O Ford EcoSport é o SUV compacto de maior sucesso do mercado brasileiro. Lançado em 2003, manteve-se líder de vendas até 2015, quando foi superado, já em sua segunda geração, por Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

Ford EcoSport 1.5 2018

Em 2017 a Ford atualizou o EcoSport com tantos aperfeiçoamentos que pode ser considerado quase uma nova geração, apesar da discreta alteração na estética. A plataforma é a mesma, mas mudaram motores, câmbios e ele ganhou um interior completamente novo.

Ford EcoSport 1.5 2018

O modelo que avaliamos neste artigo e no vídeo abaixo é a versão de acesso, EcoSport SE 1.5 com transmissão manual, precificada em R$ 77.990 reais em janeiro de 2018. A mesma versão com transmissão automática sai a R$ 83.990 reais.



Tirando os modelos chineses, é um dos SUV's compactos mais baratos do mercado, e mesmo assim um dos mais bem equipados, trazendo de série 7 airbags, ar-condicionado manual, direção elétrica, volante revestido em couro com comandos multifuncionais, central de informação e entretenimento com tela sensível ao toque, sem sistema de navegação nativo, mas com com capacidade de espalhamento de tela Apple CarPlay e Android Auto - o que permite o uso do Google Maps ou Waze.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

Completa o pacote de recursos o controle de estabilidade, controle de tração, três cintos de três pontos no banco traseiro, três apoios de cabeça e fixadores ISOFIX nos bancos - um pacote de recursos que só é oferecido por outros modelos em suas verões mais caras - em geral acima de R$ 100 mil reais.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

Além do bom pacote de itens de série, o que também agrada no EcoSport SE é o interior. Esse modelo 2017 mudou tanto e para melhor, que é praticamente outro carro se comparado ao EcoSport vendido até 2016.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

O acabamento é bem montado, com plásticos de boa qualidade nas portas e console central. O painel é inteiramente revestido na parte superior de material softtouch, e o desenho está mais sóbrio, simples e objetivo.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

O cluster de instrumentos é amplo, limpo e muito eficaz na transmissão de informações ao motorista - com ilumunição indireta branca. A central multimídia é do tipo flutuante e alocada ao centro do painel - bem posicionada quando ao campo de visão do motorista.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

Logo abaixo dela estão os comandos do ar-condicionado - também amplos e precisos, e também duas entradas USB, as quais, além de fornecerem carga rápida aos smatphones, ainda estabelecem conexões de dados com a central SYNC 3 - necessária ao espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.

Ford EcoSport 1.5 2018 - interior

O volante, proveniente do Focus, é amplo, com pega excelente, e ajustável em altura, formando um bom conjunto com os ótimos bancos dianteiros - com ajuste milimétrico de altura para o do motorista. Há ainda um descansa braço central, com porta-objetos, mas a falta de ajuste longitudinal e de altura faz com que ele perca uma parte de sua funcionalidade quando o banco é ajustado mais à frente.

Desempenho e consumo

O Ford EcoSport SE 1.5 Manual acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 180 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 8,3 km/l de etanol em cidade, 9 Km/l em rodovia. Com gasolina melhora para 11,6 Km/l em ciclo urbano, e chega a 13,1 Km/l em estrada.

Comportamento dinâmico

O Ford EcoSport 2018 surpreende logo no primeiro contato pela desenvoltura do motor de três cilindros Dragon 1.5 Flex, com 137 cavalos e 16,2 Kgfm de torque com etanol. Essa unidade empurra os 1.225 Kg do crossover com competência, oferecendo agilidade em uso urbano ou rodoviário. Em ultrapassagens em rodovias, é necessário ficar atento, porém, ao corte do motor acima de 6.500 RPM, que pode acontecer bem no meio da manobra, exigindo uma troca de marchas em momento inadequado.

Ford EcoSport 1.5 2018

Dessa forma, é melhor iniciar a ultrapassagem em uma marcha mais alta. Isso só acontece, porém, com o modelo com transmissão manual, já que o EcoSport 1.5 Automático faz essas operações de forma autônoma, sendo, portanto, até mais seguro em estrada.

Ford EcoSport 1.5 2018
O anacrônico e anti-estético estepe pendurado na tampa do porta-malas
Por falar em desempenho, o EcoSport 1.5 Automático tem os mesmos indicadores do manual, ou seja, 0 a 100 Km/h em 11,8 segundos, e 180 Km/h de velocidade máxima, mas consome um pouco mais: 10,4 Km/l de gasolina em cidade, e 12,8 Km/l em estrada. Com etanol os números são 7,1 e 8,9 Km/l, respectivamente. Em resumo: em média, o automático consome 10% a mais.

Ford EcoSport 1.5 2018

Nesse contexto, apesar de o EcoSport 1.5 Manual dispor de um câmbio preciso e agradável, e do motor elástico propiciar permitir que o carro seja conduzido com menos trocas de marchas, consideramos que é muito recomendável pagar os R$ 6 mil reais a mais pedidos pela nova transmissão automática de conversor de torque de seis marchas que foi colocada no EcoSport. Além de mais segura para operação em estradas, ela propicia um conforto bem maior ao motorista - sobretudo em uso urbano e em congestionamentos.

Ford EcoSport 1.5 2018

Outro aspecto positivo no EcoSport 2018 é o isolamento da cabine tanto em relação aos ruídos quanto às vibrações. A cabine se mantém silenciosa e suave mesmo quando se exige a fundo o motor Dragon 1.5 de três cilindros. Não se sente vibrações, e o ruído mantém-se em patamares civilizados.

Ford EcoSport 1.5 2018

O conjunto motor-câmbio está harmoniosamente ajustado à direção leve e precisa, e à suspensão. Ao se colocar o EcoSport em vias de baixa qualidade é surpreendente como a suspensão de curso longo supera buracos, crateras, valetas e lombadas sem tomar conhecimento, sem jamais chegar ao fim de curso. Esse comportamento transmite muita segurança ao motorista, e conforto aos passageiros, já que o ajuste privilegia o conforto.

Ford EcoSport 1.5 2018

Por conta disso, e também do centro de gravidade elevado, não dá para usar o EcoSport como um hatch esportivo em estrada. É necessário contornar curvas de forma civilizada, já que em qualquer abuso de velocidade a carroceria oscila, indicando claramente que o EcoSport não é para esse tipo de condução.

Ford EcoSport 1.5 2018

Fica claro que a proposta do modelo é desenvoltura em pisos de baixa qualidade, conforto aos passageiros e um passeio seguro, suave e familiar em rodovias. Dentro dessas condições, o EcoSport se comporta de forma exemplar.

Conclusão

O Ford EcoSport SE 1.5 manual é uma surpreendente evolução de meio de ciclo de vida. O preço é competitivo, e a lista de itens de conveniência e segurança é exemplar.

Ford EcoSport 1.5 2018

Dono de um passeio silencioso e confortável, e um interior bem acabado e funcional, o SUV compacto da Ford tem como arma contra competidores mais modernos (e que não têm estepe pendurado no porta-malas) a boa relação custo x benefício.

17 Comentários

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  1. Perfeita colocação sobre o carro, é realmente um dos melhores SUV, melhorou muito na versão 2018 que já tive o prazer de fazer o teste Driver.

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  2. Pra ficar melhor ainda, só precisava tirar o step da porta traseira.

    Isso só agrada quem vende as capas e trava antifurto.

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  3. She nao fosse esse estepe Seria um Carro muito bonito. Em termos de Tecnologia e seguranca é o Melhor do segmento

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  4. Por este preço é o melhor mini-suv disponível no mercado brasileiro.

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  5. Se souber negociar, pega ele automático por 80 mil.
    Ou seja, perfeito !!!

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  6. Você já viu um apartamento de um quarto, assim é esse brinquedo, não adianta colocar "coisas" se seu pecado mortal é o espaço interno, outro projeto do zero, resolve.

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  7. Um acabamento semelhante aos chineses, muito plástico. A diferença é que paga-se um valor altíssimo para ter um acabamento pobre

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    1. Tenho uma Freestyle plus 2016. Fiz o teste drive na 2018 e a qualidade dos plásticos me impressionou muito. O acabamento também deu um salto na qualidade.

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  8. Um problema ao meu ver, é a assistência pós venda da Ford, que está péssima, ela ta mais suja que pau de galinheiro no reclame aqui, tem carros novos dando pane e problemas que eles demoram muito pra resolver. Não adianta oferecer um veiculo com muitos mais equipamentos que a concorrência e tratar o cliente com descaso, um bom exemplo disso é que até hoje a Ford não admite o problema que teve com o câmbio power shift, que queimou feio a marca no mercado, se eles melhorarem o atendimento posso até pensar em voltar pra ford, no momento estou vendendo a Ecosport da minha mae 2007, para pular para um Hyundai Creta.

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    1. Verdade, eu já sofro demais com o meu Ford Ka que nenhuma concessionária consegue resolver o problema de barulho

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Este é um relato de vida real. Não o de mundo fantasiosos de mamadores de ovo de marcas de carro.
      Seja feliz com o carro Fernando.

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  10. Lembrando que de acordo com um e-mail interno da Ford, a partir de fevereiro de 2018, o ESP, Controle de Tração e os air bags laterais, de joelho e de cortina serão somente itens opcionais.

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  11. Alguém poderia fazer a comparação com o wrv? Me parece que o wrv é mais espaçoso.

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  12. Quem comprar um carro desse,comparado com jeep Compass,hrv e Creta, precisa ser internado em manicômio judiciário compulsoriamente.,.....

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    1. É a mesma comparação de quem compra um virtus. Quando vc pensa assim, o logo vêm a frase: O corola e o Honda cívic é melhor que o virtus. Porém, muito mais caros

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  13. Minha irma pegou uma zero, 300km rodados e apresentou uma falha grave no motor http://www.reclameaqui.com.br/ford/ecosport-se-1-5-at6-2018-19-motor-defeituso-300km-rodados-e-batendo-valv_zSSff-lcKG6i6f0a

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