O jornalista Fernando Calmon confirmou esta semana a chegada do Polo 1.6 MSI Automático, em maio de 2018 (veja aqui), e também as novas versões de Gole Voyage com a transmissão automática de conversor de torque AISIN.

VW Voyage 1.6 Automático 2018

Essa caixa automática é similar a usada no Polo 200 TSI Automático e também nos VW Golf 1.4 TSI Automático, além de uma série de outros modelos, como Fiat Argo 1.8 Automático e Jeep Compass 2.0 Flex Automático. As diferenças residem no software de gerenciamento, que é desenvolvido pelas próprias montadoras.

VW Voyage 1.6 Automático 2018

Enquanto no Polo o câmbio está acoplado ao motor 1.6 16V de 117 cv, no caso do Gol e Voyage, essa transmissão estará associada com o motor 1.6 8V de 101cv (G) / 104cv (E) @ 5.250 rpm, e torque líquido máximo de 15,4kgfm (G) / 15,6kgfm (E) - 2.500 rpm. Isso evidencia que esses modelos cobrirão uma faixa de preço abaixo do Polo, buscando competir com versões automáticas de Onix, Hyundai HB20 e Toyota Etios.

VW Gol 2018 1.6 Automático

As primeiras informações acerca do Gol e Voyage com câmbio automático surgiram em setembro de 2017, e posteriormente foram confirmados em uma conferência do CEO da VW América do Sul, Pablo di Si (veja aqui), onde os dois modelos são referenciados como "Gol e Voyage AQ", sendo o "AQ", relativo à sigla identificadora do câmbio automático AISIN: AQ-250F.

VW Gol 2018 1.6 Automático

Essas novas versões de Gol e Voyage entram no lugar dos antigos modelos I-Motion, os quais já deixaram de ser fabricados desde o mês de outubro de 2017 (veja aqui).

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Antes tarde do que nunca.... aquele i-motion nunca deveria ter sido inventado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O I-Motion é uma solução interessante, de baixo custo. Mas como o mercado hoje exige automático, então a VW está alterando sua transmissão.

      Excluir
    2. . . . E sobre o Dualogic o que tem a dizer?

      Excluir
    3. novato Santos com certeza falaria mal porque é da fiat

      Excluir
    4. Para usar esse tal de I-motion a critura tem que fazer um curso. Onde?

      Excluir
    5. A VW tinha que aposentar esse motor 1.6 8V, não que seja ruim más ja deu o que tinha que dar, ainda mais que se tem o 1.6 MSI moderno que é melhor e mais econômico

      Excluir
  2. E a saveiro, será quando vai vim automática? Tô na espera

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a GM.
    Pioneira em implantar automático de verdade em um carro de entrada como Ônix.
    Não se esquecam que antes de ser esse carro excelente, o Pólo já foi i-motion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, foi a Hyundai com o HB20 1.6 Premium automático (4AT).

      Antes ainta tinha o Picanto automático também (1.0).

      Excluir
    2. Não vejo problema no Polo I- Motion, é só questão de costume, como qualquer outro automatizado. É bom frisar que I- Motion e Dualigic estäo num patamar acima do da Renault e o anterior da GM.

      Excluir
    3. Djalma os automatizados das quatro citadas são o mesmo, produzidos pela magnet marelli, o que diferencia um do outro é a programação da qual cada montadora é responsável pela sua.

      Excluir
    4. Como montadora considerada nacional a GM foi a primeira a usar sim, a Hyundai tinha que trazer um diferencial para se destacar junto com as 4 maiores no Brasil até então em 2013, a GM já era consagrada e mesmo assim investiu no AT no Onix e prisma. Lembrando que tbm que foi o Onix que trouxe a telinha intuitiva chamada central multimídia.

      Excluir
    5. opa GM Teve corsa automatico em 1998 ja com cambio da Aisin também ,o cambio e de qualidade

      Excluir
  4. Show é o manual atual. As caixas dá linha g7 ta top com a quarta e a quinta bem longa. Tenho um Voyage Highline 2015 e essa semana fiz uma viagem em um Voyage 1.6 trendline 2017. A diferença entre as caixas de marcha dos carros é impressionante. O que era bom a VW melhorou. Perfeição em motor e caixa é VW. Não tem pra ninguém a perfeição dos carros dá VW

    ResponderExcluir
  5. Toda melhoria é bem vinda, so não entendo esse motor 1.6 8v ainda sendo fabricado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda antes do 1.4 8v da GM sendo fabricado.
      Entenda antes do Firefly 1.3 8V da Fiat sendo fabricado e anunciado como moderno.
      Entenda o 1.0 Fire da Fiat sendo fabricado.

      O fato é o que o motor 1.6 8V da VW é um dos melhores 1.6 do mercado. Muito torque, agilíssimo em baixos regimes, e em altos também. Robusto e econômico.

      Fatos. O resto é relincho.

      Excluir
    2. Que eu saiba o firefly 1.3 é um motor moderno diferente do 1.6 8v que já tem muitos anos no mercado.

      Excluir
    3. O Firefly 1.3 na realidade é um 1.4 e só ver a cilindrada e está longe de ser um motor moderno. Só é econômico na cidade porque usa star stop.

      Excluir
    4. O Carlos fala algumas bobeiras,mas o que ele falou acima é a maior verdade. Esse motor do gol e do Voyage é um canhão mesmo sendo 8v, dirigi um gol desses de locadora recente e que motor vigoroso, acho que é até motor demais para o gol. Fiz uma viagem com o mesmo e é prazeroso de dirigir cada a virilidade desse motor. A Volkswagen poderia colocar como opcional os controles de estabilidade e tração.

      Excluir
    5. Engraçado a Carlota, numa reportagem do corolla disse que o motor por não ser turbo era ultrapassado, que eu saiba a VW tem motor turbo para colocar no lugar desse "ULTRAPASSADO 8V", mas como é VW é um dos mais melhores. Não sabia que tinha motores ultrapassados melhores do que os outros. Vai entender!!! FANBOY DETECTED!!!

      Excluir
  6. Faltou a Saveiro, não pq ela não recebe esse bendito Câmbio.

    ResponderExcluir
  7. A conta gotas a linha Gol vai se atualizando. Se for apnas adcionar o cambio AT é uma mudança importante mas ao mesmo tempo sutil frente a concorrencia. A linha Gol ainda fica devendo direçao eletrica monitoramento da pressao dos pneus presente no Onix, isofix presente o HB20. Alem de mimos como: vários porta-objetos junto ao câmbio presente no Onix e HB20 esse ultimo tem até um compartimento com tampa escamoteável junto ao câmbio.
    O Hb20 ainda oferece opçao premium com: acendimento automático dos faróis, airbag lateral de tórax,ar-condicionado automático digital,retrovisores externos com rebatimento automático e volante com regulagem de altura e profundidade por menos de 65 mil.

    ResponderExcluir
  8. Realmente esse motor 1.6 da VW é muito bom, o único ponto negativo é que ele é meio áspero em alta rotação, já tive um Golf limited edition e achava ele meio áspero em alta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira. O Golf sempre teve coxins hidráulicos, que não passam vibração nenhuma para dentro do carro. Impossível isso acontecer.
      Então, é mentira que o cara sente o motor "aspero" em alta rotação. MENTIRA. Só isso. MENTIRA.

      Excluir
    2. Carlos, o melhor motor é este 1.6 ou 1.0 TSI?

      Excluir
    3. Claro que 200 TSI é superior em tudo, mas o 1.6 8V é um ótimo propulsor, suave, com muito torque em baixa. E é econômico.
      E é um motor bem mais barato que o 200 TSI, então permite preços mais acessíveis e adequados ao Gol/Voyage.

      Excluir
    4. Não confunda ser áspero com trepidação Carlos.Realmente tem coxim hidráulico, aliás são 3 e o motor não vibra, Ccom oc arro ligado parece que está desligado, agora, tive uns 10 carros com esse motor entre Gol, Fox, Polo e Golf e em alta rotação êle é aspero sim.

      Excluir
  9. Vc tem ou já teve um golf? Isso é característica de carros com motor 8v, no caso do golf ele tem uma excelente pegada em baixa (bom torque) mas em alta ele não é tão bom, é áspero e falta fôlego, o mesmo eu sentia com um astra 2.0 8v, coisa que não acontece com um corolla por exemplo que roda bem liso em alta rotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer motor vibra. Mas o Golf tem coxinização hidráulica desde 1998, então é impossível sentir vibração dentro do carro, pois os coxins hidráulicos neutralizam 100%. Mesma coisa no Up! TSI, que a VW colocou coxins hidráulicos, e não se sente aspereza ou vibração.
      Então, quem fala que sentiu o motor do Golf 1.6 8V 2009 "áspero" está MENTINDO. Simples assim. MENTINDO.
      Ele apenas repete como um papagaio essa bobagem que o motor 1.6 8V é "aspero" em alta. Isso a Quatro Rodas falou em teste do Gol 1.6 em 2009. Desde então, muitos idiotas repetem a baboseira. E agora vem falar em Golf, e aí se chufurda na lama a besteirada, pois, ao contrário do Gol, o Golf tem coxinização hidráulica, então não é possível perceber nada disso.
      Enfim, tá mentindo. Só isso.

      Excluir
    2. Eu venho aqui pra ler as opiniões do Carlos.

      Excluir
    3. Mas que xiliquenta, não sabe a diferença entre vibração e aspereza e quer passar por especialista, ou você viu isso por foto hein Carlos?

      Excluir
  10. Tive dois Golf com esse motor 1.6 e ele é aspero em alta rotação sim e perde muito o fôlego acima de 4000rpm.
    Carlota, dirija qualquer Honda com motor vtec pra vc entender o que é rendimento em alta sem aspereza. Obs: tenho um Golf 2.0 aut.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corolla e focus dos novos com motor 2.0 também são excelentes em alta, inclusive andam juntos com golf tsi e cruze turbo.

      Excluir
    2. Não andam não. Eles quase chegam na mesma velocidade final, sem alcançar, levando mais tempo e bebendo mais pra isso.

      Excluir
  11. Carlos voltando ao 1.6 8v, trabalhei 2 anos com um golzinho desses, em baixa ele voa, acima de 3000rpm ele sofre, 0-100 em 11 segundos e nao tem nada de economico, e mesmo achando velho o 1.4 da gm, anda menos, porém com a 6a marcha e com as recentes melhorias, está bem economico. Tinha um clio sedan 1.6 16v 2008 que fazia 0-100 em 9,8 segundos e acima de 2000rpm ele engolia o golzinho, torque máximo dele aparecia a 3800rpm, liso, o aspero que comentaram acima se traduz no motor gritando pedindo socorro.

    ResponderExcluir
  12. Se o 1.6 8v fosse tão bom, não teriam lançado o 1.6 16v e o 1.0 tsi...

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um FOX 1.6 8V 2013 em baixas rotações o motor é bem suave, desenvolve bastante, agora a partir do momento que pisa fundo ele só grita e não desenvolve é bem aspero, com etanol fica mais aspero ainda. O macete desse motor é andar em baixas rotações. Agora com relação a consumo isso varia muito de cidade pra cidade e de motorista pra motorista, eu moro em brasilia e costumo fazer medias de 11, 12 km/l na cidade com gasolina.

    ResponderExcluir
  14. Eu tive um Fox Prime 1.6 8V, e hoje tenho o Highline 1.6 16V, são dois motores muito diferentes um do outro, é realmente um divisor de águas, o 16V é muito mais silencioso, fora a economia, agora em relação desempenho não há tanta diferença em baixa, até porque o 8V é ligeiramente mais "torcudo" em baixa, mas depois dos 3 mil RPM muda de jogo.

    ResponderExcluir
  15. Aqui em recife, nunca fiz mais de 9km/l na cidade e 12,5km/l na estrada. E não sou apresssado.

    ResponderExcluir
  16. Isso se chama práticar e opinião do usuário, diferente de teoria e fanatismo, Carlos.

    ResponderExcluir
  17. O volante é legal, o cluster e a tela multimídia também. Mas esses controles do ar são horríveis!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem