Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW Golf Geração 3: mudança de paradigma em segurança

Categorias: , , 3 Comentários

Dando sequência à contagem regressiva para a extensa atualização que a Volkswagen AG (Alemanha) apresentará para o Golf 7, agora trataremos da terceira geração do Golf - o modelo que mudou a paradigma de segurança para os carros de massa.

VW Golf GTI Mk3

O modelo chegou ao mercado em 1991 com uma carroceria em formato em cunha, coeficiente de arrasto de 0,30 e, no quesito segurança, sendo o primeiro Golf vendido com airbags frontais. Foram comercializadas 4,83 milhões unidades desta versão.

VW Golf GTI Mk3

O terceiro Golf chegou ao mercado em agosto há 25 anos. O Golf MkIII foi o primeiro da série a ter airbags frontais, a partir de 1992, enquanto que grandes avanços na construção da carroceria também resultaram em significativa melhoria da segurança.

VW Golf GTI 1991 - interior

A terceira geração, no entanto, também fez um grande progresso na aerodinâmica, com sua carroceria em forma de cunha.

Retrospectiva

O Golf Mk3 começou a ser gestado em 1985, ano em que Mikhail Gorbachev assume o comando do Kremlin, em Moscou, e o tenista Boris Becker, então com 17 anos, venceu a Wimbledon. Em Wolfsburg o desenvolvimento da terceira Golf foi lançado oficialmente.

Volkswagen Golf Mk3 1991

Em fevereiro de 1987, o designer chefe, Herbert Schäfer, apresenta nove propostas diferentes do próximo Golf ao Conselho de Administração da VW. Nos meses seguintes, os resultados são discutidos e aperfeiçoados até que o melhor projeto emergiu em dezembro, com sinal verde para ir além da prancheta.

Volkswagen Golf Mk3 1991

Em 1991, o Golf MkIII estava pronto para produção em série. Herbert Schäfer: "Na mudança do Golf MkI para o MkII fizemos o carro maior, com motores mais potentes e melhor dirigibilidade. Na terceira geração, a primazia foi do design. Encontramos uma estética que define o Golf: Que irradia qualidade e segurança".

Volkswagen Golf Mk3 1991 - interior

Graças à largura significativamente maior, o carro tem uma posição poderosa em estrada, e, ao contrário da geração anterior, as rodas estão alinhadas com o desenho aerodinâmico do veículo, trazendo o coeficiente de arrasto para 0,3.

Volkswagen Golf Mk3 1991 - interior

E, embora não compartilhe nem um parafuso com o Golf Mk2, este é inequivocamente um Golf.

Vídeo: VW Golf Geração 3



Veja também: Golf Mk1 Golf Mk2 Golf - Sistemas de Segurança Golf - as 7 gerações

Postagens relacionadas:

3 comentários:

  1. Golf, um acerto da VW desde seu primeiro modelo! Um projeto icônico!

    ResponderExcluir
  2. Volante de 4 raios, pomo do cambio em formato de bola de golf, perfeito. Arrisco dizer que o Golf é projeto de maior sucesso já fabricado. Este modelo é o meu predileto.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de ter um MK3 modelo GL 1.8...mesmo nao sendo o GLX,era completaço pra epoca. Fiquei 5 anos com o carro. Peguei com 50k km e vendi com mais de 100k km. So começou a dar problemas por desgaste natural das peças. Era muito confortavel e unico inconveniente era q sempre raspava nestas ruas esburacadas por ter suapensao macia.e tbm as pecas de reposição caras. Mas so elogios e foi meu 1o Golf.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.