Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fiat comemora aniversário de 30 anos do Tipo - Europa

Categorias: , , , 27 Comentários

A Fiat Chrysler comemora os 30 anos do hatch médio Fiat Tipo. O modelo estreou no mercado em 26 de janeiro de 1988, apresentado na Europa como sucessor do Fiat Ritmo, que por sua vez substituiu o Fiat 128.

Fiat Tipo Brasil - 1994

Trinta anos atrás, o primeiro Fiat Tipo trazia um design de linhas angulares e diferenciado. A marca dizia que o projeto tinha como objetivo oferecer desempenho associado à conforto, mas um preço acessível.


Fiat Tipo Brasil - 1994

O Fiat Tipo começou a ser vendido no Brasil em setembro de 1993 - sendo um sucesso imediato, pois vinha relativamente completo (ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas) a um preço competitivo - US$ 17 mil dólares, no caso da versão 1.6. Posteriormente chegou, em julho de 1994, o Tipo SLX 2.0.

Fiat Tipo Brasil - 1994

O topo de gama foi a versão "Sedicivalvole" (dezesseis válvulas em italiano), com motor 2.0 16V e 137 cv, que permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, para chegar a 206,7 km/.

Fiat Tipo Brasil - 1994

O sucesso durou pouco, em função se seguidos problemas de qualidade, entre os quais um problema nas mangueiras de alta pressão que conduziam o fluido hidráulico que estourava e derramava o fluido inflamável sobre o coletor de escape do motor, causando incêndios repentinos. Geralmente isso acontecia após o motorista ter feito muitas manobras com o uso intenso do dispositivo de direção hidráulica, e em dias quentes.

Fiat Tipo 2018


Em 1995 ele saiu de linha, sendo sucedido pelo Fiat Bravo. Recentemente, em 2015, a Fiat ressuscitou o nome "Tipo" para uma família de modelos médios (hatch, sedã e perua), os quais são vendidos na Europa e também na Argentina.

27 comentários:

  1. precursor do motor FIRE! kkkkkkk
    churrasqueira já tem 30 anos..... parabens hein!

    ResponderExcluir
  2. E deste "Tipo" que queríamos ver no Brasil, mas aqui tem "Argo" de errado na FIAT, só pode...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é saber q argentinos tem esse "Tipo" de Fiat no seu mercado e nós não.

      Excluir
    2. É, cada país tem o que merece...

      Excluir
  3. O 2.0 16v era bonito pacas.
    Vale lembrar que o hatch Brasilia - precursor de Golf e Polo - também pegava fogo umas 3 vezes por mês.
    Também, com aquele motor do lado errado do carro...

    ResponderExcluir
  4. se o argos fosse esse carro... mas não.. é uma improvisação boqueta para o consumidor boqueta tupiniquim!

    ResponderExcluir
  5. Kombi então pegava fogo que nem se fala!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha de que ano era a kombi e de que ano era essa maravilha tecnologica que voce tanto admira e para de relinchar passando vergonha com essa tentativa de argumento fraco!

      Excluir
    2. Bla bla bla A maravilha tecnológica que foi vendida até 2013.

      Excluir
    3. Bem mais fácil um tipo se incendiar que uma Kombi

      Excluir
  6. Primeiro carro importado a vender mais que os nacionais, chegou oferecendo acima da media e deu resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro bosta. Se fosse bom tava vendêno até hoje

      Excluir
    2. Não emplacou na Europa e a matriz Italiana resolveu desovar esse lixo aqui

      Excluir
    3. Voce pode mudar o que você fala daqui para frente porem não consegue o que já aconteceu!

      Excluir
    4. Carro do Ano na Europa em 1988, superando até BMW Série 5 e Honda Civic. Pesquisa antes e fala depois!

      Excluir
    5. Mesmo assim não vingou,saiu de linha 5 anos depois enquanto o Golf está no mercado faz décadas e o tipo atual está saindo do Top 50 lá

      Excluir
    6. O Golf também foi eleito carro do ano na Europa em 2013

      Excluir
    7. A ideia foi apenas mostrar que o carro não é lixo!

      Excluir
    8. Tipo pegando fogo mesmo trocando peça,lixo é pouco.
      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/6/02/veiculos/4.html

      Excluir
  7. Teóricos da conspiração alegavam q funcionários de uma certa fabricante foram pegos incendiando alguns exemplares do Tipo afim de espalhar a má fama do carro, pois vendia muito bem naquela época, houveram sim poucos casos, porém foram aumentados devido aos interesses escusos do mercado tupiniquim.

    ResponderExcluir
  8. A maioria desses tipos eu vejo cacarecos

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Quadradão,na época eu curtia esse carro

      Excluir
  10. Dimensões do Fiat Tipo:
    O hatch tem 4,37 de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.