O canal Acelerados levou para a pista do autódromo Velo Cittá, na semana passada, três modelos médios nacionais: Civic 1.5 Turbo, Audi A3 Sedan 1.4 Turbo e Chevrolet Cruze 1.4 Turbo, para verificar os tempos de voltas dos três modelos conduzidos pelo vice-campeão da Fórmula 1 e atual campeão da Stock Car, o piloto Rubens Barrichello.

Audi A3 x Honda Civic

No teste, cujo vídeo reproduzimos abaixo, o Honda Civic, com o motor de 173 cavalos, se mostrou o mais rápido, tendo obtido um tempo de 1:10,166 segundos, com o Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático (motor de 150 cavalos) ficou na segunda posição, com 1:10,906 (0,7 décimos mais lento que o Civic).



Por último, e bem distante, veio Cruze 1.4 Turbo automático, com tempo de 1:12,845, 2,679 segundos mais lento que o Civic 1.5 Turbo, e 1,9 segundos mais lento que o A3 Sedan 1.4 Flex Automático.

Honda Civic x Audi A3 Sedan

O fato de o Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional ser mais lento que o Civic 1.5 Turbo é esperado em face da diferença de potência a favor do Civic Touring (versão topo de gama, de R$ 124.990 reais), que tem um motor 23 cavalos mais potente que o 1.4 TFSI Flex do A3 Sedan Ambiente.

Honda Civic x Audi A3 Sedan

Ocorre que, no vídeo, o Rubens Barichello aponta que o câmbio de trocas não tão rápidas do A3 Sedan seria o responsável pela perda para o Civic 1.5 Turbo. Entretanto, o Golf 1.4 TSI DSG-7 importado, testado pelo mesmo piloto no mesmo autódromo (vídeo abaixo), que adota uma transmissão de DSG-7 (dupla embreagem de 7 marchas), suspensão traseira independente e pesa 1.218 Kg, foi 0,348 segundos mais lento que o Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional , que vem com câmbio automático AISIN de 6 marchas e suspensão semi-independente.



Na tabela abaixo temos os tempos compilados e comparados de todos os modelos testados.


RankModeloTempo
1VW Jetta 2.0 TSI1:09,418
2Audi A3 Sedan 1.8 TSI DSG-71:09,758
3Honda Civic 1.5 Turbo CVT1:10,166
4Audi A3 Sedan 1.4 Turbo Automático 1:10,906
5Ford Fusion 2.0 FWD1:10,933
6VW Golf 1.4 TSI DSG-71:11,254
7Chevrolet Cruze 1.4 Turbo Automático1:12,845
8Focus 2.0 Powershift 1:13,318

É importante considerar que o A3 Sedan e o VW Golf são carros "irmãos". Ambos adotam a mesma plataforma MQB da Volkswagen, e os mesmos conjuntos mecânicos,, e ambos quando foram nacionalizados ganharam, em suas versões intermediárias (Ambiente no A3, e Highline no Golf), uma suspensão traseira semi-independente por eixo de torção, e trocaram o câmbio DSG-7 de dupla embreagem pelo automático AISIN de 6 marchas.

VW Golf DSG-7 Multilink x Audi A3 Sedan Flex

As soluções adotadas nos modelos nacionais se mostram acertadas, pois tanto a suspensão quanto o câmbio dos A3 1.4/Golf 1.4 nacionais são mais robustos, confiáveis e de manutenção muito mais barata que os esquemas adotados nos importados.

Audi A3 Sedan Flex x VW Golf DSG - interior

E, como ficou demostrado pelos tempos do canal acelerados, o A3 Sedan nacional 1.4 Flex (AISIN + suspensão semi-independente) é até mais rápido em pista de teste que o Golf importado (DSG-7 + Multilink), evidenciando que o acerto da VW/Audi na tropicalização dos modelos.

Conclusão

Audi A3 Sedan 1.4 Flex Nacional

O Audi A3 Sedan 1.4 Flex nacional, versão Ambiente, com câmbio automático AISIN de conversor de torque e suspensão traseira semi-independente por eixo de torção, é mais rápido, em pista de teste, que o VW Golf 1.4 TSI importado, que usa o câmbio automático de dupla embreagem DSG-7 e a suspensão traseira multilink.

54 Comentários

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  1. Lembrando que o Golf 1.4 TSI DSG pegou pista suja (muito suja), o que o atrasou em pelo menos meio segundo.

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    1. Lembrando que o Golf 1.4 TSI DSG pegou pista suja (muito suja), o que o atrasou em pelo menos meio segundo.

      Não vem como mimimi. O A3 Sedan com eixão de torção enficou um subugo de quase 0,5 segundos no seu Golf DSG, que vcs falam tanto!

      O fato é que o A3 Sedan/Golf nacionais são superiores aos importados.

      Os nacionais são mais rápidos (inclusive em pista), bebem menos, suspensão traseira superior e mais robusta (e mais macia e silenciosa).

      E, como se não bastasse, nos importados vc tem uma revisão de 2.500 reais a cada 60.000 km no DSG/S-Tronic e precisa ir a todo momento fazer alinhamento na suspensão traseira, enquanto o câmbio dos Golf/A3 nacionais não precisam de manutenção JAMAIS e nem na suspensão traseira.

      E como se não bastasse, humilham os importados (DSG/multilink) na pista de testes. Rá...Rá...Rá.

      Fatos. Apenas fatos.

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    2. 1.10,9 para 1.11,2 é uma diferença de 0,3 segundo, e não 0,5. Refaça a conta.

      Agora assiste ao vídeo do Golf e veja o Rubinho tentando desviar da sujeira na pista, levantando um poeirão...vc acha que com uma pista limpinha podendo correr tranquilamente ele não tiraria 0,3 segundo? Com certeza o Golf seria mais rápido.

      Mas a diferenca de tempo a favor do Golf seria mínima, o que dá pra notar que não mudou muito do DSG para o Tiptronic, com uma explicação:
      O DSG7 tem trocas bem mais rápidas, mas tem dificuldades na saída (sai com giro baixo por não ter launch control como o DSG6).

      Resumindo: os dois tem tempos de pista parecidos.

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    3. Cara, não vem com mimi para justificar o seu Golf importado. Ele é pior que o nacional. Tomou um pau na pista feio.

      O Golf/A3 nacional anda mais (inclusive na pista), bebe menos (no IMNETRO), não tem revisão de R$ 2.500 reais a cada 60.000 km no DSG, não tem alinhamento traseiro, não faz barulho do DSG e nem da suspensão traseira. E ainda por cima é 0,5 segundos mais rápido na pista que o importado. Tá bom para vc? Aceita que dói menos.

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    4. Sem falar que o motor tem mais 10 cv de potência do que o do Golf. Além disso, o Audi é um veículo com muito mais ajuste de pista. Mais baixo do que o Golf e com certeza o coeficiente aerodinâmico bem mais favorável. Contudo, veja no vídeo os comentários do Barrichello sobre o câmbio AISIN. Os mesmos comentários não ocorreram sobre o câmbio do Cruze.

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    5. Sem falar que o motor tem mais 10 cv de potência do que o do Golf.

      Os dois foram testados com gasolina. E na Fullpower os dois deram mais de 170 cv.

      Mas isso prova que além da suspensão e do câmbio, os nacionais tem motores melhores também.

      Além disso, o Audi é um veículo com muito mais ajuste de pista. Mais baixo do que o Golf e com certeza o coeficiente aerodinâmico bem mais favorável.

      Orelhada. O A3 Sedan nacional teve a suspensão elevada em 1,5 cm, e mesmo assim, com um motor de 40 cv a menos que o 1.8 TFSI S-Tronic importado, foi 1 segundo mais lento.

      O Golf DSG testado importado tem ajuste de suspensão mais baixo e mais para pista que o A3 sedan nacional. O A3 testado tem suspensão elevada e mais macia que a do G|olf importado, e mesmo assim o nacional foi mais rápido na pista. Fatos. Apenas fatos.
      Sobre o Cruze, sem comentários. Péssimo.

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    6. Câmbio DSG 7 marchas não tem revisão programada... Verifique o site da VW corretamente antes de postar besteiras

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    7. Pior é. pelo jeito mudaram. Mas tinha sim uma revisão de 60.000 km de 2.500 reais que trocava o óleo do DSG-7.

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    8. Fato: O Golf 1.4 TSI DSG, pegou sim pista suja, e como isto não poderia afetar o resultado final?

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    9. Na realidade o Golf foi até ajudado pelas condições da pista. Os pneus do Golf são superiores, e pista no teste do Golf estava mais quente. Pista mais quente significa pista mais rápida, pois tem mais aderência.
      Mas eu acho legal como os donos de Golf DSG-7 estão desesperados para arrumar uma desculpa para tentar enfrentar o fato de que o seu Golf DSG/Multilink foi HUMILHADO por um Audi com eixo de torção/AISIN.

      Sabe qual é o problema de vocês? Vcs não entendem nada de mecânica. ZERO. Vcs apenas repetem como papagaios o que o depto de marketing das empresas repete para vcs e outros jornalistas amestrados.

      E aí, quando se deparam com um fato como esse, que demole todas as mini-certezas sem fundamentos que vcs repetem ad nauseum sem pensar.

      O fato é esse: o Audi A3 AISIN/eixo de torção HUMILHOU o Golf DSG-7/Multilink.

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    10. Ou seja, o cambio DSG-7 vomitado aqui como o "melhor do universo" não foi pareo para o AISIN da Toyota rsrsrs

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  2. E o Fusion, hein? 240 cavalos tomando benga de A3/Golf 1.4 TSI de 150 cavalos.

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    1. Lembrando que o Fusion tem multilink na traseira também.

      Mas a maior vergonha é o Focus, com motor 2.0 com 178 pôneis, e suspensão multilink e cambio de dupla embreagem tomar 2,5 segundos por volta do A3 Sedan 1.4 Flex com 150 cv, suspensão traseira semi-independente e câmbio automático com conversor de torque.

      2,5 segundos mais lento. Que piada!

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    2. A pista é voltada para curvas, onde o carro mais leve leverá vantagem. O fusion é muito pesado, ele irá ter vantagem apenas em retas.

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    3. Velo Città é quase um kartódromo, esse nível de carro andou a volta inteira Entre 60 e 120, pegando 120 só no final das retas. O ranking ali ou em Interlagos seriam bem diferentes, não reduzindo em nada o acelerados, programa muito bacana e faz os testes em um autódromo acessível e com certeza deve ser na faixa pois promove o local, Interlagos seria muito melhor mas é cheio de eventos e a locação do espaço é caríssimo

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    4. O fato de o Velo Città ser um circuito travado só reforça a superioridade do A3 nacional com suspensão semi-independente frente ao multilink do importado.

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  3. O Rubinho mesmo no final da volta do Audi A3 disse que é o cambio mais lento o Aisin e se fosse outro cambio iria melhorar a volta em 1 segundo.

    Esse cambio Aisin é um cambio honesto não mais que isso.

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    1. Só que o Rubinho mesmo testou o Golf com o câmbio DSG-7, que é supostamente mais rápido que o AISIN, e o Golf foi 0,384 segundos MAIS LENTO.

      Ou seja, o Rubinho fala uma coisa, mas a prática dos testes dele mesmo, mostra outra.


      Esse cambio Aisin é um cambio honesto não mais que isso.

      Esse câmbio AISIN 6 marchas tornou o A3 nacional mais rápido na pista que o DSG-7/S-Tronic.

      E esse câmbio AISIN de 6 marchas do A3 nacional não exige manuteção jamais, e não tem ruído do DSG. Já o S-Tronic/DSG-7 vc tem que gastar R$ 2.500 reais a cada 60.000 km só de manutenção no câmbio. E mesmo assim ele é mais lento que o AISIN.

      Fatos, apenas fatos.

      Eu sei que doi muito para os donos de Golf´s/A3 importados verem isso. Mas é fato. Os nacionais são melhores que os importados. Os Golf/A3 nacionais andam mais, bebem menos, são mais macios e custam muito menos para manter que os importados.

      Sim, os Golf/A3 importados são bons carros, mas os Golf/A3 nacionais são melhores. Simples assim.

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    2. Carlos a Peugeot e Citron também utilizam AISIN 6 marchas pelo que li é o mesmo câmbio claro que cada carro com sua calibragem procede isso.

      Ainda sobre DSG-7 e AISIN no dia a dia o DSG é um cambio que entrega muito mais prazer. Falo isso pois tive um cambio AISIN, tiptronic normal da Tiguan, DSG 6 do Jetta e o S-Torinc 7 da Audi para mim o Audi é o que entrega mais satisfação nas trocas suavidade e resposta. Concordo que manutenção é mais cara mas na hora da compra quando se adquiri marcas premium já sabemos que revisão é 2mil por ano entre outros gastos.

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    3. Carlos a Peugeot e Citron também utilizam AISIN 6 marchas pelo que li é o mesmo câmbio claro que cada carro com sua calibragem procede isso.


      Sim. Peugeot e Citroen, assim como a Fiat e a Jeep, usam esse câmbio. Mas o hardware é o mesmo, mas a programação, software e tudo o mais são específicos de cada fabricante.

      Tanto é assim que o ASIN melhor acertado é o da VW/Audi, suave e bem escalonado. Já esse câmbio no Renegade/Compass/Toro têm reclamações.

      Ainda sobre DSG-7 e AISIN no dia a dia o DSG é um cambio que entrega muito mais prazer.

      Não sei que prazer ao dirigir é esse se ele não tem conversor de torque, e acaba sofrendo com o lag de baixa dos motores turbo. Os Golf/A3 com o câmbio AISIN são mais silenciosos, mais suaves, e mais ágeis em baixos regimes. Isso é prazer ao dirigir. Se vc acha prazer ao dirigir um carro mais lento em baixa, oK, mas não projete isso para todos.

      Falo isso pois tive um cambio AISIN, tiptronic normal da Tiguan, DSG 6 do Jetta e o S-Torinc 7 da Audi para mim o Audi é o que entrega mais satisfação nas trocas suavidade e resposta. Concordo que manutenção é mais cara

      O câmbio DSG/S-Tronic são câmbios DCT. Já o AISIN é um câmbio com conversor de torque. Na linha Audi A4, os modelos mais baratos usam câmbio DCT, enquanto os mais caros (como o 3.0) usam câmbio com conversor de torque. Então câmbios com conversor de torque são usados na linha topo de gama dos carros premium. Se vc prefere os cambios mais baratos, ruidosos (DCT) aos mais silenciosos e suaves, problema seu. Vc que não sabe o que é bom. O povo que mais gosta de câmbio automático no mundo é o americano, e lá, o Golf tb usa conversor de torque.

      Falar que DSG-7/Stronic é superior ao AISIN de 6 marchas é coisa de mané, analista "de ficha técnica", e sem correspondência alguma com fatos.

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  4. ENTAO, COLOCA O A3 SEDAN IMPORTADO NA PISTA VS O NACIONAL. GARANTO QUE O IMPORTANDO BATE...
    O GOLF ROLA MAIS NAS CURVAS QUE O A3 SEDAN, TEM UMA AERODINAMICA INFERIOR O QUE, NESSES 0,5s FAZEM A DIFERENÇA.
    CONHEÇO 2 PROPRIETÁRIOS DE GOLF QUE JA TIVERAM A3 SEDAN E AFIRMAM CATEGÓRICAMENTE UMA ESTABILIDADE SUPERIOR DO A3 SEDAN.
    PORÉM, COMO O A3 SEDAM É PRA SER UMA OPÇÃO DE ENTRADA PREMIUM, CONFESSO QUE A NACIONALIZAÇÃO CAIU BEM, BARATEANDO OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO E SURPRESAS...
    MAS, TENHO UM A3 SEDAN E CONFESSO, NAO TROCO POR GOLF JAMAIS...

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    1. Eles colocaram. Olha lá o A3 Sedan importado 1.8 TFSI S-Tronic 7 (que tem 220 cv segundo a Fullpower) sendo 1 segundo só mais rápido que o nacional 1.4 TFSI flex AISIN.
      O A3 1.4 importado tem motor de 122 cv, iria ser até mais lento que o Golf 1.4 TSi DSG-7 que tomou um sabugo do A3 nacional.
      O fato. A3 nacional é mais rápido que o importado. fatos. Apenas fatos.

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    2. tb tem o fato de que a multilink é mais pesada que a suspensao nacional... mais carga = tempo de prova pior...

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    3. tb tem o fato de que a multilink é mais pesada que a suspensao nacional... mais carga = tempo de prova pior...

      Isso só prova como a suspensão do nacional é superior. A suspensão do nacional é mais leve, tem menos peças móveis, não exige alinhamento traseiro jamais (enquanto no importado precisa ficar olhando a todo momento). E ainda a suspensão traseira do nacional faz ele ser 0,4 segundos mais rápido.

      Em resumo: a suspensão do nacional é mais rápida na pista, e mais confortável e tem menos manutenção. Então ela é muito superior a do importado. Fatos.

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  5. O problema do Golf é o preço, em 2013 quando lançou por 75 mil 1.4 com Dsg e suspensão independente estava perfeito, se estive hoje por 90 mil seria uma excelente compra. Eu acho que com a fabricação nacional com o cambio,suspensão,freio de estacionamento de menor valor, deveria ter segurado um pouco mais a inflação sobre o preço.

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    1. Dsg e suspensão independente estava perfeito

      Ué, mas o nacional tem suspensão semi-independente que não dá manutenção jamais, câmbio que também não exige manutenção, motor flex. E o nacional é mais rápido, mais macio, mais robusto e ainda é mais veloz na pista.
      Se o importado era perfeito, o nacional é o que? Perfeito ao quadrado, pois os nacionais são MELHORES EM TUDO. Está provado aí em números.

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    2. se estive hoje por 90 mil seria uma excelente compra.

      Mas hoje está bem mais barato que isso. O Golf TSI Comfortline 2017 sai a R$ 74.990 reais, veja:

      http://www.car.blog.br/2016/10/vw-golf-comfortline-tsi-2017-preco.html

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  6. Para aqueles que defendiam o Cruze ficou bem aquém do 1.4 TSI.
    Daniel Messeder descreveu que o Cruze era o sedã a ser batido.
    Em termos de vendas, o Cruze segue tímido demais. E não adianta vir com a história de que há dificuldades por vir da Argentina porque isso sempre foi balela. O fato é que não está vendendo mesmo.
    Em termos de produto, o Cruze não é mais que um sedã médio com um conjunto mecânico diferenciado.
    Achar que um motor turbo vai inclinar favoravelmente em detrimento de deficiências mais importante é agir de extrema puerilidade.

    A banda toca muito, muito diferente! Graças a Deus ...

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    1. Na boa, comprador de sedã médio, Corolla e Cruze, não está nem aí para esse mimimi de tempo de pista, nem 0 a 100 e nem nada.
      O que importa para consumidor de Corolla/Civic/Cruze é revisão barata, liquidez na revenda, confiabilidade e previsibilidade nos custos de manuteção, além de suspensão macia (onde o Corolla é rei) e "motor que puxa bem". E só.
      E isso quem dá hoje são os japas. Civic e Corolla. O resto é coadjuvante nesse segmento. E o cruze não é exceção, porque simplesmente não oferece nada que seja melhor que Civic e Corolla. Nada.
      Então já era. O sujeito prefere pagar 95k em um corolla xei que 97k em um cruze ltz.

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  7. O Cruze foi honesto no teste, não melhor que o a3 nacional, mas melhor que Corolla e Focus, considerando que o Cruze foi criticado por sua suspensão traseira (mole demais)

    Na faixa de 90 mil, apesar de faltar alguns equipamentos é uma opção a ser levada em conta, principalmente se pós venda for melhorado.

    Talvez o modelo Hatch, com uma suspensão mais rígida ganhe alguns milésimos a menos que o sedan.

    O motor 1.4 da GM, apesar de vir ao mercado só agora, casou bem com o câmbio, se adequando ao mercado e aos seus concorrentes, principalmente os VWs, só precisa provar ser robusto.

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  8. Em Interlagos a humilhação do Focus 2.0 powershfit 2016 foi ainda maior.
    Olha só o Fullpower Lap em Interlagos:

    Golf 1.4 TSI Comfortline:
    2 min 10 seg 020

    Focus Titanium 2016:
    2 min 13 seg 220

    Golf 1.4 TSI meteu 3 segundos de naba no Focus 2.0 2016 de 178 pôneis, em uma pista com retas enormes...massacre total.

    https://youtu.be/R5QrE5cuzXQ

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  9. Querido Carlos. DSG é mais rápido e melhor escalonado (7 marchas) que o Aisin. FATO. A suspensão multilink proporciona uma melhor estabilidade e dinâmica em um mesmo carro com suspensão por eixo de torção. FATO. A altura em relação ao solo além de deixar o carro mais frouxo, também influência na aerodinâmica (para pior) do carro. FATO. O A3 nacional consegue disfarçar estas diferenças em números de desempenho e/ou pista por ter 28hp a mais... E além disso, mesmo com a Audi informando a mesma potência em ambos os combustíveis, com Etanol o carro anda mais, e isso também acontece com a 320i por exemplo... Pelo que se viu no vídeo, o câmbio além de ser lento, tem relação de marchas longas, ou seja, eles pensaram em um carro que agrade o dono de Corolla, e na minha visão conseguiram... Mas não deixa de ser frustante para quem gosta de carro estas mudanças... Agora imaginem o A3 importado com este mesmo motor... Ia espancar o Civic, com toda certeza do mundo... A comparação com o GOLF não procede, pois o mesmo apesar de ter potência menor (140hp), tem pior coeficiente aerodinâmico, a pista estava suja, e se eu não me engano ainda é mais pesado...

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    1. Querido Carlos. DSG é mais rápido e melhor escalonado (7 marchas) que o Aisin. FATO.

      Pode ser mais rápido, mas não pé melhor escalonado que o AISIN de 6 marchas, porque o AISIN de 6 marchas tem uma coisa que o DSG-7 não tem, que é o conversor de torque, que atua na desmultiplicação das relações de forma transitória. E é exatamente por isso que o A3/Golf com o AISIN se mostram mais ágeis desde as rotações mais baixas.

      A presença de conversor de torque é tão importante, que a Honda colocará um conversor de torque no seu câmbio DCT.

      Não adianta vc falar que é "fato", sem relacionar um "fato". O "fato" está expresso aí: o A3 AISIN de 6 marchas foi mais rápido que o Golf DSG-7.

      Isso sim é um fato. O que vc disse é apenas uma "opinão", sem fundamentação fática alguma.

      A suspensão multilink proporciona uma melhor estabilidade e dinâmica em um mesmo carro com suspensão por eixo de torção. FATO.

      Outra orelhada. Quem não tem fato algum para embasá-la.

      O fato é que o Corolla com eixo de torção humilhou o Civic com multilink, no próprio acelerados.

      http://www.car.blog.br/2015/11/corolla-altis-20-cvt-atropela-civic-exr.html

      E agora é a vez de o A3 com eixo de torção HUMILHAR o Golf com multilink. Esses sim são fatos.

      A altura em relação ao solo além de deixar o carro mais frouxo, também influência na aerodinâmica (para pior) do carro. FATO.

      Exato. E o A3 nacional, mesmo mais alto em relação ao solo que o Golf, foi mais rápido.

      O A3 nacional consegue disfarçar estas diferenças em números de desempenho e/ou pista por ter 28hp a mais...

      Errado. O A3 nacional tem 10 cv a mais que o Golf testado. E na prática não tem diferença alguma.

      Pelo que se viu no vídeo, o câmbio além de ser lento, tem relação de marchas longas, ou seja, eles pensaram em um carro que agrade o dono de Corolla, e na minha visão conseguiram...

      O câmbio AISIN pode ser alguns milésimos de segundo mais lento que o DSG-7, mas o AISIN tem o conversor de torque, que escalona muito melhor as marchas, e que não tem no DSG-7.

      O fato é que os câmbios como o AISIN, com conversor de torque e epicíclicos, são mais caros, robustos, suaves e silenciososo que os DCT, como o DSG-7 e o S-Tronic. E até por isso equipam só as versões topo de gama dos modelos Audi/VW. Observe que enquanto o A4 2.0 tem câmbio DCT, o A3 3.0 usa um cãmbio com conversor de torque.

      Em resumo: o câmbio AISIN do Golf/A3 nacional é um câmbio SUPERIOR ao DSG do A3/Golf importados.

      Mas não deixa de ser frustante para quem gosta de carro estas mudanças... Agora imaginem o A3 importado com este mesmo motor... Ia espancar o Civic, com toda certeza do mundo...

      para os desocupados que estajam interessados em "espancar" outros carros em pista, basta dirigirem-se a uma concessionária VW e pegar um GTi ou a uma Audi e pegar um A3 2.0 Ambition.

      A comparação com o GOLF não procede, pois o mesmo apesar de ter potência menor (140hp), tem pior coeficiente aerodinâmico, a pista estava suja, e se eu não me engano ainda é mais pesado...

      Potência é a mesma (segundo a Fullpower), e o Golf é mais leve (1218 Kg contra 1240 kg do A3). golf e a3 são o mesmo carro, com casca difente e só.

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    2. Querido Carlos. Você está confundindo as coisas. Conversor de torque rouba potência, deixa a caixa mais pesada, resumindo, em relação ao câmbio de dupla embreagem ela é menos eficiente... A única vantagem é a suavidade que este tipo de câmbio tem em relação às automatizadas... Escalonamento é a relação de marchas... Como no vídeo, a Aisin tem as marchas mais longas, quando engata a terceira o giro cai muito, matando o desempenho... Diferente da DSG7 com marchas curtas, onde cada marcha cai na rotação ideal para desempenho... Mas isto acontece por causa das 7 marchas... Dá mais facilidade na hora de programar as relações... Mais uma vez o senhor quer comparar carros diferentes com potências diferentes... Fora que o A3 usa Etanol...

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    3. Qualquer elemento mecânico rouba potência para funcionar, isso é uma lei da física. Se não fosse assim, seria possível o moto-contínuo.
      Mas como tem um monte de gente pedindo patente de moto contínuo por aí, por absoluta falta de conhecimento básico de física, pode ser que esse seja o seu caso.

      Em resumo. Tanto o DSG-7 quanto o AISIN roubam potência para funcionar, assim como o câmbio manual ou o CVT, ou qualquer outro elemento interposto entre o motor e o eixo. O DSG rouba potência pela embreagem, que são duas, e o AISIN não tem embreagem.

      O problema todo é que vc não tem a menor noção do que seja um conversor de torque, e fica repetindo como papagaio o que lê em outros lugares.

      Quando se acelera, o acoplamento hidráulico do conversor de torque modula o torque enviados às rodas, por isso ele é mais suave, e por isso que ele produz uma desmultiplicação da relação, fazendo com que seja transferido mais torque que a relação da marcha envia.

      Então as relações de marchas em um câmbio automático são fixas, mas o que efetivamente chega às rodas é variável, pois entre eles há o conversor de torque no meio, com o acoplamento hidráulico. Aliás, o conversor de torque chama-se "conversor de torque", pois ele, de fato, "converte" torque.

      Então, um câmbio com conversor de torque com 6 marchas sempre será melhor escalonado que um DST sem conversor de 7;

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  10. Apesar de tanto mimimi de câmbio isso aquilo.... pergunto: qual era o combustível que estava no A3? Porque no Golf DSG é só gasolina... quer ser justo, então vamos igualar as coisas.... Mas sinceramente, 0.3 de diferença é Pífio ... Ridícula essa comparação.... Só prova que ambos os carros tem competência e são bons.... é tanto alarde por isso? passo....

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    1. Correto Rafael. Se, o A3 rodou com etanol a diferença está aí. Eu assisti os videos, foram em dias diferentes e a pista estava diferente. O Golf TSI sofreu e claro, não tem o mesmo tenir de route do A3 que mastiga o asfalto. Golf foi só 0,3 s mais lento com 10 cv a menos compensado pelo DSG.

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    2. A3 rodou com gasolina.
      Suspensão, freios, motor, direção, tudo do A3 é exatamente o mesmo do Golf.
      Inclusive, o Golf andou mais que o A3 em testes da AutoBild, com mecânica similar:

      http://www.car.blog.br/2013/03/golf-vii-vence-comparativo-contra-os.html

      Ou seja, não adianta vir com mimimi, nem mimi em francês que não resolve.

      O fato é que o Golf DSG-7/multilink tomou uma sabugada bem dada do Audi A3 AISIN + Eixo de torção.

      E isso que a pista no dia do GOlf estava mais rápida.

      Então, vemos aqui que esses donos de Golf 7 alemão/mexicano são em sua imensa maioria um bando de orelhas. Vivem dizendo que o DSG-7 é maravilhoso, que a suspensão multilink mimimimi...mimimi...miumimi.

      E vinham sempre com esse papinho colonizado de que o "Golf nacional era inferior..mimimi...mimimi".

      Bom, tá aí. Os números estão aí. Os testes estão aí. os Dois carros testados no mesmo circuito, pelo mesmo piloto. E o nacional HUMILHOU o importado. Pronto.

      Não adianta vir com desculpa de pózinho na pista, ventinho, e o escambal. Que p%%%% é essa superioridade do DSG/Multilink que uma sugeirinha qualquer já faz ele se mijar todo frente ao Golf/A3 nacional com a suspensão por eixo de torção e câmbio TipTronic?


      O fato é que Golf multilink+DSG TOMOU UM PAU Feio do A3 AISIN + Eixo de torção. Fim de papo.

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  11. Toda essa briga entre A3 e Golf, mas esquecem de comentar o principal: Civic Touring andou mais que ambos.

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    1. Por causa do motor 2.5 de 23 cv a mais. Não fez nada além da obrigação.
      mas pelos 125k do Civic, tem o Golf GTI 2.0, que é 4 segundos mais rápido que o Civic nesse mesmo autódromo.

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  12. jetta 2.0 TSi saiu de linha?? fui olhar no configurador da vw e ele nao está mais la.

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  13. no caso do civic, vc diz q ele andou mais por conta dos 23cv a mais... mas na comparacao de a3 sedan nacional com 150cv e importado com 122cv dai pra vc "essa difenreça" nao importa... No mínimo contradizente...

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    1. O A4 de 122 cv não foi testado. O Golf 1.4 TSI DSG Multilink de 140 cv que foi. E tomou pau do A3 1.4 TSI AISIN + eixo de torção.
      Fato. Apenas fatos.

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  14. Quem decide uma compra por 0,1 s, ou por uma fração qualquer no 0-100, está vivendo fora da realidade.

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  15. Então , eu ficaria com o Civic mesmo. Podem continuar a briga.

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  16. QUe carreta que o civic abriu.
    3 Honda Civic 1.5 Turbo CVT 1:10,166
    4 Audi A3 Sedan 1.4 Turbo Automático 1:10,906

    Muita diferença, 0,8 em pista.
    esperava bem mais do audi, civic melhor escolha da categoria.

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    1. Diferença é ridícula e irrelevante.
      E pelos 125 mil do Civic, tem o Golf GTI que vira em 1:07 segundos, aí sim, enfiando mais de 3 segundos no rabo do Civic.
      E na boa, o Civic que vende mesmo, que é o 2.0, deve ficar atrás do Corolla Altis, que fez em 1:14.
      Lembrando que o concorrente do A3 1.4 é o Civic 2.0.
      O concorrente do Civic Touring é o Audi A3 2.0, que deve fazer também em 1:07, ou 3 segundos mais rápido que o Civic.
      Em resumo: o audi some na frente do Civic e ele não verá nem a cor.

      Na boa, esse Civic está espalhafatoso demais. Virou o sonho da classe C que quer subir do HB20...lkl

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    2. Cara. Vc está fora da realidade e se contradiz o tempo inteiro. No comentário acima estava dizendo que o Golf tomou sabugada por
      0.8s e abaixo o Civic não é tão bom assim e a diferenca é irrisória.

      Não sei que carro vc tem atualmente é espero que você não tome as suas impressões de leituras e afins. Já dirigi ambos os carros com motor 1.4T com DSG (esse na garagem de casa) e com Aisin (900km de carro alugado) e para mim o DSG é superior em todas as condições.

      Cada um sabe a escolha que faz. 1 ou 3 segundos para mim são irrelevantes. O que busco em um carro é o prazer em dirigir. Tenho uma Tiguan em casa também com câmbio Aisin e os únicos dois itens que não gosto do carro são consumo e como o cambio se comporta.

      Agora antes de postar essa mer... você deveria respeitar a opinião alheia. Espero que pelo menos um carro da linha premium da VW vc
      Tenha para defender dessa maneira os carros da VW.

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    3. Olha que interessante. Antes o discurso dos donos de A3/Golf multilink-DSG era que seus carros eram mais rápidos, superiores, mimimi, mimimi.

      Agora, depois que descobriram que o Golf/A3 DSG/Multilink toma uma sabugada na pista do A3/Golf nacionais com eixo de torção/AISIN, agora o mimimi é que os importados dão mais "prazer ao dirigir". Sei.

      Antes era assim: o DSG/Multilink é mais áspero, duro e ruidoso, e manuteção mais cara e frequente, mas tudo bem, pois era "muito superior".

      Agora, descobriram que o multilink/DSG de superior não tem nada. Mas continua sendo áspero, ruidoso e de manuteção mais cara e frequente, mas "dá prazer ao dirigir". Não entendi, mas tudo bem.

      O Fato é que o Golf/A3 nacionais têm comportamento dinâmico superior (na pista, nas ruas e nas estrada) que os importados. Como se não bastasse, bebem menos, fazem muito menos barulho, têm suspensão muito mais robusta, mais confortável e ainda tem manutenção muito mais barata. Ou seja, os nacionais são superiores em tudo. Fatos. APenas fatos. E não tem mimimi, nem mimimi em francês, que vai mudar isso.

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    4. Sim. Isso mesmo da prazer em dirigir.

      Já tive todo tipo de VW.

      Jetta 2.5, Golf GTI Mk5 DSG, Jetta Variant 2.5, Golf GTI Mk7, Golf TSi mk7 e Tiguan e posso afirmar sem mimimi que o DSG é muito superior.

      Mais uma vez, não sei que carro vc tem, mas todos os acima já tive e prefiro o DSG. Simples assim!!!!

      Quanto a manutenção. Tenho condições de fazer alinhamento quando necessário. Sim o eixo de torção da uma diferença no comportamento do carro. Agora se você prefere o Aisin vá em frente e compre um. Eu (por favor respeite a opinião) Ainda prefiro o DSG.

      Uma das minhas críticas a Tiguan é justamente o comportamento indeciso do câmbio o que diminui o consumo e velocidade de troca.

      Aqui posso te falar com fatos de quem já teve ambos os tipos de câmbio.

      P.S. Ainda continuo curioso que carro você tem para ter tanta certeza as suas colocações.

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  17. Queria ver o Airton Senna se estivesse vivo, qual seria estas retomadas kkkkk

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  18. Alguém explica ter o mesmo modelo na 6º e na 8º???

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  19. Todo esse empenho do Carlos nos comentários me faz perguntar:
    - Quantos Audi A3 a loja em que você trabalha precisa ainda vender para cumprir a meta do mês?

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