o Pólo 1.0.
    Vejamos:
    Ka custa 45k;
    Gol custa 46k;
    Onix custa 47k;
    Étios (1.3) custa 46k;
    Pálio custa 46k;
    Sandero custa 45k.
    Apesar de custar um pouco mais caro, o Pólo é o único com plataforma e motor modernos, o único com 4 airbags e vidros elétricos nas 4 portas, de série e o único com 5 estrelas em crashtest.
    Tirando a versão Joy do Onix, que tem a vantagem de ser bem mais barato, nada justifica não conprar o Pólo, um patamar acima dos outros acima.

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    1. Concordo que o polo é um belo carro, mas comprar um 1.0...?
      Digo o mesmo do Argo... uma vergonha as montadoras oferecerem um carro desse com motor 1.0. Pode até ser de categoria acima, afinal o ka é hatch de entrada, mas hatch médio 1.0 é complicado...

      Agora vendo os dados de motorização, o peso/potencia e peso/torque do ka em relação ao Polo é bem menor, visto que o ka é mais leve... imagine então um carro com motor mais fraco que o do ka (pois ele é), porém com uma carroceria mais pesada... será que dá certo? A própria matéria diz que a motorização do ka deixa a desejar em desempenho, principalmente em baixa. Pra mim não justifica comprar um polo 1.0; com o Ka neste preço, nem mesmo ele justifica.

      Acho que iria de Peugeot 208, tão ou mais econômico que ambos 1.0 e não deixa tão a desejar em desempenho... afinal de contas, de que adianta ter 4 airbags (até kwid tem) se não anda...

      Talvez até um ultrapassado Etios seja mais negócio...

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    2. Fiz uma viagem de 2.700 km de Vinhedo-SP para Ipueira-RN com 4 adultos e mala cheia, tenho um Ka 1.0 SE 2017 carrinho bom mas ultrapassagens eu tinha que reduzir para terceira mas não precisava desligar o ar, ia muito pesado, abastecimento foi 100% etanol, gasolina estava muito cara em minas e Bahia diferença de até 1,5 no litro para o etanol, as estradas são excelentes o Ka em média de velocidade de 120-140km/h, só forçando nas ultrapassagens apresentou o consumo de 10,13 km/L achei bom por causa do peso e velocidade, não desejou muito, por ser 1.0L está bom demais.

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    3. Sim Yves, o desempenho do KA é honesto... de todos é certamente o melhor 1.0 aspirado neste quesito... Por isso disse sobre este polo 1.0 que o pessoal vê como melhor opção por ser mais completo. Tem motor mais fraco, é mais pesado e o pessoal ainda acha que vai andar mais que o ka...(imagina colocar um motor 1.0 em uma Tucson).

      Já o polo com motorização 1.6 por 54 mil sem dúvida é o melhor em custo x benefício do segmento. Polo e Argo 1.0 nem deveriam existir...

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    4. Não se esqueçam que o Polo 1.0, vem com o moderno 1.0 mpi do up, tão bom quanto o do Ka 1.0, mas que anda muito bem para o uso urbano, apesar do peso maior.
      Já para uso rodoviário, aí já partiria para o 1.6

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    5. Aquela questão Paulo... o mpi já não é tão bom quanto o do Ka. Perde em torque e perde em potência. Ele fica ágil no UP que é carro leve e pequeno, acaba que anda mais (a diferença de peso pro up e pro ka é de 87 kg - um homem adulto)... O Polo possui 148kg a mais que o UP... (Pode considerar o peso de 3 mulheres o tempo todo no carro). Apesar de discordar, respeito sua opinião... sem fanatismo :)

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    6. Na realidade, Ítalo, quando da compra do Pólo Comfortline da minha esposa, fizemos o testdrive nas 3 versões (1.0mpi, 1.6 e a 1.0tsi).
      Andei uns 40km com o mpi e achei o motor muito bom no trânsito, bastante elástico, tanto em baixa como em altas rotações.
      Já dirigi um Ka 1.0 alugado, por 4 dias, e realmente o carro é show, assim como o up, mas, se tivesse que comprar um carro no segmento de entrada e 1.0, ficaria com o Pólo pela qualidade geral do carro frente aos concorrentes, por tratar-se de um projeto europeu e, principalmente, por ser o único com 4 airbags e 5 estrelas em crashtests.

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    7. Entendo... o Polo realmente é um excelente carro... teria um 1.6 tranquilo, e sim ele está a frente dos concorrentes, é um projeto seguro e mais atual :) Acho que cansei de carro 1.0 rs. Aqui em Belo Horizonte não vale a pena devido as subidas (que são muitas) e você precisa exigir mais do carro, aumentar RPM e consequentemente o consumo. O novo 1.6 da VW mesmo chega a ser mais econômico que meu 1.0 rs

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    8. Eu já acho os 1.0 ideais para quem usa o carro quase sempre no trânsito urbano, Ítalo.
      Os melhores (up e Ka) são ótimos na cidade: motores modernos, com baixa emissão de poluentes, muito econômicos(nesse quesito, o kwid se destaca).
      Além disso tem direção elétrica, são facilimos de estacionar, tem custo de manutenção, IPVA e seguros mais baratos que carros com maior cilindrada.
      Um dos carros lá em casa é um up 2014 que é excelente na cidade e que cumpre bem seu papel de transportar pessoas com segurança e economia.
      Tanto é assim que, na Europa, 70% dos carros 0km vendidos, são 1.0 ou 1.2.

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    9. Eu também não fiz a besteira de comprar um 0km, peguei meu Ka 2017 com 5 meses de uso e apenas 2.600km rodados, estado de zero km, com engate, e ainda peguei IPVA pago, e a moça deu ainda 1 mês para eu colocar o seguro, e o repasse de financiamento sem juros (a ex dona perdeu muito).

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  6. Melhor opção nessa faixa de preço de 45 mil atualmente acho que é o argo.

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    1. Errado. Já foi provado matematicamente que o Polo é a melhor opção até R$ 50 mil.

      https://www.car.blog.br/2017/12/qual-melhor-opcao-de-carro-0km-com.html

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    2. O Donald Trump do Car Blog ^^ disse que foi provado pela isenta CARBLOG que o Polo é o melhor... ele é mais seguro... ok (realmente é); Mas ele também é maior (UAU). Afinal de contas, TODO MUNDO hoje compra carro por metro quadrado (que foi o requisito)... UP, NEW FIESTA, MINI e demais estão aí para provar que quanto maior, melhor. A F250 é o melhor carro do Brasil, com seus mais 6 metros... e por 0,1 metro quadrado o Polo foi o grande campeão nesta emocionante disputa.

      No quesito segurança, destaca o gol 1.6 testado em 2010 como possuidor de 3 estrelas... carros que não foram retestados com as novas normas do Latin NCAP permaneceram com a nota, menos o KA, claro, que teve sua nota 4 antiga desclassificada para a 0 atual... Chuto que o único que manteria sua nota com o novo teste seria o UP, por ser projeto europeu... (e demais lançamentos que já foram testados).

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  7. Pessoal, na prática tanto o Ka, quanto o ônix, quanto o gol e up são vendidos a 39-41 mil

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  8. Um dos meus carros, é um Ford KA SE 2018...o carrinho é "excelente"...não posso falar dos anteriores, mas quem tem os modelos 2017/2018, pela proposta desse tipo de carro:1.0,aspirado,mecânico,de entrada.ficará muito satisfeito!!!

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  9. Essa Ka eh um lixo. Com essa grana melhor partir para um up!

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  10. O Fork ka tinha 85cv, perdeu 3 nesse teste?

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  11. Concorrência é por preço... Não por tamanho

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