A Fiat Chrysler comemora os 30 anos do hatch médio Fiat Tipo. O modelo estreou no mercado em 26 de janeiro de 1988, apresentado na Europa como sucessor do Fiat Ritmo, que por sua vez substituiu o Fiat 128.

Fiat Tipo Brasil - 1994

Trinta anos atrás, o primeiro Fiat Tipo trazia um design de linhas angulares e diferenciado. A marca dizia que o projeto tinha como objetivo oferecer desempenho associado à conforto, mas um preço acessível.


Fiat Tipo Brasil - 1994

O Fiat Tipo começou a ser vendido no Brasil em setembro de 1993 - sendo um sucesso imediato, pois vinha relativamente completo (ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas) a um preço competitivo - US$ 17 mil dólares, no caso da versão 1.6. Posteriormente chegou, em julho de 1994, o Tipo SLX 2.0.

Fiat Tipo Brasil - 1994

O topo de gama foi a versão "Sedicivalvole" (dezesseis válvulas em italiano), com motor 2.0 16V e 137 cv, que permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, para chegar a 206,7 km/.

Fiat Tipo Brasil - 1994

O sucesso durou pouco, em função se seguidos problemas de qualidade, entre os quais um problema nas mangueiras de alta pressão que conduziam o fluido hidráulico que estourava e derramava o fluido inflamável sobre o coletor de escape do motor, causando incêndios repentinos. Geralmente isso acontecia após o motorista ter feito muitas manobras com o uso intenso do dispositivo de direção hidráulica, e em dias quentes.

Fiat Tipo 2018


Em 1995 ele saiu de linha, sendo sucedido pelo Fiat Bravo. Recentemente, em 2015, a Fiat ressuscitou o nome "Tipo" para uma família de modelos médios (hatch, sedã e perua), os quais são vendidos na Europa e também na Argentina.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. precursor do motor FIRE! kkkkkkk
    churrasqueira já tem 30 anos..... parabens hein!

    ResponderExcluir
  2. E deste "Tipo" que queríamos ver no Brasil, mas aqui tem "Argo" de errado na FIAT, só pode...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é saber q argentinos tem esse "Tipo" de Fiat no seu mercado e nós não.

      Excluir
    2. É, cada país tem o que merece...

      Excluir
  3. O 2.0 16v era bonito pacas.
    Vale lembrar que o hatch Brasilia - precursor de Golf e Polo - também pegava fogo umas 3 vezes por mês.
    Também, com aquele motor do lado errado do carro...

    ResponderExcluir
  4. se o argos fosse esse carro... mas não.. é uma improvisação boqueta para o consumidor boqueta tupiniquim!

    ResponderExcluir
  5. Kombi então pegava fogo que nem se fala!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha de que ano era a kombi e de que ano era essa maravilha tecnologica que voce tanto admira e para de relinchar passando vergonha com essa tentativa de argumento fraco!

      Excluir
    2. Bla bla bla A maravilha tecnológica que foi vendida até 2013.

      Excluir
    3. Bem mais fácil um tipo se incendiar que uma Kombi

      Excluir
  6. Primeiro carro importado a vender mais que os nacionais, chegou oferecendo acima da media e deu resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro bosta. Se fosse bom tava vendêno até hoje

      Excluir
    2. Não emplacou na Europa e a matriz Italiana resolveu desovar esse lixo aqui

      Excluir
    3. Voce pode mudar o que você fala daqui para frente porem não consegue o que já aconteceu!

      Excluir
    4. Carro do Ano na Europa em 1988, superando até BMW Série 5 e Honda Civic. Pesquisa antes e fala depois!

      Excluir
    5. Mesmo assim não vingou,saiu de linha 5 anos depois enquanto o Golf está no mercado faz décadas e o tipo atual está saindo do Top 50 lá

      Excluir
    6. O Golf também foi eleito carro do ano na Europa em 2013

      Excluir
    7. A ideia foi apenas mostrar que o carro não é lixo!

      Excluir
    8. Tipo pegando fogo mesmo trocando peça,lixo é pouco.
      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/6/02/veiculos/4.html

      Excluir
  7. Teóricos da conspiração alegavam q funcionários de uma certa fabricante foram pegos incendiando alguns exemplares do Tipo afim de espalhar a má fama do carro, pois vendia muito bem naquela época, houveram sim poucos casos, porém foram aumentados devido aos interesses escusos do mercado tupiniquim.

    ResponderExcluir
  8. A maioria desses tipos eu vejo cacarecos

    ResponderExcluir
  9. Dimensões do Fiat Tipo:
    O hatch tem 4,37 de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem