A Volkswagen AG continua o processo de contagem regressiva para a apresentação da atualização do Golf em novembro. Na sequencia dos artigos do Mk1, Mk2, Mk3, todas as gerações juntas, sistemas de segurança, agora chega a vez do Golf Mk4 - a quarta geração, que é considerada um ícone de estilo, com seu design limpo, mas que marcou também um importante avanço em termos de segurança: a oferta do ESC - Controle Eletrônico de Estabilidade.

Volkswagen Golf MKIV

O Golf MkiV chegou ao mercado europeu em 1997, como obra do então designer chefe do grupo Volkswagen, Hartmut Warkuss (1993 a 2003). Hoje, a quarta geração é considerada um marco estético na linha Golf. Particularmente por causa da clareza de suas linhas e também pelo desenho fundamental da coluna "C", que faz uma ponte com o design do Golf MkI, de 1974.

Volkswagen Golf MKIV - interior - painel

Entretanto, o Golf MkIV não foi só pioneiro em termos de aparência, mas também em termos de engenharia. Com esse carro a Volkswagen alcançou um padrão de qualidade jamais visto nesse segmento de mercado, tornando-se, assim, o primeiro fabricante a cruzar as fronteiras dos limites das classes de veículos, invadindo um território até então ocupado apenas por marcas premium.



E, com a estréia de Controle eletrônico de Estabilidade (ESC) no Golf (1998), o carro continuou a democratizar a segurança. Em 2003, quando saiu de linha na Europa, tinham sido comercializados
4,99 milhões de unidades do Golf MkIV.

Retrospectiva - 1997

Robbie Williams foi transformado de um ídolo teen da música com o slogan "Let Me Entertain You"; Kate Winslet e Leonardo DiCaprio fizeram história no cinema com a estréia de "Titanic", e a Volkswagen apresentou a quarta geração do Golf - em termos de design, a mais pura e mais clara até agora lançada.

Volkswagen Golf MKIV

Hartmut Warkuss diz: "o Golf é um monumento. Um carro que seguiu perfeitamente os passos do Beetle em termos globais. Foi de muito bom senso reforçar a estratégia da empresa ao adotar uma processo evolutivo ao invés de revolucionário. É importante demonstrar um alto grau de continuidade.

Volkswagen Golf MKIV - interior

E isso é exatamente o que Warkuss fez com o quarto Golf: evolução, mas sem absolutamente nada copiado do Golf MkIII. Ao contrário, o Golf MkIV saiu de um papel em brando, tendo sido inteiramente redesenhado em relação a seu antecessor. A janela dianteira é mais ampla, o vidro traseiro mais íngreme, o teto se estende ainda mais para trás.

Volkswagen Golf MKIV

Até mesmo Giorgio Giugiaro, criador do primeiro design do Golf, em 1974, expressou sua admiração para com o novo carro: "o material genético do Golf ainda é evidente em sua quarta geração."

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Essa geração é uma das mais linda mesmo, mas no Brasil fizeram o favor de acabar com esse belo design, com um tal de geração 4,5, tinha que ser no braaasssiilliisss kkkkkk....

    ResponderExcluir
  2. já tive um flash, 1.6, preto, o único defeito era que a policia me parava toda hora, mas era muito gostoso de dirigir, além de lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um e sou parado em todas as blits que passo...

      Excluir
  3. Lindo carro. Único pecado era esse desalinhamento entre as saídas de ar centrais e o console principal. Horrível.

    ResponderExcluir
  4. Lindo carro. Único pecado era esse desalinhamento entre as saídas de ar centrais e o console principal. Horrível.

    ResponderExcluir
  5. painel torto igual o do civic, estranho+ na época fez mto sucesso

    ResponderExcluir
  6. Comprei um 4,5 2013com 26 mil km,por ter vontade de ter um 4, mas é muito difícil achar um 4 conservado.

    ResponderExcluir
  7. Famoso "Sapão" outro ícone, lindo como todos os GOLF!

    ResponderExcluir
  8. Tenho um 4,5 2009/10 com 30 mil km rodados! Incrível como mesmo hoje depois de acabarem com a reputação desse modelo 4,5 o carro ainda é valorizado! Onde paro, todo mundo que olha quer comprar! Apesar de meu carro ser muito novo mas fico admirado com isso!

    ResponderExcluir
  9. Absolutamente lindo, mas aí veio aquela famigerada reestilização brasileira que cagou o carro

    ResponderExcluir
  10. O modelo realmente é muito bacana. Mas nessa foto de chamada da matéria ele ficou absolutamente esquisito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem